Opções e características de vestuário médico, requisitos de qualidade

Vestuário e calçado médico Vestuário de trabalho para trabalhadores

Nas atividades médicas, a aparência da equipe é levada muito a sério, assim como a proteção contra infecções. Portanto, o vestuário médico deve ser de alta qualidade e funcional, mas, ao mesmo tempo, as tendências modernas influenciam sua aparência, permitindo que os funcionários das instituições médicas tenham uma aparência impecável.

Principais Características

As roupas médicas são projetadas para conforto, higiene e, principalmente, proteção. Durante o horário de trabalho, os funcionários de hospitais estão frequentemente expostos ao risco de infecção, pois sua principal função é examinar e tratar pacientes. Para evitar infecções, toda a equipe médica deve usar roupas especiais que protejam contra os efeitos de bactérias e infecções nocivas.

Mas, além do risco de infecção, existe o risco de os profissionais de saúde sofrerem com derramamentos tóxicos ou envenenamento durante o trabalho. Com base nisso, foram desenvolvidas roupas especiais que protegem contra ferimentos, cortes e até intoxicação.

O vestuário dos profissionais de saúde não é apenas um atributo estético da atividade médica, mas também uma ferramenta que garante a segurança. Mas, para alcançar este objetivo, é necessário o cumprimento rigoroso dos padrões de qualidade. É especialmente importante que os administradores que atendem os pacientes na recepção, demonstrando o status da clínica com sua aparência, estejam impecáveis.

Ao criar um uniforme, as especificidades do trabalho do pessoal médico são levadas em consideração. Em qualquer caso, ele deve:

  • Fácil de limpar;
  • Feito de matérias-primas naturais;
  • Tenha uma aparência agradável;
  • Corresponde ao escopo de atuação do funcionário da instituição médica.

O corte das roupas dos profissionais de saúde deve ser confortável para a realização de suas tarefas diárias. Em alguns casos, as roupas dos profissionais de saúde devem ser estéreis.

Roupas médicas

Blusa para médica

Blusa de Doutor

Túnica branca com gravata vermelha

Terno branco e rosa para um médico

Tipos e padrões (vestes, trajes, conjuntos especiais)

As roupas para profissionais da área médica são divididas em diversas categorias, que dependem do ramo de atividade, podendo ser:

  1. Manto;
  2. Traje médico;
  3. Traje cirúrgico.

O primeiro item acima é um uniforme para médicos e funcionários de uma instituição médica. Apesar de o jaleco ser uma vestimenta padrão para profissionais da área médica, ele está disponível em diversos estilos e modelos. Soluções de design inusitadas também são populares, mas esses produtos são típicos de clínicas particulares, onde a concorrência desempenha um papel importante e o desejo de se destacar é primordial.

Até recentemente, os trajes eram os mesmos para homens e mulheres. Mas os modelos modernos são divididos por gênero — diversos elementos decorativos e acabamentos são utilizados. Os seguintes elementos podem ser usados: bordados, fechos, inserções coloridas ou complementos com desenhos temáticos. Como vestimenta médica para pediatras, não apenas trajes podem ser usados, mas também macacões, que são mais convenientes para trabalhar com crianças.

Quanto aos trajes médicos, eles são mais frequentemente usados ​​por trabalhadores de hospitais. Consistem em uma camisa e calças, mas, ao mesmo tempo, você pode facilmente distinguir entre roupas médicas masculinas e femininas pelo traje. Quanto ao esquema de cores, não há restrições especiais, o principal é que as cores não sejam muito brilhantes. Trajes cirúrgicos, que são necessários para a realização de operações, merecem atenção especial. Eles são usados ​​não apenas por cirurgiões, mas também por funcionários juniores e enfermeiros cirúrgicos, embora haja uma diferença de cor aqui. Um traje cirúrgico difere de outros semelhantes por não ter botões ou zíperes. Este uniforme é frequentemente costurado em tecido azul ou verde, uma vez que essas cores não refletem a luz que incide sobre as lâmpadas cirúrgicas, o que ajudará os olhos dos profissionais de saúde a se esforçarem menos. No caso dos trajes cirúrgicos, o uniforme feminino difere apenas no corte ajustado, caso contrário, não há diferenças.

O uniforme de primeiros socorros pode ser um roupão ou um traje composto por calças e uma camisa. Na maioria das vezes, o médico usa a primeira opção e o enfermeiro, a segunda. Mas o uniforme para massagistas inclui apenas um terno, pois será inconveniente realizar procedimentos médicos com qualquer outro uniforme.

Bata médica feminina
Manto
Terno para um trabalhador médico
Fantasia
Traje cirúrgico
Para o cirurgião

Requisitos de tecido

As roupas médicas modernas são feitas exclusivamente de tecidos naturais de alta qualidade, mas em alguns casos é necessário o uso de uma impregnação especial.

Ternos e robes são confeccionados com tecidos com alto teor de matérias-primas naturais para melhorar significativamente a higiene e a higroscopicidade do produto. O uso de fibras artificiais em pequenas quantidades prolonga a vida útil das roupas e aumenta sua resistência ao desgaste. A combinação de algodão, viscose e poliéster é determinada pela Norma Estadual GOST 11518-78.

A situação com os trajes cirúrgicos é um pouco diferente. Aqui, a condição obrigatória é a impregnação, necessária para a proteção contra contaminantes perigosos. Devido a isso, os líquidos biológicos que entram em contato com as roupas não são absorvidos, mas simplesmente rolam. Outro requisito importante para as vestimentas médicas utilizadas pelos cirurgiões é a higroscopicidade. Isso é necessário porque o cirurgião passa várias horas com roupas especiais durante a operação e o corpo deve se sentir confortável.

Assim, o tecido para costura de roupas médicas deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Durabilidade – as roupas devem ser lavadas e desinfetadas com frequência;
  2. Respirabilidade – o uniforme deve “respirar”;
  3. Higroscopicidade – este requisito se deve ao fato de que o médico não deve se distrair durante manipulações complexas. Isso requer tensão, e roupas especiais absorvem o suor e protegem contra o desconforto. A maior higroscopicidade é caracterizada por linho, malhas, algodão e seda natural, dos quais são feitas roupas íntimas e roupas íntimas;
  4. Resistente ao encolhimento – as roupas são lavadas com frequência e devem manter o tamanho original;
  5. A proteção térmica é necessária durante inverno período, depende diretamente das propriedades das fibras. Algodão, nitron e lã são usados ​​para esse fim.

Outro requisito importante é a costura e a qualidade das costuras, e é por isso que roupas médicas da Itália são encomendadas cada vez mais.

Blusa feminina para trabalho médico

Jaleco longo de médico

Traje azul para um médico

Escolhendo uma jaqueta para um médico Escolhendo o robe certo para o trabalho

Instruções de cuidado

Cuidar de roupas médicas feitas de tecidos naturais exige certas habilidades e conhecimentos, pois elas amarelam, amassam muito e costumam ficar sujas. Mas tecidos mistos para roupas médicas também "respiram", secam rapidamente, não perdem a cor original, têm propriedades repelentes à água e não amassam tanto. Portanto, roupas feitas de tecidos mistos são mais populares. Não precisam ser fervidas, o que é uma vantagem inegável. Para a lavagem, é necessário um regime de temperatura de quarenta a setenta graus Celsius, dependendo do grau de contaminação.

A vestimenta médica não requer nenhum cuidado especial; basta seguir as seguintes regras:

  1. Triagem, na qual as roupas coloridas são separadas das brancas e depois lavadas separadamente. Se a peça for originalmente multicolorida, a temperatura máxima de lavagem é de quarenta graus Celsius;
  2. É fundamental verificar se há itens nos bolsos que costumam danificar as coisas;
  3. Todos os fechos, botões, fechos de pressão e zíperes existentes devem ser pré-apertados e a peça deve ser virada do avesso;
  4. O uso de cloro ou alvejante é inaceitável, pois afinam o tecido e deterioram a cor. Se a mancha não puder ser removida da maneira usual, é necessário deixar o produto de molho em água fria com detergente;
  5. É aconselhável usar um condicionador-enxágue, que removerá a estática, mas ao mesmo tempo dará frescor adicional às roupas médicas;
  6. Se o uniforme for de tecido branco, ele pode ser lavado a uma temperatura de sessenta graus Celsius com adição de agentes alvejantes.

O uniforme deve ser lavado regularmente para evitar manchas antigas e difíceis de remover. O produto deve ser seco ao ar livre para remover qualquer odor desagradável. A passagem de roupões e ternos é feita de dentro para fora.

Cada vez mais, diretores de clínicas particulares encomendam roupas em lojas especializadas, pois lá encontram regularmente novidades e produtos mais vendidos. Todos os produtos apresentados se destacam pela durabilidade, qualidade do tecido e corte. Roupas médicas podem ser não apenas de alta qualidade, mas também elegantes.

Como escolher um robe para o trabalho

Como escolher roupas médicas de qualidade

Jaleco de médica feminino com botões

Top médico feminino

Blusa e calça médica feminina

Remoção de manchas

Muitas vezes, há situações em que o produto em si parece perfeito, mas uma pequena mancha no bolso ou no peito estraga a aparência. Roupas de dentistas, cirurgiões e ginecologistas sofrem especialmente com essa situação. Nesse caso, não há necessidade de se apressar para descartá-las; a maioria das manchas que surgem durante o atendimento médico pode ser removida.

Para remover a mancha com eficácia, você deve descobrir a causa. É mais fácil lidar com manchas recentes, que são imediatamente lavadas com água morna e sabão, o que evitará o uso de produtos mais agressivos.

Manchas de sangue são facilmente removidas com água fria. Em seguida, use um tira-manchas e lave. A pasta de caneta esferográfica é facilmente removida com sabão em pó ou um tira-manchas. Manchas de gordura só podem ser removidas com água quente e um tira-manchas, que é deixado no tecido por quinze minutos e, em seguida, é simplesmente lavado. Se o uniforme do profissional de saúde tiver um odor desagradável, ele pode ser eliminado com bicarbonato de sódio comum, adicionado à água.

Traje médico

Terno branco e verde para médico Tecido de alta qualidade para roupas médicas modernas

Como os médicos se vestem?

Como se vestir um médico

Calçados para profissionais de saúde

A equipe médica raramente fica sentada, movimentando-se constantemente pela instituição, cuidando dos pacientes. Portanto, o uniforme deve ser confortável, sem causar incômodos durante o trabalho.

Quanto aos calçados, eles devem ter uma forma confortável e ser feitos de materiais naturais. O design prático também é importante. A sola dos calçados médicos deve ser durável, flexível e leve. Os calçados para profissionais que trabalham no departamento cirúrgico devem ter boa aderência, o que é especialmente importante para quem se movimenta constantemente em pisos de cerâmica. Isso pode ser conseguido com a utilização de borracha. A presença de salto é permitida, mas não deve ser superior a quatro centímetros, pois pode causar problemas na coluna.

Materiais naturais são usados ​​na fabricação de calçados médicos, como camurça, couro ou tecidos, que permitem a perfeita circulação do ar, evitando o acúmulo de umidade. Caso contrário, há uma alta probabilidade de desenvolver patologias dermatológicas nos pés.

Outra condição importante é o formato dos calçados, que devem ser folgados, mas não pendurados. Quanto ao design, o modelo dos calçados médicos pode ser diferente, desde que sejam fáceis de limpar e manusear. Por isso, é preferível escolher produtos sem peças pequenas que possam acumular infecções.

Calçados médicos modernos

Como escolher calçados confortáveis ​​para um profissional de saúde

Sapatos médicos masculinos

Crocs para adultos

Tamancos femininos

Roupas descartáveis

O pessoal médico deve ter os seguintes equipamentos de proteção descartáveis:

  • Luvas;
  • Capas para sapatos;
  • Máscara facial;
  • Chapéus;
  • Óculos de segurança;
  • Avental;
  • Telas de proteção.

Mas nem todos os elementos listados precisam estar disponíveis sem falta; aqui, tudo depende das especificidades da atividade. Às vezes, roupas descartáveis ​​estéreis são necessárias não apenas para médicos, mas também para pacientes, durante cirurgias, partos e retoscopias. Hoje, são produzidos os seguintes:

  • Kits maternidade e recém-nascido;
  • Vestes para visitantes;
  • Camisetas para pacientes se preparando para cirurgia;
  • Trajes cirúrgicos e muito mais.

A equipe da clínica utiliza roupas médicas descartáveis ​​para manter a esterilidade e a limpeza. Como demonstra a prática médica, o uso de roupas descartáveis ​​pode reduzir pela metade o risco de complicações pós-operatórias. Além disso, o uso desse tipo de vestimenta especial previne a infecção da equipe médica.

Apesar da quantidade de roupas médicas descartáveis ​​estéreis necessárias em cada clínica, comprá-las será muito mais lucrativo do que usar roupas reutilizáveis, já que não há necessidade de passar, desinfetar e lavar constantemente. Roupas descartáveis ​​são feitas de materiais não tecidos que não são tóxicos, respiráveis, absorvem umidade e não são capazes de causar reações alérgicas. Roupas médicas descartáveis ​​usadas são consideradas resíduos médicos, que são descartados de acordo com as “Regras para Destruição de Resíduos Médicos”.

Roupas médicas descartáveis

Protetores de sapatos, braçadeiras, gorros, robes, máscaras

Escolhendo um avental descartável

Kit médico para mulher em trabalho de parto

Capas para sapatos

Foto

Saia para trabalhadora médica

Bata cirúrgica

Bata cirúrgica branca

Bata de cirurgião com 3 bolsos nas costas e amarrações

Camiseta azul

Terno azul para trabalho médico

Camisa vermelha

Roupas duráveis ​​para profissionais de saúde Características da escolha de roupas médicas

Roupas de trabalho para profissionais de saúde feitas de chita

Jaleco branco masculino para médico

Vestuário médico para serviços médicos de emergência

Traje de cirurgião para mulheres

Traje médico branco feminino

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios