Um chapéu é um acessório de cabeça confortável e estiloso. Feito com fios leves, ele protege dos raios solares e complementa um visual romântico ou casual. O chapéu é melhor feito com agulha de crochê, pois mantém bem o formato e, graças ao padrão vazado, não esquenta. Você pode fazer um acessório de cabeça como esse para o verão.
Selecionando fios e ferramentas
É melhor tricotar um gorro de verão com fios naturais, sem adicionar lã ou acrílico. Para um uso confortável, o fio deve ter:
- permeabilidade ao ar;
- higroscopicidade;
- força;
- brilho da cor.
Para gorros de verão de malha, recomenda-se escolher algodão, linho ou viscose. Mas nem todas as suas variedades podem ser utilizadas. O fio deve ser denso, portanto, algodão mercerizado macio não é adequado. Chapéus tricotados com ele não manterão sua forma. É melhor escolher os fios "Íris", "Lírio", "Violeta", "Narciso", fios com adição de bambu ou microfibra. Um bom chapéu com abas largas será feito de ráfia, uma fibra natural feita de folhas de palmeira. Existem também análogos artificiais desse fio. A ráfia se assemelha a fitas finas, e o produto tricotado se parece com um chapéu de palha.
Além da lã, você precisa escolher as ferramentas certas para fazer um chapéu de crochê. Você precisará de um molde, tesoura e uma fita métrica. É melhor escolher uma agulha de metal com cabo de plástico. Ela é confortável de segurar e não mancha fios finos.
O número do gancho é selecionado dependendo da espessura do fio. Quanto menor, mais denso será o tricô.




Medidas necessárias
Para que um gorro de crochê se ajuste bem, é necessário tirar as medidas corretamente. Você precisará medir a circunferência da sua cabeça e a profundidade do ajuste. Isso é feito usando uma fita métrica. Para medir a circunferência da sua cabeça, posicione-a de forma que passe 1,5 a 2 cm acima das sobrancelhas e, na parte de trás, ao longo da parte mais saliente da nuca. Após tirar as medidas, você precisa determinar o diâmetro da parte inferior do gorro. Para isso, divida o resultado por Pi (3,14) e, em seguida, subtraia 1,5 a 2 cm do resultado.
Para calcular a profundidade do chapéu, divida a circunferência da cabeça por 3. Adicione 1 a 2 cm ao resultado. Assim, o produto final cobrirá levemente as orelhas.
É importante calcular corretamente a quantidade de fio necessária. Um chapéu infantil precisará de 100 a 150 g, um chapéu feminino precisará de 150 a 300 g. O consumo depende da espessura do fio e do padrão escolhido. Um produto vazado exigirá menos fio, enquanto um tecido denso exigirá mais. Você também precisa levar em consideração a produção de elementos decorativos e vivos. Por exemplo, se o tamanho da cabeça for 56 cm e o chapéu for tricotado de forma justa, sem padrão, serão necessários 300 g de fio.
Decifrando o padrão de tricô
Para fazer um gorro, você precisará de moldes de tricô. Até mesmo costureiras experientes os usam o tempo todo. Isso ajuda você a não se confundir e a fazer tudo corretamente. Você só precisa saber interpretá-los corretamente.
Os padrões de tricô para gorros são circulares. Eles começam no meio do círculo e continuam no sentido horário. Todos os padrões usam os mesmos símbolos:
- círculo – alça de ar (AL);
- cruz - ponto baixo (PB);
- letra "T" - meio ponto alto;
- linha vertical – meia coluna;
- uma linha vertical cruzada é um ponto alto duplo (PC), o número de linhas indica o número de fios (C2H, C3H).
Às vezes, vários símbolos no diagrama estão conectados e saem do mesmo lugar, o que significa que eles precisam ser tricotados a partir de um laço.
Etapas de fabricação levando em consideração o modelo
Existem diferentes modelos de chapéus de verão femininos. Os estilos diferem no tamanho e no formato da copa e da aba. A aba pode ser larga ou estreita, arrebitada ou abaixada.
Para garantir que um cocar feito de fio de algodão mantenha sua forma, é recomendável engomar o produto final.
Obra aberta
É melhor tricotar um gorro vazado para o verão. Ele protegerá sua cabeça e rosto do sol, e não estará quente. Qualquer fio natural fino é necessário, de preferência "Iris". Você precisa de uma agulha de crochê nº 1 ou 1.5. Descrição passo a passo do padrão de tricô:
- Comece com 4 VP, que são fechados em um anel.
- Faça 3 pb em cada laçada.
- Em cada coluna tricotar 2 corr, entre elas 2 corr.
- A partir desta carreira, começa o tricô das pétalas, totalizando 12. Para isso, você precisa tricotar 2 corr na primeira coluna e, em seguida, uma a uma. Entre as pétalas, 2 corr.
- Na 7ª carreira, cada pétala deve ter 7 corr.
- Agora o número de laçadas diminui. Na 8ª carreira, há 5 laçadas, e entre as pétalas há dois arcos de corr, conectados por corr.
- Na 9ª carreira há 3 corr, e entre as pétalas há 3 arcos.
- Na 10ª carreira há uma alternância de 1 corr e 3 corr.
Para passar para a coroa, você precisa tricotar um "leque" em cada segundo arco da carreira anterior, composto por 2 corr, 1 corr e 2 corr. Entre esses elementos, 3 corr. Para deixar a coroa reta, você precisa alternar 2 dessas carreiras com uma carreira na qual, entre os "leques", serão tricotados: 3 corr - corr - 3 corr. A partir da 16ª carreira, 2 corr. Continue assim até a 23ª carreira. Para tricotar a aba, o número de corr aumenta e, no lugar dos "leques", tricote "bagas" com um número maior de corr.


Com aba larga
Depois de entender os padrões, fazer crochê não é difícil. Você pode escolher entre uma variedade de designs. O belo padrão vazado fica melhor em abas largas, já que a base e a coroa geralmente são mais grossas para proteger a cabeça do sol.
Os chapéus de verão de aba larga são tricotados de acordo com seu próprio padrão. Geralmente são vazados, então você precisará de 150 a 250 g de fio, dependendo da largura da aba. Para garantir que a aba fique uniforme, o produto deve ser colocado constantemente sobre a mesa enquanto estiver tricotando. Se a borda ficar ondulada, aumente com menos frequência; se ficar menor, aumente com mais frequência. A largura dos campos pode ser de 14 a 16 cm.
- Monte 5 PV e junte-os formando um anel.
- Em seguida, tricote 12 corr.
- Tricotar as próximas 4 carreiras no mesmo padrão, expandindo-o em uma coluna.
- Em seguida, tricote mais 8 carreiras de acordo com este padrão e passe para qualquer padrão vazado que você goste.
- De acordo com o esquema de expansão de campo, você precisa fazer um aumento a cada 5 colunas.
- A última carreira é tricotada com um pegador de linha de pesca, e as bordas são amarradas com pb da esquerda para a direita.





Caldeirão
O chapéu de verão de crochê mais simples é o chapéu-coco. É feito de tecido grosso. Você precisará de 200 a 230 g de fio e uma agulha de no máximo 1,25 mm. Para fazer crochê, use pontos baixos ou altos comuns. Comece pelo meio da parte inferior com 3 corr. Eles são conectados em um anel. Em seguida, tricote com as mesmas laçadas, adicionando 6 laçadas em cada carreira. Os aumentos devem ser uniformes.
Assim que o círculo atingir o tamanho desejado, comece a tricotar sem aumentos – tricote uma coluna em cada laçada. As primeiras 2-3 carreiras da transição devem ser um pouco mais densas para que o tecido fique uniforme. Se estiver tricotando um gorro com abas, os aumentos são feitos novamente no lugar certo (determinado após a prova). Para abas regulares, a cada 3 carreiras, 2 colunas precisam ser tricotadas em cada 10ª laçada. Recomenda-se terminar o gorro com pontos baixos.
Para garantir que a aba do chapéu-coco mantenha bem o seu formato, é preciso inserir uma linha de pesca na última fileira.
Decoração de cocar
Se você escolher um lindo padrão de tricô, o próprio enfeite de cabeça ficará atraente. Um tecido simples requer decoração, caso contrário o chapéu ficará sem graça. Opções populares de decoração:
- uma linda fita ou trança com um padrão costurado na base da coroa;
- você pode fazer flores do mesmo fio costurando-as na lateral, mas a composição não deve conter mais do que 2-3 elementos;
- um grande laço feito de fita larga de cetim;
- flores artificiais prontas;
- broche em forma de borboleta ou libélula;
- bordado simples com linha grossa ou cordão;
- aplique;
- renda ou franja costurada ao longo da borda.
Um lindo chapéu de verão de crochê complementa qualquer look casual, praiano ou romântico. A vantagem desse acessório é a possibilidade de escolher o estilo, a cor e a estampa conforme desejar.
Vídeo
https://youtu.be/lD5FSCQX7Zo

 
                                    




































