Antigamente, os fazendeiros escoceses usavam roupas de tweed para se proteger da chuva e do frio. Os cavalheiros ingleses usavam ternos feitos desse tecido para se exibirem em recepções com condes. Hoje, o paletó de tweed se tornou uma peça da moda. Ele fica igualmente bem em homens e mulheres.
História da aparência
Os primeiros a confeccionar roupas de tweed foram os escoceses, no século XVIII. Os agricultores valorizavam o tecido por sua densidade: o tecido multicamadas não se molhava com chuva ou neve, mantinha-se aquecido no inverno e protegia do vento. O tweed do passado é um material grosso e de uma única cor, sem nenhum traço de design original.
No início do século XIX, os aristocratas ingleses usavam tweed. O material era usado para costurar roupas masculinas. Eram trajes clássicos e de caça, itens de guarda-roupa do dia a dia.
Coco Chanel, uma estilista que tendia a "refazer" as roupas masculinas, conseguiu introduzir um casaco de tweed no guarda-roupa feminino. A estilista trabalhou no tecido: embebeu o material denso em uma solução especial para amaciá-lo. Para conferir feminilidade ao casaco, Coco Chanel removeu a gola, encurtou o comprimento, adicionou inserções de seda e botões dourados. Mesmo hoje, as roupas de tweed são uma imagem reconhecível da Chanel em todo o mundo. E o casaco é um item indispensável no guarda-roupa das primeiras-damas da Grã-Bretanha.
O segredo da popularidade do casaco de tweed é o seu conforto. Coco Chanel disse mais de uma vez que as roupas femininas devem ser práticas, com formas naturais. Designers modernos costuram jaquetas sem gola, pensam no formato da manga para que não interfira nos movimentos e complementam o tweed com forro de seda e debrum decorativo.
Características e vantagens do material
O tweed é um tecido denso com uma superfície em relevo coberta por pelo. O método clássico de fabricação do material é a sarja. Os fios da urdidura e da trama se sobrepõem a vários fios opostos, resultando em um padrão diagonal de ondulações. O jeans e a gabardine merino são feitos exatamente da mesma maneira. Menos frequentemente, o tweed é feito usando o método de trama simples: os fios da urdidura e da trama se sobrepõem com uma relação mínima.
Para obter o tecido, são utilizados fios não torcidos de lã de ovelha escocesa. Outra opção é uma combinação de algodão e fibras sintéticas. As matérias-primas são limpas, tecidas em fios e tingidas. Para mudar a cor do tweed, são utilizados corantes naturais (para obter tons discretos, como preto e cinza) e sintéticos (para tornar o material brilhante, por exemplo, vermelho ou azul).
Tipos de tweed:
- Corda Bedford. Caracteriza-se por um padrão ondulado na superfície.
- Espinha de peixe. Tweed com padrão que lembra galhos de pinheiro.
- Xadrez de pastor. Xadrez de tweed grosso.
- Pied-de-poule: Um material com um padrão abstrato que lembra levemente um xadrez.
- Donegal: Tecido com padrão simples produzido na Irlanda.
- Sobretudo. Material uniforme, de cor escura, comumente usado em roupas masculinas.
- Cheviot. Tecido grosso e denso com padrão geométrico.
Esses tecidos são usados para costurar roupas quentes do dia a dia para mulheres (saias, jaquetas, ternos), homens (calças, jaquetas, coletes), agasalhos, chapéus e sapatos. O tweed é um material aristocrático e, ao mesmo tempo, prático. É adequado para uso no inverno, outono e primavera.
As vantagens do tweed incluem:
- Durabilidade. Uma jaqueta feita deste material permanecerá como uma decoração de guarda-roupa por muito tempo.
- Versatilidade. Roupas de tweed combinam com qualquer estilo.
- Conveniência. Essas coisas não restringem os movimentos.
- Não é danificado pela umidade. Você pode usar um casaco de tweed mesmo em tempo chuvoso.
- Mantém você aquecido. A jaqueta é aconchegante na estação fria.
- Não amassa. O casaco não precisa ser passado todos os dias.
- Conforto. As roupas não coçam, são agradáveis ao toque.
- Não se preocupe com a possibilidade de prender algo. Mesmo que você acidentalmente prenda algo afiado, basta puxar o material delicadamente em diferentes direções para remover as marcas.
O tweed praticamente não apresenta desvantagens graves. Se o tecido for natural, deve ser protegido contra traças. Outra desvantagem é que o material demora muito para secar quando molhado.
Os designers conseguem criar tecidos de diferentes espessuras, complementando suas coleções com vestidos de verão feitos de tweed. Linho, algodão ou fibra de seda são usados para criar tecidos leves.






Modelos populares
As roupas de tweed são adoradas por homens e mulheres de todas as idades. Elas podem ser combinadas com estilos clássicos, empresariais, urbanos e até românticos.
mulheres
Jaquetas de tweed com cotoveleiras são um item essencial no guarda-roupa das fashionistas há várias temporadas. Inicialmente, esse elemento decorativo era adicionado apenas aos modelos masculinos. Hoje, as meninas usam jaquetas com cotoveleiras por baixo de jeans e botas de cano alto.
Os paletós de estilo inglês são as roupas da aristocracia britânica. Os modelos se distinguem pelo corte reto ou ajustado e pela cor discreta. Uma característica marcante é o mínimo de detalhes desnecessários.
Outra opção reverenciada nos círculos mais altos da Inglaterra é o modelo Spencer. Um certo Lorde Spencer não gostava de casacos longos e, por conveniência, encurtou o produto para o comprimento desejado. O resultado foi um casaco curto de tweed, usado por baixo de calças afuniladas, saias e vestidos.
Mais algumas opções:
- Modelos leves ou isolantes. As butiques de moda oferecem jaquetas para qualquer estação do ano.
- Com zíper, botões ou fecho. A opção clássica é uma jaqueta com botões. Mas os designers não param de experimentar, e roupas com zíper são mais práticas.
- Com inserções de pele. Esta opção é adequada para o inverno e o outono.
- Com mangas três quartos. Esses casacos são usados com jeans, calças justas e saias de diversos estilos.
Clássicos atemporais - jaquetas no estilo Coco Chanel. Este é um modelo mais curto, com corte reto, bolsos pequenos, sem gola e mangas afuniladas.
masculino
Um casaco de tweed simples é um clássico que combina tanto com jeans quanto com calças. Se o casaco for complementado por uma estampa vibrante, o destaque recai sobre ela. Para casacos de uma única cor, você pode escolher um suéter e calças em tons chamativos.
Um casaco salpicado é um elemento do estilo casual. Esse item de guarda-roupa geralmente é usado por baixo de jeans. Um casaco ajustado é escolhido por homens que desejam enfatizar a silhueta e esconder imperfeições.
Um paletó de tweed com patches nas mangas é outra opção casual, perfeita para usar no escritório, para encontrar amigos ou em viagens de negócios. Um paletó clássico é usado por baixo de calças e camisa, complementando o visual com uma gravata. Parceiros e clientes apreciarão essa combinação.
Cores atuais
Para o dia a dia, um paletó de tweed preto, cinza ou branco é ideal, combinando com blusas, golas altas, calças e saias. Para ocasiões especiais, os estilistas prepararam opções em cores vibrantes e inusitadas para chamar a atenção para o paletó.
| Cor | Peculiaridades | 
| Marrom | Um clássico que combina com camisas e tops de cores claras, homens e mulheres usam jaquetas de tweed nesta cor para trabalhar em vez das opções pretas padrão | 
| Cinza | Uma cor universal que combina com peças claras e escuras. Os estilistas costumam lançar modelos neste tom, complementando a peça "sem graça" do guarda-roupa com debruns, apliques e botões chamativos. | 
| Azul escuro | Uma alternativa ao clássico "preto". A cor fica mais interessante, esses casacos combinam com calças sociais, saias | 
| Rosa | O tom tornará o visual mais suave e romântico. Combina com vestidos, blusas e saias. Os homens complementam jaquetas rosa com calças brancas e calças chino azul-escuras. | 
| Verde | Tons ricos de verde combinam harmoniosamente com amarelo, menta, bordô, branco e preto. Este casaco de tweed transforma o visual de monótono em dinâmico. | 
A cor do casaco não deve combinar com o tom da parte de baixo. Calças marrons combinam com blusas cinzas. Mas o esquema de cores deve ser o mesmo: tons quentes ou frios. Casacos xadrez ficam bem com calças lisas. O look não deve ser saturado de estampas.
O que vestir com
A história do tweed está associada aos aristocratas ingleses, que não gostavam de combinações chamativas. Se descrevermos brevemente os conjuntos de tweed, eles se resumem à simplicidade elegante. Ao criar uma imagem masculina, um paletó de tweed é combinado com os seguintes itens de guarda-roupa:
- calças de flanela, lã ou veludo cotelê de algodão;
- calças chino ou sociais simples;
- jeans formais;
- camisas de algodão;
- gravatas de seda e caxemira;
- gravatas borboleta;
- coletes de malha;
- sapatos formais com cadarço aberto ou fechado.
O que vestir com uma jaqueta feminina:
- calças simples;
- jeans clássico;
- shorts de lã;
- blusas, camisas, tops;
- botas, scarpins, botas;
- vestido tubinho;
- saia lápis;
- suéteres finos e gola alta;
- cachecol xadrez.
Um casaco de tweed é uma peça que fica ótima com roupas de escritório, jeans casuais e vestidos elegantes. Este item de guarda-roupa tem sido apreciado por homens e mulheres em todo o mundo. Designers o elogiam e o exibem ativamente em suas coleções.
Vídeo

 
                                    










































