Diversas decorações caseiras são muito populares. Uma das técnicas artesanais mais interessantes e belas é o kanzashi. Essa arte veio do Japão, onde enfeites de cabelo feitos de diferentes materiais eram chamados assim. Atualmente, os kanzashi são feitos de fita, seda ou organza. Eles produzem flores excepcionalmente bonitas que decoram grampos de cabelo, tiaras e interiores. Não é difícil aprender a fazer esses produtos, especialmente se você usar fita de seda ou cetim.
- Características da técnica
- Materiais e ferramentas necessários
- Métodos básicos para criar pétalas
- Apimentado
- Volumétrico arredondado
- Plano redondo
- Complexo com uma dobra
- Para a rosa
- Fazendo folhas e laços
- Como montar o produto
- Masterclass passo a passo para iniciantes
- Grampo de cabelo com rosas kanzashi
- Tiara para menina
- Broche para 9 de maio
- Amarração de cortina
- Vídeo
Características da técnica
A técnica japonesa de kanzashi surgiu há centenas de anos. Naquela época, as mulheres decoravam os cabelos com grampos, pentes e grampos de cabelo com diversas flores e outros elementos decorativos. Eram feitos à mão e chamados de kanzashi, da expressão japonesa "preso no cabelo". Tais decorações eram feitas anteriormente de metais, casco de tartaruga, osso, madeira e seda. Variavam em formato, cor e estilo.
No Japão moderno, essa arte não perdeu sua popularidade. Atualmente, existem diferentes tipos de kanzashi. As decorações são feitas no estilo de grampos de cabelo, pentes redondos, broches, e podem ter pingentes, strass e outros elementos decorativos.
Uma de suas vertentes é o hana-kanzashi, que se espalhou por todo o mundo. São decorações feitas de seda em forma de flores. O método tsumami, semelhante ao origami, é usado para o trabalho. Nessa técnica, as flores kanzashi são dobradas a partir de pedaços de seda. Cada pétala é feita separadamente e, a partir delas, uma bela planta é montada. Dependendo do tipo, pode incluir de 5 a 80 pétalas. A composição é decorada com miçangas, strass e elementos metálicos.
Hoje em dia, flores feitas no estilo kanzashi são populares entre costureiras do mundo todo. Elas decoram grampos de cabelo, broches, tiaras, colares, pulseiras, fazem pinturas e caixas. Lindas flores na técnica kanzashi se tornarão uma verdadeira decoração para o interior de um feriado. Buquês exuberantes e únicos darão originalidade aos acessórios de casamento, e grampos de cabelo fofos agradarão às pequenas fashionistas.
Até uma criança pode fazer flores kanzashi simples com as próprias mãos. Esta atividade emocionante desenvolve perseverança e imaginação.
Materiais e ferramentas necessários
Decorações com essa técnica podem ser feitas com pedaços de seda, organza, cetim, brocado e rep. Artesãs experientes preferem trabalhar com um único material. Por exemplo, o cetim crepe rende lindas pétalas, mas é difícil de cuidar. Belas decorações com elementos grandes podem ser feitas de organza. Vale ressaltar que ela se desfaz ao ser cortada.
Artesãs iniciantes devem fazer kanzashi com fitas de cetim ou seda. É importante considerar a densidade do material: produtos grossos são mais flexíveis e mantêm bem sua forma. Se você precisar trabalhar com tecidos macios, o produto final deve ser tratado com spray de cabelo.
Na maioria das vezes, essas decorações são feitas de fita de cetim. Este material é agradável ao toque, flexível, fácil de cortar e as bordas são fáceis de processar. Após a manipulação das pétalas, o produto não muda de forma nem se deforma. Para cores diferentes, você pode precisar de fitas de diferentes larguras - de 1 cm a 5 cm. Recomenda-se começar com 5 cm, pois é mais conveniente trabalhar com elas. Uma ampla seleção de cores permite realizar qualquer fantasia a partir do cetim. Além disso, você pode trabalhar não apenas com fitas de uma única cor.





Você pode encontrar kits especiais à venda que contêm as ferramentas necessárias para o trabalho. Geralmente, eles contêm moldes para fazer elementos simples para iniciantes, bem como ideias para flores mais complexas para artesãs. Mas, como regra, costureiras experientes usam suas próprias ferramentas.
Para começar a trabalhar, você precisa preparar um local. A confecção do kanzashi envolve muitas pequenas peças, por isso deve ser cuidadosamente planejada. A superfície da mesa deve ser protegida com uma tábua; você pode usar uma peça grande; é conveniente chamuscar as bordas das fitas sobre ela. Para fazer o kanzashi, você precisará de um conjunto específico de ferramentas:
- Tesoura para cortar fitas e linhas. Deve ser afiada e com lâminas longas.
- Pinça para dobrar pequenos elementos florais e também para segurá-los durante a chamuscagem.
- Uma régua de metal. Você precisará dela para medir a fita. Muitas artesãs não precisam de régua, pois usam moldes – quadrados de papelão do tamanho necessário para a pétala. Eles são aplicados à fita e recortados. Se forem necessárias muitas pétalas, estas são enroladas em um molde, cortadas e depois retiradas.
- Cola. É preferível usar cola transparente, para não prejudicar a aparência do produto final. Não apenas pétalas de flores são coladas, mas também elementos decorativos: miçangas, strass. "Moment" transparente ou uma pistola de cola quente servem.
- Fios. Necessários para a montagem do produto final, devem ser da mesma cor das fitas. É melhor escolher seda - esses fios são mais fortes e finos do que os comuns.
- Agulhas, alfinetes. Você precisa de vários dos primeiros, mas todos precisam ser finos e longos.
- Vela. É necessária para queimar as bordas das fitas. Às vezes, um isqueiro ou maçarico é usado para isso, mas deixam apenas uma mão livre. É conveniente trabalhar com um ferro de solda. Algumas costureiras o usam para cortar o pedaço necessário de fita e processar as bordas.
- Miçangas, lantejoulas, strass, bolas, botões, renda. Todos os acessórios são necessários para a decoração. Este conjunto depende da imaginação da costureira.
- Grampos de cabelo simples, tiaras, elásticos, broches. Serão necessários como base para produtos acabados. Pedaços de papelão revestidos com tecido também podem ser usados.
Métodos básicos para criar pétalas
O mais importante é aprender a fazer pétalas de kanzashi, a partir das quais a flor é então montada. Afinal, essa técnica envolve dobrar pedaços de tecido de uma maneira especial. Na arte tradicional, existem dois tipos de pétalas de kanzashi: estreitas e redondas. Mas, graças à imaginação das artesãs, essa técnica está sendo aprimorada, e diversas variedades foram inventadas para criar diferentes elementos.
Tipos de pétalas como as volumosas redondas, as duplas ou triplas pontiagudas, as complexas ou as especiais para rosas permitem criar decorações originais e bonitas.
Apimentado
A maneira mais fácil de fazer uma pétala pontiaguda simples usando a técnica kanzashi é usar um pedaço de fita métrica de 5 x 5 cm com as bordas derretidas para que os fios não se soltem. Dobre-a diagonalmente duas vezes, segurando-a com uma pinça. Se você cortar o canto e a base do triângulo resultante, formará uma pétala, mas é preciso chamuscar a linha de corte.
Da mesma forma, você pode fazer uma pétala dupla ou até tripla. Basta juntar duas ou três peças antes de cortar, usando fitas de tons diferentes. Para evitar que o tecido se desfaça, você pode prender as peças com um fio.
Volumétrico arredondado
O elemento básico da técnica são pétalas redondas. Na maioria das vezes, são volumosas e são as usadas na maioria das flores. Esta é a técnica mais simples, acessível a iniciantes. A master class sobre pétalas redondas de kanzashi é fácil de entender, por isso muitos iniciantes começam com ela.
Primeiro, você precisa dobrar os quadrados de fita na diagonal e, em seguida, dobrar os cantos. Para evitar que a peça resultante se espalhe, segure-a com uma pinça. A borda inferior precisa ser cortada e chamuscada. Em seguida, dobre os cantos laterais para trás e prenda. Você obterá uma pétala redonda e volumosa.
Plano redondo
Às vezes, são necessárias pétalas planas, e o volume da flor finalizada é obtido pelo seu número. A maneira mais fácil de fazer isso é recortar o elemento no formato desejado e chamuscar as bordas. É melhor usar um molde.
Outra opção é fazer pétalas de kanzashi redondas e planas, também com uma fita larga, da qual são recortados quadrados. A peça é dobrada diagonalmente de modo que o ângulo reto fique na parte inferior. Em seguida, os cantos agudos são dobrados para baixo, conectados, e a pétala é formada. As bordas excedentes são cortadas e queimadas no fogo. Além disso, você precisa dar à pétala o formato correto com as mãos.
Complexo com uma dobra
O formato das pétalas pode ser complexo, com uma dobra interna. Para fazê-las, você também precisa de um quadrado com 5 cm de lado. Ele deve ser dobrado diagonalmente e os cantos dobrados. Você obterá um pequeno quadrado. Sua parte inferior é cortada e o restante da peça é comprimido nas laterais. Isso forma uma pétala com uma dobra no meio. Em seguida, as bordas excedentes são cortadas, chamuscadas e o elemento semiacabado é fixado com linha ou fogo.
Para a rosa
Você também pode fazer uma rosa simples usando esta técnica. Você precisará de pétalas especiais para isso. Aula magistral sobre como fazer:
- Pegue pedaços retangulares de fita rosa ou branca. O comprimento deve ser aproximadamente o dobro da largura.
- Vire a tira para o lado avesso, dobre e prenda os cantos.
- Na parte da frente, você obterá uma peça com a borda superior arredondada. Você precisa dobrar os cantos agudos das laterais para dentro e costurar com pontos médios.
- Depois disso, puxe a linha com força e aperte a borda. Se tudo for feito corretamente, não há necessidade de chamuscar as bordas novamente.
Fazendo folhas e laços
Para criar uma bela decoração, você precisa aprender a fazer folhas de kanzashi com fita. Geralmente, elas são feitas de pedaços verdes. São feitas de uma fita de 1 cm ou 2,5 cm de largura, da qual são cortadas tiras de cerca de 10 cm. As partes resultantes são dobradas ao meio e cortadas na diagonal. É melhor fazer isso com um ferro de solda, pois ele queimará as bordas imediatamente. Você obterá dois pedaços em branco, um dos quais se parece com um cone e pode ser usado como folha ou para fixar brotos.
O segundo retângulo é usado para fazer folhas de kanzashi arredondadas. Elas são cortadas na parte superior em forma de cúpula. Em seguida, as bordas são chamuscadas e imediatamente esticadas à mão para criar uma forma ondulada. A parte inferior é presa com um fio.
Você pode fazer lindos laços de fitas de cetim com suas próprias mãos. Os mais simples são recomendados para decorar faixas de cabelo ou broches. São feitos de fitas de cetim de qualquer largura. Você precisa pegar um pedaço do produto selecionado com as duas mãos, colocá-lo nos dedos indicadores e dar um laço simples. Para fazer um laço duplo, você precisará de dois anéis de fita idênticos. Eles são dobrados e costurados no meio. O ponto de fixação é coberto com um pedaço de fita da mesma cor. Combinando esses métodos, você obtém um lindo laço exuberante, que pode ser usado para decorar um grampo de cabelo, elástico ou tiara.
Como montar o produto
Flores e uma variedade de composições podem ser feitas a partir desses espaços em branco. As pétalas são conectadas em um círculo com um fio ou cola. Elas são decoradas com folhas verdes, que podem ser combinadas para formar um galho. Uma conta ou um lindo botão é colado no centro da flor.
O broto resultante é fixado à base. Pode ser um círculo de papelão coberto com tecido do mesmo tom, um grampo de cabelo simples ou uma faixa de cabeça. Combinando diferentes tons, obtém-se o formato das pétalas em diferentes flores de fitas: margaridas, crisântemos, rosas. Eles podem ser conectados.
Fazer flores com fitas de cetim não é difícil, mas existem alguns truques que as costureiras iniciantes não conhecem:
- O melhor é processar as bordas com um ferro de solda ou uma vela;
- você precisa levar a pétala ao fogo não de cima, mas da base, então não haverá listras pretas;
- A pistola de cola quente é mais indicada para colar, ela não deixa marcas e não danifica o tecido;
- Para evitar que as peças se quebrem quando coladas, primeiro você precisa prendê-las com um fio ou prendê-las com alfinetes.
Se a flor finalizada não mantiver o formato, você precisará borrifá-la com spray de cabelo, mas é importante lembrar que isso pode fazer com que as contas fiquem turvas.




Masterclass passo a passo para iniciantes
Primeiro, você precisa aprender como artesãos experientes fazem kanzashi. Essa técnica parece complicada, mas depois que você a entender, poderá criar peças únicas. Para dominar a arte do kanzashi para iniciantes, você precisa tentar criar imediatamente. Você pode assistir a master classes: elas explicam todas as nuances e técnicas de produção, revelam todas as sutilezas do trabalho. Além disso, o vídeo explica passo a passo o que precisa ser feito para evitar erros. Se você seguir as instruções, obterá lindas flores de fitas.
Grampo de cabelo com rosas kanzashi
Esta técnica é mais frequentemente usada para fazer enfeites de cabelo. Lindas rosas são feitas de fitas, que podem ser usadas para decorar qualquer grampo de cabelo. Para isso, você precisa de uma base e de uma fita de 2,5 cm de largura nas cores verde, branca e rosa. A decoração é feita assim:
- a partir de pedaços rosa e branco você precisa fazer pétalas de flores;
- faça folhas diferentes com fita verde;
- enrole uma pétala em forma de cone e cole as demais ao redor, uma a uma, formando uma rosa;
- você pode fazer a flor rosa puro ou finalizá-la com pétalas brancas;
- você precisa de uma rosa grande e vários botões pequenos;
- prenda a flor na base de uma folha, cole os brotos nos espaços em branco em forma de cone;
- formar uma composição;
- cole um pedaço retangular de tecido grosso na parte inferior, prendendo-o com um grampo de cabelo.












Tiara para menina
Uma decoração de cabelo simples e bonita pode ser feita usando uma faixa de cabeça. Qualquer menina vai adorar este presente. Você precisará de uma faixa de cabeça simples, um círculo de papelão e uma fita de cetim da sua cor favorita. O ideal é fazer flores kanzashi com uma fita de 5 cm para esta decoração. Etapas do trabalho:
- com pedaços de 5 x 5 cm faça pétalas redondas e várias compridas;
- conecte elementos redondos 5 peças por vez e faça flores;
- prenda um círculo de papelão na lateral da borda;
- cole pétalas longas ao redor da base;
- prenda três flores na lateral, se necessário, coloque uma no meio;
- cole as flores restantes ao longo do comprimento da faixa de cabeça;
- decore o centro das flores com miçangas;
- Borrife com spray de cabelo para manter a composição em forma.
Broche para 9 de maio
Neste feriado, é costume prender uma fita de São Jorge ao peito. Mas ela pode ser decorada com uma linda flor usando a técnica kanzashi e colada a um broche. Dessa forma, a placa comemorativa será mais fácil de prender às roupas, e a decoração terá um visual original. Para fazer um broche, você precisa de:
- corte quadrados de fita preta e laranja;
- faça pétalas afiadas de quatro camadas, alternando preto e laranja;
- Dobre 7 dessas pétalas em um círculo para formar uma flor e prenda-as em um fio;
- faça as mesmas pétalas, apenas com duas partes;
- cole-as entre as pétalas principais da flor;
- prenda tudo em uma base redonda de feltro;
- decore o centro com uma conta preta;
- A base do broche pode ser uma estrela feita de feltro vermelho ou uma fita de São Jorge corretamente dobrada.









Amarração de cortina
Usando a técnica kanzashi, você pode criar acessórios originais para decorar seu interior. Cortinas e persianas são frequentemente decoradas dessa maneira. Para fazer um prendedor simples, você precisará de:
- faça uma base cortando uma borda de um disco regular e cobrindo-a com tecido;
- Cole pétalas duplas e pontiagudas em pares ao longo do contorno da base para formar um galho;
- decore-o em um lugar com uma flor simples com pétalas redondas e uma conta no meio;
- Faça um palito com um espeto para prender o suporte, decorando-o na ponta com as mesmas pétalas.
Depois de dominar a técnica kanzashi, você pode facilmente decorar sua casa ou fazer presentes originais. Essas flores podem ser usadas em grampos de cabelo, broches e pulseiras. Joias feitas à mão são sempre apreciadas por todos.








Vídeo

 
                                    




































