Tricotar é uma atividade criativa, interessante, mas bastante trabalhosa. O processo de fazer as coisas você mesmo traz muito prazer, acalma o sistema nervoso e permite que você fique a sós com seus pensamentos. Na maioria das vezes, as artesãs iniciantes praticam primeiro em produtos simples. Meias e luvas com agulhas de tricô são ideais para aprender técnicas de tricô. No entanto, você deve primeiro se familiarizar com algumas sutilezas e recomendações.
Seleção de fios e método de tricô
Antes de tricotar luvas com agulhas de tricô, você deve escolher o fio, o diâmetro das ferramentas e a técnica de trabalho. Como mostra a prática, qualquer tipo de fio é adequado para criar luvas. Tudo depende do seu uso posterior.
Para luvas quentes infantis, é aconselhável escolher um fio mais grosso com lã. No entanto, evite usar 100% lã, caso contrário, a criança sentirá desconforto — uma sensação desagradável de formigamento.
Se você planeja fazer lindas luvas para uma menina ou mulher, dê preferência a fios finos e leves, que permitem criar padrões originais. Quanto mais fino o fio escolhido, mais requintado o produto fica. Portanto, para se manter aquecido em dias frios, luvas com ou sem padrão, mas feitas de fios grossos, são adequadas. Mas, na baixa temporada, um modelo feito de fios finos será o ideal.
Com base na espessura do fio, você também deve escolher o diâmetro das agulhas de tricô. Nesse caso, preste atenção especial à etiqueta dos fios, que indica o número apropriado da ferramenta de tricô, bem como às instruções de cuidado com o produto final.
As luvas podem ser criadas usando duas ou cinco agulhas de tricô. O primeiro método é considerado mais simples e compreensível. É recomendado para costureiras iniciantes. No entanto, usando o segundo método, você pode criar um produto mais organizado e interessante.
Antes de começar a trabalhar, é importante estudar os padrões e a descrição das luvas de tricô, entender o princípio e dominar o processo de criação de um modelo básico. Assim, até os padrões e técnicas mais inusitados se tornarão acessíveis.
Como determinar o tamanho
Para criar luvas do tamanho certo, você precisa tirar medidas. O processo é complexo e exige uma abordagem criteriosa. Embora muitos acreditem que basta transferir o contorno da mão para o papel.
Especialistas recomendam tirar medidas à mão. Só então crie um molde no papel. Isso é especialmente importante para iniciantes. Para criar luvas de tricô, você precisa das seguintes medidas:
- Volume da palma. A medida correta é considerada a parte mais larga da palma.
- Altura do pulso até o início do polegar.
- Distância do início do dedo mínimo até o pulso.
- Altura do início do dedo indicador até o pulso.
- Altura máxima da palma. A medida é tirada do início do pulso até a ponta do dedo médio.
Depois de tirar todas as medidas, você pode criar um padrão que facilitará o tricô. Recomenda-se selecionar uma largura máxima igual ao volume da palma e uma altura da luva após o elástico igual ao comprimento da palma. Isso ajudará a definir o tamanho correto posteriormente e a determinar o número de carreiras e laçadas.
Lindos padrões e técnicas
No processo de trabalho, você pode usar uma variedade de padrões para luvas. Cada um difere no formato e na técnica de execução. Os mais populares são:
- Tranças volumétricas. Bem simples de fazer. São formadas movendo as laçadas para o lado direito ou esquerdo.
- Entrelaçamento. Usado para criar um modelo quente. Nível complexo de execução. Criado usando carreiras encurtadas, diminuições e um conjunto de laçadas adicionais.
- Cabos. Usados para criar modelos volumosos. Nível médio de complexidade. Esses lindos padrões são criados alterando a ordem das laçadas de tricô.
- Bumps. Um padrão convexo, único e difícil de executar. Tricotado com ponto frontal e ponto traseiro.
- Padrões vazados. Muito populares. Alto nível de complexidade de padrões para luvas de tricô. Criados com fios.
- Ponto cetim estampado. A melhor opção para criar luvas de tricô com um padrão. É usado como base, contra o qual o padrão se destaca claramente. Você também pode fazer uma inserção de ponto meia na parte da frente. Ficará bem original. A técnica de execução é simples.
- Ponto liso. Padrão básico para luvas. Bastante simples de fazer. O principal é que todas as laçadas sejam iguais. Elas podem ser criadas tanto para as paredes da frente quanto de trás.
Existem muitos outros padrões. Eles são usados para criar luvas com ornamentos, conchas, bordas, folhas, favos de mel e padrões noruegueses. É recomendável começar a fazer seu primeiro trabalho com uma versão básica.







Algoritmo de tricô em 5 agulhas para iniciantes
Uma maneira popular de tricotar luvas envolve tricotar do punho até a ponta. Recomendado para iniciantes. O processo envolve 5 agulhas de tricô.
Primeiro, você deve tirar medidas e fazer cálculos. O número de laçadas a serem montadas é igual ao produto da circunferência da palma pela densidade horizontal do padrão. O número resultante é dividido em 4 partes para cada agulha de tricô em proporções iguais. Se necessário, o indicador deve ser arredondado para cima.
As luvas são tricotadas usando pontos frontais e traseiros. Todo o processo é feito em círculo, de cima para baixo. A luva da direita é um exemplo. A etapa inicial é criar um punho. O método mais popular é o canelado. Cerca de 70 mm são tricotados. A próxima etapa é o elemento principal. As alças frontais são tricotadas em círculo até o ponto inicial do polegar, cerca de 60 mm.
Em seguida, vem a base do polegar. O trabalho é feito na primeira agulha de tricô. A primeira laçada é feita com o fio principal. As seguintes (exceto a última) são tricotadas em uma cor contrastante. A superfície frontal é usada. Após as laçadas do fio contrastante, volte para a primeira agulha de tricô e tricote com o fio principal. Uma borda colorida aparece, que serve como indicação do início do polegar.
Em seguida, a parte principal é tricotada em círculo até o ponto inicial do dedo mínimo. Cerca de 80 mm. Na ponta, as laçadas são reduzidas. Nas agulhas ímpares, as duas laçadas iniciais são conectadas com a superfície frontal, atrás das paredes traseiras. Nesse caso, a primeira laçada é virada. Nas agulhas pares, as duas laçadas finais são conectadas com a superfície frontal, atrás das paredes frontais.
A redução deve ser feita em todo o círculo até atingir metade do número original de laçadas, e depois em cada uma delas. O objetivo é obter oito laçadas, um par em cada agulha de tricô. Elas são apertadas e fixadas no avesso.
A próxima etapa do algoritmo, como tricotar luvas para iniciantes passo a passo, envolve a criação do polegar. O fio contrastante é removido. Seu lugar é ocupado por duas agulhas de tricô. Em seguida, todas as laçadas são transferidas para quatro ferramentas. Para facilitar o trabalho, o restante do fio é escondido dentro do buraco. O polegar deve ser tricotado em círculo.
A partir do ponto central do prego, comece a diminuir as laçadas, nas agulhas ímpares no início da carreira e nas pares no final. O método é o mesmo usado para criar uma capa. A única diferença é que as laçadas são inicialmente diminuídas em cada carreira. Quando sobra uma laçada, elas são apertadas e presas na parte de trás.
A luva esquerda é tricotada de forma semelhante, mas em um espelho. A base do polegar é tricotada na segunda agulha de tricô. O conjunto de luvas quentes em 5 agulhas de tricô está pronto.








Aula mestre passo a passo sobre modelos populares de tricô
Existem muitas técnicas populares para tricotar luvas. Isso inclui luvas vazadas infantis e femininas com agulhas de tricô ou luvas de tricô. Depois de estudar cuidadosamente as recomendações, você pode tricotá-las você mesmo.
Infantil em duas agulhas
Ao fazer luvas infantis com duas agulhas de tricô, o número necessário de laçadas é montado na ferramenta (com base no tamanho desejado). Tricota-se um elástico, cerca de 15 carreiras. Em seguida, o padrão segue até o ponto inicial do polegar. Neste caso, na carreira final, laçadas iguais em número à metade do volume do dedo devem ser tricotadas com um fio de cor contrastante. Em seguida, transfira-as para a segunda agulha de tricô e tricote com o fio principal.
Em seguida, continue tricotando nas agulhas sem alterações ou usando qualquer padrão que você goste até a altura do dedo mínimo. A partir deste ponto, você deve começar a diminuir as laçadas. Este processo é realizado conectando duas laçadas iniciais, quatro do meio e duas laçadas finais em cada segunda carreira. Ao atingir a altura do dedo médio, você precisa dividir a quantidade resultante entre duas agulhas, dobrar ao meio e prender com uma costura de tricô.
O próximo passo é criar um polegar. O fio contrastante é removido e uma agulha de tricô o substitui. O ponto de dobra requer um conjunto de duas laçadas adicionais dos broches. A altura especificada é tricotada. A cada duas carreiras, a quarta laçada é diminuída. No final, as laçadas restantes são costuradas. O tecido resultante é moldado em um dedo e fixado em toda a altura com uma costura. Depois disso, todo o produto é costurado. As luvas de tricô infantis estão prontas.
Luvas vazadas femininas
As luvas vazadas femininas são feitas com cinco agulhas de tricô em círculo. Primeiro, são tiradas as medidas e o número de laçadas é determinado. Recomenda-se tricotar uma amostra do molde para determinar a densidade das laçadas. A peculiaridade do tricô é que o molde é o mesmo em todo o comprimento, sem diminuições ou aumentos. Portanto, a base é a circunferência da palma da mão no ponto mais largo menos um centímetro. Nesse caso, a relação do molde é levada em consideração, que deve ser um múltiplo do número de laçadas.
Por exemplo, para uma palma de 17 cm, são feitas 7 laçadas. O número total de laçadas é 49. Elas são montadas em duas agulhas de tricô para criar a primeira carreira. Em seguida, são distribuídas em quatro agulhas de tricô, que são usadas durante todo o processo de criação de um padrão circular. Todas as carreiras ímpares são tricotadas em meia.
Ao atingir a base do polegar, forma-se um furo. Para isso, 10 laçadas são transferidas para um alfinete. Em seu lugar, durante o tricô, são criadas laçadas de ar. O processo continua até atingir a altura desejada do produto. A última carreira é fixada com uma agulha de crochê simples. O furo para o polegar é feito da mesma forma. Neste caso, são tricotadas quatro carreiras. As luvas vazadas femininas estão prontas.
Como decorar
Depois de tricotar lindas luvas, às vezes você quer complementar o produto, criando uma versão exclusiva e original. Há muitas maneiras de fazer isso. Algumas opções de decoração são adequadas para produtos infantis, outras para produtos femininos.
A versão infantil de luvas decorativas envolve algo engraçado e alegre, como carinhas engraçadas de animais. Elas podem ser compradas em lojas ou criadas independentemente usando o mesmo fio e agulhas de tricô. Padrões de feltro são frequentemente usados, tanto os mesmos para duas luvas quanto aqueles que vão de uma para a outra.
Como decoração para luvas femininas, recomenda-se algo mais refinado e elegante. Strass e miçangas na luva podem enfatizar o estilo de quem a usa. Geralmente, são fixadas com cola quente. Mas uma fita de cetim trançada criará um visual elegante. Opções populares de decoração incluem pompons e arranjos florais.
Vídeo

 
                                    






























