O top cropped é uma tendência que entra e sai das passarelas desde os anos 70. Nesta temporada, ele retornou aos desfiles de estilistas famosos. Fazer um top cropped em crochê não é difícil – é um processo interessante que resultará em um produto original e estiloso. Ao mesmo tempo, a variedade de estilos possíveis permitirá que qualquer garota escolha o modelo certo.
Seleção de materiais e ferramentas
Você pode tricotar um top cropped com agulhas de tricô ou com agulha de crochê. A escolha da ferramenta depende do modelo do produto. É mais fácil tricotar um tecido denso e uniforme com agulhas de tricô, e é mais conveniente tricotar padrões vazados complexos com agulha de crochê. Como um top cropped é principalmente um item de guarda-roupa de verão, você precisa, antes de tudo, escolher o fio certo para que o produto seja confortável de usar em climas quentes.
O material de tricô deve ser macio o suficiente para que a peça se ajuste perfeitamente ao corpo. Os fios devem ter boas propriedades higroscópicas e de condução de calor. As principais composições de fios adequadas para uma blusa de tricô:
- O algodão natural é um material popular e adequado para tricotar roupas infantis. Não causa alergias, é respirável e absorve umidade, mas tende a se desgastar rapidamente e perder a aparência. O algodão processado ou mercerizado, que não apresenta essas desvantagens, custará um pouco mais. Ele mantém suas qualidades por mais tempo e o produto feito com ele será mais macio.
- Linho. Uma opção ideal para uma blusa de verão. Roupas de linho não são quentes e mantêm bem o formato. A principal desvantagem é que o material amassa rapidamente, mas isso não é tão importante ao fazer um top cropped, pois esse estilo quase não tem dobras.
- Viscose, acrílico e misturas. Uma peça de malha feita com fios mistos combina as vantagens dos materiais naturais com propriedades de alto desempenho. A viscose adiciona resistência e elasticidade ao produto, enquanto o acrílico o torna macio. A proporção ideal de fibras artificiais e naturais é 50/50.
Para obter um top leve e macio, você precisa escolher um fio fino. A espessura do fio deve ser de cerca de 1,5 mm.
A agulha é selecionada após a escolha do fio. Na maioria das vezes, o número apropriado está indicado na etiqueta do novelo. Caso não esteja, você pode selecionar a ferramenta manualmente. Para anzóis de fabricação russa, o número corresponde ao diâmetro da cabeça, que deve ser o dobro da espessura da linha. Para ter certeza, você precisa inserir a linha no anzol e puxá-la firmemente – ela deve preencher completamente a cavidade, mas a ponta da farpa deve estar visível.






Medições e cálculos
Para evitar a falta de fio durante o tricô e garantir que o top de tricô se ajuste ao seu tamanho, é importante fazer cálculos cuidadosos. Para tricotar um top cropped no seu estilo original, você precisa saber a quantidade de material necessária. Para isso, você precisa tirar as medidas e criar um molde. As seguintes medidas serão necessárias:
- peito, circunferência da cintura;
- altura superior planejada;
- comprimento das tiras.
Após a elaboração do molde, uma amostra de teste é tricotada com o molde principal – um quadrado de 10 x 10 cm. O molde é dividido em quadrados, e seu número é contado. Aqueles que não se encaixam completamente são contados como inteiros. Em seguida, o fio é contado: o volume gasto na amostra de teste é multiplicado pelo número de quadrados.
Muitas pessoas se interessam em como fazer um top cropped de crochê sem ter experiência em corte ou modelagem. Você pode usar instruções passo a passo com cálculos já prontos. Usando uma delas, você precisa fazer ajustes nos parâmetros do seu corpo e começar a trabalhar.
Algoritmo de tricô passo a passo levando em consideração o modelo
O processo consiste em três etapas principais: tricotar o corpete, amarrar as alças e decorar o produto final. Qualquer padrão pode ser usado como base para o corpete. Pode ser uma tela simples de colunas, motivos repetidos, padrões vazados e de relevo.
Renda com alças
Para fazer um top curto vazado com alças você vai precisar de:
- fio fino (algodão, viscose 75/25) 250–280 m;
- anzol nº 1.5.
Usando os moldes, você pode obter um lindo e estiloso top de malha:
- A primeira etapa é tricotar as copas da parte superior. Para isso, é feita uma corrente de 24 laçadas de ar. As três últimas são contadas - elas serão levantadas; na quarta, é tricotada uma coluna com um fio. Em seguida, a corrente é amarrada com colunas sólidas com um fio.
- Na última laçada da corrente, são feitos 7 aumentos de 1 laçada. Em seguida, o produto é virado e a corrente é amarrada com as mesmas colunas pelo avesso.
- Voltando ao início da corrente tricotada anteriormente, tricote três laçadas de elevação e prossiga para a próxima carreira. Para isso, vire o produto novamente e faça um ponto alto duplo em cada laçada.
- As colunas devem ser tricotadas até a laçada central do aumento, que foi feito na carreira anterior - nela você precisa fazer o mesmo aumento de sete laçadas, e depois continuar tricotando em cada laçada uma coluna com uma laçada.
- Então, você precisa tricotar cerca de 10 carreiras a partir da corrente central. A parte superior do bojo triangular será um aumento, que também será tricotado na alça central de cada carreira.
- A décima primeira carreira da xícara é tricotada com um padrão diferente. Ela também começa com três alças de elevação, após as quais uma alça é pulada e, na próxima, três pontos altos duplos são tricotados de uma só vez. Em seguida, um pulo de duas alças e, na terceira, novamente três pontos altos duplos.
- Então, a carreira é tricotada até o final, alternando duas laçadas de aumento e três pontos altos em uma laçada. Na parte superior da xícara, você precisa encontrar três laçadas de aumento centrais e tricotar três pontos altos em cada uma delas.
- A última carreira da xícara é amarrada em um padrão de "leque". Para isso, após as alças de elevação, três pontos altos são tricotados no primeiro arco, um ponto baixo no segundo arco e um conjunto de sete pontos altos no terceiro arco.
- Alternando um conjunto de sete pontos altos e um ponto baixo, a xícara é amarrada completamente, exceto pela borda inferior.
- A segunda copa do corpete é tricotada da mesma maneira. Quando estiver pronta, é necessário unir as copas. Para isso, tricotando os dois padrões inferiores em leque, eles são presos à segunda copa com meias-colunas.
- Para começar a parte de baixo da blusa, tricote uma corrente de 10 a 12 cm de comprimento e prenda-a à borda das copas com um ponto baixíssimo. A carreira sob o corpete é tricotada com pontos baixos, terminando com o mesmo ponto corrente.
- A parte de baixo também é feita em padrão de leque, mas o conjunto será composto por 8 colunas. Você precisa tricotar de 9 a 10 carreiras com esse padrão.
Nesta fase, a parte de cima está quase pronta – resta tricotar e prender as alças das costas, os laços superiores: o fio é preso ao canto da parte de baixo com um pino de conexão, uma corrente de ar é tricotada no comprimento desejado e retornada com pontos baixos. O fio é preso e cortado, a ponta pode ser escondida passando-a pelas alças da borda. As alças superiores do corpete são tricotadas e presas da mesma maneira.













Infantil com gravata no pescoço
Para fazer um top de bebê com amarração no pescoço, você precisará dos seguintes materiais:
- fio fino (100% algodão) 200 m;
- anzol nº 1.5
Para criar um tópico, você precisará de diagramas e uma descrição passo a passo do processo:
- Uma corrente de 27 laçadas é tricotada, 2 laçadas de elevação são adicionadas.
- A carreira começa novamente com dois pontos corrente, que servirão como um arco. Quatro laçadas são contadas na corrente e um ponto baixo é tricotado na quinta. A carreira termina com a seguinte sequência: um arco de três pontos corrente, um ponto baixo e um arco.
- O tricô é virado, a subida para a próxima carreira é realizada usando três alças de ar, dois pontos altos duplos são tricotados no arco.
- Em seguida, o padrão é tricotado da seguinte maneira: dois pontos altos em cada arco e um ponto alto na coluna da carreira anterior.
- A partir da carreira seguinte, o produto é tricotado em carreiras de virada com pontos altos contínuos. No início e no final de cada carreira, é feito um aumento – dois pontos altos em uma laçada. A carreira também é elevada com três laçadas. São feitas quantas carreiras forem necessárias para o comprimento desejado.
Ao tricotar o tecido trapezoidal, o fio não é cortado, mas continua com uma corrente de laçadas para a amarração. Em seguida, ele é amarrado com meias colunas. O fio é preso do outro lado com uma coluna de conexão, e o mesmo é feito para a segunda amarração. Da mesma forma, duas amarrações para o pescoço são tricotadas na parte superior da parte superior.
Decorando o produto
O tampo finalizado pode ser decorado com diversos elementos decorativos. Esta é uma atividade fascinante que permite soltar a imaginação e tornar o item único. Para decoração, você pode usar tanto decorações compradas quanto aquelas feitas à mão:
- Contas, miçangas ou lantejoulas - esta decoração é adequada para decorar modelos de noite, tricotados crochê, por exemplo, um top curto.
- Para os amantes dos estilos boho e étnico, você pode decorar o produto com franjas na borda inferior ou borlas nas gravatas.
- A blusa de uma menina pode ser diversificada de forma interessante com a ajuda de flores e frutas vermelhas de tricô.
- Costureiras experientes podem incluir renda irlandesa em um produto de malha - essa decoração fará do top curto um elemento de destaque em qualquer visual.
Após a conclusão do tricô, a parte superior finalizada precisa ser vaporizada. É melhor lavar o produto à mão, em temperatura não superior a 30 graus. Se você seguir as recomendações de cuidados, o item durará mais e manterá uma aparência agradável.
Vídeo

 
                                    










































