A Índia é famosa por sua cultura e fidelidade inabalável às tradições, das quais um dos principais atributos é o traje nacional. O estilo das roupas varia de região para região, e o padrão e a cor do tecido podem revelar casta, status social, localidade e caráter. Apesar de sua diversidade, as roupas indianas seguem um estilo comum – todas as roupas são repletas de cores vibrantes e drapeados intrincados. Nem mesmo a influência do Ocidente conseguiu abalar a originalidade da Índia, e os próprios estilistas estrangeiros, inspirados pelo sabor indiano, criam ternos e vestidos luxuosos.
Roupas tradicionais e seu significado
A primeira menção à civilização indiana em fontes literárias da época também está associada a referências ao traje nacional tradicional "dhoti", que naquela época ainda não tinha gênero. Um pouco mais tarde, surgiu um protótipo do sari, como evidenciado por esculturas de deusas vestidas com tecidos drapeados.
No entanto, alguns historiadores afirmam que o uso de todos os tipos de vestidos e saias foi imposto pelos britânicos durante a colonização da Índia. Acreditava-se que, antes disso, as mulheres andavam com os seios nus. Os próprios hindus têm uma lenda que remonta ao 5º milênio a.C., associada a esse tipo de vestimenta, o sari. Era uma vez, o governante da Índia antiga perdeu sua esposa em um jogo de dados, mas o vencedor não conseguiu se apossar dela por causa do tecido infinitamente longo que envolvia o corpo da mulher. Tiras de seda habilmente drapeadas ajudavam a rainha a preservar sua honra. Desde então, o sari tem sido considerado um símbolo de moralidade e castidade.
As roupas indianas para mulheres não só enfatizam sua feminilidade, escondem falhas de figura e também têm uma natureza prática. Desde os tempos antigos, os indianos preferem costurar roupas com tecidos naturais e leves, confortáveis para o clima tropical da Índia. O tecido tinha um significado social importante. As classes altas usavam exclusivamente roupas de seda ou linho, enquanto servos e comerciantes só podiam comprar produtos de algodão. Hoje, as pessoas não são tão fervorosas em defender suas tradições, mas, ainda assim, o estilo indiano foi preservado nas roupas, especialmente nos feriados, onde os indianos tentam se vestir da forma mais tradicional possível. Agora, vamos dar uma olhada nas opções mais populares de roupas tradicionais indianas.
mulheres
- Um sari é um pedaço único de tecido com 9 metros de comprimento e até 1 metro de largura. As meninas enrolam um pedaço de tecido na cintura e jogam a borda sobre o ombro. Elas tentam enfeitar essa parte ricamente, como está em primeiro plano. Para o dia a dia, escolhem uma cor sólida, mas as bordas são bordadas com fios dourados, lantejoulas ou glitter.
- Gagra choli é uma saia longa com um top curto ou corpete sem mangas que se ajusta perfeitamente ao peito, enquanto a saia, ao contrário, deve ser solta e esconder completamente as pernas. São feitas de tecido fino, já que as meninas geralmente usam um sari por cima;
- Shalwar kameez, ou Punjabi, é o nome dado a ternos feitos de calças largas nos quadris e afuniladas na barra, bem como túnicas com fendas laterais, a partir da cintura. O traje é complementado por um longo lenço de seda – dupatta, usado como véu. Vale destacar que este acessório se tornou muito popular entre os europeus.
É claro que as roupas femininas indianas apresentam uma variedade de trajes típicos de diferentes regiões. Assim, o churidar-kurta é uma variação do shalwar-kameez, com a única diferença sendo o comprimento da túnica. E o mundum-neriyathum e o mekhela-chador são versões do sari que conhecemos, só que com a barriga coberta. Há mais de uma dúzia de variedades de amarração do tecido ao redor do corpo, cada uma com seu próprio nome.
As meninas também têm seu próprio tipo de vestido, chamado pattu pavadai. O vestido é um meio sari em formato de cone.
Macho
- Dhoti é um tipo de vestimenta indiana masculina, que consiste em uma calça larga feita de 5 metros de tecido. As duas pontas do tecido são amarradas ao redor dos quadris do homem e dão um nó no centro. Em seguida, uma ponta é enrolada na perna esquerda e presa à cintura atrás das costas, e a outra ponta é presa na cintura na frente. Apesar da inconveniência de vesti-lo, homens e meninos acham muito confortável usar dhoti em casa;
- O kurta é um complemento ao dhoti, uma camisa longa que vai até os joelhos com um recorte no peito. Também é decorado com fios multicoloridos, bordados e joias;
- Sherwani é um tipo de casaco ou sobrecasaca abaixo dos joelhos com fechos frontais em toda a sua extensão. Geralmente é usado com shalwars (calças harém) ou churidars (calças afuniladas). Sherwani é considerado um traje festivo nacional indiano.
A cor dos ternos masculinos também é de grande importância. Por exemplo, apenas oficiais e pessoas da classe alta podem usar um sherwani preto, enquanto os brancos são usados em eventos cerimoniais especiais.
Chapéus
As mulheres não usavam toucados, preferindo trançar flores e fitas nos cabelos ou usar argolas decorativas. Já para os homens, o turbante era considerado um atributo invariável da vestimenta indiana. Existem 5 tipos principais:
- datar;
- feta;
- Gandhi;
- maio-sobre-peta;
- Rajastão-pagari.
Para os hindus, era considerado muito importante proteger os cabelos do mau-olhado, pois representava sua coragem. O tipo de turbante podia ser usado para determinar a qual casta ou estado uma pessoa pertencia. Hoje em dia, eles são usados apenas em ocasiões especiais. Por exemplo, graduados universitários recebem um petu de Mysore em vez do tradicional boné de quatro pontas.
Tecidos e cores
A cor do tecido desempenha um papel importante na vestimenta nacional indiana. Nas estações quentes, as mulheres usam roupas de tons frios, em dias chuvosos preferem cores quentes e, ao cair da noite, usam cores vibrantes. Cada cor tem seu próprio significado.
- Um sari vermelho com pintura dourada é escolhido para a noiva, pois simboliza felicidade na vida familiar;
- O branco é considerado uma cor de luto. É usado por viúvas, que não podem usar brincos e pulseiras após a morte do marido. Mas isso não significa que outras pessoas não possam usar um sari branco – o principal é que ele não seja monocromático, deve ter bordados;
- a cor verde simboliza calma e é adequada para a vida cotidiana;
- o amarelo é usado pelas mulheres por vários dias após o parto, pois é considerado sagrado, significa purificação e traz bondade;
- rosa é a cor da juventude e da modéstia;
- a cor laranja no caso dos homens simboliza ascetismo, e no caso das mulheres - manter o calor e o lar;
- azul é um símbolo de pobreza e é usado por membros das castas mais baixas;
- A cor preta significa morte, não é usada por crianças, durante celebrações e eventos importantes.
Decorações
Cada detalhe na aparência de um indiano pode caracterizá-lo, e as joias indianas não são exceção. Algumas pulseiras transmitem o humor ou protegem a moça, enquanto outras são destinadas aos deuses, usadas durante as visitas aos templos. Cada moça recebe um conjunto de 16 joias para o casamento, que simbolizam os ciclos lunares – são usadas nos tornozelos, barriga, cabeça, mãos, pescoço, antebraços e até no nariz. Famílias ricas podiam comprar pedras preciosas e pérolas, e as classes mais baixas se contentavam com joias de madeira e pedra. Além dos acessórios para o corpo, há uma série de adornos para uma imagem completa de uma mulher indiana:
- "Ajna" era o nome dado à sombra, ao rímel e ao delineador que hoje são vendidos em joalherias;
- "mehendi" é uma pintura corporal com hena, um ritual popular muito conhecido na Índia para meninas antes do casamento;
- "bindi" é o famoso ponto vermelho na testa, que, de acordo com as crenças hindus, abre o terceiro olho - o caminho para o subconsciente;
- "Sindoor" - uma linha vermelha na divisão, significa que a partir de agora a menina pertence à família do marido.
A Índia é um dos poucos países que ainda mantém tradições não apenas no estilo de vida, mas também no vestuário. E como recusar vestidos tão fabulosos, de corte confortável e joias brilhantes? É claro que as mulheres indianas modernas adotam cada vez mais trajes de culturas de outras nações, mas as características nacionais continuam a ser traçadas em suas roupas.
Vídeo

 
                                    
























































