A qualidade dos produtos alimentícios da Bielorrússia é apreciada por muitos moradores da antiga CEI. No entanto, o país é famoso não apenas por seus deliciosos queijos, mas também por seus excelentes produtos têxteis e de malha. Nas últimas décadas, as roupas bielorrussas se tornaram uma alternativa valiosa às marcas de moda europeias.
História do traje
As roupas refletem a cultura e as tradições do país. Uma característica distintiva das roupas bielorrussas são os ornamentos cuidadosamente elaborados. Antigamente, eles decoravam mangas, golas, aventais e toucados. O esquema de cores principal é branco e vermelho:
- Branco – associado à pureza, luz, sinceridade, abertura;
- Vermelho – simboliza o sol, a paixão, a vida. A fusão dessas cores traz felicidade, bem-estar e sucesso em todos os empreendimentos da vida.
As vestimentas nacionais bielorrussas eram criadas exclusivamente com tecidos naturais: cânhamo, lã e, claro, linho. Tanto sacos grosseiros quanto as mais finas camisas brancas como a neve eram costuradas a partir dele. E enquanto as roupas estrangeiras estavam disponíveis para os nobres, os camponeses eram forçados a tecer os próprios tecidos. Eles aprenderam a arte da tecelagem complexa. Tingiam tecidos com materiais naturais: cascas, brotos de árvores, frutas vermelhas, ervas. Cada região tinha suas próprias tradições de tingimento de tecidos.
O traje nacional dos bielorrussos se distinguia pela estabilidade das tradições. Apesar de absorver as tendências da moda de diferentes épocas, muitos elementos mantinham características arcaicas, como a ornamentação original e a decoração listrada.
A vestimenta folclórica bielorrussa para mulheres é uma longa camisa de linho branco, uma saia longa, um avental e, às vezes, o traje é complementado por uma jaqueta sem mangas e um cinto. Antes do casamento, cada menina bordava roupas para si e para a família do futuro marido, demonstrando assim sua habilidade e capacidade de ser uma dona de casa econômica.
O traje mais formal na Bielorrússia era usado antes do nascimento do primeiro filho. Nos feriados, vestiam-se com garsets – elegantes jaquetas ou coletes sem mangas. Os garsets eram a parte mais chamativa do traje, ricamente decorados com bordados, tranças, rendas e babados.
O linho bielorrusso merece atenção especial. Tradicionalmente, toalhas de mesa, roupas de cama, roupas íntimas, roupas, cortinas, tapetes e toalhas eram feitos com ele. Eram decorados com bordados, e os padrões nas toalhas tinham um significado sagrado. Graças à habilidade das costureiras, os produtos de linho se transformaram em verdadeiras obras de arte. Eles eram cuidadosamente armazenados e passados de geração em geração.
Características dos produtos modernos
A produção de qualquer peça de roupa começa com o design. As principais empresas bielorrussas têm seus próprios designers e as roupas são produzidas em pequenos lotes. Novos modelos são criados a cada estação, levando em conta as tendências modernas. As roupas da Bielorrússia têm muitas vantagens. Vamos listar as principais:
- Durabilidade – um suéter ou vestido durará muitos anos sem perder sua forma e cor originais após muitas lavagens;
- Tecidos naturais – linho, lã, algodão, às vezes uma pequena porcentagem de fibras sintéticas é adicionada a eles para que o produto não perca sua aparência atraente;
- Preço razoável;
- As roupas dos designers bielorrussos levam em consideração o tipo de corpo das mulheres eslavas, o que garante um ajuste ideal;
- Alfaiataria de alta qualidade;
- Acompanhando as tendências da moda mundial;
- Uma ampla gama de produtos para diferentes estações;
- Ampla variedade de tamanhos.
Pessoas com um físico denso enfrentam dificuldades na hora de escolher roupas. Os produtos vendidos nas lojas são pequenos ou têm um visual antiquado e pouco atraente. Os estilistas bielorrussos se esforçam para fazer com que as mulheres cheinhas pareçam elegantes e modernas em qualquer época do ano. Vale destacar também a famosa malharia de alta qualidade, produzida até o tamanho 70. Tanto meninas quanto mulheres maduras podem escolher roupas para o trabalho, uma ocasião especial, passeios, lazer e esportes. São vestidos, vestidos de verão, blusas, agasalhos, agasalhos, pulôveres, calças e shorts.
Modelos de grife se adaptam perfeitamente à figura eslava, e sua decoração se distingue pela originalidade. As soluções estilísticas geralmente incluem a combinação de diversos materiais, o uso de diferentes esquemas de cores e acessórios inusitados.
Acessórios e conexões
As roupas de grife bielorrussas são geralmente decoradas com acessórios europeus. Isso cria a impressão de uma roupa cara, sendo difícil distingui-la dos produtos das principais marcas de moda. Botões de plástico e metal, zíperes, fivelas e ganchos são tradicionalmente usados para prender peças e como fechos. Hoje, acessórios cuidadosamente elaborados desempenham uma função decorativa. Com a ajuda deles, cria-se um visual completo.
Broches são especialmente populares como joias. No passado, esse acessório era usado por mulheres mais velhas que ansiavam pela moda do passado. Hoje, os broches são usados por fashionistas progressistas, sendo usados no peito, em alças, cintos, toucados e lenços. Broches feitos de tecido – cetim, veludo, renda – serão uma decoração encantadora para vestidos e ternos elegantes. São decorados com miçangas, contas e pedras. Em malhas, você pode encontrar broches de couro, tricô e lã, decorados com pedras e botões.
Hoje, fala-se até do estilo de vestuário bielorrusso, que ecoa o étnico e o boho. Antigamente, as artesãs do país usavam métodos manuais de decoração – bordados, enfeites com fitas, tranças e tranças. Os estilistas se esforçaram para preservar as tradições, por isso usam esses elementos em suas roupas. A cor principal do estilo bielorrusso é o branco. Cores vibrantes e vibrantes – vermelho, azul e verde – ficam especialmente vantajosas contra um fundo claro e lembram os tons dos campos e florestas da Bielorrússia.
A peculiaridade do estilo bielorrusso é o uso de materiais naturais (algodão, linho, cambraia). Além disso, a textura do tecido deve apresentar uma trama clara. As roupas têm um corte livre que não restringe os movimentos, com linhas suaves.
Análise dos melhores fabricantes
A ideia de que roupas de alta qualidade são produzidas exclusivamente no exterior está ultrapassada há muito tempo. As marcas bielorrussas conquistaram o Olimpo da moda mundial há muito tempo. Vamos considerar as marcas de roupas mais famosas.
Burvin
Os designers da Burvin rejeitam a uniformidade de estilos. A cada estação, encantam os fãs com uma nova coleção com cores vibrantes e soluções extraordinárias. Combinam com maestria diferentes estilos, como o retrô e o moderno. A ênfase está no caimento impecável e na qualidade do produto. A marca é escolhida por mulheres que não se preocupam com a opinião alheia, mas sim com a própria aparência. As roupas da moda da marca Burvin, da Bielorrússia, incorporam as melhores características femininas: romantismo, sensualidade e elegância. As coleções são renovadas três vezes por ano.
Lakbi
Pode ser difícil para um consumidor inexperiente determinar a origem desses modelos; eles são frequentemente confundidos com produtos de grife francesa. As roupas de marca da Lakbi são chiques, ousadas, sensuais, com soluções originais, estilo e qualidade. Isso se aplica a qualquer modelo, tanto um vestido quanto um traje formal de escritório. Os modelos são atualizados quatro vezes por ano. A coleção de Ano Novo da Lakbi é apresentada com cores vibrantes, uma combinação ousada de cores, tecidos elegantes combinados com um corte minimalista.
Nelva
A marca está no mercado há mais de 19 anos. Especializada em trajes clássicos, as mulheres encontrarão um terno adequado para o trabalho e para uma ocasião especial. A principal missão da marca Nelva é criar roupas para mulheres de sucesso. Qualidade impressionante dos produtos, versatilidade de aparência e autorrealização são os principais valores da marca. A Nelva apresenta 200 novas roupas bielorrussas a cada temporada. A marca possui mais de 100 lojas, incluindo na Rússia.
Devita
A marca é especializada em 2 áreas:
- Roupas esportivas;
- Traje elegante de negócios.
A Devita produz roupas para mulheres de todos os tipos de constituição física, magras e cheinhas. Utiliza tecidos de fabricantes estrangeiros para costura.
Panda
A empresa produz roupas femininas desde 2000, utilizando tecidos de alta qualidade da Indonésia, Polônia, Turquia e fabricantes locais. São roupas tradicionais, que se distinguem por sua elegância especial e caimento perfeito. Muitos pais apreciam a praticidade e os preços acessíveis das roupas infantis bielorrussas da marca Panda Kids. Além de modelos para o dia a dia e para ocasiões formais, a marca produz uniformes escolares. A Panda também oferece malhas projetadas para todos os tipos de corpo.
Achosa
A produção de roupas pela empresa "Achosa" existe desde 1997. A filosofia da marca é uma abordagem criativa e tecnologia comprovada. As roupas são destinadas a mulheres confiantes que valorizam a concisão, a nobreza e levam uma vida ativa. Aqui você não encontrará extravagâncias exageradas nem detalhes ridículos. As roupas têm cortes impecáveis e escondem algumas imperfeições. As coleções para verão-primavera e outono-inverno são produzidas duas vezes por ano.
Muitas empresas, além de roupas infantis e femininas, também desenvolvem modelos masculinos. Vamos listar as marcas mais famosas.
Oeste
As roupas masculinas da Bielorrússia, produzidas pela Westerly, são produzidas em estilo casual, combinando tendências da moda e praticidade. A empresa oferece modelos têxteis, de malha e crochê, principalmente com tecidos naturais. Conforto, estilo e funcionalidade são os principais pilares da marca. Os modelos são produzidos em pequenos lotes e atualizados regularmente.
T&A
Uma empresa jovem especializada na produção de malhas masculinas. A linha inclui moletons, moletons com capuz e camisas polo. Os designers da T&A adotam uma abordagem criativa para criar modelos, buscando adicionar um toque especial a cada um deles.
Polésia
A empresa produz malhas, inclusive para homens. A marca Polesie conquistou reconhecimento devido à sua política de preços moderados e às tendências da moda atuais. Produz suéteres, suéteres e coletes feitos com suas próprias matérias-primas.
Lubawa
Materiais ecológicos de alta qualidade, excelentes acessórios europeus e detalhes interessantes tornaram a marca popular. Eles também são fabricantes de roupas infantis; no catálogo, você encontra modelos para crianças de todas as idades.
Bons pais querem dar aos seus filhos o melhor, o mais bonito e a melhor qualidade. As roupas infantis da Bielorrússia também são famosas por suas propriedades hipoalergênicas, pois são feitas de materiais naturais. Vestidos, suéteres, camisetas e calças possuem alta higroscopicidade, resistência ao desgaste, absorvem perfeitamente a umidade e não requerem cuidados complexos. O fabricante mais famoso é considerado a casa comercial "Marusya", cuja marca registrada é um cavalo alegre. Sob a marca, são produzidas roupas para recém-nascidos, pré-escolares e escolares. Os modelos são criados em conjunto por designers italianos e bielorrussos.











Vídeo

 
                                    












































