Há muito tempo, ninguém se surpreende com o fato de elementos do guarda-roupa masculino serem utilizados na moda feminina. Isso ajuda o belo sexo a sentir sua independência, demonstrar uma postura ativa, uma natureza enérgica e também a combinar looks do dia a dia com "looks" festivos. Um smoking feminino estiloso é uma confirmação vívida disso. Mulheres que desejam criar uma imagem extraordinária, com um visual espetacular e extravagante, podem incluir esse elemento em seu guarda-roupa e desfrutar da impressão que ele causa.
Características e benefícios
"Smoking jacket" em inglês significa "jaqueta de fumar". Suas raízes remontam às salas de estar aristocráticas, salões de baile e jantares de cavalheiros. O inspirador ideológico é considerado o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Benjamin Disrael. No final do século XIX, ele ofereceu aos homens uma jaqueta diferente da clássica para frequentar salas de "fumantes". É verdade que, a princípio, parecia mais um robe.
Ao retornarem das salas de fumo para a sala comum com as mulheres, os homens trocavam de roupa para não constranger os outros com o cheiro de tabaco. O smoking da época se distinguia pelas lapelas de seda e pelo mesmo botão. Acredita-se que as inserções de cetim serviam para sacudir as cinzas com facilidade.
Mais tarde, o smoking perdeu sua natureza categórica e passou a servir aos homens como um paletó elegante e formal. Essa função atraiu a atenção do público feminino. Em busca de uma roupa extraordinária para uma celebração, as jovens recorreram ao smoking. O iniciador dessa inovação na década de 60 do século XX foi Yves Saint Laurent, um famoso estilista. Mais tarde, com o surgimento de híbridos exclusivos de smoking e paletó clássico, essa opção tornou-se aceitável como traje de escritório.
Hoje em dia, um smoking é um paletó com corte especial e lapelas adornadas com seda ou cetim. Ao contrário de um terno, um item nunca é vendido como um conjunto. Hoje em dia, uma garota de smoking não é incomum. Você pode escolher um modelo para absolutamente qualquer tipo de corpo. Também não há limite de idade. Dependendo do tecido usado no modelo, um smoking pode ter diferentes orientações sazonais, ser complementado com calças e saias de qualquer largura. É usado em eventos formais, banquetes e celebrações, com a mesma frequência que no trabalho de escritório. Detalhes corretamente selecionados para o conjunto (gravata, gravata borboleta, lenço) não prejudicam a feminilidade, mas, ao contrário, enfatizam a sexualidade.
Modelos populares
O smoking passou por mudanças ao longo da história da moda. No entanto, suas principais características permanecem obrigatórias até hoje: estilo trespassado ou duplo, com botão e lapelas revestidas de seda, sem fendas na parte inferior, predominantemente preto. Um smoking feminino pode diferir na presença de pinças, comprimento, formato das lapelas e gola. Modelos populares:
- Smoking clássico. Tem corte reto, comprimento até o quadril, sem fendas, pregas ou pinças. A linha dos ombros da modelo corresponde exatamente ao tamanho da figura. As lapelas do smoking, revestidas de seda (ou cetim), emolduram o decote profundo, unindo-se na parte inferior do peito por um botão revestido do mesmo material brilhante. No passado, esses paletós tinham ombreiras para enfatizar a severidade da figura e as qualidades profissionais de uma mulher.
- Estilo ajustado. Este modelo suaviza e arredonda as curvas femininas. As pinças no peito e na cintura são feitas em pares, enfatizando a silhueta. Bolsos grandes com ou sem lapelas são possíveis nesses modelos de smoking. O estilo ajustado geralmente é criado com a ajuda de um clipe original na parte de trás. Ao removê-lo, o modelo pode ser facilmente transformado em um clássico. O acabamento com tecido brilhante é essencial. Uma versão alongada do modelo de smoking ajustado é interessante - alcançando a parte inferior até o meio da coxa ou um pouco abaixo, parece um minivestido, que mulheres magras podem usar mesmo sem calças.
- Um colete com lapelas brilhantes. O modelo permite destacar as mangas elegantes da blusa e confere ao terno uma certa vulnerabilidade. O produto pode ser costurado com um tecido que contraste em cor com a jaqueta usada por cima. É assim que um colete de smoking branco fica, por exemplo.
- Com lapelas pontudas, compostas por um ou dois ângulos. O modelo pode criar a ilusão de uma lapela sobreposta à outra. Até mesmo a ausência completa de gola virada para baixo nas costas é permitida para esses smokings.
- Um produto com gola xale arredondada. Muitos o preferem por sua "maciez" e até mesmo romantismo. Outros consideram os detalhes em xale um sinal de conservadorismo nas roupas, por isso introduzem uma largura maior para eles ou fazem o paletó trespassado.
A variedade de estilos de smokings femininos dá às fashionistas liberdade de escolha na hora de criar looks originais, elegantes e sedutores.





Materiais e cores
Um smoking é feito de materiais que se adaptam ao corpo, amassam pouco e são duráveis. Em primeiro lugar, nas condições modernas, está o tecido elástico para ternos – uma mistura de lã e elastano. O material não restringe os movimentos quando necessário, estica, limpa bem e dura muito tempo. Uma mistura de lã e viscose – gabardine – pode ser colocada em segundo lugar com segurança. O tecido é macio, embora elástico, às vezes com nervuras de qualquer tamanho na superfície. Na maioria das vezes, a frente e as costas diferem na tonalidade, mas sua estrutura é semelhante.
Você pode dar um toque especial ao seu terno com um smoking feito de couro artificial. O tecido é fino e flexível o suficiente para realçar as características do seu corpo. Veludo, veludo e camurça ainda são usados, embora hoje estejam sendo substituídos por tecidos como, por exemplo, o memory, uma opção que lembra características específicas do seu corpo. Tweed é um clássico para smokings - lã com padrão espinha de peixe. Apesar de o material ser bastante áspero, os consumidores são atraídos por sua durabilidade e rigor. Decorado com lapelas de cetim, ele desempenha com sucesso o papel de um elemento do guarda-roupa profissional.
Dependendo do que você veste com um smoking, você pode escolher a cor harmoniosamente. Os tempos em que só se usava preto já são coisa do passado. Modelos em branco são chiques. Os estilistas também oferecem paletós bege, azul, cinza e até vermelho vivo com lapelas de cetim.
Para quem é indicado?
Segundo os estilistas, o smoking é a peça perfeita para qualquer tipo de corpo. Não há restrições quanto à idade da mulher, ao seu volume (ou magreza) ou à assimetria corporal. O smoking pode ser facilmente escolhido para diferentes tipos de corpo:
- Para um corpo tipo ampulheta, os estilistas recomendam um smoking ajustado que chegue até a linha do quadril. Bolsos aplicados estão fora de cogitação aqui — isso desequilibra as proporções.
- A "pera" ficará mais justa em um modelo alongado até o meio da coxa. Você pode enfatizar a linha dos ombros, por exemplo, com dragonas ou babados na gola da blusa.
- Meninas com corpo retangular se beneficiarão adicionando feminilidade ao seu casaco. Isso pode ser facilmente alcançado com uma peça longa, destacando a cintura. Versões mais curtas também são ideais para essa silhueta.
- "Triângulo invertido" é um corpo cujo dono precisa equilibrar a parte superior e inferior da silhueta. Modelos com ombreiras não são adequados. É melhor escolher versões ajustadas de smokings nos quadris com decote profundo, possivelmente em V.
- Para mulheres com corpo de "maçã" e para mulheres cheinhas, smokings de corte reto com barra alongada são ideais. Os ombros devem ser claros, mas não largos. Recomenda-se um fecho de botão único, com comprimento até o meio da coxa.
O que vestir com
Esta opção de jaqueta combina bem com sapatos de salto alto. No entanto, um smoking com tênis já deixou de ser considerado de mau gosto. No outono ou na primavera, botas pretas acima do joelho e botas (por exemplo, creepers) são calçados adequados.
A resposta para a pergunta "o que vestir com smoking ou fraque" hoje em dia não parece categórica. Pode ser calças, saias, vestidos românticos de seda e até shorts longos. Tudo depende da qualidade do material, do estilo e da paleta de cores.
A única coisa que você precisa considerar para não parecer ridículo é a finalidade do traje. As opções para a noite são rigorosas e elegantes, as formais são limitadas em detalhes e as casuais são soltas e confortáveis.
O look pode ser complementado com clutches, bolsas Kelly, Baguette e uma bolsa de ombro Saddle. Acessórios como fitas de seda para cabelo, gravatas e pulseiras discretas também são adequados. Um smoking formal exige atenção ao penteado e à maquiagem. Os traços faciais devem ser claramente enfatizados, mas não exageradamente, e o penteado deve ser elegante, com contornos precisos. Uma mecha solta, enrolada em um cacho, parece elegante.
Um smoking feminino é um detalhe interessante e eficaz no guarda-roupa. Com ele, você pode conferir à sua aparência não apenas elegância, mas também severidade e profissionalismo. Tal peça permite que você pareça jovem, moderna, moderna e até sedutora.
Vídeo

 
                                    














































