Nos países muçulmanos, as mulheres devem cobrir o corpo e os cabelos fora de casa. Ao sair, elas usam uma burca, uma vestimenta tradicional de mangas compridas que cobre todo o corpo. O rosto é coberto por um chachvan (uma capa com uma tela sobre os olhos), que a mulher pode levantar se necessário. Apenas as mãos permanecem abertas.
O que é
A burca é uma vestimenta larga feita de tecido grosso que esconde o corpo e substitui o vestido feminino. Foi usada pela primeira vez no Egito Antigo para proteção contra o sol. Tanto mulheres quanto homens podiam usá-la. Com o tempo, migrou para o resto do mundo islâmico, e autoridades governamentais e religiosas começaram a usá-la. Mas, no século XIX, apenas mulheres muçulmanas a usavam para preservar sua honra e evitar olhares alheios.
A tradição de cobrir o rosto de estranhos está ligada à reclusão feminina, muito comum no Oriente Médio. As mulheres defendem os princípios de castidade e pureza espiritual. Além disso, as mulheres muçulmanas não são obrigadas a fazer isso, elas fazem sua escolha voluntariamente. A burca deve atender a certos requisitos:
- Esconda completamente a silhueta, não deixe as roupas muito justas ao corpo.
- Deixe suas mãos expostas.
- Feito de tecidos densos (por exemplo, veludo cotelê, crepe, elástico, gabardine).
- Seja de uma cor suave.
Quem pode usar burca: qualquer pessoa do sexo oposto que professe a religião islâmica. As únicas exceções são meninas que ainda não atingiram o período fértil e mulheres orientais idosas. Além disso, o uso da burca não é obrigatório para as camadas mais pobres da população que não podem pagar.
Também há casos em que você pode abrir o rosto e os olhos:
- Se uma mulher estiver em casa sem estranhos, por exemplo, sozinha com o marido.
- Na frente de parentes próximos.
- Se ela precisar tirar uma foto.
- Ao visitar um médico.
Nos dois últimos casos, ela deve estar acompanhada do marido ou de um parente mais velho do sexo masculino.
Uma mulher de burca não esconde sua idade ou status social, pois existem diferentes tipos de roupas, com cores e cortes diferentes. A aparência de uma peça é usada para julgar uma mulher. As roupas podem ser simples ou decoradas com pedras preciosas. No mundo islâmico moderno, existem até desfiles de grifes com trajes fechados para mulheres muçulmanas. É claro que apenas as esposas de homens ricos podem comprar tais burcas.
Hoje, a maioria das meninas paquistanesas usa burcas. Elas também são usadas no Oriente Médio.
Diferenças de outras roupas muçulmanas
Existem vários outros tipos de vestimentas tradicionais, como toucas, para mulheres islâmicas. As principais diferenças entre elas são que podem ser divididas em dois grupos: as que revelam o rosto e as que o cobrem. O primeiro grupo inclui: hijab, sheila e xador. O segundo grupo inclui burca, burca e niqab. Vamos analisar a diferença entre eles.
Hijab
Trata-se de um cachecol grande, de qualquer formato, que cobre o cabelo, o pescoço e os ombros. O rosto permanece descoberto. Um gorro costuma ser usado por baixo para evitar que a cartola escorregue da cabeça e, acidentalmente, revele o cabelo. Os modelos modernos vêm em uma ampla variedade de cores. Eles podem ser usados para criar um visual delicado e bonito.
Regras a seguir ao usar o hijab:
- Ele só deve ser preso em cabelos presos em um coque e bem presos.
- A borda do lenço deve cobrir a testa.
- O nó é preso sob o queixo ou na parte de trás da cabeça.
- Ele deve ficar bem ajustado à testa e ao queixo, com as bordas soltas.
O hijab e a burca têm pouco em comum. A única semelhança é que ambos cobrem o cabelo e o pescoço.
A burca difere do hijab por cobrir completamente o corpo e o rosto. Ambas as vestimentas são obrigatórias na Arábia Saudita e no Irã, mas o hijab também é usado por mulheres muçulmanas que vivem em países europeus para evitar o uso de véus que cubram o rosto.
Véu
O chador é um véu longo que uma mulher pode usar para se enrolar da cabeça aos pés e, se desejar, cobrir o rosto com a borda. Não possui fechos e não fica preso ao corpo de forma alguma. Para evitar que a vestimenta caia, ela deve ser segurada constantemente pelas mãos.
O chador é semelhante à burca. Ele também cobre a cabeça e o corpo das mulheres, mas o rosto permanece descoberto. Por isso, as mulheres muçulmanas costumam usá-lo em combinação com o niqab. Esse tipo de vestimenta é muito comum no Irã.
Khimar
Khimar é uma capa com uma fenda para o rosto. Ela cobre completamente a cabeça, os ombros e o peito. Ela é dividida em comprimentos mini, midi e maxi. Cada mulher muçulmana pode escolher a melhor opção para si.
Difere da burca por não cobrir o rosto. O khimar é o preferido das mulheres na Turquia e no Oriente Médio.
Niqab
Trata-se de um pano que cobre a cabeça, o rosto e o peito, deixando uma pequena faixa para os olhos. Tradicionalmente preto. Consiste em uma faixa na testa à qual são presos dois lenços. Um cobre a parte inferior do rosto até os olhos, o segundo, os cabelos. Uma mulher muçulmana usando niqab jamais o adornará com joias. Segundo o Alcorão, isso é proibido.
Difere da burca pelo corte e pelo fato de os olhos da mulher permanecerem visíveis. As principais diferenças entre o niqab e o hijab são o tecido de que são feitos e o fato de o hijab não cobrir o rosto. O niqab é comum entre mulheres muçulmanas no Paquistão, nos Estados do Golfo e no Iêmen.
Sheila
Um longo lenço retangular que as mulheres enrolam em volta da cabeça, deixando as pontas soltas sobre os ombros. Sua principal função é cobrir os cabelos. Pode ser feito de qualquer tecido. Pode se tornar um verdadeiro adorno para as mulheres muçulmanas, que aprenderam a colocá-lo facilmente sobre a cabeça e a dobrar as dobras com elegância. Não tem nada em comum com a burca, exceto que também cobre os cabelos. É muito semelhante a uma estola. É comum entre as moças dos países do Golfo Pérsico.
Nuances do traje tradicional feminino no Islã
As mulheres muçulmanas são educadas com rigor. São ensinadas a ter recato e moderação em tudo. Essas regras também se aplicam às roupas. Elas são proibidas de exibir sua beleza. Elas podem mostrar o rosto apenas para seus maridos e alguns homens que são parentes próximos.
Mas apenas os muçulmanos mais religiosos aderem a cânones tão rigorosos. No mundo moderno, eles têm cada vez mais permissão para descobrir o rosto. No entanto, há uma série de regras que toda mulher deve seguir:
- As roupas devem cobrir completamente o corpo, incluindo os cabelos. Saias curtas, blusas abertas e tops são proibidos. Podem usar saias longas, calças largas e blusas largas com mangas compridas. Um lenço que cubra completamente a cabeça, o pescoço e o peito é obrigatório.
- É proibido o uso de tecidos translúcidos. É proibido o uso de roupas feitas de materiais translúcidos.
- As roupas não devem ser justas, revelando as curvas do corpo. Uma moça deve se proteger dos olhares de homens estranhos. Portanto, nenhum centímetro de seu corpo deve ficar visível através das roupas. Saltos altos também são proibidos. Eles tornam o andar da mulher mais sedutor, o que é inaceitável para mulheres muçulmanas.
Além disso, há requisitos para a cor das roupas femininas. Elas não devem ser brilhantes ou coloridas. Há também regras para se vestir em certos eventos. Há trajes especiais para ir ao mercado, para um feriado ou para ir à mesquita.
Às vezes, você pode se desviar das regras, por exemplo, se uma mulher estiver em casa, cercada por pessoas queridas. Nesse caso, você pode até usar jeans com uma camiseta justa. Mas apenas o marido e parentes próximos podem ver a mulher com essa roupa.
Não pense que as mulheres muçulmanas pobres são obrigadas a se esconder sob roupas largas e sem forma a vida toda. Mesmo com as restrições existentes, elas aprenderam a ter um visual estiloso e elegante. Para isso, tecidos finos, rendas, bordados e ornamentos orientais, que estão no auge da popularidade, são ativamente utilizados.
Vídeo

 
                                    


























