Aulas magistrais sobre como fazer laços para meninas usando a técnica kanzashi

Decorações de cabeça

As joias femininas feitas à mão sempre parecem requintadas, elegantes e podem decorar uma imagem e adicionar mistério a ela. Particularmente interessantes são os laços feitos com a técnica japonesa kanzashi, que podem ser usados ​​tanto para cabelos quanto para roupas. Ornamentos incríveis com esse método são criados por meio de padrões complexos. No entanto, sua diversidade permite que você comece a aprender o ofício com opções simples – até mesmo laços modestos ficarão charmosos.

Características da técnica

A história do kanzashi remonta à cultura japonesa do início do século XVI, quando os grampos de cabelo eram o principal atributo da imagem feminina. Além disso, eram usados ​​não apenas como um elemento decorativo. A partir daí, criou-se uma divisão por esplendor e cor, e as mulheres usavam apenas acessórios permitidos por idade e status. Por meio deles, era possível descobrir se uma mulher japonesa tinha marido e quantos filhos ela tinha.

A palavra "kanzashi" significa "ornamento de cabelo feminino" (grampo, presilha, pente, grampo de cabelo), que as gueixas japonesas usavam para prender seus penteados complexos. Eram usados ​​com quimonos e eram criados no mesmo estilo. O vestuário nacional feminino não permitia o uso de joias (colares, contas, pulseiras), então as mulheres compensavam isso com enfeites de cabelo requintados.

A técnica kanzashi é baseada na antiga arte japonesa do origami. Só que, em vez de papel, foi utilizado tecido de seda natural como material para os produtos. Flores maravilhosamente belas eram criadas a partir dele e fixadas aos cabelos com todos os tipos de grampos. Resumidamente, a essência do processo pode ser descrita da seguinte forma: elementos quadrados de cetim ou seda são dobrados em pétalas de diferentes maneiras, conectados uns aos outros, formando belos produtos em forma de botão. É a técnica de fabricação que distingue esses laços kanzashi dos tradicionais, criados usando um algoritmo específico para amarrar uma fita.

Materiais e ferramentas para trabalho

A base da confecção de laços japoneses é o manuseio magistral da fita – dobrá-la em um padrão específico é a técnica principal. O material pode ser qualquer, mas o cetim de cores diferentes é o mais usado. É bonito, mantém o formato e é barato. Fita de colza, renda, seda e organza são usados ​​como tecidos adicionais. Variando a largura (de 0,5 a 5 cm ou mais), você pode determinar o tamanho e o volume do futuro laço.

A decisão de dominar este ofício japonês está associada à necessidade de estocar certas ferramentas. Para fazer kanzashi com fitas de cetim com suas próprias mãos, você precisará das seguintes ferramentas:

  1. Uma régua e uma tesoura - para medir os pedaços de tecido necessários.
  2. Agulha e linha - para montar fragmentos em um único elemento.
  3. Isqueiro ou ferro de solda - para remover franjas das pontas da fita.
  4. Pistola de cola quente - executa as mesmas funções de uma agulha e linha.
  5. Pinças - para trabalhar com pequenos elementos.

Materiais adicionais para decoração incluem botões, strass, miçangas e pérolas. Estes últimos, devido ao seu grande volume, são utilizados em meia-forma.

Os elementos listados devem ser usados ​​com moderação - uma fita magistralmente dobrada deve continuar sendo a decoração principal.

Etapas de fabricação

As técnicas para fazer decorações variam muito: algumas podem ser feitas em uma noite, enquanto outras levam muito mais tempo. O esquema geral para criar laços kanzashi com fita consiste em um algoritmo simples:

  1. Corte as fitas em quadrados, de preferência usando um ferro de solda. Se usar tesoura, as pontas do tecido precisam ser chamuscadas.
  2. Usando uma agulha, junte os quadrados em um fio forte.
  3. Cole o elemento na base: geralmente é um círculo de feltro ou papelão. Para um visual mais estético, cubra-o com cetim na cor da flor.
  4. Costure um botão ou elemento decorativo semelhante no centro.
  5. Prenda o kanzashi finalizado ao acessório base com cola: pode ser um clipe, uma faixa de cabeça ou um elástico.
  6. Espere até que a cola esteja completamente seca e endireite as pétalas se necessário.

O algoritmo apresentado refere-se a recomendações gerais. Para criar belos kanzashi, uma master class é a melhor solução. Se você encontrar instruções adequadas, até mesmo um iniciante poderá fazer seu primeiro arco e mergulhar em uma atmosfera especial de criatividade.

Laço elegante e exuberante para 1º de setembro

Laços escolares são uma decoração tradicional para o Dia do Conhecimento, e uma versão elegante em estilo japonês permitirá que você se destaque do cenário geral de laços clássicos. Para fazê-lo, você precisará do seguinte:

  • fita de cetim branca, 5 cm de largura;
  • ferro de solda ou isqueiro;
  • régua e tesoura;
  • cola;
  • linha e agulha fortes;
  • conta grande;
  • pinças.

A primeira etapa consiste em preparar pedaços de tecido medindo 12 x 5 cm – quanto mais pedaços, mais fofo ficará o laço. O número ideal é 17 pedaços. Os passos seguintes estão relacionados à criação das pétalas, portanto, são os mesmos para cada pedaço.

Lindos laços são criados assim:

  1. Vire o pedaço de tecido de modo que a parte da frente fique voltada para longe de você, dobre o canto superior direito para dentro e prenda-o cuidadosamente com uma agulha.
  2. Vire a aba e dobre o canto inferior esquerdo, escondendo a ponta para dentro. Repita os mesmos passos simetricamente.
  3. Dobre as abas com os cantos dobrados para dentro, costure ao longo da borda inferior e puxe a linha na base da pétala. Desdobre o título e abra-o — você obterá um elemento tridimensional.
  4. Quando todas as peças estiverem assim, comece a montar a composição inteira.
  5. Em três fios separados, enfie 8, 6 e 3 elementos, respectivamente, para 3 níveis. Vire o círculo maior para baixo e prenda a base em forma de círculo na parte de trás.
  6. Vire-a novamente e crie uma flor completa, prendendo camada por camada. Depois, decore o miolo com uma miçanga e deixe a cola secar. Os laços escolares estão prontos.
Corte a fita de cetim em tiras pequenas
Dobre os cantos
Dobre os cantos para dentro, costure ao longo da borda inferior e aperte a linha
Montamos todas as peças em uma única composição, colamos a base
Fixamos o elástico e decoramos com miçangas.

Rigoroso para a escola

Os laços para a escola podem ser delicados e elegantes, como na versão anterior, ou mais formais. Acessórios bonitos e elegantes são perfeitos para os dias de escola. Além disso, variando a cor, é fácil escolher e criar uma decoração para um uniforme específico. Para esta master class, você precisará de:

  • fita de gorgorão branca 4 x 10,5 cm - 6 peças;
  • renda leve 4 x 10,5 cm - 6 peças;
  • fita de gorgorão azul 2,5 x 10 cm - 12 peças;
  • fita decorativa branca 2,5 x 10 cm - 6 peças;
  • um círculo de feltro, branco ou azul, de 4 cm de diâmetro;
  • um retângulo de feltro branco ou azul de 1 x 4 cm;
  • fita de cetim branca 5 x 5 cm - 1 peça;
  • fita de cetim da mesma cor 2,5 x 3 cm - 20 peças;
  • borracha.

Você também deve ter ferramentas tradicionais para criar arcos kanzashi: de tesouras a pinças. Nesta master class, recomenda-se o uso de um ferro de solda.

O primeiro passo é criar um laço, para o qual os pedaços de renda devem ser aplicados à fita rep, soldando as pontas. Os 6 elementos resultantes são dobrados ao meio e presos em um fio branco forte. 6 pedaços de fita rep azul também são dobrados ao meio e amarrados em um fio – isso formará a segunda camada do laço. A camada decorativa consiste nos pedaços restantes e na renda, com a qual um procedimento semelhante é realizado.

Depois de preparar todas as peças, você precisa começar a montar a flor. Aplique cola quente na parte branca e cole a parte azul. Nesse caso, pétalas de cores diferentes não devem se sobrepor. A terceira camada deve ser colada em um padrão xadrez, criando uma flor proporcional com várias camadas.

A base do kanzashi será um elástico, ao qual será colado um círculo. Em seguida, você precisará conectar o laço ao círculo. Para criar uma rosa, você precisará de um pedaço de fita de cetim branca, que deverá ser dobrada quase ao meio, mas com uma leve violação de simetria. Em seguida, a aba deverá ser torcida em um tubo, preenchendo as aberturas conforme necessário. Corte o excesso de tecido da parte inferior e queime - o centro do botão está pronto.

Vinte pedaços de fita de cetim são as futuras pétalas de rosa, então elas precisam ser arredondadas em uma extremidade e apenas criar uma linha reta na outra. Você precisa usar um isqueiro para isso, pois uma vela pode facilmente danificar o tecido. A montagem da flor consiste em colar as pétalas gradualmente ao tubo, começando pela parte inferior e seguindo a espiral. A rosa formada precisa ser fixada no meio - os laços kanzashi para a escola estão prontos.

Cortamos fitas e rendas, dobramos ao meio e prendemos em um fio.
Colocamos os espaços em branco resultantes uns sobre os outros e prendemos um elástico na parte de trás.
Cortamos a fita de cetim em pequenos quadrados, a partir dos quais montamos uma flor de rosa.
Colamos a flor no meio e o laço escolar está pronto.

Rodada incomum

Existem dois tipos de pétalas de kanzashi: redondas e pontiagudas. As primeiras são usadas com mais frequência em diversas técnicas. Para criá-las, os iniciantes precisarão de:

  • retalhos de tecido de cetim 5 x 5 cm;
  • isqueiro;
  • tesoura;
  • pinças.

Sequência de ações:

  • dobre os quadrados de tecido na diagonal para que os cantos coincidam;
  • dobre dois cantos de um lado para o terceiro;
  • desparafuse os cantos localizados à esquerda e à direita na direção oposta e prenda com uma pinça;
  • apare a borda inferior. Quanto mais tecido você remover, mais fina ficará a pétala;
  • Prenda a ponta com uma pinça e a pétala estará pronta.
  • em seguida monte os elementos acabados de acordo com o esquema geral.
Do tecido de cetim cortamos pequenos pedaços quadrados, dobramos em triângulo e dobramos dois cantos para o terceiro
Viramos os cantos na direção oposta e fixamos com uma pinça.
Cortamos a borda inferior, montamos uma composição com as pétalas resultantes, prendemos o grampo de cabelo - o kanzashi redondo está pronto.

Miniatura de fitas finas

A partir de pétalas redondas, você pode criar flores simples, mas elegantes. Para isso, use uma fita estreita de 0,5 cm de largura. De tecido de duas cores iguais — vermelho e preto, por exemplo —, você precisa cortar 3 tipos de tiras:

  • 8 cm de comprimento - 8 peças;
  • 7 cm de comprimento - 8 peças;
  • 6 cm de comprimento - 8 peças.

Em seguida, coloque a fita preta sobre a vermelha, dobre as pontas e solde-as. Para facilitar, você pode usar uma pinça ou um ferro de solda. Faça isso com todas as fitas, sem misturá-las. Cole as pétalas maiores no círculo de papelão e as médias nos espaços entre elas. A terceira fileira deve criar volume e preencher os espaços restantes. Cole uma conta no centro da flor para fazer um lindo kanzashi.

Preparamos fitas estreitas multicoloridas, contas e uma base para fixação
Cortamos fitas de diferentes comprimentos
Colocamos as fitas uma em cima da outra e soldamos as pontas
Coletamos as pétalas por tamanho e as colamos em camadas na base, começando pelas maiores.
Cole uma miçanga no centro e estará pronto um lindo laço feito de fitas finas.

Fácil para iniciantes

Para criar uma rosa encantadora usando a técnica japonesa, você precisará de:

  • fita de cetim de 5 cm de largura na cor verde e outras cores para futuras pétalas;
  • cola;
  • tesoura;
  • isqueiro.

A fita não verde é cortada em tiras de 12 cm de comprimento; você precisará de 25 delas. Para preparar as pétalas, vire a tira e abaixe o canto superior direito até a parte inferior, formando um triângulo. Usando agulha e linha, alinhave ao longo da borda inferior, do canto até o meio da tira, e faça o mesmo no lado esquerdo. Puxe a linha, criando uma pétala, e prenda-a.

Depois que todas as pétalas estiverem prontas, você pode começar a montar. A partir do primeiro elemento, forme o centro, enrolando-o em uma bola com cola. Em seguida, cole as outras pétalas em círculo, criando um broto. É importante aplicar cola na borda inferior. Com retalhos verdes de 10 cm de comprimento, prepare pétalas redondas e fixe-as na base da rosa.

Prepare ferramentas e materiais: corte duas fitas coloridas em quadrados
Dobramos o quadrado verde em um triângulo, fundimos as bordas e obtemos uma folha estreita.
A partir de quadrados amarelos dobramos pétalas redondas para uma flor
Das pétalas e folhas resultantes montamos uma flor e um galho
Conectamos as partes, inserimos uma conta no centro da flor - o kanzashi está pronto

Como fixar corretamente na base

Um laço kanzashi precisa de uma base, que geralmente é feita no formato de um círculo de feltro – este material é bastante durável, ao contrário do papelão. Existe um método universal para prender a um clipe ou bastidor. Basta pegar um círculo de feltro com 4 a 5 cm de diâmetro e fazer 4 cortes: mais perto do centro, 2 na parte superior e 2 na parte inferior. Em seguida, você precisa passar 2 pedaços de elástico por eles e colá-los. Em seguida, vire o círculo e passe a faixa ou o clipe – a decoração ficará esteticamente agradável.

Há outra maneira simples de prender a base ao grampo:

  • abra a pinça e passe-a pelos cortes feitos no centro do círculo de feltro;
  • Primeiro, cubra a parte central do grampo de cabelo com cola e fixe a base de feltro;
  • No verso, use também cola para conectar as partes laterais do círculo com a parte do grampo de cabelo.

Opção para prender em elástico de cabelo:

  • corte o círculo de feltro no centro duas vezes (cada corte tem 5–7 mm);
  • prenda o elástico entre os furos com cola;
  • passe uma fita estreita (de gorgurão ou cetim) pelas fendas de modo que ela cubra o elástico;
  • Do outro lado, há pedaços da fita — eles precisam ser colados na base circular e as pontas compridas cortadas. Agora você só precisa prender o laço.

Você também pode fixar a base ao elástico usando um elemento retangular de feltro. Para isso, coloque um pouco de cola no meio da tira e conecte-a ao elástico. Em seguida, as partes do retângulo localizadas em ambos os lados do elemento devem ser revestidas com cola, pouco antes de chegarem às pontas. Em seguida, você deve fixar a peça resultante à base redonda de feltro. As pontas restantes devem ser aparadas, alinhando-as ao formato do círculo.

As artesãs estão constantemente buscando novas ideias e técnicas; elas estão interessadas em uma variedade de padrões e belos resultados. Kanzashi é um achado valioso para artesãs que adoram criar joias charmosas. Esta arte irá agradar especialmente às mães jovens que desejam diversificar a imagem de suas filhas: os laços japoneses combinam com qualquer ocasião e ambiente.

Em um pequeno círculo de feltro fazemos dois cortes, inserimos um elástico e passamos uma faixa de cabeça ou presilha por ele.
Cortamos o círculo de feltro em dois lugares, passamos uma fita estreita por ele e a usamos para prender o elástico de cabelo colado.

Vídeo

 

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios