Às vésperas da estação quente, muitas meninas se preocupam em encontrar novas peças da moda para o guarda-roupa de verão. As roupas de tricô são tendência há várias temporadas – curtas, leves, arejadas, quase leves. Não é necessário comprar roupas caras de marca, qualquer peça de verão pode ser feita com as próprias mãos. Por exemplo, um top de crochê sedutor é tricotado usando alças de ar regulares e pontos altos duplos. Munida de moldes, master classes e uma descrição detalhada do processo, até mesmo uma artesã iniciante pode lidar com a tarefa. A camiseta vazada finalizada não só terá um visual estiloso, como também proporcionará conforto no calor, sendo perfeita para relaxar na praia, passeios pela cidade e festas de jovens.
Materiais e ferramentas necessários
O fio para blusas de crochê deve ser respirável e absorver umidade rapidamente, além de durável e fácil de cuidar. Além disso, a cor da peça deve permanecer brilhante mesmo com exposição repetida ao sol. Opções de fios adequadas para fazer uma blusa de crochê de verão:
- Algodão. É considerado um dos materiais mais populares para a criação de itens leves. É feito de fibras vegetais naturais. Vantagens: permeabilidade ao ar, higroscopicidade, resistência ao desgaste e ao desbotamento, excelente termorregulação. Desvantagens: alta taxa de encolhimento.
- Linho. Um fio popular, uma camiseta de linho proporciona um frescor agradável no calor do verão. Vantagens: respirabilidade e absorção de umidade, durabilidade, longa vida útil. Desvantagens: amassa bastante.
- Seda. Material natural com aparência atraente. Vantagens: excelente termorregulação, permeabilidade ao ar, higroscopicidade e fácil cuidado. Desvantagens: forte elasticidade durante o uso.
- Viscose. Uma fibra artificial feita de celulose. Muitas artesãs usam esse fio para fazer tops de crochê, já que os fios são lisos, quase tão macios quanto a seda natural. Vantagens: absorve a umidade rapidamente, permite que a pele respire e tem um visual atraente. Desvantagens: só é permitida a lavagem à mão, sem torcer.
Itens de verão feitos com fios de algodão geralmente são tricotados com a adição de viscose, o que melhora o desempenho e as propriedades higiênicas.
A principal ferramenta para o trabalho será um gancho. Peças curtas são usadas para tricô simples, as longas - para o método tunisiano. A espessura é selecionada dependendo do padrão e do tipo de fio. Você também precisará de outras ferramentas: uma agulha com furo longo para conectar os elementos, uma fita métrica, uma régua, tesoura e alfinetes. Você também precisará de padrões para fazer um top de crochê – eles podem ser encontrados prontos em recursos temáticos.






Seleção de modelo
Dentre todas as variedades de tops, os mais populares são os seguintes modelos:
- Com alças finas. Ficam lindos em mulheres esbeltas, abrem o decote e realçam o busto.
- Com alças largas em formato de camiseta. Uma opção clássica que combina com todas as mulheres. Pode ser complementada por um decote profundo, redondo ou estilo canoa. Blusas de malha com alças grossas ajudam a disfarçar o volume nos ombros e braços.
- Com amarração no pescoço. Modelos divertidos, ideais para quem tem corpo triangular invertido. Ajudam a afinar visualmente ombros largos.
- Com borda reta. Um formato comum, adequado para quase todas as mulheres.
- Com decote triangular. Este top é feito com agulha de crochê e tem decote em V. O modelo alonga a silhueta, deixando o pescoço mais longo e gracioso.
- Cropped top. O modelo mais curto é relevante para fashionistas esbeltas. Mulheres com sobrepeso também podem usá-lo se tiverem cintura bem definida. As imperfeições estéticas da silhueta são disfarçadas com mangas compridas e um corte solto.
- Modelos alongados. Opções justas delineiam lindamente uma silhueta esbelta. Quem tem curvas mais largas vai gostar de modelos mais soltinhos que disfarçam a barriga saliente.
- Com duas prateleiras na frente. Um estilo original que permite mudar o visual da blusa de acordo com o seu humor.
- Com bojos. Esses modelos sustentam perfeitamente os seios, realçando seu belo formato.
A camiseta de verão escolhida para tricotar deve combinar com o tipo de corpo, só que neste caso o modelo vai efetivamente enfatizar as vantagens da silhueta e esconder as falhas existentes.
No verão, blusas brilhantes ficam atraentes e combinam bem com calças claras.









Medidas necessárias
Antes de fazer um top feminino de crochê, é necessário esclarecer os parâmetros da futura dona. As seguintes medidas precisarão ser tiradas:
- Circunferência do pescoço. A fita métrica é aplicada atrás, acima da vértebra cervical, e na frente, é fechada acima da vértebra cervical.
- Circunferência do peito. Este é o valor que determinará o tamanho da camiseta. A fita é colocada horizontalmente ao redor do corpo, nos pontos mais proeminentes das glândulas mamárias.
- Circunferência da cintura. Medida ao redor do tronco ao longo da linha correspondente.
- Circunferência do quadril. A fita é colocada nas nádegas, horizontalmente ao redor do corpo, passando pela protrusão do abdômen na frente e fechando no lado direito do corpo.
- Largura dos ombros. Determinada pela parte central da inclinação dos ombros, da base do pescoço até a ponta do ombro.
- Circunferência do ombro. Medida com os braços soltos, fita aplicada horizontalmente. A borda superior toca o canto posterior da axila e fecha na parte externa.
- Circunferência do pulso. Obrigatório para blusas femininas de manga comprida.
- Comprimento do produto. Especificado com base nas preferências individuais.
- Comprimento da manga. Medida da costura do ombro até o pulso.
A pessoa que está sendo medida deve ficar em pé, com as costas e os ombros retos. A postura habitual é mantida. O corpo deve estar vestido com roupas finas que não causem um aumento significativo na medida.
Ao tirar medidas para uma futura blusa de verão, não aperte muito a fita; ela deve ficar folgada no corpo.
Etapas do tricô
Depois de tirar as medidas necessárias e preparar os materiais e ferramentas, você pode começar a trabalhar diretamente. Fazer um top de crochê para mulheres com experiência em tricô não será um problema, e para iniciantes, moldes prontos e instruções passo a passo serão úteis.
Bustier de motivos
Para criar um modelo de algodão você precisará apenas de um novelo de fio. O produto custará muito menos em comparação com a compra de um produto novo. O esquema de cores pode ser qualquer: de tons escuros saturados a tons neutros claros. Para o trabalho, você precisará de 100 g de fio, agulha nº 1-1,5. O bustiê é feito com e sem pontos altos, além de meios pontos altos e alças de ar. Padrão de tricô:
- É coletada uma corrente de 21 alças de ar e outra de 3 para elevação.
- A primeira carreira inclui 20 pontos altos, mais 5 através de um e 1 para a virada.
- O desenho posterior é feito de acordo com o diagrama.
- A borda é delimitada por uma borda.
- O corpete é unido ao criar a última fileira do segundo bojo, o fio é cortado.
- As alças são tricotadas a partir de 1 laçada e meia coluna, passando por 3 pontos altos duplos. O comprimento chega a 50 cm, mas, se necessário, o tamanho pode ser reduzido. As alças podem ser feitas separadamente e depois costuradas ao produto.
- A parte inferior é composta por 121 voltas, o padrão é repetido 15 vezes.
O top finalizado com alças deve ser lavado em água fria e vaporizado delicadamente.













Orifício com borda
Um top bonito é ideal para o verão. O modelo se ajusta perfeitamente à silhueta, enfatizando suas curvas. Para o trabalho, você precisará de fio de algodão e agulha nº 2. Uma master class detalhada ajudará você a executar todos os passos corretamente:
- Para o corpete, é feita uma corrente de 17 alças de ar (para o tamanho 42). A partir do meio do bojo, é feita a amarração; o número de carreiras depende dos parâmetros individuais.
- O segundo copo é feito de forma semelhante, depois os elementos são conectados. As bordas são amarradas.
- A parte inferior da parte superior é feita de acordo com os diagramas. Na primeira carreira, você pode fazer uma cava para uma fita que fixará o produto com segurança no peito.
- A borda inferior é alinhada e, em seguida, é criada uma borda, exatamente igual à do corpete.
Os tops vazados são especialmente atraentes e sedutores. Padrões translúcidos são relevantes para férias na praia. Em todos os outros casos, os modelos são complementados por um forro feito de tecidos leves.













Com babados
Uma regata charmosa com apliques franzidos, ombros e costas abertos vai agradar a naturezas românticas. Para completá-la, você precisará de 100 g de fio branco, um novelo de fita preta com estampa de bolinhas (para tamanho M) e uma agulha de crochê nº 1,5. A regata é feita de acordo com as instruções:
- Para cada bojo do topo, é feita uma corrente de 15 laçadas de ar e depois são feitos pontos baixos em relevo.
- Os copos são conectados por uma costura lateral na parte inferior e complementados com uma fita.
- Usando o mesmo fio, crie uma corrente de 84 alças de ar, que são fechadas na parte de trás do corpete.
- A fita é fixada na segunda fileira, depois em cada quarta fileira e ao longo da borda dos copos.
- Para os laços, deixe 65 cm de fita e mais 50 cm na parte central para criar um lindo laço.
Este top chique de crochê com babados será o complemento perfeito para seu guarda-roupa de verão. Ele se ajusta perfeitamente e as fitas ajudam a ajustar a largura da peça.
Como decorar
Usar elementos decorativos permite criar peças originais e estilosas. Blusas soltas de crochê, assim como modelos justos, podem ser decoradas de diversas maneiras:
- Miçangas. Recomenda-se que iniciantes usem pequenas composições repetidas: flores, espalhadas nas mangas ou no corpete. A decoração fica ótima em qualquer fio, exceto algodão.
- Borlas e franjas. Adequado para qualquer top, em crochê.
- Bela encadernação. Geralmente, utiliza-se um padrão em forma de flores ou abacaxis. O primeiro é relevante para telas com um padrão mais simples, feito com laços de ar. O segundo é bastante volumoso, combinado com motivos leves.
A parte superior branca pode ser complementada com lantejoulas, bordados ou apliques prontos. A decoração é facilmente fixada à superfície e tem um visual bastante atraente. Decorações em forma de flores de tecido, laços de fita e inserções de renda são frequentemente usadas.
Muitas vezes, a técnica de tricô em si é tão bonita que se torna um elemento decorativo autossuficiente. Entre as opções populares:
- Tricotar um top com fios multicoloridos. Uma técnica popular, frequentemente chamada de "quadrado da vovó", consiste em elementos individuais. Na parte central, encontra-se a inflorescência principal com várias pétalas.
- Renda irlandesa. A rede ou os elementos individuais feitos desta forma ficam lindos.
- Motivos. Frequentemente usados em tops vazados de crochê. São elementos individuais em forma de flores ou padrões originais que são conectados entre si.
Blusa de malha é tendência da nova estação. Dependendo do estilo, é perfeito para criar looks românticos, urbanos, profissionais e casuais. Até mesmo iniciantes podem fazer modelos simples, e padrões mais complexos serão úteis para tricoteiras experientes.
Vídeo

 
                                    
















