A palavra cloche significa "sino" em francês. No início do século XX, saias desse tipo eram parte integrante do guarda-roupa de muitas mulheres que seguiam as tendências modernas. Foi então que a saia evasê foi apresentada ao mundo inteiro em um desfile de moda – a futura "celebridade" no mundo do vestuário feminino. Os primeiros modelos se distinguiam pelo comprimento colossal e pela escassa gama de cores. Após várias décadas, a moda passou por uma série de mudanças, resultando no surgimento de diversos tipos e cores de saias evasê.
Razões para popularidade
Apesar de o primeiro modelo ter sido apresentado ao público em 1920, a saia rodada só ganhou popularidade de fato na década de 1960. Era usada tanto por mulheres comuns quanto por celebridades, como Brigitte Bardot. Gradualmente, o modelo perdeu popularidade e passou a ser exibido cada vez menos em desfiles de moda. A regressão continuou até os nossos dias, e só recentemente ganhou uma segunda vida nas coleções de estilistas.
O principal motivo da popularidade das calças boca de sino é sua versatilidade. Não há mulher ou mulher em quem esta peça ficaria mal. O produto é adequado para qualquer tipo de corpo, pois permite esconder áreas problemáticas do corpo. Os limites de idade também não importam: as calças boca de sino trarão confiança à imagem das adolescentes e, para as meninas mais velhas, elas devolverão o antigo visual alegre, que muitas vezes falta nas roupas do dia a dia.
Outro bom motivo para a popularidade do modelo é a possibilidade de costurar o produto você mesma. Centenas de moldes simples estão disponíveis em domínio público, de acordo com os quais você pode criar algo verdadeiramente elegante e bonito. O material para a confecção da roupa é escolhido pela própria fashionista.
Modelos populares
Ao longo de toda a existência da saia rodada, surgiram muitas de suas variedades, cada uma delas voltada para diferentes situações da vida e correspondendo a certas características da silhueta. Entre os tipos populares, destacam-se os seguintes:
- cintura alta;
- alargado do quadril, joelho e cintura;
- com grandes dobras;
- saias sol e meio-sol;
- plissado;
- assimétrico com cauda;
- saias longas com elásticos.
O modelo de cintura alta cria o efeito de um corpo tonificado e esbelto. É por isso que estilistas experientes recomendam que as mulheres usem esse modelo, especialmente se estiverem acima do peso. Você pode realçar o efeito com um cinto largo que combine com a cor do produto principal.
Um modelo exuberante e arejado com elástico é um dos tipos mais populares de saias evasê. Uma peça leve e romântica é perfeita para um passeio noturno, um piquenique de verão e para o dia a dia. A combinação com blusas coloridas, tops de alças finas e sapatilhas de balé realça o efeito casual e romântico. Os estilistas recomendam que mulheres curvilíneas combinem este modelo com um top exuberante para deslocar a ênfase dos quadris, realçados pela saia, para a parte superior do look.
É altamente indesejável combinar cós elástico largo com sapatos de salto alto.
O famoso kilt escocês também é, na verdade, uma saia rodada. Não é de se surpreender que as roupas nacionais tenham encontrado seu lugar no guarda-roupa das fashionistas. Esse tipo de peça mantém seu formato perfeitamente, é feito de um material macio e agradável à pele, que realça a beleza da silhueta. O principal destaque dos estilistas é a cor xadrez, que chama a atenção imediatamente. Se, por algum motivo, você precisar desviar a atenção das pernas, uma estampa vibrante resolverá esse problema da melhor maneira possível.
As saias sol e meio-sol se ajustam perfeitamente à cintura da fashionista, alargando-se em direção à barra. A diferença entre esses modelos é que o primeiro, quando desdobrado, tem o formato de um círculo, enquanto o segundo, o formato de um semicírculo, pois seu corte possui duas costuras. O modelo plissado é feito de malha leve com pequenas, mas numerosas dobras. Uma escolha ideal para um passeio de verão.
A saia flare envolvente é outro modelo popular entre as fashionistas. Este tipo de roupa ajuda a esconder as imperfeições das mulheres com curvas. O modelo assimétrico com cauda aberta é um círculo irregular: como resultado, a parte da frente da bainha é mais alta que a de trás, o que dá às fashionistas a oportunidade de exibir suas pernas esbeltas. Qualquer um dos modelos pode ser decorado com bolsos e cinto.








Materiais adequados
Uma saia rodada pode ser feita de qualquer material confortável. O principal é que ela mantenha o formato e não cause alergias. Nesta temporada, modelos de couro ou jeans serão populares. Este último é frequentemente confundido com jeans, mas ainda há uma diferença. O jeans é mais leve e flexível, embora pareça o mesmo.
Os modelos de couro se tornaram tão populares que conseguiram desbancar a clássica saia lápis no guarda-roupa das fashionistas. No entanto, como qualquer peça similar, este modelo tem uma desvantagem significativa: o alto custo.
Ao escolher modelos de verão, é melhor dar preferência aos seguintes materiais:
- malhas;
- algodão;
- linho;
Este último também é usado para criar modelos de meia estação. O material é bastante denso, mas ao mesmo tempo permite uma boa passagem de umidade e ar. No inverno russo, recomenda-se às fashionistas usar saias de lã. Essas peças não só retêm o calor, como também combinam com praticamente qualquer visual.
Opções de comprimento
Ao contrário de sua ancestral, a saia evasê moderna tem vários comprimentos:
- Mini. Uma saia curta evasê usada no dia a dia, para caminhadas e piqueniques. Aparecer com tal peça em um evento oficial é considerado falta de educação.
- Midi. Uma saia evasê até o joelho ou um pouco abaixo, sem atingir os tornozelos. Segundo estilistas experientes, esta é uma opção ideal para quem tem quadris largos, pois esconde o volume indesejado e acentua os tornozelos. Uma saia evasê na altura do joelho é melhor usada com peças que disfarçam a silhueta: assim, toda a atenção estará concentrada nas pernas.
- Modelo abaixo do joelho. Esta é uma saia que se alarga em direção à parte inferior e pode chegar aos tornozelos. Sua principal vantagem é a versatilidade. A peça combina com qualquer peça do seu guarda-roupa. Blusas, camisas, suéteres — o que usar com uma saia abaixo do joelho será a decisão certa. No entanto, os estilistas não recomendam este modelo para meninas altas com sobrepeso, pois a peça apenas destacará essas deficiências.
- Uma saia longa evasê até o chão. Um modelo que vem ganhando cada vez mais popularidade. Apesar da falta de praticidade, as meninas preferem cada vez mais esse tipo de saia a todos os outros na hora de escolher um look. Recomenda-se usar a peça com um top liso, sandálias ou sapatilhas.
Cada opção de comprimento enfatiza certas características da silhueta. Portanto, antes de escolher uma saia, você deve definir claramente as desvantagens e vantagens do seu corpo.



Cores da moda
O processo de fazer uma saia flare não é particularmente difícil, o que oferece às fashionistas uma ampla gama de opções de cores. Isso dá espaço para a imaginação na criação de looks para qualquer ocasião. Para fazer uma escolha inteligente, você precisa saber quais cores estão em alta no momento e como elas combinam com outras peças do guarda-roupa.
Uma saia preta flare é perfeita para qualquer look clássico. Este tom realça a cor das roupas com as quais é combinada. Por isso, é melhor combinar modelos pretos com blusas, suéteres e cardigans lisos, caso contrário, o look ficará provocante. Você pode complementar um look com saia preta flare com meia-calça e sapatos de salto alto.
Saias brancas evasê são uma boa escolha para meninas magras com quadris estreitos. Tons claros, como se sabe, adicionam volume visualmente. Uma saia branca flare combina bem com um suéter de tricô grosso em tons pastéis. Essa combinação pode ser usada para criar um look delicado para a noite.
Apesar da óbvia associação do cinza com o estilo office, as saias dessa cor se tornaram parte integrante do guarda-roupa das rebeldes da moda. Combinando-as com blusas coloridas, um top branco e acessórios grandes, muitas mulheres se destacam da multidão de uma forma extraordinária. Uma saia verde flare não precisa ser complementada com um top, camiseta ou blusa coloridos. Joias brilhantes e coloridas também serão supérfluas. Afinal, a principal tarefa da imagem criada com esse tom é não sobrecarregar sua imagem. Os estilistas recomendam escolher blusas ou camisetas de renda brancas (ou seja, neutras) para a cor verde. Essa opção será preferível a, por exemplo, vestir um suéter e usá-lo com uma saia verde flare.
As saias vermelhas evasê de verão se tornaram parte integrante do visual de muitas meninas. Uma gola alta azul-marinho, um colete jeans ou uma camisa preta diversificarão esse visual. A combinação clássica de vermelho e branco continua na moda, então você pode complementar seu visual com segurança com acessórios leves.
O que vestir com
A regra principal é combinar os materiais de todas as peças de roupa. Por exemplo, usar uma saia de couro com uma blusa de malha é considerado sinal de mau gosto. Os parâmetros que determinam a possibilidade de combinação também devem incluir o comprimento e o modelo flare. Os modelos maxi combinam com tops e camisetas, enquanto peças curtas combinam melhor com blusas e ficam especialmente chamativas em quem tem corpo tipo ampulheta.
Não se esqueça da combinação de cores. A saia deve se encaixar perfeitamente na imagem, sem ceder aos tons de outras peças. Qualquer modelo pode ser complementado com um acessório, por exemplo, um cinto largo contrastante, um colar da mesma cor, uma pequena bolsa tipo clutch, uma pulseira com pingentes. Os sapatos devem ser escolhidos com cuidado especial. Os estilistas desaconselham sapatos de salto alto, já que apenas algumas minissaias são adequadas para esse tipo de calçado.
Saias de qualquer estilo combinam com mulheres magras, mas recomenda-se escolher modelos que valorizem as pernas finas. Quem tem curvas mais largas deve optar por opções mais "soltas". Os estilistas recomendam que mulheres cheinhas e cheias combinem este modelo com um top volumoso para não dar ênfase aos quadris, que são realçados por uma saia rodada. Além disso, não combine uma saia rodada com sapatos de salto alto.
Este tipo de roupa é uma ótima solução para jovens fashionistas, pois a saia é adequada para criar uma variedade de looks para todas as ocasiões. Modelos clássicos em tons de preto são adequados para a escola, e saias midi coloridas combinam com vestidos de noite. Mulheres mais velhas devem prestar atenção aos modelos soltos abaixo do joelho. Você pode complementar o visual com uma camisa, um cardigan e sapatos clássicos.
Devido à sua versatilidade, as saias boca de sino são um item indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher. Você pode usar saias boca de sino com qualquer coisa. O importante é escolher o modelo e o comprimento certos para combinar com o corpo da mulher.
Vídeo

 
                                    














































