Segredos da popularidade dos vestidos vintage, estilos básicos

Na tendência

A melhor escolha para uma garota elegante é considerada uma roupa clássica de grife. Como a moda é cíclica, hoje em dia é relevante usar roupas no estilo dos anos 20 a 80. Por exemplo, vestidos vintage são adequados para qualquer festa ou para o dia a dia. Modelos corretamente selecionados do século passado enfatizam a feminilidade, vestem bem e escondem imperfeições. Você pode abrir com segurança o baú da sua avó e dar nova vida aos seus vestidos favoritos da juventude.

Peculiaridades

Vestido vintage é considerado uma peça de roupa popular nas décadas de 20 a 80 do século passado.O traje pode ser liso, de bolinhas, com elementos de tricô ou guipura, com decoração variada. O principal é que o modelo tenha sido costurado há no máximo 20-30 anos ou feito no estilo do século passado.

Cada modelo do estilista parece incrivelmente feminino. Se este vestido foi tirado da cômoda da avó, ele tem uma história especial. As coleções antigas eram sempre feitas de tecidos naturais, por isso eram preservadas em perfeitas condições. Os vestidos eram decorados à mão com ajustes de alta qualidade.

Vestidos vintage não são só coisa de "vovó". Opções de modelos no estilo dos anos 20-80:

  • clássicos – vestidos de grife criados até os anos 80;
  • vintage estilizado – roupas modernas feitas por designers com as características dos anos anteriores;
  • neovintage – roupas que foram alteradas ou com bainha, mas mantiveram o estilo;
  • vestidos combinados – modelos modernos com decoração vintage (botões, rendas, broches).

Vestidos de grife modernos feitos com tecidos antigos são lindos. A qualidade é excelente, e encontrar um look assim não é fácil.

Ao usar um vestido vintage, uma fashionista pode ter certeza de que não encontrará outro igual em lugar nenhum. Cada modelo, preservado do século passado, é único. Os looks são ideais para meninas jovens e vibrantes que desejam enfatizar sua feminilidade. Vestidos dos anos 50 com saia rodada ficam bem em quem tem quadris volumosos. Peças com corte em A disfarçam imperfeições e são adequadas para corpos com corpo "maçã" e "triângulo invertido".

Modelos populares

No século passado, como agora, as meninas tentavam acompanhar os tempos e se inspiravam nas estrelas do cinema, do palco e do teatro. Os estilistas eram influenciados pela situação política, pelo padrão de vida e pelo sentimento público. Modelos populares de vestidos vintage, suas silhuetas e características:

  1. Produtos dos anos 20-30. Durante esse período, as mulheres eram guiadas pelas imagens das atrizes de Hollywood. Os vestidos eram curtos, com silhueta reta, sem decote ou mangas. As opções para a noite tinham bainha rasgada ou assimétrica, costas abertas e franjas. No final da década, vestidos curtos com ombros quadrados, gola alta, mangas compridas e estampas geométricas tornaram-se populares.
  2. Trajes dos anos 40. Os eventos da Segunda Guerra Mundial provocaram mudanças drásticas na moda feminina. As meninas começaram a preferir praticidade, conforto e produtos baratos. As roupas lembravam uniformes militares, mas o tecido tinha uma estampa discreta (bolinhas, estampa floral). Para o dia a dia, elas escolhiam saias rodadas até a altura da panturrilha, e para uma festa, vestidos justos sem alças.
  3. Modelos dos anos 50 e 60. As roupas daquele período enfatizavam a feminilidade e a sexualidade. O vestido vintage de boneca tinha uma saia rodada até os joelhos, alças largas ou mangas bufantes. A cintura era marcada por um cinto ou laço nas costas. O tecido combinava tons de rosa e cinza, com bolinhas grandes ou estampa floral. No final da década, as meninas começaram a usar modelos curtos trapezoidais feitos de couro artificial, optando por botas de cano alto sem salto.
  4. Trajes dos anos 70 e 80. Durante esse período, vestidos longos que lembravam robes sem forma voltaram à moda. O estilo disco também trouxe uma grande variedade de trajes midi e mini vibrantes para a moda feminina. Vestidos curtos de túnica eram combinados com leggings multicoloridas. Nos anos 80, surgiu o desejo de dar à silhueta uma silhueta de ampulheta, então babados, babados, laços e mangas de diferentes comprimentos começaram a ser usados.

O vestido estilo retrô parece moderno e incomum. Para comprar roupas de qualidade, é recomendável dar uma olhada em coleções antigas de designers famosos. Os modelos remanescentes serão únicos, portanto, seu custo excede o preço padrão. Das novas coleções, a melhor opção será um vestido vintage de Vanessa Montoro.

20-30 anos
anos 40
50-60 anos
anos 70-80

Estilos

Vestidos vintage combinam looks de uma época inteira, dando às fashionistas uma ampla gama de opções. Levando em consideração a idade e o tipo de corpo, você pode escolher um look feminino e chique. Uma variedade de estilos de vestidos vintage:

  • vestidos ajustados de comprimento médio;
  • modelos com saias alargadas a partir da panturrilha;
  • roupas de princesa com bumbum fofo;
  • roupas com corte original, saia assimétrica, decote inusitado;
  • vestidos curtos e retos com babados, franjas;
  • modelos longos e disformes estilo boho.

Meninas jovens e curvilíneas ficarão ótimas em um vestido com corpete estreito e saia rodada ou um modelo em A. Um minivestido reto ou trapezoidal realçará uma silhueta esbelta. Vestidos vintage dos anos 50 podem ser usados ​​no trabalho ou na escola todos os dias.

Nas décadas de 20 e 40, os vestidos de comprimento médio da panturrilha estavam na moda, sendo usados ​​no dia a dia e em comemorações. Para festas, optavam-se por modelos longos com babados na bainha, o que permitia criar uma silhueta "rabo de peixe". Nas décadas de 50 e 60, as meninas exibiam-se com vestidos de comprimento médio com saias rodadas. Os vestidos midi e maxi voltaram a ser populares nas décadas de 70 e 80.


Tecidos e texturas

Os estilistas do século passado utilizavam diversos tecidos para costurar vestidos da moda. Nas décadas de 10 e 20, seda esvoaçante ou chiffon eram populares, e os vestidos de noite eram decorados com miçangas, contas de vidro, lantejoulas e franjas. Na década seguinte, opções de tafetá grosso entraram na moda, e as roupas de verão passaram a ser feitas de algodão leve. Os vestidos eram decorados com golas, bolsos e pequenos babados nas mangas e na bainha.

Durante a guerra e o pós-guerra, o crepe tornou-se popular e, no final da década de 1950, passou a ser usado cetim com forro de seda. Os vestidos vintage originais eram decorados com miçangas, fitas e lantejoulas. Vestidos festivos ou de noiva eram feitos de tule ou organza, decorados com laços, babados e renda.

Nos anos 70, os estilistas usavam algodão e malhas. Para dar a um look uma silhueta de ampulheta, babados, babados, drapeados com tecido grosso e cintos de cetim eram costurados na gola, no decote, na saia ou na cintura. Nos anos 80, jeans, couro sintético, elastano e outros materiais sintéticos tornaram-se populares. Cada modelo tinha corte reto, mas se distinguia por cores vibrantes e estampas geométricas.

Renda e guipura sempre foram populares e usadas em imagens independentemente das tendências da moda. Estilistas costuravam vestidos de noiva ou formais com forro de seda ou decoravam vestidos do dia a dia.

Chiffon
Algodão
Sintéticos
Organza
Tafetá
Seda

Cores e estampas

A moda do século passado tem muitas opções de cores e estampas que ainda são relevantes hoje em dia. Um vestido branco com um estilo vintage, assim como trajes dourados e prateados, são perfeitos para uma noite festiva. Qualquer coleção do século passado incluía o preto, que confere elegância e feminilidade. Miçangas, rendas, contas de vidro e babados ficam chiques em tons escuros. Além disso, dos anos 20 aos 80, o vermelho era usado em todas as suas tonalidades: cereja, bordô, titian, escarlate e cenoura.

A classificação das cores e estampas populares por ano é apresentada na tabela.

Anos Cores e estampas
20º Cores pastéis (bege, marrom claro, rosa suave e azul claro), azul, branco, estampa floral.
30 anos Branco, dourado e prata, listras, xadrez, bolinhas grandes e pequenas, estampa floral.
anos 40 Esmeralda, verde escuro, creme, bordô, cereja, listras verticais, estampas geométricas e pequenas flores.
anos 50 Branco, rosa e cinza, xadrez, zigue-zague, estampa floral, bolinhas grandes.
anos 60 Marrom, cenoura, escarlate, rosa, verde claro, laranja.
anos 70 Estampas limão, azul, roxo, floral e animal (leopardo, zebra).
anos 80 Amarelo, limão, verde claro, verde, rosa, listras, xadrez, estampa floral, geométrico.

Onde vestir

Vestidos de estilo retrô são perfeitos para uma noite festiva, uma estreia de filme, uma exposição ou um museu. Um vestido de corte reto ou trapezoidal em tons suaves pode ser usado para um look casual. Um vestido de coquetel vintage para a escola é especialmente relevante para uma festa de formatura.

Vestidos curtos ou longos de verão são feitos de algodão, jersey ou chiffon. Para o dia a dia, você precisa escolher modelos ajustados com estampa: flor, bolinhas, xadrez. Vestidos com saia rodada ou plissada têm um visual mais festivo, sendo perfeitos para ir a um café ou a uma festa no verão.

Os vestidos de noite são feitos de veludo, seda, cetim, decorados com miçangas, pedras e bordados. Um elegante vestido vintage em estilo europeu pode ser visto no tapete vermelho. Um look com saia maxi ou midi parece feminino e sexy.

Modelos de vestidos de noiva vintage são a melhor opção para meninas que preferem silhuetas clássicas. São confeccionados em renda, seda e cetim, nas cores branco e marfim. Ao escolher esta imagem, você pode criar um casamento temático no estilo dos anos 20.

Se você tem um vestido de vovó antigo em casa, pode usá-lo com segurança. Para um visual mais moderno, use um cinto fino de couro ou uma jaqueta. Para um look casual, recomenda-se usar sapatilhas, sandálias com salto plataforma confortável ou sola de cortiça. Para um evento especial ou casamento, escolha um vestido vintage para a noite e sapatos em tons pastel.

O que vestir com

Ao escolher uma imagem, você precisa se concentrar nos detalhes do traje. Roupas dos anos 20 e 30 são complementadas por pequenos chapéus com penas, colares de pérolas, boás, capas de pele, bolsas pequenas com corrente ou clutches. Um vestido de baile vintage no estilo dos anos 50 e 60 é combinado com miçangas, luvas, cintos de couro envernizado ou cetim, brincos grandes e bolsas de veludo.

O visual dos anos 70 é complementado por óculos e brincos grandes, lenços brilhantes e sapatos de salto alto. Para o estilo disco, joias de plástico, botas e botins de couro envernizado são as opções. Leggings brilhantes, bolsas com apliques, bordados, miçangas e lantejoulas combinam com vestidos curtos trapézio dos anos 80.


Modelos vintage em coleções modernas

A marca mais popular que vende modelos de vestidos em estilo vintage é a grife Vanessa Montoro. As coleções apresentam peças confeccionadas com fios de seda de alta qualidade. Os modelos utilizam uma técnica de tricô inusitada, que permite criar um visual chique.

Motivos vintage dos anos 50 e 70 podem ser encontrados nas novas coleções da Dolce & Gabbana. Os modelos são feitos de tecidos leves e translúcidos, e cada vestido tem uma estampa geométrica ou floral. Grandes rosas bordadas ficam originais em roupas com corte em A ou trapezoidais.

Vestidos vintage também estão presentes em desfiles de estilistas famosos: Chanel, Dior, Yves Saint Laurent, Badgley Mischka. Roupas de grife são decoradas com babados, babados, fitas de cetim ou guipura. Você pode escolher um look feito de chiffon, cetim, seda, veludo ou renda. As estampas de animais, que atingiram o auge da popularidade nos anos 80, também estão na moda.

Badgley Mischka
Chanel
Dolce & Gabbana
Vanessa Montoro

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios