A saia é uma das peças mais populares do guarda-roupa feminino. Graças à variedade de estilos, cada mulher pode escolher o que mais combina com seu gosto. Saia sol, lápis, tulipa, godê, Tatyana — todos esses modelos são capazes de corrigir a silhueta feminina, enfatizando as curvas e escondendo pequenas imperfeições. Este último estilo é especialmente popular entre os estilistas, pois afina ainda mais a silhueta.
Selecionando um modelo e tecido
Tatyana é uma saia ampla com diferentes tipos de pregas, com elástico, cinto ou pala. Esta é uma opção universal que se adapta perfeitamente à maioria dos estilos e looks. A versão clássica é uma saia com elástico. Ao costurar este modelo, os materiais mais utilizados são os que drapeiam facilmente: seda, chiffon, viscose. O cinto elástico pode ser colocado tanto por dentro quanto por fora, dependendo das características do modelo. Este estilo é frequentemente escolhido por costureiras iniciantes devido à sua facilidade de execução.
Saias com cinto são mais formais. Combinam bem com um traje profissional, combinadas com um blazer ou cardigan clássico. Um cinto ou fita contrastantes podem ser usados como detalhe. Estes últimos combinam perfeitamente com um visual romântico. O estilo com cinto combina com quem tem corpo tipo ampulheta.
Uma cava larga garante um ajuste confortável e bonito. Um cinto largo e rígido permite definir a cintura, bem como sua transição suave para os quadris. Este é um dos modelos mais femininos. Uma saia com cava é costurada com materiais mais densos que permitem que ela mantenha sua forma, resultando em um pouco mais de volume. Este fator deve ser levado em consideração ao escolher um modelo para uma imagem.
O esplendor necessário da Tatyana é dado por vários tipos de dobras. O tamanho e a quantidade dependem do material, bem como do método de costura do produto. Modelos com pala têm franzidos menos pronunciados do que, por exemplo, opções com cós elástico.
A saia Tatyana pode ser apresentada tanto na versão verão quanto na versão inverno. Tudo depende do tecido utilizado na sua produção:
- Algodão. Material natural com propriedades como respirabilidade, hipoalergenicidade e higroscopicidade. Ideal para o verão.
- Viscose. Um tipo de tecido sintético obtido pelo processamento da madeira. O material é acessível, tem bom caimento e tem um visual impressionante.
- Seda. Tecido de origem natural com alto grau de renovação de ar. Adequado para verões quentes, agradável ao corpo e com brilho nobre.
- Chiffon. Material fino e fácil de drapear. Adequado para costurar saias franzidas, mas devido à transparência, requer forro ou camadas. Existem tipos de chiffon com adição de fibras sintéticas e naturais.
Tatyana também fica ótima usando malha, jeans fino ou lã, ou renda. Além do material, uma costureira iniciante deve preparar as seguintes ferramentas antes do trabalho:
- faixa elástica (se fornecida pela modelo);
- alfinetes de costura (de segurança);
- tesoura de corte;
- fita de costura;
- agulha e linha;
- governante;
- giz ou um pedaço de sabão;
- ferro;
- máquina de costura
Segundo a versão mais difundida, a saia recebeu esse nome em homenagem à personagem principal do romance "Eugene Onegin", Tatyana Larina.




Determinação do número de dobras e cálculo do material
As dobras da saia diferem entre si na direção e no método de colocação:
- Unilateral. Um tipo clássico de dobra, disposta em qualquer direção, dependendo do estilo (geralmente para a esquerda).
- Contraponto. Um tipo de dobras unilaterais dispostas uma na direção da outra.
- Curvado. Reuniões dispostas a partir do meio em direções diferentes.
- Em forma de leque. Sobreposição de várias camadas de uma dobra sobre a outra, formando um leque quando puxada. Se a saia estiver muito volumosa, isso pode ser corrigido simplesmente passando a ferro.
Tatyana é uma das modelos mais básicas. Você pode costurá-lo em apenas 1,5 a 2 horas. O corte é simples. Primeiro, você precisa tirar as seguintes medidas:
- circunferência do quadril (CQ);
- circunferência da cintura (CC);
- comprimento do produto (PL).
Em seguida, decidem o tipo de dobra. As opções mais populares são a curva e a unilateral. Esta última opção é recomendada para costureiras iniciantes. A largura da dobra geralmente varia de 3 a 7 cm.
O principal indicador para calcular o número de franzidos é a circunferência do quadril. Adiciona-se uma margem a ela e, em seguida, o número resultante é dividido pela largura da prega selecionada. A maneira mais óbvia de explicar isso é com um exemplo. Dados iniciais: OB - 86 cm, largura da prega - 5 cm, margem - 4 cm. A fórmula ficará assim: quantidade = (OB + margem) dividido pela largura da prega, obtemos (86 + 4): 5 = 18 peças.
Independentemente do tipo de montagem escolhido para a saia, o consumo de material é o mesmo. A profundidade da dobra é igual a duas de suas larguras, portanto, a quantidade de tecido necessária será calculada usando a fórmula: (OB x 3) + 4 cm (sobremesa).

Nuances do corte
Para costurar uma saia franzida, não é necessário molde, pois o corte pode ser feito diretamente no tecido. O modelo não precisa de pinças. O formato do corte é um retângulo, onde o comprimento do produto é marcado ao longo da linha do veio e a largura ao longo da linha transversal.
Ao costurar um modelo com franzidos, a circunferência do quadril é multiplicada por um coeficiente especial, responsável pela plenitude da futura saia. Ele varia de 1,3 a 3,5 ou mais. Quanto mais denso o tecido, menor o coeficiente de plenitude.
As margens de costura devem ser adicionadas ao comprimento do produto: 1,5 cm ao longo da cintura e laterais, 6 cm ao longo da bainha. O modelo com cós elástico requer uma margem adicional para a largura do cordão. Ao costurar outros estilos de saias, o jugo ou o cinto são cortados separadamente. Após decidir a largura e o número de dobras, é necessário fazer as marcações diretamente no tecido. O resultado será um tecido dividido em listras verticais da mesma largura.
Antes de fazer as dobras, você precisa fazer a bainha na borda inferior do produto.
Para deixar mais claro como fazer dobras simples de um lado, vejamos um exemplo. Dados iniciais: largura da dobra - 5 cm, quantidade - 17 peças, OB - 90 cm, OT - 56 cm.
- Qualquer saia afunila em direção à cintura, então, para um melhor ajuste, você precisa calcular o fator de afunilamento. Subtraia a medida da cintura da medida do quadril: 90 – 56 = 34 cm.
- Dividimos o número resultante pelo número de dobras: 34: 17 = 2 cm.
- Como a dobra tem 2 lados, então 2: 2 = 1 cm.
O resultado é o valor pelo qual a profundidade dos elementos localizados na cintura aumentará. Assim, a largura das dobras na parte superior será de 7 cm e na parte inferior, de 5 cm.
Etapas de costura de modelos populares
A saia Tatyana é fácil de fazer, por isso este modelo costuma ser costurado em casa. Não é necessário ter experiência em costura. Qualquer menina pode manusear um produto assim, o principal é seguir todas as instruções da master class.
Elástico simples com franzidos
Uma saia com cós elástico é fácil de usar. É rápida e fácil de vestir e não requer nenhum trabalho adicional complicado: costurar um zíper ou cortar um cós separado.
Instruções passo a passo:
- marque um molde retangular com todas as margens necessárias no tecido e recorte-o;
- costure o tecido da saia ao longo da única costura lateral e passe-o a ferro;
- dobre o material ao longo da linha da cintura até a largura do cordão;
- o elástico da saia deve ser igual à circunferência da cintura menos 5-10 cm;
- dobre a parte inferior do modelo sobre a margem prevista;
- colocar um elástico;
- Passe o produto acabado com cuidado.
Se desejar, a borda da saia Tatiana com elástico pode ser decorada com renda, outro tipo de tecido ou viés.
Em um jugo para uma menina
Muitas costureiras se interessam em como costurar uma saia Tatyana com pala. Este modelo é frequentemente usado no desenvolvimento de uniformes escolares. Na verdade, o processo não é complicado, até mesmo uma costureira iniciante consegue costurar.
Instruções passo a passo:
- Pegue um molde pronto de uma saia reta clássica com pinças e transfira para o papel.
- Meça a altura do jugo a partir da borda superior. Para uma menina, 8 a 10 cm serão suficientes.
- Desenhe uma linha arqueada, recorte o molde e transfira-o para o tecido.
- Marque a bainha da saia no material - um formato retangular com margens, recorte-o.
- Dobre a borda do produto.
- Calcule e transfira dobras unilaterais para o molde.
- Prenda-os com alfinetes de segurança e costure, deixando 1-1,5 cm da borda superior.
- Prenda o jugo no centro da bainha e depois ao longo da borda superior.
- Costure na máquina, deixando uma margem de 1 cm.
- Costure a costura lateral até a marca de inserção do fixador.
- Costure o zíper e dobre a borda superior da peça.
Costurar uma saia Tatyana elegante com jugo é um pouco mais difícil do que a versão com elástico, mas também fica muito mais impressionante.
Na cintura com pregas de laço
Este é um dos modelos mais românticos, com lindas dobras em laço. O trabalho não é meticuloso, mas requer a máxima atenção.
Costuramos de acordo com as instruções passo a passo:
- Marque um retângulo no tecido com o comprimento do produto, largura e folgas necessárias pré-determinados.
- O molde do cinto é ainda mais simples: seu comprimento é igual à circunferência da cintura, com margem de costura (4-5 cm), e a largura pode variar de 2 a 5 cm. Ao cortar o tecido, esse valor será automaticamente dobrado, adicionando 1,5 a 2 cm de margem de costura.
- O cinto é colado por dentro com entretela, costurado, virado do avesso e passado a ferro.
- A bainha é cortada e dobrada ao longo da borda inferior.
- Determina-se o número de dobras. Calcula-se a largura. Para isso, divide-se a circunferência da cintura, com margem, pelo número de dobras.
- A profundidade é determinada subtraindo-se as tolerâncias e OT da largura total, após o que o indicador é dividido pelo número de dobras.
- As dobras são marcadas com alfinetes de costura, alinhavadas e costuradas a uma distância de 1 cm da borda superior.
- O tecido da saia é unido ao longo da costura lateral e um cinto é costurado.
O cinto pode ser feito de tecido contrastante, sobreposto com botão, colchetes ou botão.
Uma saia Tatyana simples e feminina combina facilmente com qualquer look. A variedade de modelos e cores permite que você use esta peça em diversas situações: de reuniões de negócios a encontros românticos.





Vídeo

 
                                    



































































