Características distintivas de um casaco trespassado, a história de sua aparência

Jaquetas

A moda de jaquetas é atemporal. Isso se aplica principalmente a modelos elegantes com um design moderno que combina com pessoas de diferentes idades. Entre eles, está o paletó trespassado, considerado um item universal do guarda-roupa masculino e feminino. Antes de comprá-lo, você deve estudar as diferenças entre o produto e o modelo trespassado, comparar todas as variedades e escolher a opção mais adequada para você.

O que é

Um paletó trespassado é uma peça de roupa com 2 a 4 fileiras verticais simétricas de botões. Nele, a parte superior é sobreposta à inferior, unindo-se firmemente a ela, formando uma ampla área de sobreposição. Uma fileira de botões neste modelo não é usada, desempenhando apenas uma função decorativa.

Para descrever o design de um modelo específico, utiliza-se a seguinte notação: "número x número", onde o primeiro dígito representa o número total de botões e o segundo, o número de fechos sob a lapela. Por exemplo, no caso de paletós originais trespassados ​​com 6 fechos, sendo 3 de fixação e 3 decorativos, a seguinte informação será indicada: "6 x 3". As combinações mais comuns são: "6 x 2", "4 x 2", "4 x 1", "8 x 3".

Na parte interna do paletó, há um botão oculto chamado jigger ou âncora, que mantém as camadas sobrepostas unidas. A gola geralmente tem lapelas pontudas que se sobrepõem e formam um decote em V. Dependendo da largura, existem três tipos dos detalhes descritos:

  • fino – de 6 a 7 cm;
  • largo – de 9 a 11 cm;
  • padrão – de 7 a 9 cm.

O estilo trespassado pode ser equipado com bolsos no peito e laterais. Os punhos geralmente são decorados com 1 a 4 botões. O que são paletós trespassados ​​e trespassados, e qual a diferença entre eles? Muitas pessoas se perguntam.

A diferença Trespassado Trespassado
Número de fixadores 1-3 em uma fileira vertical 4-8, formando 2 fileiras paralelas
Método de fixação É costume deixar o botão de baixo desabotoado. É aconselhável não abotoar o último botão, mas isso não é obrigatório.
Grau de formalidade Estilo tradicional, mais comum em roupas de diferentes estilos É considerado mais formal do que o abotoamento simples, pois quanto mais complexo o design, mais apresentável ele é.

História da tendência

O paletó trespassado, como muitos outros elementos do vestuário masculino, tem origens militares. No final do século XIX, os aristocratas britânicos começaram a usar tais peças, estilisticamente semelhantes aos paletós que os oficiais da Marinha usavam em cerimônias. O novo modelo da peça tinha 6 botões discretos em vez de 8 de latão, e mais tarde surgiu um modelo com 4 fechos, inventado pelo Duque de Kent.

Inicialmente, muitos empregadores proibiam o uso de paletós trespassados ​​porque eram considerados roupas informais. Era a escolha dos homens para partidas de tênis e outros eventos ao ar livre. Isso mudou nas décadas de 1920 e 1930, quando o Duque de Windsor, que ditava muitas das tendências de estilo da época, começou a usar paletós trespassados ​​em eventos públicos formais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o terno trespassado se tornou uma raridade, pois o governo britânico proibiu o uso desnecessário de tecido devido à escassez de materiais.

No pós-guerra, na década de 1950, o paletó trespassado voltou à moda com os atores de Hollywood Humphrey Bogart, Robert Redford e Cary Grant, que usaram essa peça em sets de filmagem e eventos sociais. Na década de 1960, esse modelo desapareceu novamente. Em 1970, a tendência foi retomada graças ao estúdio Nutters of Savile Row e ao jovem estilista americano Ralph Lauren, que usava um estilo clássico com um monograma característico na manga. Na mesma época, a peça começou a se popularizar entre as mulheres.

Após um longo declínio no final do século XX, o paletó trespassado está de volta ao auge da popularidade. A característica distintiva do corte moderno é a sua versatilidade. Comparados aos antigos modelos largos, os paletós trespassados ​​atuais são elegantemente cortados, mais curtos e adequados tanto para estilos casuais quanto para o escritório.

Duque de Windsor
Cary Grant
Miguel de Kent

Como os homens se vestem

Um paletó trespassado realça favoravelmente o físico masculino, ou seja, ombros largos, tronco reto e cintura fina. O estilo fica ótimo em homens altos e esbeltos. Dicas básicas de estilistas:

  1. O design do produto amplia visualmente o tronco, por isso os modelos de abotoamento simples são mais indicados para homens com peito largo.
  2. Se você for baixa, o modelo de 6 botões pode ficar longo demais. É melhor escolher as opções 4 x 2 ou 6 x 2, que fecham apenas no botão de baixo. Elas enfatizam o comprimento da lapela, alongando visualmente a silhueta.
  3. Nos modelos “6 x 2” ou “4 x 2”, se não houver necessidade de ajuste na silhueta, costuma-se abotoar os dois botões do meio, localizados logo acima da cintura.

Os modelos modernos de paletós trespassados ​​se destacam pela sofisticação. Modelos soltos com mangas largas e ombros marcados foram substituídos por modelos ajustados com mangas mais finas e elegantes e uma linha de ombros natural e suave. O atual terno trespassado, embora mantendo sua elegância original, incorpora o minimalismo elegante.

Modelos femininas populares

Desde 1962, quando o estilista francês Yves Saint Laurent introduziu os paletós na moda feminina, essa tendência só se fortaleceu. A escolha do estilo depende das características do corpo e da ocasião. Por exemplo, um paletó com 6 botões é adequado para eventos especiais, pois adiciona formalidade ou sofisticação. Os modelos femininos se distinguem por dois parâmetros básicos:

  1. Por corte. De acordo com este parâmetro, os produtos são divididos em ajustados e soltos. Os primeiros são caracterizados por um corte justo que acompanha completamente as curvas do corpo devido à linha suave dos ombros, mangas finas e cintura definida. São adequados para meninas esbeltas, pois realçam favoravelmente a silhueta. Os últimos são estilos com caimento relaxado, mangas largas e silhueta reta. Jaquetas largas e oversize ajudam a esconder imperfeições da silhueta e equilibrar as proporções.
  2. Por comprimento. Modelos curtos, médios e longos são costurados. Os primeiros são jaquetas que vão até a cintura ou acima dela. Geralmente são usadas sobre vestidos por mulheres pequenas. Os médios são um estilo universal até os quadris, e os longos terminam abaixo da linha deles, o que fica ótimo em meninas altas.

O casaco longo feminino serviu de base para a criação de um vestido trespassado - uma peça elegante e elegante no guarda-roupa feminino.

Combinação com roupas

Tradicionalmente, um paletó trespassado era considerado uma vestimenta formal para executivos. Mas os tempos mudaram e ele se tornou uma peça universal do guarda-roupa, compatível com diferentes estilos e adequada para qualquer estação. Os estilistas aconselham evitar estampas saturadas em um paletó trespassado e dar preferência a cores básicas, como azul-escuro, cinza, branco, bege e preto. Isso se deve ao fato de que ele é vibrante por si só, devido ao seu design incomum.

O produto combina bem com diferentes tipos de calças de cores diferentes, como calças vincadas, chinos e jeans. Vale a pena escolher uma parte de baixo em tons neutros para evitar contrastes fortes. Uma blusa branca e uma calça preta são uma combinação clássica e vantajosa.

Um paletó trespassado geralmente tem mangas que vão até os pulsos, então você deve escolher calças compridas ou saias lápis que caiam abaixo dos joelhos. É usado sobre uma camisa clássica com gravata, uma gola alta ou uma camiseta com gola redonda. Modelos com mangas ¾ mais curtas são menos comuns. Combinam-se com calças até o tornozelo e saias curtas. Sapatos e bolsa devem ser discretos para não criar um destaque desnecessário e não desviar a atenção da parte de cima. Sapatos pretos ou marrons e uma clutch elegante, em vez de acessórios grandes, combinam harmoniosamente.

Recomenda-se não sobrecarregar o look com muitos acessórios, para que a parte de cima não se perca no fundo. É melhor usar joias sofisticadas de um tom, como um relógio e brincos de ouro ou prata.

Imagens da moda

Embora o paletó trespassado seja uma peça comum em ternos e smokings, ele é ótimo para looks casuais e glamourosos. Para isso, é importante saber como usá-lo, criando looks estilosos em diferentes estilos. Recomendações:

  1. Um paletó trespassado corresponde ao código de vestimenta do escritório. Se você escolher um terno com blusa ou camisa com punho francês e uma gravata neutra, poderá trabalhar com segurança. No outono-inverno, uma gola alta fina de cashmere será útil. O melhor estilo para o escritório é o "6 x 2", que deve ser fechado com o botão do meio. O fecho de âncora também deve estar sempre fechado.
  2. No dia a dia, os estilistas recomendam usar uma jaqueta com calças chino, jeans ou até mesmo shorts para adicionar um toque casual ao look. Você pode substituir uma blusa clássica por uma blusa, camiseta, camisa de linho, suéter fino de cashmere ou gola alta. Segundo os estilistas, estas últimas peças devem ser neutras e simples. Sapatos baixos confortáveis ​​– tênis, derbies de couro, oxfords, mocassins – completam o conjunto casual.
  3. Um paletó trespassado, que personifica uma elegância discreta, permite criar looks femininos e glamourosos. Para isso, dê preferência a modelos ajustados, feitos de tecidos elegantes – cetim, seda, renda. Também é preciso dar atenção especial aos acessórios. Por exemplo, botões com pedras brilhantes adicionam charme a um look noturno. Um look com efeito metálico ou um paletó de cetim branco com lapela longa e duas fileiras de fechos dourados, calças palazzo leves e largas, sapatos de salto alto – no geral, um look composto por esses itens parece muito elegante.

Seguindo os conselhos de especialistas, você pode encontrar o paletó trespassado ideal e criar looks estilosos. Um produto bem escolhido embelezará qualquer look. O principal é se sentir confortável e confiante com ele.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios