Itens de tricô têm um visual estiloso, independentemente da ferramenta utilizada. Os pés devem estar sempre aquecidos, e meias de crochê feitas com fios naturais são perfeitas para isso. É muito mais fácil trabalhar com essa ferramenta do que com agulhas de meia. Até mesmo um iniciante consegue lidar com o processo depois de estudar os símbolos.
Materiais e ferramentas
Ao escolher o fio, você deve levar em consideração que ele é elástico, quente e resistente ao desgaste. Anteriormente, o fio natural era usado para tricô, que se desgastava rapidamente. Agora, a maioria dos fabricantes começou a adicionar fios sintéticos: poliamida, acrílico, poliéster. Eles amaciam o fio e o tornam mais resistente a impactos mecânicos.
Para meias de crochê de inverno, fios de lã de ovelha ou merino com adição de acrílico, náilon e poliamida são adequados. Os produtos feitos com eles não são apenas quentes, mas também extremamente resistentes ao desgaste. Os modelos de verão são feitos de algodão, linho e bambu com adição de acrílico, poliamida e capron.
A ponta e o calcanhar requerem reforço adicional. Para isso, adiciona-se ao fio principal um fio fino de mohair, náilon ou um aditivo especial para meias. A espessura de fio recomendada é de 350–500 g/100 m. Este é o parâmetro pelo qual você deve selecionar o número da agulha. Normalmente, o diâmetro necessário da ferramenta está indicado na etiqueta. Nos casos em que o fio foi comprado em carretéis ou a etiqueta foi perdida, existe uma maneira complicada de selecionar uma agulha:
- Dobre o fio ao meio para formar um laço.
- Coloque a cabeça do anzol no laço e puxe-o firmemente.
- Se a linha ultrapassar a borda da cabeça, use uma ferramenta maior; se ela passar, use uma menor. Para padrões vazados, é melhor escolher uma agulha um pouco maior, para que o tecido fique arejado.
- Se a espessura da rosca corresponder ao diâmetro da cabeça ou for um pouco mais fina, a ferramenta está selecionada corretamente.
Para tricotar a meia, a biqueira e o elástico, use uma agulha de 0,5 a 1 mm menor que a agulha principal. Assim, o produto ficará mais denso e organizado.









Medidas necessárias
Você pode escolher padrões simples e bonitos para meias de crochê, mas antes de começar, é preciso tirar as medidas obrigatórias. Você precisará de uma fita métrica para medir:
- circunferência da perna (CP) – logo acima do tornozelo;
- peito do pé (OP) – abaixo do calcanhar até a dobra ao longo de uma linha inclinada;
- comprimento do pé (CF) – do dedão até a ponta do calcanhar;
- altura da faixa elástica (EBH) – opcional;
- altura do salto (HH) – da linha da circunferência da perna até o final do calcanhar;
- comprimento dos dedos (TL) – da base dos dedos até a ponta do dedão.
A fórmula para calcular a carreira definida é a seguinte: (ON + OP): 2. É simples, mas iniciantes devem praticar. Exemplo: se ON = 17 cm, OP = 14 cm, você obtém (17 + 14): 2 = 15,5 cm. Em seguida, você precisará tricotar uma amostra de 10 a 20 colunas a cada 5 a 10 cm, ou uma repetição completa do padrão. Você deve levar em consideração o alongamento ou a acomodação do produto após a lavagem. Para isso, a amostra deve ser lavada e seca naturalmente em uma superfície plana.
Meias de crochê não são tão elásticas quanto as de tricô, portanto, esticam menos. O ideal é subtrair 1 a 2 cm da carreira de montagem, dependendo do tipo de fio da amostra. Mas não é recomendável tricotar apertado, pois a peça pode encolher após a lavagem. Uma exceção são as meias de crochê infantis. Aqui, é necessário adicionar 1 a 2 cm às medidas obtidas, levando em consideração o rápido crescimento de um pé pequeno.
Nos casos em que as meias que você gosta vêm com um molde original com medidas individuais, fio e agulha, você pode adaptá-lo para se adequar às suas necessidades. Para isso, você precisa tricotar 1 repetição do padrão como amostra e material para cálculo. Em seguida, você precisa medir a altura e a largura, aplicando-as às medidas individuais. Como resultado, o número de repetições pode aumentar ou diminuir. As laçadas extras são reduzidas ou ajustadas ao valor desejado.
Regras básicas de tricô
Existem regras básicas para fazer meias de crochê de qualidade. Tanto iniciantes quanto tricoteiras experientes devem segui-las. Elas ajudarão a fazer o trabalho corretamente, resultando em um produto impecável. Recomendações para costureiras:
- O trabalho começa com o dedo do pé. É melhor usar carreiras viradas para criá-lo. As meias direita e esquerda de crochê podem diferir ligeiramente no padrão e nos ornamentos e, para não serem feitas para um pé só, a lateral é marcada com um marcador.
- Quando atingir o volume do seu pé, você deve parar de adicionar pontos.
- Ao tricotar um relevo, as diminuições em "nervuras" não são necessárias. Elas darão forma à meia. A altura depende do seu desejo ou do padrão.
- A sola e o cabedal são unidos juntando as duas partes e tricotando meias colunas.
O crochê pode ser iniciado com um elástico, depois as meias são criadas na ordem inversa. E o calcanhar é feito como no trabalho com agulhas de meia ou de acordo com o princípio das botinhas.




Etapas de tricô de modelos populares de meias
Modelos populares incluem meias de cano alto, adequadas para usar em casa, e para crianças, substituem chinelos. Meias de cano alto e meias de cano alto aquecem no frio e completam o visual. Meias simples são universais. Antes de tricotar, você precisa escolher um padrão com uma descrição passo a passo e segui-lo à risca.
Abreviações:
- SS – ponto baixíssimo;
- VP – circuito de ar;
- ССН – ponto alto duplo;
- OV – vértice comum;
- PP – alça de elevação;
- SC – ponto baixo;
- SP – laço cego;
- СС2Н – ponto alto.
Cropped de renda para meninas
Meias infantis de crochê vão decorar seus pés em qualquer ocasião. Para criar sapatinhos rendados para uma criança, você precisa seguir a descrição do processo. Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar esses "chinelos". Não se esqueça de usar um fio extra para fortalecer a ponta e o calcanhar. Aula magistral:
- Assim como outros modelos, as meias vazadas são tricotadas a partir da ponta do pé. Para a primeira carreira, você precisa montar 50 laçadas, que são iguais ao volume do pé, então cada um deve adaptar o padrão ao seu gosto. A corrente é fechada em um anel com um pino de conexão (SS). É importante garantir que ela não torça.
- Próximo – 2 PP, 3 CCH com OB, 18 CCH, 3 CCH com OB, 1 CCH, 3 CCH com OB, 17 CCH, 3 CCH com OB. Finalize com uma laçada de conexão no último PP.
- Então – 3 CCH com OB, 14 CCH, 1 CCH, 3 CCH com OB, 13 CCH, 3 CCH com OB.
- Na carreira seguinte, em vez de 3DCN com OB, tricotam-se 2DCN. As diminuições são feitas de acordo com o padrão. Totalizando 6 carreiras. As laçadas restantes são feitas em crochê ou conectadas com uma agulha pelas laçadas. É melhor esconder o fio imediatamente.
- A ponta está pronta, agora o fio é fixado do outro lado, onde a corrente está conectada. As conexões podem ser marcadas com marcadores. O pé é tricotado em um padrão vazado até o peito do pé. Dos muitos modelos simples, o padrão "Fatias" é adequado para iniciantes.
- Tricotar 1 pb, 3 correntinhas, 1 pb na 4ª laçada. Continue assim até o final da carreira.
- 1 pb, 1 corr, 1 pbx nos segundos três pontos de 2 pbx, no mesmo lugar, mais 4 pbx são tricotados com 2 pbx entre eles. Após o último pbx, 1 pbx e pbx são feitos nos próximos três pbx da carreira anterior. Assim, até o final.
- No pb da carreira anterior, 1 pbx, 1 corr, 1 pbx na corr após o 2º pbx da carreira anterior. 3 corr são feitas, pbx na corr após o 3º pbx, 3 pbx com 1 corr, entre elas, pbx da carreira anterior. As repetições são repetidas até o final.
- Um novo relatório começa com 1 pb, 1 corr, 5 pbx com 2 corr entre eles nos 3 pbx da carreira anterior, 1 corr e pbx no 2º pbx da carreira anterior. Em seguida, tudo se repete.
- A meia é dividida em frente, calcanhar e laterais. Da primeira parte, 29 PV são coletados e fixados no lado oposto. A perna da bota é tricotada até a altura desejada. A última carreira é tricotada usando a técnica "passo de lagostim": pegue um fio e faça um PV a partir da primeira laçada da base. O tricô será feito da esquerda para a direita. Em seguida, insira o olhal da agulha na próxima laçada da base e tricote um PV. Assim, até o final da carreira.
- A partir do furo resultante, o calcanhar é tricotado da mesma forma que o dedo do pé.
O passo a passo para tricotar meias vazadas com agulha de crochê para iniciantes está concluído. É melhor lavar o produto e secá-lo naturalmente em uma superfície plana. Após a primeira lavagem, a peça não deve ser torcida.
Simples para iniciantes
Fazer meias de crochê não é um processo complicado. Para quem ainda não usa essa ferramenta, mas quer começar, esta é a melhor opção. Você precisará seguir o molde, que tem uma descrição clara do processo. Etapas do trabalho:
- Crie 3 VP, onde 2 PP e tricote no 3º VP, depois 8 SC, feche a carreira com SP.
- Em seguida, em cada pb da carreira anterior, tricote 2 pb e 1 pb no espaço. Você deve obter 17 pb e mais um espaço.
- A próxima carreira é criada sem aumentos usando o mesmo padrão.
- Em seguida, faz-se um aumento de 1 pb, depois tricota-se uma carreira sem aumentos. Depois, novamente com aumentos, mas com 2 pb até que o número de colunas correspondente à largura do pé seja formado.
- Ao atingir o volume do pé, o fio adicional é removido e a parte até o calcanhar é tricotada sem adicionar pb.
- A cunha do peito do pé e o calcanhar são tricotados em carreiras viradas com a adição de um fio adicional até que a perna da bota seja formada.
- Se necessário, faça uma diminuição na 1ª carreira da canela ou inicie um "elástico". Para criá-lo, tricote pontos baixos em relevo medindo 1 x 1, 2 x 2 de acordo com o seguinte padrão: 2 malhas, laçada, capture o ponto baixo da carreira anterior pela frente e crie outro ponto baixo. O segundo ponto baixo é tricotado da mesma forma. O terceiro é semelhante, mas a captura ocorre pela parte de trás, e assim por diante até atingir o tamanho desejado do "elástico".
- O fio é removido e, para manter o elástico em forma, adiciona-se fio de náilon ou elástico, da mesma cor do fio principal.
A peça da esquerda é tricotada da mesma maneira. A diferença é que as meias lisas devem ter costuras de conexão direcionadas para a parte interna dos pés.
Quente por motivos
Não é difícil tricotar lindas meias com agulha de crochê a partir de motivos, passo a passo. O principal é seguir as instruções. Motivos hexagonais multicoloridos são usados prioritariamente. Eles são tricotados de acordo com o seguinte algoritmo.
- Uma corrente de 5 VP é coletada e conectada em um anel.
- 3 VP e no ringue 17 СС2Н.
- Adiciona-se um fio de cor diferente para que não fique perceptível, e o ponto de partida não é tricotado até o final. Faz-se uma laçada no outro fio, prende-se com um nó e, em seguida, passa-se por 2 meias laçadas, realizando-se o ponto de partida. Os restos do fio são escondidos durante o tricô. Cria-se o ponto de partida, 2 pontos de partida, laçada, a agulha é inserida na mesma laçada, o fio é agarrado e repete-se uma ação semelhante. As laçadas da agulha são conectadas com um vértice comum. Em seguida, no ponto de partida e no ponto de partida 2 da carreira anterior, o fio é puxado 3 vezes e conectado com o ponto de partida. Continue assim até o final da carreira.
- A linha muda. O PS é tricotado em VP entre os PS da carreira anterior. Depois, 2 VP e um novo PS.
- A cor muda. Crie 2 PP, 2 PA em 2 VP da carreira anterior. No próximo VP, 5 PA. Em seguida, alterne 3 PA em VP, 5 PA em VP.
- O fio é trocado para o principal e o motivo é amarrado: 3 pb em 3 pb da carreira anterior, 10 pb em 5 da carreira anterior.
Em seguida, você precisa criar a sola. Você pode tricotar um quadrado, uma oval como botas ou o formato do pé. Monte 13 corr e tricote as carreiras com pb no comprimento desejado. Para formar as meias, você precisa prender a parte da ponta, as extensões do pé e as laterais. Tudo está conectado à sola. Você pode costurar as partes da meia com uma costura invisível ou prendê-las com uma agulha de crochê, usando pb ou pa, tricotando-as em meias laçadas de lados opostos do avesso. Você pode decorar os produtos com miçangas ou rendas. Assim, tricotar meias para iniciantes com uma agulha de crochê não é difícil se você tiver o desejo e a habilidade de criar colunas elementares com e sem laçada.
Vídeo

 
                                    





































