Um turbante é um acessório de cabeça requintado que adiciona um toque especial à imagem e a completa. Como é bastante difícil encontrar uma opção adequada, é muito mais sensato fazê-lo você mesmo. Para isso, você precisará de instruções sobre como costurar um turbante com suas próprias mãos e de um molde para o modelo desejado. A fabricação é bastante simples, você pode lidar com a tarefa mesmo sem experiência. Primeiro, você precisa descobrir quais variações de turbantes existem e também decidir sobre o material.
Selecionando o tecido dependendo da finalidade do acessório
Tradicionalmente, um turbante não é um acessório de cabeça pronto, mas um pedaço de tecido enrolado de uma maneira especial. Inicialmente, era usado sobre um chapéu ou cachecol, o que evitava que escorregasse e permitia mais volume. Os turbantes modernos são diferentes; quando são feitos, o tecido não é torcido, mas costurado.
Para fazer um acessório de qualidade, você precisa não apenas saber como costurar um turbante com suas próprias mãos e encontrar um molde, mas também decidir o tecido. Na maioria das vezes, um material natural, como seda ou brocado, é usado como base. Mas, na verdade, não há restrições rígidas na escolha do tecido — você pode usar o que quiser. O único requisito é que ele seja flexível e tenha bom caimento.
Você pode fazer um turbante original com suas próprias mãos usando os seguintes materiais:
- chiffon ou seda – usado para criar um acessório elegante e estiloso;
- viscose, algodão - adequado para costurar um turbante de verão para cabelos, que você pode usar na praia ou para caminhadas;
- caxemira ou veludo – usados para fazer modelos de outono e primavera;
- Brocado - usado para criar um turbante elegante e chamativo.
Se o toucado for feito para o inverno, ele pode ser feito de pele curta natural ou artificial ou de tecido semi-lã. Não é estritamente recomendado costurar esse turbante com tecidos muito densos ou ásperos, pois o produto perderá sua plasticidade. A malha é considerada uma opção universal. Pode ser usada para fazer turbantes leves e quentes. A malha também é ideal para costurar um turbante infantil para baile de máscaras. Mas, se esse material for escolhido, ele deve ser de alta qualidade.
As cores mais elegantes de turbantes para mulheres são vinho, pó, preto, areia, cinza.




Ferramentas necessárias
Para facilitar o trabalho e economizar tempo, recomenda-se escolher o modelo com antecedência. Existem diversas variações do produto, que diferem em formato, volume, altura e direção das dobras. Ao escolher um estilo, recomenda-se considerar o tipo de rosto:
- alongado - modelos baixos com dobras horizontais e todos os tipos de decorações são adequados;
- redondo - estilos altos parecerão mais apropriados;
- quadrado - recomenda-se escolher um turbante com dobras leves e drapeado abundante;
- triangular - um turbante em forma de coração com decoração complexa seria a opção ideal.
Meninas com rosto oval podem usar qualquer tipo de turbante, exceto as muito altas.
Além disso, antes do trabalho, você precisa encontrar moldes adequados. É desejável que eles não sejam eletrônicos, mas impressos. Além do molde, você precisará de:
- linha de pesca forte;
- fios que combinam com o tom do material;
- alguns pinos;
- tesoura afiada;
- máquina de costura.
Com experiência mínima, costurar um turbante com as próprias mãos não levará mais de 2 horas. Ao mesmo tempo, recomenda-se que artesãs iniciantes usem malhas, pois o material é fácil de costurar e tem um bom caimento. Nesse caso, não são necessárias habilidades ou habilidades especiais.
Medidas e preparação do molde
Antes de fazer um turbante com suas próprias mãos, você precisará tirar as medidas para que ele se ajuste melhor à sua cabeça. Caso contrário, o turbante pode não manter o formato ou cair no seu rosto. Turbantes de tricô, toalhas femininas e outros modelos são costurados levando em consideração a medida da circunferência da cabeça e a profundidade do acessório.
Para tirar as medidas, use um medidor comum de alfaiate. Depois, você precisa fazer moldes de acordo com os padrões selecionados. Vale a pena considerar que a complexidade do trabalho varia dependendo do esquema específico escolhido. Pela primeira vez, são recomendadas opções simples, que envolvem costurar menos peças. O molde para o modelo mais simples é um retângulo.
Nuances de fabricação levando em consideração o modelo
Existem muitas maneiras de criar um acessório de moda. Vale a pena considerar que um turbante não só pode ser costurado, como também feito a partir de um lenço ou estola. Nesse caso, o acessório é fixado não por fios, mas dobrando-o de uma determinada maneira, quase como uma toalha para secar o cabelo.
Uma maneira simples sem um padrão
Esta opção é ideal se você não tiver tempo para fazer um turbante. Tudo o que você precisa é de uma tira longa de qualquer material. Para evitar que o enfeite de cabeça pareça muito simples, recomenda-se escolher tecidos caros de alta qualidade ou telas com estampas complexas. Um turbante muçulmano sem padrão é feito assim:
- pegue uma longa tira de tecido;
- uma extremidade é segurada, a outra precisa ser puxada diagonalmente;
- o material é enrolado em volta da cabeça para que todas as áreas fiquem cobertas;
- O enrolamento é feito até que fique uma pequena ponta;
- ele precisa ser colocado sob o tecido.
Para dar um toque elegante ao turbante, você pode prender um broche no centro. Ele decorará e fixará com segurança o tecido enrolado. Este acessório é considerado universal. Pode ser usado tanto no verão quanto no inverno. Neste último caso, recomenda-se o uso de tecido grosso.








Turbante requintado com broche
Existem várias maneiras de costurar um turbante para uma ocasião especial. Para criar este modelo, recomenda-se usar malhas volumosas. A base é um pedaço de tecido de 120 cm de comprimento e 60 cm de largura. O turbante de malha é costurado de acordo com o seguinte padrão:
- o pedaço de tecido precisa ser dobrado ao meio para formar um retângulo;
- arredondar um pouco as bordas da parte superior;
- o alinhavo é feito na máquina com o lado direito voltado para dentro, a parte de baixo do produto deve ser deixada sem costura;
- depois que as laterais e a parte superior forem costuradas, sem retirar o produto de baixo do calcador, é preciso puxar levemente os fios para obter babados uniformes;
- vire o produto do lado direito e coloque-o em um pote de três litros usado no lugar de um manequim;
- pegue o tecido dos dois lados, una no meio e prenda com pontos;
- aperte levemente o material que está localizado logo abaixo, o tecido é drapeado no meio e fixado com pontos;
- corte a ponta restante ou esconda-a dentro.
Por fim, você precisa fazer um penteado elegante na parte de trás da cabeça. Você precisa prender um broche elegante no centro do acessório. Para que o turbante fique harmonioso, a cor da decoração deve combinar com o tom do material.







faixa de cabeça estilo oriental
Como nem todas as artesãs iniciantes sabem costurar um chapéu oriental usando moldes, você pode usar uma versão simplificada. Para o trabalho, você precisará de um pedaço retangular de tecido 1,5 vez maior que a circunferência da cabeça. Você também precisará de linhas combinando e um broche. A faixa é costurada de acordo com o seguinte algoritmo:
- dobre o tecido acabado ao meio de modo a obter um círculo igual à circunferência da sua cabeça;
- A intersecção das pontas serve como parte frontal;
- as pontas soltas precisam ser jogadas para dentro do produto e costuradas discretamente;
- Agora você precisa prender cuidadosamente o broche no centro do acessório.
Esta faixa de cabeça pode ser feita de diferentes materiais, mas tecidos volumosos ficam melhores. A melhor opção é usar malha leve. Tecidos drapeados também funcionam. Mas você não deve usar malhas para este modelo, pois ele só fica bem em turbantes com várias camadas.
Turbante infantil do Sultão
Qualquer costureira pode costurar um turbante para uma festa à fantasia infantil. Se você não tiver tempo, recomenda-se usar a opção mais simples e dispensar elementos costurados: basta torcer o turbante a partir de um pedaço longo de tecido. Mas, para garantir que o acessório fique bem fixado, é melhor usar o método clássico. Esse acessório de cabeça é feito de acordo com o mesmo algoritmo de um requintado turbante de tricô com broche. Mas, neste caso, recomenda-se o uso de veludo ou pelúcia para sua confecção, o que dará ao acessório um toque especial de elegância. É aconselhável fazer o turbante maior do que o tamanho necessário e usá-lo sobre um chapéu, para que fique mais volumoso.
A cor ideal para um turbante infantil é branco com um padrão prateado ou dourado. Um broche grande com imitação de pedra preciosa deve ser fixado no centro do turbante. Se desejar, pode ser complementado com uma pena. Para tornar o enfeite de cabeça ainda mais original, uma cauda de chiffon é fixada na parte de trás da cabeça.
Para fazer um turbante, você não precisa ter habilidades de costura, e moldes originais ajudarão você a criar um produto no menor tempo possível. O turbante é um acessório de cabeça universal que pode ser usado tanto nos dias de verão, protegendo a cabeça do sol, quanto no inverno.
Vídeo

 
                                    





























