Padrões populares de tricô para meias com agulhas de tricô para iniciantes e artesãs experientes

Meias

Itens de tricô são considerados talvez os mais populares na categoria de produtos artesanais. São surpreendentemente confortáveis, elegantes e têm uma energia especial. Ao mesmo tempo, para criar roupas, brinquedos ou sapatos com lã, você precisa de muita experiência, concentração e perseverança. É improvável que uma artesã iniciante consiga tricotar um suéter, uma boina ou um cardigã, mas tricotar meias com agulhas de tricô é uma tarefa totalmente viável, para a qual você não precisa de habilidades especiais. Alguns novelos de lã, uma ferramenta simples e algumas noites de tempo livre são suficientes. Você pode encontrar um molde em revistas ou criar o seu próprio. Muitas costureiras acreditam, com razão, que é com as meias que você deve começar a se familiarizar com o incrível mundo do tricô.

Selecionando fios e ferramentas

A escolha da matéria-prima para tricotar meias com agulhas de tricô deve ser feita com a máxima responsabilidade, pois a finalidade e a durabilidade do produto dependem diretamente das características do fio. Os tipos de fios mais comuns e populares são:

  1. Mohair é a lã das cabras "douradas", muito quente, macia e quase leve. Devido à estrutura do pelo de cabra, outros tipos de fios são necessariamente adicionados a este fio para maior resistência. Normalmente, o teor de lã natural é de 45 a 80%.
  2. Caxemira é o pelo penteado de cabras tibetanas. Uma das variedades mais caras de lã. Meias de caxemira tricotadas são macias e quentes. Devido à sua grande elasticidade, o teor de lã não deve ser superior a 30%.
  3. Angorá - penas de coelho. O teor normal dessa lã é de 45 a 75%. Requer manuseio cuidadoso, não tolera água e é melhor lavar a seco os itens feitos com ela.
  4. A viscose é feita de celulose natural, também chamada de "seda artificial". O fio possui boas propriedades higiênicas, é resistente ao desgaste e macio.
  5. Algodão. A melhor opção é o fio mercerizado, que é mais resistente, tem um brilho característico e permite fazer meias lindas com um visual formal.

Todas as meias de lã devem ser feitas de matérias-primas macias; se você as tricotar com um material espinhoso, o produto final causará desconforto e irritará a pele. Para maior resistência, você pode adicionar uma linha de bobina resistente ao fio de lã - algodão ou seda. O calcanhar e a ponta desse produto serão resistentes à abrasão.

Para garantir que a lã seja natural, você pode atear fogo a um pequeno pedaço de linha; ele deve queimar com um cheiro característico. Se permanecer uma massa elástica e pegajosa, uma grande porcentagem de fibra artificial foi adicionada à composição. O algodão queima com cheiro de papel queimado.

A aparência do produto, o processo de fabricação e a qualidade do tecido também dependem da escolha correta das agulhas de tricô para meias de tricô. As agulhas de tricô líderes são ferramentas de metal com duas pontas pontiagudas, vendidas em conjuntos de 5 peças. Elas não dobram e o fio desliza facilmente por elas. Se você tricotar meias com 5 agulhas de tricô, obterá um produto perfeito e sem costura. As agulhas de tricô com osso são ásperas, dobram e têm um diâmetro maior, portanto, trabalhar com elas não é muito confortável. As circulares, conectadas com uma linha de pesca grossa, tricotam tecidos largos, bem como produtos sem costura. As agulhas de tricô separáveis ​​são muito convenientes: a linha de pesca é removida, você pode alterar os números ou usá-las separadamente.

As ferramentas são classificadas por números de acordo com o diâmetro. As descrições de tricô indicam a bitola que deve ser usada para tricotar uma peça específica. As mais finas são indicadas para luvas e blusas elegantes. As médias são usadas para tricotar meias, luvas e gorros. As maiores são usadas para fazer suéteres ou polainas com fios grossos. A bitola geralmente é escolhida de acordo com a espessura do fio: ela deve ser dobrada ao meio e comparada com a agulha de tricô.

A escolha nem sempre depende da espessura do fio. Peças vazadas e "teias" são tricotadas com ferramentas mais grossas. Saltos e elásticos são tricotados com agulhas de tricô de meio tamanho ou um tamanho menor. O ideal é tricotar uma pequena seção do tecido para teste. Se o tricô for elástico, segurar bem o padrão, o diâmetro foi escolhido corretamente. Esse "truque" também ajudará a determinar o número de laçadas.

Mohair
Caxemira
Fio de angorá
Viscose
Algodão
Agulhas de tricô de metal
Agulhas de tricô circulares
Raios de osso
Classificação dos fios e seleção das agulhas de tricô

Dimensionamento

Ao começar a tricotar meias com 5 agulhas de tricô, você precisa tirar as medidas. Pegue uma fita métrica, meça o comprimento do pé, a circunferência do osso do tornozelo e do peito do pé, o comprimento e a largura dos dedos e a altura desejada do produto. Em seguida, calcule quantas laçadas você precisa montar para tricotar meias do tamanho desejado.

Circunferências do pé e tornozelo - some e divida ao meio. Por exemplo, você tem 21. Em seguida, determine quantas laçadas existem em um centímetro. Para isso, você precisa tricotar uma pequena seção com as agulhas de tricô e o fio selecionados e medir com uma régua. Normalmente, 1 cm equivale a três laçadas, ou seja, 3 × 21 = 63. Nas agulhas de tricô dobradas ao meio, você precisa discar 64 laçadas, que são divididas igualmente em quatro lados construídos em um poço. Você pode começar a tricotar meias com agulhas de tricô. A altura (do meio do calcanhar até o final do punho) e o comprimento do pé são medidos com uma fita métrica diretamente no produto. Do ponto inicial da subida, as laçadas são reduzidas até o início da meia.

Tirando medidas
Tabelas de tamanhos

Como decifrar o diagrama

Esquemas são algoritmos passo a passo para a fabricação de um produto. As instruções são divididas em 3 grupos:

  • o mais simples, sem padrões ou decorações;
  • complexo, com diferentes tipos de loops;
  • colorido.

Exemplos de meias de tricô com agulhas de tricô para iniciantes devem ser escolhidos sem excesso de elementos e de forma monocromática. Depois de pegar o jeito e adquirir experiência, você pode começar a tricotar peças com um enfeite. O elástico para meias monocromáticas consiste em duas laçadas alternadas: frontal e traseira. O tricô com agulhas de tricô tem seus próprios símbolos:

  • LP - alça frontal, marcada com um quadrado branco, “I”;
  • ip - laço purl, quadrado pintado, célula com círculo preto, “–”;
  • p - um laço;
  • нк — fio final, denotado por “U”, “o”;
  • kr — laço de borda;
  • p - uma linha;
  • spl - laçada frontal cruzada;
  • sip - ponto tricô cruzado.

Cada padrão vem com uma descrição do processo de trabalho, uma lista das ferramentas necessárias e a quantidade de fio.

Antes de começar a trabalhar, você precisa se familiarizar cuidadosamente com o processo de confecção do modelo. Como regra, o tricô de meias começa com um elástico. Mas existem moldes em que o produto é feito a partir da ponta.

Tipos de saltos

A parte que causa mais dificuldade para iniciantes no tricô é o calcanhar. Mas, como existem várias opções para fazer esse elemento, escolher a mais fácil para você não será difícil. Os seguintes tipos de calcanhar são populares:

  1. Simples (versão da vovó). A segunda e a terceira agulhas de tricô estão ociosas, tricote na primeira e na quarta. Primeiro, você precisa tricotar o tecido em ponto meia, duas carreiras a menos que o número total de laçadas nas duas ferramentas de trabalho. Conte um terço delas; se o número não for divisível uniformemente, adicione as laçadas restantes à de trabalho. Tricote apenas ela, em ponto meia, com cada nova carreira capturando as laçadas externas dos dois terços restantes. Você obtém um calcanhar. Quando as laçadas livres terminam, o tricô continua como antes. O número de laçadas deve ser trazido ao original. Para fazer isso, a cada passagem da carreira nas junções da 1ª, 2ª e 4ª, 3ª agulhas de tricô, você precisa pegar duas laçadas. Este é o método mais fácil de todos, adequado para iniciantes.
  2. Cônico. Também é fácil descobrir como tricotar meias com um calcanhar separado. O elemento é tricotado por último. O local do futuro calcanhar é marcado com um fio de tricô de cor contrastante. Depois de terminar a meia, as alças do calcanhar precisam ser discadas em 4 agulhas de tricô, removendo o fio. Tricote em círculo com um cone, como na ponta. Tricote as oito alças restantes com um fio e esconda a ponta.
  3. Redondo. Este salto é tricotado em duas agulhas, com ponto meia. O número de carreiras deve corresponder ao número de laçadas em uma agulha. Termine a carreira com ponto meia. Divida a área de trabalho em três partes e tricote o meio, pegando as laçadas restantes nas bordas, uma em cada passada. Termine com ponto meia. Pegue a borda e tricote em círculo, diminuindo duas laçadas de cada vez até o número original.
  4. Bumerangue. O calcanhar é tricotado apenas com pontos meia. Se o elástico foi padronizado, em duas carreiras, você deve passar para pontos meia nas agulhas 1 e 4; nas agulhas 2 e 3, tudo permanece como antes. As laçadas nas agulhas 1 e 4 são tricotadas de acordo com o princípio da ampulheta. As laçadas externas são diminuídas em uma até que reste um quarto (20–25%) do volume original. Este é o meio. Tricote duas carreiras em círculo, continuando o padrão iniciado nas agulhas reservadas. Em seguida, adicione duas laçadas para cada carreira, capturando as laçadas externas da borda e retornando na direção oposta.

Se você conseguiu tricotar o calcanhar corretamente, todos os outros elementos não causarão dificuldades. A segunda meia deve ser completamente idêntica, então você deve contar cuidadosamente o número de laçadas e carreiras.

As melhores master classes

Inúmeras master classes ensinam como tricotar meias com agulhas de tricô para iniciantes. Há instruções para iniciantes que acabaram de pegar nas agulhas de tricô e estão dando os primeiros passos. Se você tem experiência, pode fazer meias com um padrão usando agulhas de tricô usando fios multicoloridos.

Modelo simples para iniciantes

Você precisará de 200 g de fio, que deve ser lã com fio acrílico, e 5 agulhas de tricô nº 3. Fazer meias com ponto meia para iniciantes passo a passo fica assim:

  1. Use uma fita métrica macia para medir seu pé e anote.
  2. Meça o volume do pé em seu ponto mais largo e multiplique por 1,4–2, dependendo da espessura da linha: quanto mais grosso, menor o número de voltas. A soma final será o número de voltas.
  3. A parte de cima é tricotada simplesmente com 2 pontos meia e 2 pontos altos duplos no comprimento calculado. Em caso de dúvida, é necessário experimentá-la.
  4. O calcanhar é feito em agulhas de tricô 1 e 4, o tecido é tricotado com laçadas retas e meia, o comprimento é de 6 a 9 cm, dependendo do tamanho.
  5. A terceira parte é tricotada para o calcanhar, adicionando laçadas de borda em cada carreira.
  6. Em seguida, trabalhe com o ponto cetim, pegando uma das pontas do calcanhar.
  7. Em seguida, continue tricotando em círculo, diminuindo o número de laçadas para o número original.
  8. Tricotar com um tecido liso contínuo até a ponta do dedo mínimo. No início, diminuir uma laçada na 1ª e 3ª agulhas e, no final, na 2ª e 4ª agulhas, tricotar duas laçadas juntas.
  9. Quando as laçadas são reduzidas pela metade, a diminuição ocorre a cada passada. As 8 laçadas restantes são presas com um fio e a ponta fica escondida.

Meias com 5 agulhas de tricô para iniciantes também podem ser tricotadas com um punho simples, 1 ponto meia, 1 ponto meia, depois com ponto meia.

                     

 

Com um padrão vazado

Meias estampadas parecem um produto caro e exclusivo. Para o trabalho, use 180 g de fio branco macio e agulhas de tricô nº 4. Para fazer meias femininas vazadas, você precisa de:

  • tricotar duas carreiras;
  • então 1 carreira - 1 ponto tricô, nk, 2 pontos tricô juntos, nk, 2 pontos tricô juntos, 2 ip, 4 pontos tricô;
  • então números pares - somente IP;
  • 3, 4 p - 2 carreiras em tricô, 1 tricô, nk, 2 pts juntos em tricô, nk, 2 pts juntos em tricô, 2 ip, remova 1 pt para uma agulha de tricô adicional, tricote 1 pt, coloque 1 laçada novamente, repita;
  • As linhas 5 a 9 são semelhantes à 1;
  • 11 carreiras - 2 ip, 1 tricô, nk, 2 ip juntos em tricô, nk, 2 ip juntos em tricô, 1 ip, 5 tricô;
  • 13 carreiras - 2 pbx, 5 tricô, 1 pbx, 2 pbx juntos em tricô, nk, 2 pbx juntos em tricô, nk, 1 tricô;
  • 14 carreiras - 2 pbx, remova 1 p para uma agulha adicional, tricote 1 p, coloque 1 laçada novamente duas vezes, 2 pbx, 2 p juntos em tricô, nk, 2 p juntos em tricô, nk, 1 kp;
  • 16 carreiras - 2 ip, 4 tricô, 2 ip, 2 p juntos tricô, nk, 2 p juntos tricô, nk, 1 tricô;
  • 18 p - semelhante ao décimo quarto;
  • 20, 22 carreiras - 2 ip, 4 tricô, 2 ip, 2 p juntos tricô, nk, 2 p juntos tricô, nk, 1 tricô;
  • diminuir uma laçada na 1ª carreira;
  • o segundo esquema - tudo estranho - ip;
  • carreiras 2, 6, 10, 12 - 2 ip, 4 lp e assim por diante;
  • carreiras 4, 8 - 2 pbx, remover 1 p para outra agulha, 1 p, colocar 1 laçada novamente, repetir e assim por diante;
  • o calcanhar é tricotado com 1/3 de ponto nas agulhas 1 e 4, em ponto reto;
  • terminado o calcanhar, a sola é tricotada em 1 e 4 pontos meia, e a parte superior é tricotada em 2 e 3 pontos de acordo com o padrão nº 2;
  • assim que o tecido cobrir o dedo mindinho, divida o tricô ao meio, diminua 4 p. e puxe os 6 p. restantes juntos com um fio, escondendo a ponta.

Para meias estampadas, o fio deve ser fino e resistente. Os produtos ficam lindos e elegantes, podendo até ser usados ​​como presente para parentes ou amigos.

Infantil com elástico oblíquo

Coisas tricotadas pelas mãos da mãe carregam energia positiva para o bebê. Meias infantis são uma ótima oportunidade para agradar o seu bebê. O elástico oblíquo se ajusta perfeitamente à perna, é elástico e não aperta. Você precisará de 5 agulhas de tricô e 70 g de fio brilhante e de alta qualidade. Algoritmo de fabricação:

  • montar o número de laçadas de acordo com o tamanho da perna, deve ser um múltiplo de 3 mais 2 ms/pts para a orla;
  • 1 carreira - 3 pontos meia e 3 pontos ip;
  • então os pares são tricotados de forma idêntica ao anterior;
  • 3ª carreira - 1 pb, 3 pb, 3 pb, 3 pb, 2 pb;
  • 5ª carreira - 2 pb, 3 pb, 3 pb, 3 pb, 1 pb;
  • Linha 7 - 3 ip, 3 lp;
  • 9ª carreira - 1 LP, 3 SP, 3 LP, 3 SP, 2 LP;
  • 11 carreiras - 2 LP, 3 SP, 3 LP, 3 SP, 1 LP;
  • Linha 13 - igual à 1 e depois repita.

O calcanhar é tricotado com ponto meia nas agulhas 1 e 4. O restante do produto é feito com ponto cetim. Na ponta, a partir do ponto do peito do pé, as laçadas são gradualmente reduzidas. As duas laçadas restantes são unidas e presas, e a ponta do fio fica escondida. O padrão é simples e as meias acabadas têm um visual elegante.

Em duas agulhas

Mesmo trabalhando com duas agulhas de tricô, as meias, curtas e longas, ainda são de excelente qualidade. Você precisa de duas agulhas de tricô e 150 g de fio. O passo a passo do tricô é assim:

  1. O trabalho começa com o painel traseiro. É necessário discar exatamente metade das alças necessárias. Elástico de acordo com o esquema 2 x 2 - 5 cm.
  2. 4 carreiras - tricô.
  3. Para formar o calcanhar, remova cada 2, 3 e duas laçadas de borda. Quando sobrar metade, tricote as últimas laçadas junto com as laçadas de borda.
  4. Sola - lp. Na ponta, diminua o número para oito novamente e, em seguida, vire para trás. Adicione laçadas, conectando as externas com as da borda para formar a ponta do produto. Em seguida, tricote o tecido superior até o final, conectando as carreiras com as da borda.

O resultado é um produto com duas listras bem definidas nas bordas, que são percebidas como parte do enfeite original. Se você adicionar uma trança ou folhas, a meia ficará ainda mais orgânica. Tricotar esses padrões com agulhas de tricô é bastante difícil, mas as meias prontas não são vergonhosas para presentear.

Com um padrão

Tricotar meias masculinas com um lindo padrão canelado é feito de acordo com um padrão bastante simples. Você precisará de 5 agulhas de tricô e 250 gramas de lã com acrílico. A ordem dos passos:

  • 1 carreira - 3 lp, 2 lpps (o lp não é tricotado pelo lado de trás da laçada, mas por baixo da frente), nk, 1 lp;
  • 2 r - 2 LP, 2 LPPS, NK, 2 LP;
  • 3 r - 1 LP, 2 LPPS, NK, 3 LP;
  • 4 r - 2 lpps, nc, 4 lp;
  • 5 p - 1 lp, nk, 2 lpps entre as laçadas, 3 lp;
  • 6 p - 2 lp, nk, 2 lpps entre os laços, 2 lp;
  • 7 p - 3 lp, nk, 2 lpps entre os laços, 1 lp;
  • 8 carreiras - 4 lp, nk, 2 lpps entre as laçadas.

Em seguida, tricote como de costume, com a parte da frente. O calcanhar está reto; é aconselhável reforçá-lo com uma linha de bobina adicional.

Meias são itens práticos e muito procurados no dia a dia. E aquelas tricotadas à mão são duplamente valiosas. No entanto, não se esqueça da escolha correta do fio, da ferramenta de trabalho e do padrão que combine com as habilidades existentes.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios