O Dia da Vitória é associado à fita de São Jorge para muitas pessoas. Durante os eventos dedicados a este grande feriado, as pessoas, demonstrando união, respeito pelos veteranos vivos e pesar pelos participantes caídos daquela terrível guerra, prendem este atributo ao peito. Na maioria das vezes, a fita de São Jorge é decorada com as próprias mãos, kanzashi – uma técnica especial de dobradura de tecido que ajuda a criar verdadeiras obras-primas a partir dela. Lindos broches não apenas carregam uma mensagem específica, mas também adornam seus donos. É muito fácil fazer um símbolo de vitória; você pode até envolver crianças no processo, o que será um excelente motivo para contar a elas sobre aqueles tempos terríveis.
- Características do simbolismo
- Métodos de produção usando a técnica kanzashi
- Broche com botões de tulipa
- Uma flor com pétalas redondas ou pontiagudas
- Acessório com espigueta
- Em forma de estrela
- Marshmallow-kanzashi para 9 de maio
- Com o símbolo da chama eterna
- Em forma de medalha
- Com cravo
- Regras de posicionamento de acessórios
- Vídeo
Características do simbolismo
A fita de São Jorge é um dos símbolos mais reconhecidos e populares da Vitória na Grande Guerra Patriótica atualmente. Sua coloração tem um significado especial:
- laranja - a eterna chama ardente da guerra;
- preto - fumaça de cidades e vilas queimadas.
No século XVIII, Catarina II assinou uma ordem para fundar a Ordem de São Jorge, o Vitorioso, que se tornou uma condecoração por serviços especiais prestados à Pátria. A ordem era fixada em uma faixa de tecido preto e laranja, chamada de São Jorge.
Durante a era soviética, os militares recebiam a "Fita da Guarda", cuja coloração era semelhante à da fita de São Jorge, o Vitorioso. Durante a Grande Guerra Patriótica, a faixa da Ordem da Glória era revestida com tecido preto e laranja. Todos esses fatos explicam por que o uso da fita de São Jorge como símbolo da Vitória é lógico e aceitável.
Em 2005, a equipe da agência de notícias RIA Novosti organizou pela primeira vez a campanha do Laço de São Jorge para o Dia da Vitória. O objetivo era homenagear os participantes desta terrível guerra, que permaneceram firmes e morreram nos campos de batalha. A criação de símbolos que carregam a profundidade do legado da Grande Guerra Patriótica levou à disseminação da campanha por todo o país. A cada ano, ela ganha força, atraindo cada vez mais pessoas.
Métodos de produção usando a técnica kanzashi
Fitas de São Jorge feitas à mão usando a técnica kanzashi podem ser dadas a pessoas queridas e próximas ou presas ao peito no dia 9 de maio. Os acessórios lembram lindos broches, sendo um símbolo de vitória e uma decoração original. Fazer uma fita kanzashi com suas próprias mãos não é difícil, você só precisa seguir as instruções, o que será uma grande ajuda para iniciantes.
Broche com botões de tulipa
Não leva muito tempo para criar um broche kanzashi com fita de São Jorge, decorado com lindos botões de tulipa feitos com fitas de cetim. Qualquer pessoa pode realizar a tarefa. Você só precisa preparar os materiais necessários para trabalhar com a técnica kanzashi:
- tiras longas e estreitas de tecido de cetim nas cores branca, azul, esmeralda e vermelha;
- Fita de São Jorge;
- alfinete;
- cola, pistola de ar quente;
- um pequeno queimador de gás ou vela;
- fita para laços.
Agora você pode começar seus artesanatos:
- Faça três quadrados com lados de 5 cm com fitas vermelha, branca e azul.
- Dobre os elementos na diagonal. Dobre levemente as bordas das partes resultantes, conecte-as e, em seguida, vire os espaços em branco para a frente.
- Forme botões com elementos de cetim, conectando pétalas da mesma cor com cola.
- Corte um pedaço de 10 cm de fita esmeralda. Enrole-a em forma de cone, queime levemente as bordas com fogo e cole. O resultado são folhas em branco que lembram folhas de tulipa.
- Coloque flores dentro e fixe-as com cola. Em seguida, forme um buquê. Faça um laço com uma fita fina e decore a composição com ele.
Depois disso, resta fixar o buquê na fita de São Jorge dobrada, que é colocada no alfinete. O broche estilo kanzashi está pronto. Esta master class mostra como criar um tricolor no formato de três tulipas.
Você pode fazer botões de uma cor - você obterá uma composição igualmente original, ou fazer um broche com fitas de São Jorge, onde apenas uma tulipa é presa.
Uma flor com pétalas redondas ou pontiagudas
As fitas de São Jorge com flores kanzashi atraem a atenção de todos e sempre parecem muito elegantes. Um acessório austero que simboliza envolvimento, gratidão pela Vitória e amor à Pátria é apropriado tanto em eventos oficiais quanto em caminhadas comuns no dia 9 de maio. Fazer um broche kanzashi não exige habilidades especiais, nem grandes custos com material ou tempo.
Você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- Fita de São Jorge - 60 cm;
- contas ou strass;
- base para um broche;
- centímetro;
- tesoura;
- pinças;
- vela ou pequeno queimador;
- cola.
Instruções para fazer um broche para 9 de maio:
- Prepare cinco pedaços de fita, de 7 cm cada.
- Forme um ângulo reto com uma das peças e alinhe as partes inferiores. Em seguida, dobre a parte inferior para que ela coincida com a superior. Em seguida, corte o fragmento plano, derreta as bordas e pressione-as para obter a colagem.
- Prepare 5 pétalas da mesma maneira.
- Corte 20 cm de fita e queime as pontas.
- Dobre a tira de tecido formando um laço, prenda com cola e prenda a base na parte de trás com um alfinete.
- Coloque e cole as pétalas em formato de flor na base resultante. Decore o centro com uma miçanga ou strass.
O broche de flores está pronto. Esta decoração, feita à mão para o dia 9 de maio, será um presente valioso para alguém querido.
Acessório com espigueta
A técnica japonesa kanzashi também é usada para criar outro broche temático incomum. A decoração final parece muito original e o processo de fabricação em si não causará nenhuma dificuldade.
Você precisará do seguinte conjunto:
- Fita de São Jorge;
- fitas de cetim nas cores preta e laranja;
- pinças;
- contas pretas;
- cola;
- tesoura;
- um isqueiro, uma vela ou um pequeno queimador de gás.
Instruções para fazer:
- Corte as fitas de cetim em pedaços quadrados com 5 cm de lado – você precisará de 7 pedaços. Derreta as bordas com uma chama.
- Dobre o pedaço de laranja na diagonal para formar um triângulo e dobre-o novamente. Forme uma pétala em branco com uma ponta afiada. Prenda o pedaço com uma pinça.
- As extremidades do elemento são cortadas e derretidas, as extremidades da peça de trabalho serão coladas.
- Prenda o fragmento longitudinalmente com uma pinça, corte a parte inferior e queime-a no fogo. Trate todos os pedaços de laranja da mesma maneira.
- Corte uma fita preta.
- Enrole a folha laranja em um triângulo preto. Corte a parte inferior e queime-a para conectar as partes.
- Faça sete pedaços de fitas pretas e laranjas em formato de palitos.
- Reúna os elementos formando uma espigueta e cole-os. Cole contas pretas no centro da figura.
Resta apenas enrolar uma laçada da fita de São Jorge e colar a espigueta por cima. A base do broche pode ser fixada na parte de trás.
Em forma de estrela
Um broche de estrela feito com a fita de São Jorge é outra versão do símbolo lendário. O produto final pode ser facilmente fixado na roupa. Para criá-lo, você precisará de:
- pedaços de fita 2,5 × 11 cm - 5 peças;
- um pedaço de fita de São Jorge para a base da estrela;
- sentiu-se em branco no formato de um círculo;
- botão em uma perna;
- cola;
- tesoura;
- vela;
- base para um broche.
Instruções para fazer:
- Dobre os pedaços de fita formando um laço para que a parte superior fique bem arredondada.
- Pressione a parte inferior da peça de trabalho formando um acordeão e prenda com uma pinça. Em seguida, corte o excesso e derreta a borda. Assim, você precisa fazer 5 pétalas.
- Cole os espaços em branco para formar uma estrela de cinco pontas. Insira um botão em uma das pernas.
Agora você pode fixar a estrela pronta na fita, que primeiro precisa ser dobrada ao meio, dobrando as pontas para dentro. A composição resultante da fita kanzashi de São Jorge é muito decorativa. Resta fixar o produto na base de feltro e, em seguida, prender o fecho do broche.
Marshmallow-kanzashi para 9 de maio
Este produto feito com fita de São Jorge é muito volumoso e bonito. Levará um pouco mais de tempo para ser feito, mas o resultado final vale a pena. Este item elegante pode ser usado como pingente no carro.
Você precisará de um conjunto:
- Fita de São Jorge - 2 peças medindo 2,5 x 90 cm;
- tesoura;
- linha e agulha;
- vela ou isqueiro;
- cola;
- strass ou botão grande;
- sentido;
- base para um broche.
Descrição do processo de fabricação:
- Prenda dois pedaços de fita juntos derretendo e pressionando as bordas.
- Dobre a fita na diagonal, ligeiramente para longe da borda. Dobre o triângulo resultante novamente, enrole a ponta livre da fita ao redor do triângulo e prenda-a na dobra.
- Prenda a peça resultante com linha.
- Enrole o triângulo sobre a parte livre da fita e dobre esta borda sobre ele. Dobre a fita formando um laço e coloque-a sobre o triângulo, apertando-a levemente. Prenda com a fita.
- Faça as pétalas restantes de acordo com o algoritmo descrito até a fita acabar.
- Quando o material estiver pronto, corte os restos e queime as bordas com uma chama.
- Prenda o marshmallow em um círculo usando cola.
- No verso, prenda uma laçada de fita de São Jorge, uma base de feltro e um fecho de broche.
A parte da frente do produto é decorada com um botão ou strass - o broche de marshmallow está pronto. Ele fica extraordinariamente exuberante e com aparência original.
Com o símbolo da chama eterna
Este broche simboliza a chama eterna que arde em memória daqueles que morreram na guerra. Até crianças em idade escolar conseguem fazê-lo. É importante seguir as instruções e tentar realizar todas as ações com o máximo de cuidado possível.
Para trabalhar você precisará de:
- Fita de São Jorge e uma tira estreita de tecido brocado dourado 5 x 8 cm;
- tesoura;
- vela ou isqueiro;
- cola;
- base para um broche.
Algoritmo para criação de joias:
- Dobre um pedaço da fita de São Jorge ao meio, meça 2 cm a partir do canto superior e corte. Você deve obter um trapézio com 8 cm de base e 4 cm de topo.
- Dobre a peça ao meio e solde as pontas ao longo de toda a superfície do corte oblíquo. Dessa forma, você precisa preparar 5 peças e depois virá-las do avesso.
- Cole os elementos para formar uma estrela, com as partes fechadas voltadas para cima.
- Faça o mesmo com os pedaços de fita dourada. Prenda-os apenas com a parte côncava voltada para cima.
- Monte também uma estrela com as partes douradas.
O toque final é anexar uma estrela dourada ao primeiro broche. Os raios da estrela superior devem passar entre os inferiores. O centro do produto pode ser decorado, se desejar. O broche está pronto.
Este símbolo vencedor é perfeito para homens.
Em forma de medalha
O broche em formato de medalha parece bem incomum. Levará muito tempo e esforço para ser feito. Para obter o resultado perfeito no processo de bordado, é importante seguir as instruções passo a passo e com precisão.
Você precisará montar um conjunto de:
- Fita de São Jorge;
- fitas de cetim (4–5 cm de largura) em laranja e preto;
- capa central para kanzashi e uma imagem temática para ele;
- tesouras, pinças;
- isqueiros ou velas;
- bases de broches;
- cartão;
- um pedaço de feltro.
Instruções para fazer:
- Cole a imagem na tampa.
- Corte quadrados de fitas laranja e preta, formando pétalas. Para isso, dobre cada elemento na diagonal e pressione os cantos do triângulo para cima. Corte a ponta em 0,5 cm e solde tudo no fogo.
- De acordo com o diagrama fornecido, prepare 8 pétalas pretas e 8 laranjas.
- Insira uma pétala coberta com cola na dobra lateral da outra. Conecte todas formando um círculo dessa forma e cole a primeira e a última.
- Coloque a tampa com a imagem no centro do círculo resultante.
- Corte um pentágono de papelão: comprimento - 3 cm, lado - 4 cm, fundo - 2,5 cm, cubra-o com fita de São Jorge.
Fixe o fecho do broche na base pentagonal e fixe a fita em branco em vários elos dos acessórios. O produto está pronto.
Com cravo
Um broche feito com a fita de São Jorge, decorado com um cravo, simboliza a memória eterna dos defensores da Pátria. Não é difícil fazer essa decoração para o Dia da Vitória, então você pode envolver as crianças no processo. Você precisará do seguinte conjunto:
- fitas de cetim vermelhas e verdes, 50 mm de largura;
- pistola de cola;
- caule para cravo;
- fixação da base do broche;
- estrela;
- isqueiro, tesoura.
Aula magistral sobre como fazer:
- Corte oito quadrados de 5 x 5 cm da fita vermelha e, em seguida, recorte círculos a partir deles. Derreta as bordas levemente no fogo, dobrando e esticando-as para que fiquem levemente onduladas.
- Dobre cada círculo ao meio duas vezes e cole 7 pedaços juntos para formar uma flor usando uma pistola de cola.
- Corte folhas da fita verde e derreta-as um pouco.
- Prenda o caule ao molde da flor, escondendo-o atrás da última pétala. Em seguida, feche a junção com um pedaço de fita verde. Prenda as folhas ao caule.
- Dobre a fita de São Jorge em um laço e prenda-a. Prenda um cravo e uma pequena estrela no topo.
Só falta prender um alfinete ou fecho – e o broche está pronto. Este enfeite pode ser usado por adultos e crianças, chama a atenção e fica muito bonito.
Regras de posicionamento de acessórios
Existem várias maneiras populares de amarrar a fita de São Jorge:
- Laço. Basta dobrar as bordas da fita transversalmente, deixando um laço na parte superior, e prendê-lo com alfinetes. Esta é uma das opções mais comuns e simples.
- Certo. Este método também é muito simples: a fita é dobrada em forma de V e fixada.
- Borboleta. Para amarrar, você precisa colocar a fita em volta do pescoço de forma que uma ponta fique mais comprida que a outra. Em seguida, passe o lado comprido pela laçada e dobre o lado curto ao meio para formar um laço. Depois, endireite as pontas – você terá uma borboleta.
- Laço simples. Um método muito popular, geralmente usado por crianças. É necessário amarrar uma fita em um laço e prendê-lo.
- O laço é elegante. É fácil de fazer e o atributo tem um visual requintado. Você precisa amarrar um laço comum e prendê-lo no meio com um elástico.
- Canto. Parece bem incomum. Você precisará enrolar a fita em um tubo, formar um canto e prender as pontas com alfinetes.
- Cachecol. O método é extremamente simples. Você precisa amarrar uma fita como um cachecol em volta do pescoço, deixando as pontas penduradas.
- Gravata. Enrole a fita em volta do pescoço de modo que uma das pontas fique mais comprida. Em seguida, cruze os elementos e passe o da direita pelo da esquerda. Puxe a ponta para fora do laço resultante, passe-a pelo olhal resultante e aperte a gravata.
- Relâmpago. É fácil fazer a decoração: você precisa repetir a imagem da letra N da fita e prendê-la na roupa.
- No formato da letra "M". Dobre a fita em quatro, estique a extremidade superior para a direita e a inferior para a esquerda. Prenda a figura resultante com alfinetes.
Não se deve usar ideias prontas para amarrar uma fita sem pensar; é preciso entender onde e como seria apropriado usar este símbolo. Portanto, é aceitável prendê-lo no peito, no pulso ou no ombro. É proibido usar joias cerimoniais abaixo da cintura.
Não é apropriado prender fitas em grampos de cabelo.
Os broches Kanzashi para 9 de maio serão presentes maravilhosos para familiares, entes queridos, amigos e colegas. Tal atributo é apropriado para um passeio, um evento oficial, no trabalho. As crianças ficarão felizes em fazer kanzashi com fitas de São Jorge, e é importante explicar a elas que isso não é apenas uma decoração, mas um símbolo especial que deve ser tratado com respeito.
Vídeo

 
                                    
















































































