Guia para tricotar um capuz a partir do pescoço com agulhas de tricô, dicas para iniciantes

Moletons e moletons

Um capuz costuma substituir um gorro na estação fria, por isso deve ser tricotado com fios quentes. Às vezes, peças com ele são usadas no verão, então é melhor usar mohair ou algodão. Muitas artesãs não sabem tricotar um capuz com agulhas de tricô a partir do pescoço, então recorrem a master classes. Essas instruções geralmente contêm uma descrição detalhada de como escolher o fio, quais agulhas de tricô escolher e como tirar as medidas.

Medições e cálculos

Para evitar que o capuz caia sobre a testa ou fique pendurado para trás, ele deve ser tricotado para se ajustar à cabeça. Para fazer isso, você precisa fazer as seguintes medições:

  • circunferência da cabeça;
  • altura da cabeça (distância do pescoço ao topo da cabeça).

A construção do padrão começa no canto inferior esquerdo, esses dados são relevantes para todos os tamanhos:

  1. A partir do ponto A, dois segmentos são dispostos em ângulos retos, para cima e para a direita.
  2. Um segmento vertical AB é desenhado para cima em 4 cm.
  3. A partir do ponto B, você precisa medir 1 cm (doravante ponto 1).
  4. Em seguida, o comprimento da parte de trás do pescoço e da frente é medido usando o molde.
  5. A partir do ponto 1, traça-se em linha reta as medidas obtidas, acrescentando-se 3 cm para o dardo - este será o valor C.
  6. Para a pinça, do mesmo ponto sai o segmento 1C (de 1 a C): comprimento do decote das costas mais 1,5 cm.
  7. A partir do ponto obtido, mede-se o comprimento do dardo em um ângulo reto de 8-10 cm.
  8. O segmento 1C deve ser suavemente curvado para cima para obter uma linha côncava.
  9. Do ponto B, meça ao longo da linha reta B1 (de B a 1) – esta será a altura da cabeça de acordo com a medida e adicione 3-6 cm.
  10. Do ponto B1 para a direita, adicione um terço da circunferência da cabeça e adicione 4-7 cm.
  11. A borda superior do capuz precisa ser desenhada de acordo com o molde.
  12. A partir do ponto C1, meça cerca de 2 cm para baixo e conecte-o com a linha côncava.

Recomenda-se adicionar pelo menos 2 cm para um ajuste mais folgado, pois o capuz não deve envolver completamente a cabeça.

Técnicas populares de tricô

Para tricotar capuzes, você pode usar padrões simples e densos e vários padrões vazados ou volumosos:

  1. Tranças. Adequado para capuzes costurados em jaquetas, casacos ou cardigans grossos. Essa técnica dá volume e é perfeita para estações frias.
  2. Opções vazadas. Adequado para suéteres e pulôveres finos. Esta técnica é mais indicada para artesãs habilidosas com agulhas de tricô, pois os padrões e a execução podem ser difíceis para iniciantes.
  3. Um tecido simples. Tricotado em ponto meia. É melhor começar com esta técnica se a menina estiver usando agulhas de tricô há apenas algumas semanas. O padrão é criado alternando as carreiras da frente e de trás.
  4. Elástico 1 por 1. Feito alternando as alças da frente e de trás em uma fileira. Adequado tanto para iniciantes quanto para costureiras experientes.

Os padrões são organizados de cima para baixo e tricotados em toda a largura do produto. Por exemplo, em um capuz em formato de laço, tranças ou elásticos são mais bem tricotados ao longo do comprimento do tecido. Em produtos com losangos, não há preferência especial quanto ao posicionamento, já que esse padrão é tricotado em toda a área.

Tranças
Padrão vazado
Tela simples
Borracha

Master class passo a passo sobre como criar modelos básicos de capô

Uma costureira iniciante pode fazer um capuz de tricô se seguir as instruções e contar os pontos. Você também pode criar um produto de acordo com sua própria ideia, combinando padrões e técnicas já conhecidos.

Muitas pessoas tentam tricotar seguindo o padrão com agulhas de tricô; a descrição permite que você faça isso sem erros. Costureiras iniciantes geralmente têm dificuldade em imaginar corretamente como tricotar um capuz. Recomenda-se encontrar uma master class com uma descrição e criar seu primeiro produto de acordo com ela. É melhor começar com algo simples, como ponto canelado ou ponto meia, e depois passar para padrões mais complexos.

Todas as medidas devem ser tomadas levando em consideração o padrão desejado.

Clássico no suéter (do pescoço)

Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar um capuz clássico com agulhas de tricô a partir do pescoço. É melhor fazer o produto com o mesmo padrão do cardigan ou suéter. Para garantir que o pescoço da frente não seja mais profundo que o de trás, é aconselhável uniformizar sua profundidade. Isso pode ser feito usando carreiras encurtadas. Você pode aprender a tricotar um capuz seguindo as instruções:

  1. Primeiro, você precisa montar pontos ao redor da gola do suéter.
  2. A primeira carreira é tricotada com pontos tricô. A segunda é feita assim: 6 pontos da frente depois da tira, vire o tricô para iniciar a próxima carreira. A terceira é tricotada com pontos tricô. Os ​​dois primeiros e o último pontos são a tira do capuz, que precisam ser feitos em ponto meia. A quarta carreira é tricotada em tricô. Repita isso mais 2 a 3 vezes.
  3. Em seguida, vem a tira e 12 laçadas frontais depois dela. Tricotar assim de 5 a 7 vezes.
  4. Depois disso, as carreiras encurtadas são finalizadas. A tira e as 16 carreiras da frente são tricotadas. Isso é repetido mais duas vezes.
  5. Para alargar o capuz, faça aumentos depois da tira e antes dela, tricotando em duas laçadas. A cada seis carreiras, adicione uma laçada cruzada.
  6. Na altura desejada, o capuz é tricotado em ponto meia ou elástico, a critério da artesã.
  7. Quando atingir o tamanho desejado, você precisa fechar todas as laçadas, dobrar o tricô ao meio e costurar a parte superior do capuz.

É melhor lavar ou passar a vapor um suéter de tricô com capuz já pronto. Quanto mais lisa a costura, mais elegante o capuz ficará.

Capô

Um gorro é outro modelo interessante de capuz com agulhas de tricô. É melhor tricotar esse produto com fios volumosos, para que fique mais interessante. O tricô é feito na direção do rosto para a parte de trás da cabeça, em uma única peça, e a costura é feita na parte de trás. Para que o capuz fique bonito, você precisa seguir as instruções passo a passo:

  1. Monte o número necessário de pontos.
  2. Tricotar em ponto meia até uma altura de aproximadamente 7-8 cm, dependendo do tamanho desejado do capuz.
  3. Em seguida, de acordo com o padrão, um tecido vazado é tricotado, com cerca de 35-40 cm.
  4. Após atingir o comprimento desejado, você precisa terminar a carreira. Não faça isso nas carreiras 1 e 15, caso contrário, o padrão ficará bagunçado.
  5. Então, no início de cada carreira, 9 laçadas são fechadas e mais 6 carreiras são tricotadas dessa maneira.
  6. Os loops restantes são fechados.
  7. Todo o tecido é costurado com linha grossa usando um ponto vertical.

É melhor começar o ponto cetim com fios finos e tricotar o padrão com fios mais volumosos.

Quando o produto estiver pronto, ele precisa ser lavado e passado a vapor, e depois costurado na jaqueta pela gola. Se desejar, o capuz pode ser decorado com pompons ou cordões.

De acordo com o princípio de tricotar o calcanhar

O capuz tricotado com agulhas de tricô usando o princípio de tricô de calcanhar fica perfeito e sem costuras. Este produto pode ser costurado em um suéter ou jaqueta. O capuz é tricotado em duas agulhas de tricô. Para não se confundir, você precisa contar o número de laçadas e carreiras. O princípio de como tricotar um capuz em formato de salto com agulhas de tricô é simples:

  1. Primeiro, cria-se uma peça retangular com a altura desejada. Essas são a parte superior e a parte traseira do produto.
  2. Em seguida, as alças das bordas são recolhidas nas laterais. O tecido é tricotado de acordo com o padrão selecionado. É aconselhável escolher algo simétrico, por exemplo, losangos ou zigue-zagues, para que o capuz fique mais bonito.
  3. Depois de montar todas as carreiras, você precisa fechar as alças nas laterais e costurar o capuz de cima para baixo.
  4. Você também pode tricotar um elástico no final, assim o produto não perderá a forma após a lavagem e o uso prolongado.

Este estilo de capuz é perfeito para suéteres ou jaquetas, e também fica ótimo costurado na gola de um cardigã de tricô fino. Se necessário, adicione cordões e enfeites com lantejoulas ou strass. Além disso, o capuz pode ser decorado com um pompom.

Com babador para criança

Para uma criança, é melhor tricotar um capuz com babador. Este modelo se parece com um gorro conectado a um cachecol. O produto ajuda a manter o corpo aquecido em dias de vento ou frio. O capuz deste modelo, tricotado com fios quentes, frequentemente substitui um gorro.

Para um capuz com babador, é melhor usar acrílico infantil com uma mistura de lã, para que o fio seja agradável à pele. Para tricotar tal produto com agulhas de tricô para crianças, você deve seguir as instruções:

  1. Meça a altura do pescoço para fazer a gola.
  2. Monte 150 pontos nas agulhas circulares e tricote em canelado (1 ponto meia através de 1 ponto meia), que é feito em ferramentas menores do que o restante do produto. No início da primeira carreira, você precisa unir as duas pontas e tricotar em círculo até 10 a 15 cm, dependendo do comprimento desejado.
  3. Em seguida, a coroa é tricotada como um elemento separado, utilizando a superfície frontal. Este capuz é feito em formato de salto para se ajustar bem à cabeça.
  4. Depois de tricotar a coroa, as carreiras são fechadas (4 laçadas em cada sexta carreira em ambos os lados).
  5. Ambas as partes são costuradas.

Este capuz de malha é decorado com apliques de feltro, flores, miçangas e strass. Se necessário, você pode adicionar cordões e pompons. O elástico pode ser feito com zíper para que você não precise puxar o gorro inteiro pela cabeça.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios