Como costurar bonés de diferentes modelos, master classes simples

Como fazer

O boné é um acessório de cabeça único, parte do uniforme de diversas unidades das Forças Armadas. Também é usado como complemento ao uniforme distintivo de representantes de algumas profissões civis. Nem todo mundo sabe costurar um boné com as próprias mãos. Mas este acessório pode ser útil para diversos fins: uma peça de teatro escolar, um baile de máscaras, apresentações festivas de 9 de maio.

Características do produto

Este boné, achatado nas laterais, era originalmente usado como acessório de cabeça pelos pilotos do corpo de oficiais das tropas de aviação do Império Russo. Daí o nome, derivado da palavra "piloto". É um chapéu compacto feito de material macio. No meio, há uma dobra, permitindo um formato plano. Há muitas opções de decoração: placas de pertencimento às Forças Armadas de um determinado país, bordas coloridas, emblemas corporativos.

Os bonés de piloto também são usados ​​nos uniformes de cadetes de escolas militares e policiais, bem como de representantes das seguintes profissões:

  • policiais;
  • aeromoças;
  • vendedores;
  • cozinheiros.

Além da função puramente prática e decorativa, os bonés também têm uma função informativa: os emblemas, a cor principal e o tom da borda deixam claro a qual ramo das forças armadas o usuário do chapéu pertence. A ideia foi adotada por grandes companhias aéreas e supermercados – cores e logotipos corporativos adornam esse elemento do uniforme.

Muitas vezes, esse tipo de toucado serve como acessório em apresentações amadoras escolares, especialmente em celebrações dedicadas à Grande Vitória. E em bailes de máscaras, matinês infantis e concertos em homenagem ao Dia do Defensor da Pátria, o gorro é tão popular que se torna difícil obtê-lo na véspera do feriado. Então, a solução é fazê-lo você mesmo. Inúmeras masterclasses sobre recursos temáticos ajudarão você a descobrir como costurar um gorro. A intensidade do trabalho do processo depende em grande parte do material selecionado, o que pode tanto complicar quanto facilitar significativamente o trabalho.

Do Chef
Policial
Vendedores
Comissários de bordo

Materiais e ferramentas

Tecidos densos que conseguem manter sua forma são usados ​​como base para o futuro produto. A exceção são as opções de verão, especialmente para crianças: elas são costuradas com material leve e respirável, em cores claras. Linho grosso e algodão são adequados para esse fim, pois produzem gorros que mantêm sua forma e permitem a livre circulação do ar e da evaporação. Os principais critérios de seleção são: cor adequada, textura lisa do tecido e densidade. Os materiais mais bem-sucedidos para gorros são:

  • pano;
  • linho duro,
  • algodão grosso;
  • sentido;
  • camurça;
  • drapejar.

Ao escolher um material, vale a pena considerar não apenas a estação e a idade de quem o usa, mas também a finalidade. Se o produto for estilizado como um boné militar, é melhor usar um tecido com uma cor cinza-esverdeada característica. Para um marinheiro, vale a pena usar algodão em tons de azul; um cocar sedutor para uma pequena aeromoça pode ser costurado de camurça. Um produto de feltro é uma excelente solução em situações onde há pouco tempo e habilidade de uma costureira, pois mantém bem sua forma, é fácil de trabalhar e não requer costuras de borda.

Um suporte adesivo ajudará a simplificar o trabalho com material insuficientemente denso. A fita adesiva facilita muito o processo de costura.

Usando o suporte adesivo você pode:

  • dê à tampa um contorno claro;
  • é fácil colar as partes do fundo, formando dobras distintas;
  • para apertar as bordas do produto, ajudando a manter sua forma.

Para costurar um quepe de piloto com as próprias mãos, tanto para uma criança quanto para um adulto, você precisará de um conjunto de ferramentas essenciais. Ele inclui acessórios de medição (fita métrica de alfaiate, régua), tesoura, giz ou um pedaço de sabão para marcar e uma máquina de costura.

Cortina
Linho duro
Camurça
Algodão grosso
Pano
Sentido

Medidas necessárias e preparação do molde

O próximo passo exigirá moldes. Eles já vêm prontos com as medidas necessárias. Existem também calculadoras de moldes em diversos recursos dedicados ao artesanato: basta inserir suas próprias medidas e imprimir a versão finalizada. O modelo desse enfeite de cabeça é simples, então você mesmo pode fazer o molde.

O molde mais simples de um quepe de soldado consiste em três tipos de partes: uma base quadrangular, uma parte inferior e uma faixa. Para criar um desenho, você precisa de:

  1. Meça a circunferência da cabeça.
  2. Decida a altura do produto (geralmente não mais que 11 cm).
  3. Desenhe a primeira parte do boné: um retângulo com base igual à circunferência da cabeça dividida por dois. Adicione meio centímetro para o erro de ajuste. Os lados são iguais à altura do produto. Arredonde a segunda base no diagrama: meça dois pontos a uma distância de 2,5 cm da borda superior e das laterais. O resultado é um trapézio com a parte superior arredondada, com uma diferença de 5 cm no comprimento das bases.
  4. A faixa é construída usando o mesmo princípio, com a única diferença de que a altura total é 2 cm menor e o recuo das pontas da base superior é de 1,5 cm.
  5. A terceira parte é a parte inferior. É uma forma oval pontiaguda nas extremidades, cujo lado corresponde ao comprimento da parte superior do boné.

Em seguida, o molde é recortado e transferido para o tecido. Moldes para outros tipos de bonés são criados de forma semelhante. Há apenas pequenas diferenças de design, como as lapelas ou o formato da parte inferior.

Medir a circunferência da cabeça
Construa os detalhes da tampa

Instruções de costura dependendo do modelo

Na maioria das vezes, para festas temáticas, apresentações escolares e fantasias de feriado, são costurados quepes de soldados. Não menos populares são os cocares de aeromoças, pioneiros e marinheiros. Costuramos todos os produtos de acordo com as instruções e a imagem escolhida.

Pioneiro

O boné vermelho de pioneiro não é de forma alguma uma relíquia do passado soviético que só pode ser necessária para uma apresentação. Em algumas escolas e acampamentos esportivos, ainda é parte integrante do uniforme. Nesse sentido, pode ser considerado uma homenagem ao movimento histórico e à moda de resgate de certas tradições. Portanto, saber como costurar um quepe de pioneiro pode ser útil.

O uniforme clássico é muito simples de fazer. Ao contrário do uniforme de soldado, falta-lhe a parte superior – a inferior – o que simplifica bastante a produção. É costurado em tecido vermelho, sem um avesso distinto. Se a densidade do material for insuficiente, pode-se fazer uma camada dupla. A costura é feita da seguinte forma:

  1. Tire as medidas da circunferência da cabeça. Adicione um centímetro ao valor resultante para dar uma margem.
  2. Prepare um molde. O boné Pioneer consiste em duas partes retangulares, cujo comprimento é igual à metade da circunferência da cabeça, e as laterais têm a altura do produto. Neste caso, você deve adicionar uma margem de 5 cm à profundidade do ajuste para que o modelo se ajuste perfeitamente.
  3. Transfira os moldes para o tecido. A parte recortada deve ser contornada com giz ou sabão. Deixe pelo menos três centímetros na parte inferior para as lapelas, que são típicas deste modelo.
  4. Recorte. Usando uma tesoura afiada, corte cuidadosamente dois pedaços (ou quatro, se o tecido não for grosso o suficiente).
  5. Faça as linhas de acabamento. Costure as partes do boné, da parte superior e das laterais, à lapela, sem esquecer das margens.
  6. Passe o ferro nas lapelas.
  7. Costure o forro nas bordas inferiores.

O boné pronto pode ser decorado. Há diversas opções de decoração: emblemas prontos, listras. Emblemas bordados ou aplicados ao tecido com um marcador especial também são usados.

Dobre um pedaço retangular de tecido e costure as laterais
Você pode adicionar um forro

Dia do Soldado - 9 de maio

Esta é a opção mais popular para autocostura, já que até 9 de maio os produtos prontos desaparecem rapidamente das prateleiras. Por esse motivo, mães e avós de muitas crianças em idade escolar precisam se sentar diante da máquina de costura. O molde do boné é primeiro transferido para o tecido. Em seguida, a ordem das ações é a seguinte:

  1. Fazemos o corte (4 peças de faixa, 2 peças de base, 1 peça de fundo).
  2. Marcamos o verso de cada peça com uma cruz discreta para facilitar o trabalho.
  3. Alinhavamos a parte inferior com a base sobre o fio, avesso com avesso.
  4. Costuramos ao longo da linha de alinhavo e fazemos um ponto longitudinal na parte inferior.
  5. Costure as laterais do produto. Em seguida, passe a peça a ferro, prestando atenção especial à costura longitudinal na parte inferior.
  6. Costuramos as laterais das faixas em pares, viramos uma delas do avesso e dobramos as partes resultantes com os lados direitos voltados um para o outro.
  7. Costuramos as bordas superiores. Fazemos um ponto de vista frontal, virando a peça do avesso.
  8. Prendemos a faixa e a base com agulhas nas bordas inferiores e costuramos. Costuramos as lapelas do boné.
  9. Viramos do avesso para que a faixa fique para fora e passamos a ferro.

O boné pronto para a criança deve ser decorado com uma estrela vermelha tradicional. O ideal é usar emblemas originais, fixando-os na frente. Se não tiver, você pode bordar com linhas vermelhas ou fazer um aplique de tecido brilhante escarlate. Um pedaço de feltro serve, do qual você precisa recortar uma estrela e colá-la com uma pistola. O boné militar está pronto.

Desenhe um padrão
Recorte os detalhes
Conecte as peças #2 e #3
Costure-o
Costure as laterais
Vire do lado direito para fora
Conecte as peças #1
Insira um no outro e costure ao longo da borda
Vire do lado direito para fora, passe a ferro e costure a linha de acabamento
Conecte as partes superior e inferior
Prenda com uma costura
Produto acabado

Cocar de aeromoça

A característica distintiva é um corte menos profundo. O chapéu deve ficar quase na altura da coroa. O design da faixa é tal que a parte frontal é mais estreita, o que permite que o adorno de cabeça cubra a testa de forma sedutora.

Antes de costurar um boné de comissária de bordo, você precisa escolher o material. A principal condição é que ele seja denso o suficiente. A cor é selecionada de acordo com a paleta de cores de todo o traje (jaqueta, saia). Não é necessário combinar completamente, mas é importante adicionar um adorno da mesma cor à imagem da menina: debrum nas mangas da camisa ou um cachecol no tom do chapéu. Como tecido para costurar esse acessório, ao contrário de um boné militar, pode-se usar camurça de diferentes cores e caimento. Passo a passo, o processo de fabricação é assim:

  1. Crie um diagrama. O padrão do quepe de aeromoça é semelhante ao do soldado, mas também apresenta diferenças no número e no tamanho das peças. Você precisará de duas peças da faixa (além da base), além de uma peça da parte inferior. Para uma circunferência da cabeça de 52 cm, você precisa de uma base de 21 x 8 cm com recortes de 1,5 cm na parte superior, nas laterais e na parte superior. A faixa é ligeiramente mais longa e estreita (26 x 6 cm) com um chanfro angular de 1,5 x 1 cm (em um dos lados). A parte inferior é oval uniforme com diâmetros de 6 e 22,5 cm.
  2. Transfira os moldes e recorte a tampa. É importante lembrar das margens.
  3. Em seguida, costure a base à parte inferior com a borda superior. Não toque nas laterais ainda.
  4. Costure a faixa com a borda inferior na borda inferior da base. Costure a parte superior e, em seguida, costure as laterais das peças. Vire o produto para o direito e passe a ferro.

A decoração consiste em costurar uma borda contrastante nos produtos acabados. Você pode usar um distintivo de piloto - asas prateadas. Outra opção é baixar o distintivo da Aeroflot, imprimi-lo em papel autoadesivo e colá-lo na lateral. Um quepe de aeromoça feito em casa completará o visual festivo.

Padrão
Recorte os detalhes
Costure a peça C em duas peças B
Costure as partes A juntas
Costure os detalhes A na parte central
Vire do avesso e passe a ferro

Boné de marinheiro

O padrão do quepe de marinheiro é quase indistinguível do quepe de soldado, exceto pela costura justa semelhante das peças, como no caso do cocar da aeromoça. O quepe de marinheiro apresenta muito mais diferenças. Pode ser costurado em tecido brilhante, como crepe de cetim, gabardine e entretela densa. As instruções de fabricação passo a passo são as seguintes:

  1. Você pode recortar os detalhes ao mesmo tempo em que tira as medidas. Uma tira de papel de 5 cm de espessura deve ser enrolada em volta da cabeça da criança, dobrando-a em forma de anel. Marque o local de fixação e corte o excesso de comprimento. O molde da faixa está pronto.
  2. Corte a parte inferior e a coroa da entretela, usando as dimensões. O raio interno da circunferência da coroa é igual ao comprimento da faixa resultante, dividido por dois. Some sete centímetros ao valor encontrado para obter o raio externo. Corte a parte inferior como um círculo sólido com uma circunferência igual ao raio externo da coroa. Pegue a faixa com o dobro da largura (10 cm).
  3. Aplique a entretela em forma de faixa na gabardine azul e cole com ferro quente. Corte as bordas excedentes, adicionando 1 a 1,5 cm de margem.
  4. Prenda a coroa e a base no cetim crepe branco com um ferro de passar e apare (deixando uma margem).
  5. Passe bem todas as peças resultantes ao longo das dobras (se houver) e costure.
  6. Em seguida, costure todos os detalhes do lado avesso – a faixa na coroa, a coroa na parte inferior.

O quepe de marinheiro pronto deve ser virado do lado direito e passado a ferro. Use duas fitas costuradas nas costas como decoração, bem como apliques de âncora na frente da coroa. Se você não tiver um pronto, recomenda-se fazer um com materiais descartados (feltro, tecido). Você também pode costurar palavras contrastantes ("marinha", "almirante", nomes engraçados de navios).

Faça um padrão
Recorte os detalhes do entretela
Cole o entretela na gabardine azul e recorte a faixa
Cole a parte superior do boné no cetim crepe e recorte
Dobre a faixa ao meio e passe a ferro
Conecte as partes do cocar
Costure ao longo do círculo superior
Vire do avesso
Dobre a parte superior e a faixa, costure
Costure fitas e apliques
Produto acabado

Dicas adicionais de artesãs

Entre os modelos e padrões prontos para bonés de piloto, tamanhos para adultos e adolescentes são comuns. Mas às vezes é necessário costurar uma roupa festiva para um bebê. Nesse caso, você terá que ajustar o molde. Com base na circunferência da cabeça, no molde finalizado, você precisa reduzir proporcionalmente os tamanhos das peças:

  1. Marcamos uma linha na parte inferior da faixa ao longo do comprimento correspondente à metade da circunferência da cabeça da criança.
  2. Marcamos os pontos da linha superior e das laterais do boné dentro do diagrama, mantendo as proporções. Isso pode ser feito a olho nu, pois a versão correta para um adulto está sempre disponível.
  3. Reduzimos a altura das paredes laterais, mantendo a profundidade de plantio necessária.
  4. Fazemos o mesmo com a base e as partes inferiores da tampa.
  5. Não se esqueça dos recuos em centímetros para a margem de costura.

Seguindo esse princípio, o tamanho do boné da boneca é reduzido caso seja necessário fazer um uniforme militar tradicional para o brinquedo. O mesmo, mas em sentido crescente, pode ser feito com o molde para um adulto. É importante não se esquecer da necessidade de fazer marcações no verso. Isso ajudará a evitar confusões ao costurar as peças sequencialmente.

Outra questão que pode causar muitos problemas é a decoração do produto. Distintivos e emblemas prontos de quepes militares do período soviético são uma grande raridade. Não podem ser comprados em departamentos de costureiras, e encomendar por catálogos envolve uma longa espera. Portanto, você precisa se livrar dessa situação com um truque:

  1. Se você tem habilidades com artesanato, você pode simplesmente bordar o emblema de estrela no seu boné com linha vermelha.
  2. A foice e o martelo são um trabalho mais delicado, exigindo bordados meticulosos. Se você precisa que o emblema seja totalmente autêntico, pode usar apliques. Recorte uma estrela de tecido vermelho rígido e um martelo e uma foice em miniatura de tecido amarelo, cole-os e fixe-os na tampa.
  3. A opção mais rápida é pintar o tecido da frente do boné com uma lata de spray. Para isso, você precisará recortar um estêncil de uma estrela e, separadamente, símbolos soviéticos. Primeiro, pinte com tinta vermelha, depois prateada ou dourada. Por fim, borrife spray de cabelo para que a tinta do boné não esfarele.

Existem maneiras de criar um distintivo de boné com argila polimérica, arame metálico e papel. Os principais fatores são tempo, imaginação e um conjunto de materiais à mão. Você pode envolver pequenos ajudantes nessa tarefa: alegria para as crianças, ajuda para os pais em trabalhos delicados, onde dedos ágeis são necessários.

Para confiabilidade, você precisa usar um aplique
A estrela pode ser bordada
É mais conveniente pintar tecido com spray

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios