Na véspera do Ano Novo e de outros feriados, os pais precisam criar roupas para os filhos e, às vezes, para si mesmos. Recentemente, o traje tradicional russo se tornou popular. Sua parte integrante é o kokoshnik. O produto, decorado com miçangas, fitas e brilhos, complementa com sucesso o visual festivo. Não é difícil fazer um kokoshnik com as próprias mãos. Você só precisa obter os materiais certos e dedicar um pouco de tempo.
O que é um cocar?
O kokoshnik é um atributo do traje nacional russo. Inicialmente, era considerado um acessório festivo, e apenas mulheres nobres o usavam. As camponesas não tinham condições de comprá-lo. Os tipos de kokoshniks e as formas de decorá-los variavam dependendo da região.
O produto tradicional tinha o formato de um semicírculo. Eles o colocavam na cabeça, passando a faixa de uma orelha à outra. O kokoshnik era preso com uma fita amarrada sob o cabelo. A altura do semicírculo podia ser diferente, a borda podia ser pontiaguda, redonda, ondulada ou com dentes. Atualmente, este adorno de cabeça original é usado em bailes de máscaras, concertos, festas infantis e feriados de Ano Novo.
Os kokoshniks femininos e femininos tinham designs diferentes. Uma moça solteira usava apenas um pente, deixando a coroa e a trança abertas, enquanto uma moça casada usava um cocar com um xale cobrindo os cabelos.
Materiais utilizados
Para fazer um kokoshnik com suas próprias mãos, você pode usar uma variedade de materiais. A base é de suma importância: ela deve ter uma estrutura densa. Atualmente, os seguintes materiais são usados para criar a estrutura:
- cartão;
- plástico;
- arame.
Ao escolher um material para o forro de chapéus, preste atenção se ele estica bem, não forma dobras, é denso e opaco. Pode ser um tecido estampado ou liso. Os mais comumente usados são:
- brocado;
- atlas;
- guipura;
- cetim;
- tafetá;
- veludo ou veludo.
Atenção especial deve ser dada à fixação. Uma fita grossa de cetim é costurada na borda interna do kokoshnik para fixar bem o toucado. Um produto bem feito tem uma faixa larga que se ajusta bem à cabeça.






Modelos e padrões
A maneira mais fácil é imprimir um molde pronto para o kokoshnik. O molde é recortado, experimentado e ajustado ao tamanho da cabeça. Você mesmo pode desenhar o molde. Para isso, meça a distância do meio de uma orelha ao meio da outra, marcando um centímetro na coroa. Esse valor será a base do futuro cocar. A altura fica a seu critério. Em seguida, o estêncil é desenhado em papel grosso, recortado e testado na cabeça. Edite se necessário.
Em seguida, o molde do kokoshnik é transferido para o material selecionado. O molde é aplicado, contornado a lápis e recortado. A borda superior do toucado pode ter qualquer formato. Em seguida, os moldes são transferidos para o tecido para o forro. Um estêncil é contornado na tela e uma margem de 1,5 cm é feita em cada borda, recortada com tesoura.
Os kokoshniks de papelão duram menos do que aqueles feitos de espuma de borracha ou arame.
Você pode fazer um kokoshnik com suas próprias mãos usando arame. Esta é a opção mais confiável, capaz de reproduzir com mais precisão o formato da cabeça. Para isso, um pedaço de arame é aplicado à cabeça, onde o toucado será fixado. Dobre na direção desejada. Em seguida, faça um molde para a borda, fixe-a e conecte-a. Quando a estrutura estiver pronta, o kokoshnik é coberto com tecido.
As melhores master classes
Uma master class detalhada ajudará você a concluir o trabalho mais rapidamente. Abaixo, apresentamos as nuances da confecção de um kokoshnik infantil, folclórico russo, um cocar para a Donzela da Neve. Cada um deles tem suas próprias características.
Kokoshnik popular russo
Você pode fazer um kokoshnik folclórico russo com suas próprias mãos, usando papelão ou arame. Ambas as opções são resistentes e confiáveis, mas um cocar de papelão durará menos. Você também precisará de um molde, tesoura, tecido para forro, fita de cetim, miçangas ou miçangas. O trabalho é realizado em etapas:
- O modelo é experimentado e ajustado.
- A base é cortada de papelão ou feita de arame.
- Usando um molde, corte os pedaços de acabamento do tecido, deixando uma margem de 1,5–2 cm ao longo da borda.
- Eles aparam a borda.
- Um retângulo é cortado do tecido para a viseira interna, o comprimento é o mesmo da parte inferior da faixa de cabeça.
- As bordas do tecido são dobradas e costuradas na parte inferior do kokoshnik de modo que a viseira fique dobrada para dentro e não fique visível pela frente.
- Fitas são costuradas nas laterais para fixação.
- Eles decoram o produto.
O kokoshnik pode ser feito sem viseira interna. Mas com ela, o produto se ajusta melhor à cabeça.








Cocar da Donzela da Neve
Toda árvore de Ano Novo tem uma Donzela da Neve, que as crianças aguardam ansiosamente. Sua imagem é complementada por um lindo enfeite de cabeça decorado com flocos de neve e glitter. Antes de fazer um kokoshnik para o Ano Novo, você precisa desenhar um molde. Uma peça alta e com figuras combinará com a roupa da Donzela da Neve.
Os materiais necessários são tule grosso, cola, tesoura, fita de cetim e enfeites. O molde para o cocar da Donzela da Neve é feito em papel. Em seguida, ele é recortado e transferido para o tecido. Se desejar, o tule pode ser substituído por qualquer outro material bonito.
O cocar é feito passo a passo, seguindo as instruções:
- O estêncil é aplicado ao tule e contornado.
- Recorte três camadas de material e cole-as com cola transparente.
- A parte inferior é finalizada com fita de cetim para que fique mais ajustada à cabeça.
- Costure os laços de fita.
A borda superior é decorada com padrões de flocos de neve feitos de papel ou tecido branco. Você também pode usar tinta para decoração. Você precisará das cores prata, azul e branco. Os padrões são escolhidos a seu critério; padrões de gelo, monogramas e estrelas de diferentes formatos são populares. Para adicionar brilho, você pode bordar o produto com lantejoulas ou miçangas.






















Acessórios de Papelão para Festas Infantis
Um kokoshnik para meninas é feito tão facilmente quanto para adultos. A diferença está no estêncil. Para crianças, desenhe seu próprio molde. Meça a cabeça da criança, faça cálculos e esboce. Em seguida, recorte o estêncil e experimente. Você também precisará de papelão, tecido, tesoura, fita e enfeites. O enfeite de cabeça é feito em etapas:
- Recorte a base do papelão.
- Usando um molde, corte os pedaços de acabamento do tecido, deixando uma margem de 1,5–2 cm em todos os lados.
- Embainhe a base.
- Corte uma tira retangular de tecido com comprimento igual ao da parte inferior da base.
- As bordas são dobradas e costuradas na máquina.
- Costure na parte inferior da base para que a viseira fique bem ajustada à cabeça.
- Uma fita é costurada nas laterais para fixação.
Para criar um kokoshnik infantil, é melhor usar material natural para evitar o risco de alergias.
O kokoshnik finalizado pode ser decorado como você desejar. Geralmente, são usados miçangas, bordados, strass e apliques.







Decoração de produtos
Você pode decorar o kokoshnik de várias maneiras. O design depende da ocasião festiva e da roupa em si. Flocos de neve, miçangas, miçangas e padrões azuis ou azul-claros são adequados para a Snegurochka. Você pode usar um molde para aplicar padrões com tintas.
Se estivermos falando de uma festa à fantasia simples, a opção de decoração pode ser absolutamente qualquer. Strass, glitter, fitas, desenhos prontos, apliques de tecido ou papel são usados. É comum decorar o kokoshnik com miçangas penduradas na testa ou nas bordas do toucado (perto das orelhas). As miçangas não devem ser grandes; você pode usar miçangas ou contas de vidro.
O kokoshnik era popular no passado e ainda está na moda. Faz parte do traje nacional russo. Tal adorno de cabeça pode ser facilmente feito com suas próprias mãos. Com um pouco de esforço e imaginação, e colocando sua alma no trabalho, você obterá um produto original que surpreenderá os outros.
Vídeo

 
                                    





















































