Características da saia tulipa, dicas de costura, etapas do trabalho

Tipos

A saia é o componente mais importante do guarda-roupa básico de uma mulher. A variedade de modelos permite escolher um produto para cada tipo de corpo. Recentemente, a saia "tulipa" tornou-se cada vez mais popular, adaptando-se a qualquer tipo de corpo. Recebeu esse nome devido à sua semelhança com uma xícara invertida de uma flor da primavera. Este modelo tem um caráter claramente romântico, mas ao mesmo tempo se encaixa bem na imagem de um estilo clássico, profissional e até casual.

Características do modelo

A saia tulipa se ajusta à cintura e flui sobre os quadris, afinando em direção à barra. É feita de materiais macios e drapeados. O modelo clássico tem comprimento midi e um transpasse que cria a impressão de pétalas de tulipa sobrepostas. Essas peças são equipadas com um fecho que permite ajustar a peça na cintura. O modelo de saia tulipa envolvente é adequado para quem tem quadris curvos, pois permite esconder o excesso de volume.

Existem também outras variações do produto:

  1. Com bolsos. Podem ser internos, de aplicação, contrastantes e, inversamente, na cor da peça. São feitos em um ângulo específico, resultando em dobras adicionais na peça.
  2. Verão. As saias de verão são feitas de tecidos leves (chiffon, linho, algodão). Em geral, são peças de cores vibrantes; estampas são possíveis.

O estilo do produto estava na moda no século passado. A versão clássica do modelo da época cobria completamente os joelhos, afinando suavemente em direção à barra. O vestido com saia "tulipa" era especialmente popular.

Hoje em dia, existem muitas opções de acabamento, e também diferentes comprimentos: mini, midi, maxi. Diversos drapeados na saia tulipa exigem um top conciso. Assim, uma camisa ou blusa formal ajudará a criar uma imagem profissional. Na estação mais fria, um suéter fino ou uma gola alta serão a solução. Uma excelente opção para um look romântico é uma blusa branca feita de tecido delicado.

O estilo esportivo permite combinar este modelo com uma camiseta ou regata. A saia deve ser bem acima do joelho. Um top tomara que caia bonito é perfeito para uma saída à noite. No entanto, para este look, vale a pena escolher uma saia que cubra os joelhos. Assim, a impressão geral será a mais harmoniosa possível.

É melhor escolher sapatos ou sandálias com salto para essa saia. Sapatos com plataforma elegante também são aceitáveis. Se o produto cobrir os joelhos, você pode escolher botas de cano curto com salto agulha.

Sapatos baixos não são adequados para combinar com uma saia tulipa.

A popularidade deste modelo se deve à sua versatilidade e ao fato de se adequar a qualquer tipo de corpo. Ao costurar por conta própria, o item também é procurado, já que modelar uma saia tulipa estilosa não é uma tarefa tão difícil. Além disso, no processo de corte e modelagem do produto, é possível adicionar volume nos lugares certos, ajustando visualmente a silhueta.

Escolha do tecido

Ao escolher o tecido para uma saia, você precisa considerar as seguintes nuances:

  • finalidade do produto;
  • tonalidade desejada;
  • a época do ano em que você planeja usar uma saia tulipa;
  • características da figura.

Além disso, o tecido selecionado deve ser de qualidade suficiente para não encolher na primeira lavagem. Modelos de saia tulipa feitos de material fluido e bem drapeado, que pode ser dobrado em belas dobras, ficarão perfeitos. Os seguintes tecidos têm todas as propriedades listadas:

  • veludo;
  • cetim;
  • viscose;
  • jacquard;
  • seda;
  • algodão.

É desejável que o material tenha uma pequena quantidade de fibras sintéticas em sua composição. A técnica a seguir ajudará a eliminar quaisquer dúvidas na hora de escolher: aperte o tecido desejado na mão e observe enquanto ele se estica. Se ele se esticar imediatamente ou permanecer apertado por muito tempo, não é adequado para costurar este modelo. O ideal é que o material volte à forma original após cinco minutos.

Tecidos de seda, algodão, cetim, jacquard, lã e ternos são adequados para fazer uma saia tulipa para o escritório. O material deve manter o formato, não ser transparente e não ser muito apertado. Itens de verão podem ser feitos de seda, cetim, viscose, chiffon e algodão. Uma peça destinada ao clima quente deve ser respirável, permeável à umidade e não ser justa.

Se você tem pouca experiência em costura de produtos, é melhor evitar padrões complexos que exijam correspondência no material.

Veludo
Viscose
Jacquard
Cetim
Algodão
Seda

Medições e cálculos

Antes de costurar uma saia tulipa, você precisa determinar corretamente o comprimento da futura peça e tirar as medidas. Você precisará medir os seguintes parâmetros:

  • circunferência da cintura nos pontos mais proeminentes;
  • circunferência do quadril.

Todos os parâmetros devem ser medidos com o máximo cuidado. Além disso, é necessário levar em consideração 1 a 2 cm adicionais para a bainha do tecido. Para facilitar a construção do molde posteriormente, é melhor anotar imediatamente os parâmetros na metade do tamanho - como meia circunferência.

Se você quiser criar uma parte inferior afunilada no produto, precisará medir adicionalmente a circunferência das suas pernas na área da parte inferior da saia. Este parâmetro será necessário para a inserção subsequente de um elástico, que proporcionará o conforto necessário ao caminhar.

Se você tiver uma saia velha e desnecessária, pode copiar o molde dela. Para isso, você precisará desfiar o tecido ao longo das costuras e traçar as partes resultantes em papel milimetrado. Este método é mais adequado para iniciantes.

Modelagem

Depois de tirar todas as medidas, você pode começar a fazer o molde. O modelo reto padrão é usado como base. Ele serve como uma espécie de moldura para a saia tulipa, cujo molde precisa ser construído. Existe um algoritmo passo a passo para criar um modelo para iniciantes:

  1. A imagem do molde de uma saia reta (fácil de construir de acordo com recomendações de domínio público) deve ser transferida para o papel de acordo com suas dimensões.
  2. O desenho deve ser ajustado para formar o modelo selecionado. Para isso, é necessário estreitar ligeiramente as bordas laterais da peça.
  3. A altura da cintura também pode ser ajustada aumentando ou diminuindo os lados correspondentes.
  4. Em seguida, de cima para baixo no molde, bem como ao longo da frente e de trás, você deve desenhar linhas, dividindo assim as partes. Esses serão os pontos de corte.

Não é difícil criar um molde para uma saia tulipa com bolsos; basta modificar um pouco o molde existente de um produto clássico.

Se falarmos em adaptar um modelo pronto, tudo será muito mais complicado. O principal a entender é que cada tamanho difere do anterior em 2 cm. Ao longo da cintura, o intervalo até o tamanho 52 é de 2 cm, depois 3 cm, ao longo dos quadris até o tamanho 54 - 2 cm, depois - 2,5 cm. Diretamente de acordo com o molde, duas linhas de base devem ser definidas. Elas permanecerão fixas, mas o desenho mudará com base nelas.
Para uma saia, essas linhas de base são os quadris e o meio dos painéis frontal e traseiro. Depois de defini-las, você pode começar a alterar os moldes. Para isso, você deve aumentar o produto nas laterais proporcionalmente ao tamanho desejado.

Padrão de saia reta

Corte e montagem

Após a construção do molde, é necessário cortar o tecido e costurar as peças. Todo o processo deve ser realizado com calma, sem pressa. Caso contrário, o produto pode se deteriorar. Primeiro, é necessário preparar:

  • têxtil;
  • linhas da mesma cor, agulhas, alfinetes;
  • tesoura;
  • máquina de costura;
  • raio;
  • sabão ou giz;
  • ferro.

Se você planeja decorar o produto, antes de costurar a saia tulipa, é preciso preparar os elementos necessários para a decoração. Depois disso, você pode começar a trabalhar:

  1. O material é pré-passado em ambos os lados.
  2. Em seguida, o molde é colocado no tecido e preso com alfinetes.
  3. O desenho é transferido para o material, e são adicionadas margens de 1 cm na cintura, 2 cm nas laterais e 3 cm na parte inferior.
  4. As peças são cuidadosamente recortadas ao longo das linhas desenhadas.

Em cada etapa, as costuras do produto devem ser passadas a ferro. Se desejar, você pode adicionar elementos decorativos: assim, há uma chance maior de que o produto final atenda a todas as expectativas. A saia deve ser lavada, seca e passada a ferro.

Nas metades de trás, alfinetamos e costuramos as pinças e depois as passamos em direção ao meio.

Costuramos os detalhes do jugo aos detalhes do painel

As costuras laterais e traseiras são overloque ou ziguezague.
As metades traseiras são dobradas face a face e costuradas até a marca de costura do zíper.
As costuras laterais são abertas
A parte inferior da saia é finalizada com um forro

As peças do jugo e do forro são unidas

A borda é cortada para virar do avesso e criar uma costura perfeita.
As margens ao longo da linha da cintura em direção ao forro são costuradas

Vista de dentro

As nuances de costurar um modelo wrap-over

É importante seguir todas as recomendações e nuances da costura de uma peça envelope. Esta etapa da produção não é menos importante do que construir um molde e cortar uma saia tulipa. Etapas do trabalho:

  1. Depois de alinhavar e passar as dobras dos painéis, os dardos devem ser processados.
  2. Processar os bolsos (se houver): arrematar, costurar e chulear. Cada etapa deve ser acompanhada pela passagem das peças.
  3. Faça um overloque nas bordas ou arremate as costuras laterais e do meio depois de passá-las primeiro.
  4. A tira também deve ser passada a ferro no sentido do comprimento e, em seguida, a parte inferior deve ser processada com entretela. Uma vez finalizada, pode ser costurada e chuleada.
  5. Combine os painéis e alinhave.
  6. Costure o cós na frente e atrás da saia.
  7. Passe as costuras.
  8. Costure e passe as costuras laterais. Depois disso, você pode processar a costura do meio nas costas da mesma maneira. Também é melhor alinhavar o zíper.
  9. Depois que as costuras forem processadas, é recomendável experimentar a saia imediatamente, verificando o ajuste ao longo da costura central.
  10. Finalize a costura do meio, costure o zíper, a parte inferior da cintura e a barra da peça.

A saia bud é uma peça linda, elegante e feminina. É fácil de fazer e combina com quase qualquer roupa. Devido às suas características de corte, esta peça se adapta a diferentes tipos de corpo. Por esse simples motivo, toda garota deveria ter um modelo assim.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios