Princípios para a formação de um guarda-roupa básico, conselhos de estilistas e exemplos de composição

Guarda-roupa básico

Toda mulher se depara periodicamente com uma situação em que há uma enorme quantidade de roupas no armário, mas nada para vestir. Um guarda-roupa básico bem projetado ajudará você a esquecer esse problema para sempre – um designer de roupas universal, que as mulheres modernas apelidaram de "o Santo Graal da moda feminina". Na verdade, esse conceito esconde um número mínimo de peças clássicas ou neutras que combinam perfeitamente entre si e com qualquer outro look. Com um assistente tão "inteligente", você pode criar um visual para qualquer ocasião de forma rápida e fácil.

O que é

Um guarda-roupa básico é composto pelo estilo de vida de uma mulher e consiste nas peças que ela usa com mais frequência. Simplificando, as roupas que combinam com uma dona de casa serão inadequadas para uma mulher de negócios e vice-versa. Além disso, ao compor um conjunto de peças, você precisa levar em consideração a idade, o corpo e o tipo de pele da mulher.

As vantagens de um guarda-roupa feminino básico são:

  1. Consiste em um número mínimo de coisas práticas e universais.
  2. Grandes somas de dinheiro não são gastas na compilação do banco de dados.
  3. Todas as roupas que compõem um guarda-roupa ideal são 100% compatíveis entre si.
  4. Coisas básicas são adequadas para uso em qualquer situação.

Um guarda-roupa feminino bem selecionado é relevante em todas as épocas e estações – nunca sai de moda. E para mudar rapidamente o visual, complementá-lo ou atualizá-lo, são utilizados acessórios estilosos.

Ao contrário de um guarda-roupa cápsula, todos os itens de um guarda-roupa básico são universais. Podem ser combinados com qualquer outra peça de roupa. Geralmente, são peças monocromáticas, com texturas semelhantes. Em um guarda-roupa cápsula, as peças são selecionadas para áreas específicas da vida (para o escritório, casa, passeios, esportes, etc.), ou seja, esta é uma direção mais restrita.

Princípios de formação

Para criar um guarda-roupa básico, mas elegante, você precisa:

  1. Escolha o estilo que mais combina com você.
  2. Leve em consideração seu campo de atividade.
  3. Determine seu tipo de cor.

Além disso, existem outros princípios para a formação de um guarda-roupa básico para uma mulher moderna. Primeiro, ele deve ser composto para várias estações simultaneamente. Ou seja, deve incluir itens para uso no verão, no inverno e na baixa temporada. Assim, as roupas são selecionadas levando em consideração as características climáticas da região em que a mulher vive. Por exemplo, na Sibéria, para usar no frio, é apropriado incluir uma jaqueta de plumas na lista de itens universais. Já as sulistas podem se virar com parkas e casacos mais leves.

Em segundo lugar, o que exatamente deve constar em um guarda-roupa básico é determinado levando-se em consideração o estilo de vida de cada mulher. É necessário listar cada tipo de atividade levando em consideração o tempo gasto nela. A maneira mais fácil de fazer isso é em porcentagem. Por exemplo:

  • trabalho - 40%;
  • família (crianças, passeios, limpeza, cozinhar) - 40%;
  • esportes - 10%;
  • educação - 5% e assim por diante.

Com base nesses dados, é fácil determinar o que é relevante para uma mulher em particular. Por exemplo, se uma mulher passa a maior parte do tempo trabalhando no escritório e estudando, suas roupas devem corresponder a essa tendência, enquadrando-se no conceito de estilo profissional. Se uma mulher passa muito tempo em casa com a família, cuidando dos filhos e não se preocupando com a carreira, ela deve ter roupas simples e confortáveis ​​em seu guarda-roupa.

Cada item básico do guarda-roupa deve ser verdadeiramente necessário para uma mulher e adequado a ela aqui e agora. Tabu são roupas deixadas "para depois" na esperança de perder peso, conseguir um bom emprego ou esperar por um flashback da moda.

É importante que cada item possa ser combinado com pelo menos três outros itens. O estilo das roupas deve se adequar ao corpo da mulher, esconder suas falhas e destacar suas qualidades. Em geral, devem ser peças de estilo clássico.

Itens ultramodernos não podem ser incluídos no guarda-roupa básico, pois as tendências mudam com frequência e o que é relevante hoje será esquecido amanhã. Você deve comprar roupas das passarelas com consciência, escolhendo o que pode usar em qualquer época, e não apenas em uma estação específica.

Escolha o estilo que mais combina com você
Leve em consideração seu campo de atuação
Determine seu tipo de cor

Requisitos para elementos

Respondendo à pergunta de como montar um guarda-roupa básico, os estilistas observam que as roupas devem ser de boa qualidade, feitas de bom material, com costuras uniformes e fortes e cores neutras.

É desejável que todos os elementos sejam de uma única cor. Além disso, itens básicos devem ser decorados com o mínimo de detalhes, em geral – quanto menos detalhes, melhor. O design deve ser simples e conciso, podendo ser facilmente complementado com quaisquer acessórios, renovando ou mudando completamente o visual. As seguintes cores são preferíveis:

  • bege;
  • cinza;
  • branco;
  • preto;
  • marrom;
  • azul;
  • bordô suave.

Deve ser difícil determinar a direção do estilo pelas roupas; é melhor escolher as opções mais universais. Peças que só podem ser usadas no escritório ou exclusivamente para um passeio ou festa não são adequadas. Itens de guarda-roupa estilisticamente neutros são variáveis: hoje podem ser usados ​​para fazer compras, amanhã para o trabalho e depois de amanhã para um encontro com amigos em um café.

Roupas de qualidade em cores neutras
As opções mais versáteis
Decoração mínima, corte simples

Lista de coisas básicas

Ao fazer recomendações sobre como criar o guarda-roupa perfeito, os estilistas oferecem duas opções: uma lista mínima de itens adequados e uma lista extensa. Em qualquer caso, as roupas devem ser selecionadas individualmente. Uma opção que convém a uma mulher pode não ser adequada para outra, pois cada representante do sexo oposto tem seu próprio estilo de vida, tipo de corpo e até mesmo religiões diferentes que influenciam a escolha. Por exemplo, as mulheres muçulmanas têm suas próprias nuances:

  1. É necessário um capacete especial.
  2. Vestidos e saias longos.
  3. As mãos devem estar fechadas até o pulso.
  4. Saltos, roupas decotadas, ombros nus e shorts são proibidos.
  5. As roupas devem ser largas, não apertadas.

Com base na lista básica aproximada de itens, cada mulher pode escolher os itens que mais lhe agradam. O mínimo de roupas que deve ter no guarda-roupa:

  1. 2-3 vestidos de malha, estilo tubinho.
  2. Calças chino ou skinny, de preferência de algodão.
  3. Calça jeans clássica.
  4. Saia lápis, modelo alternativo - jeans.
  5. Jaqueta ou blazer.
  6. Cardigan (longo ou curto).
  7. Tops, blusas, camisas, coletes, camisetas de corte simples.
  8. Agasalhos: casaco, casaco de pele, jaqueta de plumas, jaqueta. Pelo menos uma peça para cada estação.
  9. Calçados: botas de meia estação (botas de cano curto), scarpins clássicos, tênis, sandálias.
  10. Chapéus: cachecóis, boinas, bonés.

Acessórios para a imagem feminina devem ser mencionados separadamente. Podem ser luvas, cachecóis, óculos de sol, relógios, cintos, bolsas. As joias de pescoço devem ser universais.

Estes são os itens que idealmente devem estar presentes no guarda-roupa de toda garota. Mães em licença-maternidade e mulheres de negócios podem adaptar a lista às suas necessidades. As primeiras devem ter roupas confortáveis ​​para passar tempo com a criança, caminhar, brincar e correr. Ao escolher os itens, a ênfase deve ser em calças confortáveis, jeans, camisetas e regatas que não sujam facilmente, jaquetas e tênis. Mulheres de negócios, ao fazer uma lista de itens básicos, devem prestar atenção às roupas de escritório: vestidos justos, sapatos, cardigans, blusas, calças clássicas e saias lápis.

Os homens também devem ter seu próprio guarda-roupa básico mínimo. Ele inclui:

  1. Blusa clássica de gola redonda (ideal para balconistas e empresários).
  2. Jeans escuro (para todos).
  3. 2-3 camisetas lisas (relevante para freelancers).
  4. Camisas leves (especialmente necessárias para empreendedores e funcionários).
  5. Terno clássico (não obrigatório para freelancers, mas definitivamente necessário para empresários e trabalhadores de escritório).
  6. Camisa xadrez (estilo informal).
  7. Cardigan de malha (para todos).
  8. Moletom (obrigatório para todos os homens).
  9. Botas de deserto, tênis.

Escriturários e empresários devem optar por sapatos e calças clássicas com vincos para o seu guarda-roupa básico. Freelancers podem dispensar essas roupas; opções de estilo casual são mais adequadas para eles.

Guarda-roupa de menina muçulmana
Guarda-roupa básico feminino
Exemplo de guarda-roupa básico masculino

Quais modelos escolher dependendo do seu tipo de corpo

Todas as figuras do belo sexo podem ser condicionalmente divididas em atléticas (“retângulo”, em forma de T, “maçã”) e femininas (“pêra”, “ampulheta”). Ao escolher itens do guarda-roupa feminino, é preciso levar em conta as características de cada tipo de corpo.

O tipo de corpo mais comum é o "pera". A função das roupas básicas, neste caso, é equilibrar a parte superior (ombros estreitos, peito pequeno) e a inferior (quadris largos). Saias e calças de corte simples em cores escuras são adequadas para esse propósito. As blusas devem ser leves, lisas ou com estampa clássica, decote oval ou quadrado e gola estilo jabot. Os casacos devem ser ajustados, os vestidos devem ser tubinho.

O corpo em formato de ampulheta é raro, sendo o mais harmonioso e proporcional. Para preservar a beleza natural da silhueta, recomenda-se que as meninas valorizem a cintura, sem sobrecarregar a parte superior e inferior do traje. Vestidos semi-ajustados, jaquetas curtas (acima do meio da coxa), blusas transpassadas e decotes em V são adequados para esse fim. Um corte solto e o mínimo de detalhes são bem-vindos. Para tops, é melhor escolher modelos com cavas americanas. Calças clássicas com flechas ou alargadas a partir do quadril. As saias devem ser alargadas.

Para tornar a silhueta retangular mais feminina, você deve destacar a cintura com roupas. Vestidos com cintos, de preferência em corte A, saias tulipa ou sol soltas são adequados para esse propósito. As calças devem ter, preferencialmente, bolsos de remendo, blusas e tops devem ser peplums. Um casaco com padrão geométrico deve ser escolhido. Calças retas com vincos ou calças boca de sino que começam no quadril são adequadas. Cardigans, encurtados ou, inversamente, alongados, combinam muito bem com mulheres com essa silhueta.

Meninas com silhueta em formato de maçã devem conseguir desviar a atenção da cintura com suas roupas, aumentando visualmente sua altura. Roupas justas e cintos não combinam com elas. Os vestidos devem ser simples, feitos de tecido grosso. Os casacos devem ser retos, com comprimento até o meio das coxas. As calças devem ser largas ou, ao contrário, afuniladas na barra. Saias em corte A, lápis, retas e envolventes são adequadas. Blusas devem ser escolhidas com cintura alta e tops clássicos com corte reto.

No guarda-roupa de mulheres com corpo em T, os itens devem ser femininos, valorizando a cintura. Jaquetas justas e de corte reto são a solução ideal. É melhor escolher calças com bolsos de aplicação nos quadris. Calças jeans - retas ou levemente largas. Tops e blusas devem ser o mais simples possível, sem detalhes desnecessários, abaixo do meio da coxa. Golas cortadas são adequadas. A parte de cima deve ser mais escura que a de baixo.

"Pera"
"Ampulheta"
"Retângulo"
"Maçã"
Em forma de T

Truques para escolher acessórios e sapatos

Para criar o máximo possível de looks interessantes, a lista de sapatos para montar um guarda-roupa básico deve incluir:

  1. Para o inverno: botas rasteiras clássicas, outra com salto, além de botas de amarrar em estilo masculino.
  2. Para a primavera: botas rasteiras, botins, tênis e botas de borracha.
  3. Para o verão: mocassins, scarpins de salto alto e bico fino, sandálias rasteiras.
  4. Para o outono: botas de camurça com salto, botas de estilo militar.

É impossível montar um guarda-roupa básico sem acessórios. Bolsas que toda mulher deveria ter:

  1. Couro, preto ou azul escuro, cinza, espaçoso.
  2. Uma pequena bolsa com uma alça de ombro ou uma corrente.
  3. Clutch de cetim ou guipura.

A base das joias deve ser composta por 3 acessórios: um relógio de estilo masculino, um colar (corrente longa + pingente) e uma pulseira larga de metal. Um cinto estiloso também é essencial. É melhor escolher cintos largos para vestidos e estreitos para calças. Opções têxteis são adequadas para o verão.

As luvas serão o destaque do look de inverno. Modelos longos de tricô combinam com casacos de pele e de manga curta.

Um guarda-roupa básico bem montado deve incluir cachecóis ou xales de cashmere. É desejável que tenham um degradê. A tonalidade do produto deve combinar com a cor dos olhos da mulher. Óculos de sol, por exemplo, devem ter lentes esfumadas.

Características do guarda-roupa certo levando em consideração a idade

O guarda-roupa básico de uma garota de 20 a 30 anos consiste em calças pretas clássicas, adequadas para o trabalho e os estudos, e dois pares de jeans — confortáveis, elegantes e modernos. Calças boyfriend são consideradas confortáveis, e jeans skinny são lindos. Uma camisa de corte masculino, que pode ser usada tanto no escritório quanto em um ambiente informal, é essencial. Uma camiseta branca versátil é relevante, combinando perfeitamente com saias, jeans e calças. Para a baixa temporada, vale a pena comprar uma gola alta, um blazer e uma jaqueta. Os produtos devem ser de boa qualidade, feitos com materiais de alta qualidade e monocromáticos.

Calças levemente afuniladas ou retas, com cintura alta ou média, são itens indispensáveis ​​no guarda-roupa de uma mulher de 40 a 45 anos. Elas podem ser usadas com uma camiseta branca oversized. Entre as saias, é melhor escolher uma saia lápis feita de tecido elástico e sem rugas. O mínimo necessário é um vestidinho preto. Para a primavera e o outono, vale a pena comprar golas altas em preto, bege ou branco. No inverno, você precisa de um suéter de tricô grande, cinza ou azul.

Os itens mínimos exigidos para uma mulher de 50 a 60 anos incluem:

  1. Saia em corte A feita de tecidos leves e fluidos.
  2. Vestidos clássicos de corte rigoroso, sem elementos decorativos chamativos.
  3. Calças retas feitas de tecidos naturais.
  4. Blusas feitas de materiais caros com decote fechado.

Meninas na faixa dos 20 e 30 anos podem incluir em seu guarda-roupa itens não apenas de cores universais, mas também de cores brilhantes e chamativas. A partir dos 40 anos, é melhor escolher roupas em tons neutros e calmos. E a partir dos 45 anos, é melhor evitar peças com decote profundo, ombros abertos e mangas curtas.

Se uma jovem fashionista quer parecer orgânica em coisas baratas, então uma mulher madura deve ser mais exigente com os materiais: roupas caras feitas de tecidos finos são preferíveis.

Guarda-roupa básico para uma menina de 20 a 30 anos
Guarda-roupa de uma mulher de 40-45 anos
Guarda-roupa básico para uma mulher de 50 a 60 anos

Selecionando um esquema de cores dependendo da estação

Dependendo da estação, os itens básicos do guarda-roupa são selecionados por cor. Tons delicados e arejados são adequados para a primavera:

  • pêssego claro;
  • hortelã;
  • lavanda;
  • amarelo claro;
  • creme;
  • cinza.

Há tantas cores adequadas para o verão que você nem consegue contá-las: todas são tons vibrantes, ousados, ensolarados, marinhos e naturais. Mas o tom oficial da estação quente é o branco. Combina perfeitamente com qualquer paleta de cores, o que significa que você pode criar muitos looks diferentes com base nele. Além disso, vale a pena incluir no guarda-roupa clássico de verão roupas em cores como:

  • cítrico;
  • azul;
  • tangerina;
  • fúcsia;
  • rosa;
  • turquesa.

O outono é famoso por suas cores lindas e suaves. Nesta época do ano, roupas em tons neutros e calmos parecem harmoniosas. Exemplos de cores:

  • cáqui;
  • roxo;
  • beringela;
  • mogno;
  • laranja suave;
  • café;
  • mostarda.

O guarda-roupa básico de inverno de toda menina deve incluir roupas em cores intensas e intensas. Por exemplo, creme, safira e tons de chocolate. Marsala, carmim, preto, cinza e roxo escuro também são adequados.

As peças principais do guarda-roupa básico devem ser das cores listadas acima. Outros tons mais vibrantes e vibrantes podem ser usados ​​em acessórios e joias. Mas é importante lembrar que a moda para muitas cores muda rapidamente e, em uma determinada estação, elas podem já estar fora de moda.

Depois de criar um guarda-roupa básico, você pode esquecer o problema de escolher roupas por vários anos. Basta comprar itens de boa qualidade que estarão na moda por anos. No entanto, você ainda terá que seguir a moda, pois looks espetaculares e estilosos baseados em roupas clássicas só são obtidos com a ajuda de acessórios interessantes e joias caras.

Primavera
Verão
Outono
Inverno

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios