Quando se trata de sapatos de tricô, a primeira coisa que vem à mente são meias e pantufas. A combinação desses dois tipos deu origem aos chinelos. Eles costumam ser usados em casa ou levados em viagens, já que não ocupam muito espaço. Se você dominar o tricô de pantufas, até mesmo uma artesã iniciante poderá criar modelos muito incomuns em beleza e conforto. A utilização de master classes prontas facilitará o trabalho.
Características do produto
A execução clássica de pantufas resulta em um produto com pés, dedos e calcanhar fechados. A principal característica dessas pantufas é que você não precisa de muita experiência prática para tricotá-las. Basta saber segurar as agulhas de tricô corretamente e realizar dois tipos principais de laçadas. Na maioria dos casos, você não precisa de um diagrama ou padrão.
As meias-pegadas podem ser tricotadas em duas agulhas de tricô ou em círculo. Você pode simplificar o modelo para um tecido retangular regular, basta costurá-lo de uma determinada maneira.
Há opções para homens, mulheres e crianças. Eles diferem em formato, padrões, design e escolha de material. Os chinelos masculinos são feitos em tons clássicos, enquanto os femininos são feitos em tons pastel. Os chinelos infantis são tricotados com fios vibrantes e decorados com apliques divertidos.
Existem várias técnicas para tricotar pantufas com agulhas de tricô: ponto meia, ponto meia, vazado, jacquard ou com inserções ornamentadas. Modelos com tricô em relevo, elástico e tranças ficam ótimos.



Seleção de ferramentas e materiais
Em primeiro lugar, a tricoteira deve escolher o que tricotar e com o quê. Agulhas de tricô são definitivamente necessárias para o trabalho. Pode ser um conjunto de 4 ou 2 ferramentas: agulhas circulares em um cabo ou linha de pesca são consideradas uma opção conveniente. Dispositivos adicionais para fazer meias geralmente incluem uma agulha e uma agulha de crochê. A agulha de crochê é usada para decorar a borda do produto e elementos decorativos. A agulha é usada para costurar peças ou detalhes. Esta ferramenta não é necessária se o processo for realizado com 4 agulhas de tricô. Neste caso, o produto é sem costura.
Vantagens de trabalhar com duas agulhas:
- os produtos são tricotados mais rapidamente;
- não é necessário fazer moldes;
- é mais fácil distinguir a carreira meia da frente;
- você pode fazer um padrão de qualquer complexidade;
- Este é um método conveniente para iniciantes.
Para os amantes do tricô em 4 agulhas, as principais vantagens são:
- ausência de costuras e presilhas nas bordas;
- ajuste mais justo e confortável ao redor da perna.
Para prolongar a vida útil das meias de malha, você deve inserir um fio adicional forte na ponta e no calcanhar do produto.
Algumas costureiras usam certos tipos de padrões que engrossam o tecido:
- arroz;
- laço torcido;
- laço removido.
Os chinelos podem ser tricotados com qualquer fio. Os modelos quentes devem ser feitos com fios que contenham plumas ou lã natural. Os produtos de verão são mais adequados para serem feitos com fios de algodão. Podem ser 100% algodão ou conter fios de linho ou acrílico. A melhor opção é a fibra de seda ou algodão de pequeno diâmetro, mas com resistência suficiente.
Como decidir o tamanho
Para garantir que as meias de malha se ajustem bem ao pé, é necessário tirar as medidas corretamente. Para meias curtas, você precisará de três medidas básicas do pé:
- Comprimento. Recomenda-se medir pela impressão dos dois pés no papel. Coloque os pés sobre a folha e trace o contorno deles com um lápis. É importante segurar o lápis na vertical. Em seguida, desenhe uma linha reta do ponto extremo do calcanhar até o ponto extremo do dedão. O comprimento da linha é igual ao comprimento do pé. Se os valores dos dois pés forem diferentes, o maior será usado para o cálculo.
- Circunferência do peito do pé. Coloque o pé sobre uma superfície dura e use uma fita métrica para circundar a maior parte do pé. Anote o valor com precisão de milímetro. A fita métrica deve se ajustar perfeitamente ao pé, mas sem apertá-lo.
- Plenitude. Este parâmetro é necessário para quem tem pés muito estreitos ou muito largos. É medido na parte mais larga do pé, medindo os ossos salientes do dedão e do dedo mínimo com uma fita métrica.
O próximo passo é calcular a densidade do tricô. A costureira precisa descobrir quantas laçadas cabem em 1 cm. Esse valor depende da espessura e da estrutura do fio, bem como do diâmetro das agulhas de tricô. Tricotamos uma amostra do padrão selecionado igual à proporção. Para o ponto meia, basta montar de 10 a 20 laçadas. O número de laçadas em 1 cm é determinado e multiplicado pelo valor medido.
As melhores master classes
O processo de tricotar chinelos-sapatos, muito incomuns em beleza e confortáveis de usar, pode ser dominado com a ajuda de master classes passo a passo. Os tricoteiros iniciantes devem prestar atenção aos modelos mais simples e fáceis. Uma vantagem importante de tricotar qualquer tipo de meia é a pequena quantidade de consumíveis. É necessário muito pouco fio: 50–100 g, dependendo do tamanho.
A opção de tricô vazado parece muito delicada. Meias lindas podem ser tricotadas rapidamente com duas agulhas de tricô. Resta apenas escolher o design do modelo.- com ou sem costura.
Tricotar pantufas sem costura com agulhas de tricô é feito com 2 ou 4 ferramentas. Pode ser feito de duas maneiras principais, sem costura adicional:
- Da ponta do pé. Comece com um conjunto mínimo de laçadas, aumentando gradualmente o tecido com laçadas.
- Utilizando a tecnologia clássica de tricotar meias a partir da área do calcanhar.
- Em duas agulhas de tricô. Esta opção permite criar um produto com ou sem costura. As meias ficam originais quando combinadas com fios de cores contrastantes.
A maneira mais fácil para costureiras iniciantes tricotarem é a partir de um único pedaço de tecido.
Obra aberta
Para trabalhar você precisa preparar:
- Fio. O material escolhido é macio e agradável ao toque, pois as meias tocam a pele. Para um modelo mais quente, utiliza-se lã natural em sua composição pura ou com adição de fios artificiais. As de verão são tricotadas com algodão ou fios mistos de fibras naturais.
- Ferramenta. O número de agulhas é selecionado de acordo com a espessura e a estrutura do fio. Recomenda-se usar um conjunto de 5 agulhas de ponta dupla.
- Padrão vazado. Qualquer padrão tricotado em círculo serve.
Algoritmo operacional:
- fazer medições;
- tricotar o padrão de relacionamento para calcular o número de pontos a serem montados;
- montar o número necessário de pontos;
- divida o tecido em partes - frente, laterais, calcanhar;
- tricotar de acordo com o princípio da meia.
O pé deve ser feito com um padrão denso e a parte superior das pantufas, com um padrão vazado. O calcanhar deve ser tricotado da maneira clássica. Durante o trabalho, você deve experimentar as pantufas para ajustar o ajuste. Todas as diminuições devem ser corrigidas para que a segunda pantufa fique idêntica à primeira. Não há necessidade de costurar o produto.
Produto sem costura
Não é difícil fazer pegadas sem costura posterior. O fio é selecionado a critério da artesã; você pode usar sobras de fios, combinando-os por cor. Você precisará de agulhas de tricô circulares. O padrão e a descrição são selecionados individualmente; padrões vazados, tricô volumoso e tranças com entrelaçamento duplo são adequados para esse produto.
Algoritmo operacional:
- Meça o volume do pé e calcule o número de voltas. Deve ser um múltiplo de 4.
- Monte pontos nas agulhas circulares.
- Tricotar 4 cm com um elástico 1 x 1. Uma laçada é tricotada como laçada da frente e a segunda como laçada de trás. Carreiras pares - de acordo com o padrão desejado.
- Mude para o ponto meia, tricotando 1/3 da carreira do calcanhar em canelado. Este tipo de trabalho é feito com laçadas do mesmo tipo nas partes frontal e traseira do tecido.
- Para manter o tamanho da sola, diminua 1 laçada em cada carreira subsequente.
- Reduza o número de laçadas para 9 peças.
Feche a meia de uma forma que seja conveniente para quem tricota.
Em duas agulhas
Para trabalhar você precisará de:
- fio de lã ou semi-lã;
- agulhas de tricô com diâmetro de 4 mm;
- agulha para costurar o modelo.
Descrição do processo:
- Monte 30 pontos.
- Tricotar um pedaço de tecido plano em ponto meia. O comprimento do tecido é de 50 carreiras, e o padrão é formado em todas as carreiras da frente.
- Na altura dos dedos, mude para elástico (1 x 1). Tricotar 19 carreiras.
- Na última carreira, tricote 2 pontos juntos em meia.
- Passe o número restante de laçadas na agulha para um fio e aperte.
- Não quebre a linha, costure a meia. O comprimento da costura depende da profundidade que o dono deseja para a meia.
- Dobre o tecido ao meio e costure um ponto de calcanhar com uma agulha.
- Se desejar, decore as pegadas com miçangas, flores ou apliques.
Cada modelo tem princípios básicos de tricô e características distintas. Tendo dominado a tecnologia de tricotar as meias-calças mais simples com a ajuda de master classes, você pode fazer produtos de qualquer complexidade. Os chinelos prontos são decorados com bordados, apliques, miçangas e strass. Se desejar, você pode colar uma sola grossa.
Vídeo

 
                                    











































