A moda moderna para chapéus não conhece limites. Há muitos modelos disponíveis em diversas cores. Um lugar de destaque entre as opções de verão é ocupado por um cachecol de crochê, que você pode fazer com as próprias mãos. Embora muitos acreditem que este seja um acessório de cabeça principalmente infantil, esses acessórios também são encontrados no guarda-roupa feminino.
Selecionando fios e ferramentas
A escolha do fio para fazer cachecóis de crochê depende diretamente do modelo. Para uma opção leve de verão, recomenda-se o fio "Iris". É um fio fino, do qual se obtêm produtos originais e elegantes. Em termos de composição, é natural. É um fio totalmente de algodão. Também é aceitável usar algodão mais grosso.
Um cachecol de verão feito com fios contendo componentes adicionais, como lantejoulas, terá um visual original. E um fio composto por fios de diferentes espessuras transformará o produto em uma obra de arte.
Recomenda-se tricotar lenços de cabeça para adultos e crianças, próprios para climas mais frios, com lã. É aconselhável evitar adicionar grandes quantidades de acrílico, pois o material sintético magnetiza o cabelo. Isso causará sensações desagradáveis e um cachecol como esse pode arruinar seu penteado. O baixo teor de sintéticos não afetará a qualidade do produto.
Ao escolher uma agulha de crochê, você deve se guiar por dois critérios:
- Combinação com linha. Muitas vezes, as informações sobre o fio descrevem os parâmetros da ferramenta necessária, por isso ela é selecionada de acordo com a espessura da linha.
- Conveniência para o mestre. O gancho deve se encaixar perfeitamente no mestre, sem causar desconforto.
Para criar um produto grande com um padrão complexo, é aconselhável escolher uma ferramenta com cabo grosso. Isso garante menos fadiga. Para iniciantes, é preferível ter o centro do cabo achatado. Isso permitirá que você entenda a técnica de tricô mais rapidamente. Nesse caso, você deve começar com padrões básicos e, gradualmente, avançar para opções mais complexas.
Medições e cálculos
Um lenço de cabeça para meninas ou mulheres é um acessório triangular. Sua base é de particular importância para as medidas. Há duas maneiras de calcular corretamente o comprimento da parte inferior:
- Primeiro, meça a circunferência da sua cabeça. Para isso, desenhe uma fita métrica ao redor da circunferência, ou seja, ao longo da parte inferior da linha do cabelo na parte de trás da cabeça, no meio das orelhas e no topo da testa. Adicione o comprimento necessário para dar o nó ao resultado. O valor mínimo é 10 cm, o máximo depende da preferência individual.
- Experimente periodicamente durante o processo de fabricação. Como o lenço começa no canto superior, com a adição de fileiras, você pode aplicar o produto ao modelo. A capacidade de dar um nó será um sinal do fim do processo.
Antes de começar a criar o toucado, recomenda-se fazer uma amostra do padrão desejado. Isso é necessário para determinar a densidade do cachecol de crochê. O tamanho do produto final depende diretamente disso.
Etapas do tricô
Fazer lenços de cabeça para mulheres ou meninas é um processo bastante emocionante. A ordem do trabalho inclui três etapas:
- Início. O tricô começa com o canto superior do lenço, que posteriormente cairá livremente sobre os ombros. Isso é conveniente, pois no futuro será possível ajustar facilmente a altura do produto.
- Parte principal. O processo de tricô é realizado adicionando uma repetição do padrão principal. É importante que todos os aumentos sejam feitos de forma estritamente simétrica, para que o cachecol fique impecável. Isso significa que a adição de laçadas nos lados direito e esquerdo deve ser igual em número. É de acordo com esse princípio que o número necessário de carreiras deve ser tricotado de acordo com o tamanho.
- O acabamento também deve ser simétrico. Se as bordas parecerem desleixadas, recomenda-se amarrar o produto com colunas, pontos baixíssimos ou pontos baixos.
Para adicionar volume, você pode adicionar uma borda ao lenço, tricotada ao longo da borda. Ela consiste em cinco carreiras, sendo as quatro primeiras de alças de ar, alternadas com pontos baixos. A última carreira é relativamente trabalhosa, pois é tricotada com colunas exuberantes.
Nuances de fabricação levando em consideração o modelo
Sabe-se que existem recomendações gerais para tricotar um cachecol com agulha de crochê. No entanto, cada modelo específico possui suas próprias nuances. Portanto, é aconselhável seguir um algoritmo claramente estruturado, contendo uma descrição e um padrão de cachecol de crochê.
Openwork feminino
Um cachecol feminino vazado em tricô será um ótimo complemento para um look de verão. O fio branco "Iris" é ideal para esse tipo de produto. Ao criar um cachecol vazado, você precisa seguir o algoritmo passo a passo e observar os diagramas:
- O produto começa no canto superior do triângulo.
- São montados 3 pontos de ar.
- São feitas 3 alças de elevação para a próxima carreira.
- A primeira carreira é tricotada.
- Cada um subsequente é formado com aumentos simétricos correspondentes de acordo com o diagrama.
- A linha 14 é o início do padrão.
Durante o trabalho, é necessário verificar a simetria do produto e analisar o número de carreiras necessárias para concluí-lo. Após a conclusão, é necessário tricotar a borda. O cachecol vazado feminino está pronto.


Verão para meninas com um padrão original
Um cachecol de crochê em forma de campo de camomila ficará muito estiloso e original em uma menina no verão. Para criá-lo, use o fio "Anna 16" nas cores branco, laranja e verde. Você também precisará das agulhas de crochê nº 1.6 e, para a malha, da nº 1.4. Todos os detalhes do cachecol para menina são tricotados separadamente e, em seguida, conectados com monofilamento em um único produto.
As seguintes abreviações são apresentadas na master class passo a passo: VP – alça de ar, VPPP – alça de ar de elevação, DN – ponto alto, C2N – ponto alto, SC – ponto baixo. A flor é criada de acordo com o algoritmo:
- Um anel é formado por oito VPs laranja.
- Núcleo laranja – três VP, uma CH, 3 VP. Depois, seis vezes 2 CH e 3 VP entre eles.
- Pétalas brancas – 3 PV, dois PV, 8 PV, 3 PV, repita o último passo. O resultado deve ser 8 pétalas.
- Para finalizar, 15 corr são tricotadas nas alças de ar.
Para criar as folhas, você precisa tricotar a primeira carreira com 5 corr, 1 pbx na primeira laçada, 2 corr, 2 pbx na primeira laçada, 2 corr, 2 pbx na primeira laçada, 5 corr, a carreira é fechada. A segunda carreira - 5 corr, 1 pbx, 5 meios pontos altos. Um meio ponto alto é tricotado no pbx, dois meios pontos altos em dois corr. Em seguida, 2 pbx, 1 corr, 2 pbx são tricotados no pbx. Em seguida, tudo é tricotado na direção oposta.
O número de margaridas e folhas depende do tamanho do produto final. Ao criar um toucado para uma criança de 4 a 6 anos, recomenda-se usar 21 margaridas e 15 folhas. O lenço para menina é montado depois que todos os elementos são passados a vapor com ferro.
Elementos decorativos
Um cachecol de crochê de verão sempre terá um visual estiloso e original. Principalmente se forem utilizados padrões vazados para criar o produto. No entanto, existem muitos elementos adicionais que podem ser usados para decorar o produto final.
As artesãs costumam usar miçangas, strass, fitas de cetim e apliques infantis, que podem ser comprados em lojas especializadas. Outra maneira de decorar é fazer figuras de tricô, flores ou laços de foamiran. Tudo depende das preferências pessoais e da imaginação da costureira.
A localização dos componentes decorativos também é uma questão puramente individual. Você pode decorar toda a área do produto distribuindo uniformemente pequenas contas ou strass, polvilhar a parte inferior do cachecol com pequenas flores artesanais, colocar um aplique volumoso mais próximo da borda inferior direita ou esquerda e trançar uma fita contrastante no lado comprido do triângulo. O principal é que tanto o modelo infantil quanto o adulto sejam feitos de materiais naturais, se ajustem perfeitamente ao tamanho, tenham uma aparência impressionante e única.
Vídeo

 
                                    





















