Regras para formar um guarda-roupa cápsula, coleção passo a passo para mulheres e homens

Guarda-roupa básico

Muitos homens e mulheres têm dificuldade em compor looks casuais, profissionais e outros, apesar de seus armários estarem literalmente abarrotados de roupas. Um guarda-roupa cápsula, composto por peças bem escolhidas, ajudará a resolver o problema. Quando combinados com sucesso, eles enfatizarão favoravelmente as qualidades de quem os usa e facilitarão significativamente a tarefa de escolher uma roupa para qualquer ocasião. Esta é uma excelente solução para facilitar a vida, economizar tempo e estar sempre estiloso, de acordo com as tendências atuais.

O que é

Apesar da natureza generalizada e popular do guarda-roupa cápsula, nem todas as pessoas sabem o que é. O conceito, por sua vez, denota uma forma moderna de organizar roupas. A essência reside na criação das chamadas cápsulas, que incluem de 6 a 12 itens, além de sapatos e acessórios. A principal característica é que cada elemento se harmoniza perfeitamente com os demais.

Graças a uma combinação competente e cuidadosamente pensada de coisas, uma cápsula permite que você crie de 10 a 15 looks originais.

Simplificando, uma cápsula é um conjunto de modelos unidos por um motivo ou estilo. Cada elemento combina bem com o outro. Este conceito não deve ser confundido com um look – uma imagem completa que inclui roupas, sapatos, acessórios adicionais, maquiagem e cabelo.

As vantagens deste método incluem:

  1. Menos tempo gasto na criação de um visual estiloso. Com um guarda-roupa cápsula, você não precisa mais pensar em combinações perfeitas de peças, pois todas combinam perfeitamente.
  2. Economize dinheiro. Ao criar cápsulas, você não precisa mais comprar roupas que nunca saem do armário de repente. Cada compra é um passo lógico e bem pensado.
  3. Liberando espaço. O método é ideal para apreciadores do minimalismo. O princípio de criar um guarda-roupa não se baseia na quantidade, mas na variabilidade dos conjuntos.

Um guarda-roupa funcional ou elegante é sempre composto por várias cápsulas, em média, de 7 a 9. Primeiramente, são criados conjuntos universais para cada estação: verão, inverno, baixa temporada. Opções situacionais são pensadas para uma ocasião ou evento específico. Os tipos mais comuns de cápsulas são: esportivas, para a noite, para o trabalho, para viagens e para o ritmo urbano.

Liberando espaço no armário
Reduzindo o tempo necessário para criar uma imagem
Economizando dinheiro

Variedades

As necessidades e possibilidades de cada pessoa são individuais. Por isso, existem vários tipos de guarda-roupa cápsula para mulheres e homens:

  1. Minimalista. Inclui apenas uma cápsula, que ocupa o mínimo de espaço. Inclui itens básicos que refletem o tipo principal de atividade. O número de elementos pode chegar a 12, excluindo agasalhos e sapatos. O destaque principal neste caso são os acessórios que podem refrescar o visual. A opção é ideal para pessoas racionais que costumam viajar, em viagens de negócios ou em trânsito.
  2. Ideal. Algumas pequenas cápsulas situacionais são adicionadas ao guarda-roupa minimalista: 2 a 4. Ideal para pessoas que praticam diferentes atividades ou preferem mudar de visual com frequência.
  3. Máximo. Inclui conjuntos para todas as ocasiões, compostos por cápsulas situacionais completas, cujo número não é limitado por nada. Adequado para pessoas que precisam de uma grande quantidade de itens. Mulheres e homens ocupados vão adorar, pois permite encontrar combinações harmoniosas rapidamente sem perder tempo.

Todos os tipos de cápsulas têm vantagens e características únicas - cada pessoa poderá escolher a opção ideal para si.

Mínimo
Ótimo
Máximo

Cápsula básica

É importante distinguir entre um guarda-roupa básico e um guarda-roupa cápsula. O primeiro consiste em itens universais que podem ser usados ​​em qualquer ocasião. O segundo envolve a divisão das roupas de acordo com o ramo de atividade ou uma situação específica. Com a ajuda dele, você pode criar conjuntos para o escritório, eventos noturnos ou para o dia a dia.

A cápsula pode incluir uma grande variedade de roupas. Por exemplo, o guarda-roupa de uma mulher de 30 anos será composto pelos seguintes itens:

  1. Saia. Pode ser modelo midi ou cropped, evasê, plissada ou lápis, tudo depende das características do seu biotipo.
  2. Calças. Retas, afuniladas, longas, culotes ou boca de sino.
  3. Jeans. O estilo é selecionado de acordo com a silhueta.
  4. Jaqueta. Deve combinar com calças, vestidos e jeans.
  5. Cardigan. Peças longas são universais.
  6. Blusa. Combina com uma variedade de coisas.
  7. Vestido. Modelos retos semi-ajustados e trapézios são adequados.

Uma cápsula de guarda-roupa pode incluir de 6 a 12 itens, excluindo sapatos, bolsas e acessórios. Quanto às soluções de cores, a paleta deve ser uniforme para que os elementos combinem entre si. 2 a 3 tons neutros e vários tons vibrantes de destaque são ideais.

Combinação de cores

Ao criar um guarda-roupa cápsula, é permitido usar até 3-4 tons. Alguns itens em tons pastel e claros são essenciais: bege, leitoso, cinza. Você precisará de mais 2 a 3 itens em uma paleta suave: verde-escuro ou marrom. Um guarda-roupa para uma jovem de 20 anos não pode prescindir de detalhes expressivos, então adicione alguns itens vibrantes. Pode ser uma jaqueta amarela ou uma saia vermelha. Cores alegres harmonizam perfeitamente com tons pastéis e suaves, então o processo de combinação não é um problema.

A formação das cores é baseada em esquemas especiais. Existem quatro deles:

  1. Monocromático. Inclui nuances e tons de um setor do círculo cromático. Caracterizado pela contenção da paleta, permite criar imagens nobres e elegantes. Uma gama neutra é usada como complemento.
  2. Complementar. Consiste em duas cores opostas que se realçam mutuamente, criando um efeito visual vibrante. Com este esquema, você pode criar combinações dinâmicas, atraentes e memoráveis. As cores apresentadas não precisam ser necessariamente chamativas; é possível trabalhar com tons suaves e calmos.
  3. Complementar Dividido. Neste caso, uma das cores opostas é substituída por um par de cores próximas. É usado para criar imagens alegres e lúdicas, mais agradáveis ​​à vista do que o esquema complementar.
  4. Tríade. Implica uma combinação de 3 cores igualmente espaçadas em um círculo.

Os esquemas listados ajudam na escolha de cores que combinam. Com base em combinações bem-sucedidas, você pode criar uma cápsula ideal: para o dia a dia, para o escritório ou para as festas.

Regras básicas de formação

Antes de criar um guarda-roupa cápsula, é necessário se preparar e esclarecer quais itens se adequam às características individuais do corpo, estilo de vida, tipo de cor e estilo. Para isso, utiliza-se uma lista de regras específicas:

  1. Crie uma tabela de atividades. Você precisará de caneta e papel. Desenhe um círculo na folha e divida-o em áreas de atividade: trabalho, treinamento esportivo, lazer, cinema e cafés, eventos noturnos. O tamanho das células depende de quanto tempo é dedicado a cada item. Se o trabalho estiver em primeiro lugar, a posição de liderança é dada às roupas de escritório; se o lazer e a família, às roupas casuais e elegantes.
  2. Definição da direção de estilo. Elegância, contenção e apresentabilidade são importantes para os clássicos; inocência, ternura, feminilidade e graça são importantes para os looks românticos. Looks dramáticos são carregados de sexualidade, impacto e ostentação, enquanto looks naturais são carregados de conforto, liberdade de movimento e facilidade. O estilo esportivo é atraído pelo movimento, simplicidade e energia.
  3. Escolha um estilo e corte com base no seu tipo de corpo. Os itens incluídos em um conjunto cápsula devem destacar suas melhores características e mascarar suas imperfeições. Conjuntos "pera" combinam com blusa clara e calça escura, camisas com mangas bufantes e babados e decote profundo quadrado ou oval. O tipo "maçã" é recomendado para roupas que alongam a silhueta: vestidos retos ou de cintura alta, saias assimétricas. Modelos "retângulos" devem evitar peças esvoaçantes; é melhor substituí-las por calças largas com bolsos de aplicação, e a cintura é sempre enfatizada com alças. Modelos "triângulos invertidos" combinam com modelos drapeados, uma combinação de blusa escura com calça clara. Modelos "ampulheta" não precisam de correção.
  4. Uma paleta de cores baseada no seu próprio tipo de cor. Tons vencedores para a "primavera": dourado, pêssego, verde-choque, bege; para o "outono": amarelo, azul, roxo, vermelho, marrom, laranja. O tipo verão ficará mais vibrante com roupas cinza, cereja e azul, o tipo inverno - com roupas bordô, preto, rosa e branco.

Regras básicas ajudarão você a descobrir por onde começar ao criar um guarda-roupa básico. Levando em consideração as características individuais da aparência, as roupas realçarão a silhueta de quem as veste com mais eficácia.

Quadro de ocupação
Seleção baseada no tipo de corpo

Definição de direção estilística
Paleta de cores levando em consideração o tipo de cor

Montagem da cápsula passo a passo

Cada cápsula é formada com base em um item básico. Para looks de negócios, pode ser um terno, para looks casuais, uma saia ou calça, e para looks de noite, um vestido elegante. O restante das roupas, acessórios e sapatos são selecionados de acordo com o estilo, corte e cor. Para facilitar a criação de um guarda-roupa, vale a pena usar uma opção passo a passo para a coleta:

  1. Base. Dependendo da finalidade das cápsulas, vestidos, shorts, calças ou ternos formais podem servir de base. Calças jeans podem ser usadas como exemplo.
  2. Seleção de peças básicas. Peças neutras são adicionadas à base: um suéter, uma blusa ou um moletom. Vale a pena dar preferência a peças de uma só cor que sejam fáceis de combinar. Uma camisa xadrez, uma gola alta de uma só cor e uma camiseta branca são adicionadas.
  3. Escolha de calçados. Jeans combinam com qualquer modelo: sapatos ou botinhas com salto agulha, plataforma, salto grosso, tênis, sandálias.
  4. Expandindo a base. Só jeans não basta para criar uma variedade de looks, então vários itens intercambiáveis ​​são adicionados: uma saia, calças largas, macacão, um vestido de verão ou shorts.
  5. Ampliando o guarda-roupa básico. Para looks expressivos e modernos, é necessário escolher um substituto digno para os itens adicionais. Uma camiseta pode ser substituída por uma regata de cor diferente, um colete por uma jaqueta de couro ou jeans pintada em tons suaves, e um Converse por tênis sem cadarço.
  6. Seleção de acessórios. Bolsa, brincos, óculos, cinto, chapéu, cachecol e outros atributos devem combinar com o esquema de cores do guarda-roupa. Os detalhes devem se encaixar harmoniosamente na imagem.
  7. Adicionando detalhes. A cápsula finalizada precisa adicionar mais uma ou duas cores ou estampas. Esses itens podem não combinar com os demais, mas se tornarão o destaque de vários conjuntos. A solução mais simples é usar um cachecol ou xale com um padrão e cores originais.

Não é recomendado usar mais de 3 acessórios em um look: uma bolsa, óculos de sol e um relógio serão suficientes.

Urdidura
Coisas básicas
Sapato
Base estendida
Expandindo seu guarda-roupa básico
Acessórios
Adicionando detalhes coloridos

Exemplos de composição

Às vezes, os fashionistas modernos enfrentam dificuldades por não saberem como abordar a seleção de peças para um guarda-roupa cápsula. Exemplos específicos ajudarão a resolver o problema: uma cápsula básica para homens e uma de verão para mulheres.

Para homens

Um conjunto básico de itens casuais combina com qualquer representante do sexo forte. Inclui:

  • jeans azul reto;
  • calça chino bege;
  • três camisas: clássica, jeans, xadrez, manga curta;
  • um par de camisetas lisas: branca e vermelha;
  • blazer preto;
  • um cardigã de malha grossa tingido em tons escuros;
  • duas correias: larga e estreita;
  • sapatos pretos clássicos;
  • tênis de cor neutra.

Um guarda-roupa cápsula composto por 9 peças de roupa, um par de cintos e dois tipos de sapatos serve para criar mais de 40 looks interessantes. O uso racional dos itens ajudará você a estar sempre estilosa.

Para mulheres

A cápsula de verão é formada por roupas destinadas principalmente ao lazer. Em climas quentes, o branco é usado ativamente, enquanto tons pastel brilhantes, alegres e calmos são apropriados. O guarda-roupa incluirá:

  1. Vestidos. Um modelo leve e estampado para o dia a dia. Outra opção interessante é um look com gola Peter Pan.
  2. Blusas. Brancas com cortes inusitados, peças em vermelho vivo e amarelo são adequadas para passeios festivos e do dia a dia. A polo preta está relacionada ao estilo esportivo, mas também é apropriada para looks de escritório.
  3. Camisa. Uma peça versátil, adequada para o trabalho e o lazer. Recomenda-se escolher modelos que não sejam muito justos.
  4. Shorts. Preto tradicional e cores claras e brilhantes.
  5. Jeans. Azul, skinny, cintura alta.
  6. Calças. Brancas e largas, você pode considerar opções mais curtas.
  7. Saia. Peças midi com estampas inusitadas dão um ar feminino.
  8. Casacos. Cardigan ou jaqueta preta. Jaqueta brilhante de corte masculino.
  9. Sapatos. Sandálias de salto agulha escarlates, sapatilhas pretas, alpargatas com salto baixo, tênis brancos ou tênis.

O exemplo sugerido ajudará na hora de montar um guarda-roupa de verão. Nas férias, você pode experimentar estampas com segurança: bolinhas, listras, estampas florais.

Características da compilação levando em consideração a estação

Ao criar um guarda-roupa cápsula do zero, as estações do ano são sempre levadas em consideração. Outros fatores importantes incluem o tipo de atividade, o meio de transporte, o número de viagens, as condições climáticas e as preferências de estilo. Um conjunto especial de itens é selecionado para cada estação:

  1. O guarda-roupa de inverno não é muito diversificado. A base é representada por agasalhos, sapatos quentes e acessórios adicionais: luvas, cachecóis, gorros. Os detalhes são colocados usando diferentes texturas de materiais: couro, lã, caxemira, pele. A cápsula pode incluir um casaco, um vestido de malha, um moletom simples, um suéter com um padrão original, calças de couro e isolamento, botas e um cachecol.
  2. Um guarda-roupa cápsula para a primavera é caracterizado pela jovialidade e pelo romantismo. O período de despertar da natureza é ideal para experimentar looks, utilizando as tendências atuais. A ênfase é colocada em tons claros e chamativos. Um guarda-roupa cápsula pode consistir em calças brilhantes, uma camisa branca, um moletom simples, uma blusa de cor vibrante, uma saia de renda, uma capa de chuva e sapatos de salto agulha.
  3. Um guarda-roupa cápsula para o verão é caracterizado pela presença de um grande número de itens para o lazer. São todos os tipos de blusas, camisetas, vestidos, saias, vestidos de verão e maiôs. Roupas de cores claras e vibrantes e estampas variadas são procuradas. Uma cápsula pode incluir um vestido e saia femininos, uma blusa, uma camiseta, shorts jeans, sandálias com sola tratorada, um biquíni e uma bolsa com alça.
  4. O guarda-roupa de outono é composto por conjuntos complexos, cores ricas, texturas contrastantes e camadas. A coleção cápsula é composta por um casaco de tweed, um vestido midi tubinho, uma saia de couro, um suéter de tricô, uma camisa original e botas de camurça.

Graças aos exemplos de guarda-roupa cápsula, cada mulher poderá escolher a melhor opção para si. Se necessário, são feitas alterações com base nas preferências de gosto, características do corpo ou tipo de cor individual.

Primavera
Inverno
Verão
Outono

Conselhos de estilistas

O primeiro passo para racionalizar seu guarda-roupa é uma seleção cuidadosa. Peças que não combinam com seu corpo ou cor devem ser descartadas imediatamente. As peças restantes são dispostas de acordo com as esferas da vida real, não com as desejadas. Portanto, se uma mulher faz trabalhos domésticos e o guarda-roupa está cheio de vestidos, blusas e jaquetas de trabalho, ajustes precisarão ser feitos.

Recomenda-se verificar a disponibilidade de cápsulas prontas no guarda-roupa. Se as roupas da mesma área combinarem perfeitamente, com 2 ou 3 peças intercambiáveis, tudo ótimo. Caso contrário, você terá que comprar peças adicionais.

Não é recomendável renovar o guarda-roupa no meio da estação; é muito mais conveniente fazê-lo com antecedência. Cerca de duas semanas antes do início do inverno ou do outono, é necessário fazer uma revisão e determinar o que está faltando. Ao escolher os sapatos, leve em consideração o tipo de atividade e a estação do ano. Scarpins e botins clássicos são adequados para o escritório, sandálias para o lazer, tênis ou botas para caminhadas. Para os homens, sapatos e botas tradicionais são ideais, e mocassins são para o verão.

Uma cápsula é uma ótima solução para criar um guarda-roupa funcional e prático. Com apenas 10 a 12 peças que combinam bem, você pode criar muitos looks originais. Ao escolher as roupas, você precisa considerar a estação, as cores, o estilo e a área de atuação da pessoa.

Deve-se levar em consideração o campo de atividade e a época do ano
Seleção cuidadosa

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios