A enciclopédia da moda interpreta um moletom como um suéter com estilo de moletom. Esta é a roupa favorita dos jovens, combinando conforto, descontração e funcionalidade. Muitos já ouviram falar de um item de guarda-roupa como o moletom, que, infelizmente, nem todos conhecem. Você pode ter uma ideia completa do que é um moletom avaliando suas vantagens e desvantagens, e as possibilidades de criar conjuntos harmoniosos com ele.
O que é
O moletom deve sua origem ao filho do americano Benjamin Russell, que, enquanto jogava futebol americano, expressou ao pai o desejo de ter um suéter confortável e fresco. Benjamin Russell, famoso fabricante de roupas íntimas na década de 20 do século passado, encontrou-o no meio do caminho. Ele não encontrou nada mais fácil do que substituir um suéter de lã por um suéter de algodão com gola redonda e mangas raglan. Isso aconteceu em Alexander City. Logo, quatro times de futebol americano da Filadélfia usaram moletons e, mais tarde, profissionais de atletismo e beisebol se juntaram a eles.
Os moletons atingiram o auge da popularidade após o surgimento de designs feitos usando o método de flocagem. A empresa Champion, cuja história remonta a 1919, recebeu uma patente para sua própria tecnologia de aplicação de revestimento de veludo em tecidos na década de 1920. A qualidade do material do moletom era ideal para flocagem, o que marcou o início do surgimento de estampas exclusivas.
A tradução literal de sweatshirt é interessante: sweater – “sweater”, shirt – “shirt”.
A história da verdadeira popularidade dos moletons começou em 1936, graças ao uniforme da equipe de remo dos EUA. O mundo inteiro viu então a inscrição "USA" nos moletons, feitos com uma nova tecnologia. No final dos anos 70, surgiu um tipo de moletom: o hoodie. Sua característica distintiva é a presença de uma gola alta e um bolso canguru. A popularidade deste modelo de moletom aumentou após o lançamento do famoso filme sobre Rocky.
Hoje em dia, o moletom é uma peça de roupa favorita no guarda-roupa de rapazes e moças que fazem coisas diferentes, mas preferem se vestir confortavelmente.




Principais vantagens
Sweatshirt é um moletom de corte simples feito de malha, com o qual você pode estar sempre na moda e, se necessário, se aquecer. Na parte interna do modelo, pode haver uma camada de aquecimento de fleece, polartec ou pelo, para que o moletom seja macio e quente. Na parte externa, quase sempre há desenhos, inscrições, logotipos, ornamentos e até mesmo patchwork. Eles tornam o item elegante, original e memorável. O moletom é um elemento permanente da roupa esportiva e também está presente em estilos como rock, streetwear e militar.
O caráter e o design dos produtos na versão clássica são mais adequados para esportes. Os suéteres são leves, funcionais e proporcionam facilidade de movimento. Muitos consideram os moletons modelos universais, já que hoje tal elemento não é incomum em imagens de estilo romântico, por exemplo, com saias esvoaçantes coloridas e shorts.




Como ele difere de outros tipos de suéteres
Para responder à pergunta sobre o que é um moletom, você deve compará-lo com outros tipos populares de suéteres. Cada modelo tem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Um moletom tem as seguintes características obrigatórias:
- corte confortável que não restringe os movimentos;
- sem botões, zíperes, cadarços;
- manga raglan;
- o pescoço da blusa é feito com um corte redondo, é possível um encaixe em forma de V;
- muito raramente há bolsos de remendo, capuz.
O suéter e o moletom (um tipo de modelo esportivo) têm gola alta. São tricotados com fios e não costurados com tecido, como o moletom. Na versão clássica, o modelo não possui fechos, bolsos ou capuz. Também difere de uma manga comprida, que é feita de malha fina de camiseta. Há ainda mais diferenças entre um moletom e um suéter. Um suéter fino sem gola alta raramente é usado no corpo devido à natureza anti-higiênica dos fios de lã. É inconveniente para praticar esportes ou levar um estilo de vida ativo com ele. Um moletom com capuz sempre tem um bolso na frente, que é chamado de "canguru" — esta é a sua principal diferença em relação a um moletom.






Critérios de seleção
Apesar de os modelos possuírem uma série de características obrigatórias, cada um deles pode atrair a atenção de uma forma ou de outra. Hoje, o moletom não está presente apenas no guarda-roupa de jovens atletas. Esse tipo de suéter é cada vez mais escolhido por fashionistas, homens e mulheres maduros e crianças.
Propósito
Um moletom masculino parece mais formal e temático. Pode ter estampas para todos os gostos (de estampas humorísticas a logotipos de empresas esportivas e estrelas mundiais), ser feito de malha de duas camadas ou tecido para mergulho (especialmente na moda ultimamente). Um moletom feminino costuma ser decorado com costuras artísticas, bordados, pedras, strass e até miçangas. Os produtos costumam apresentar apliques brilhantes e elementos de design, como inserções de renda grossa. O belo sexo realmente aprecia a oportunidade de se aquecer rapidamente e parecer atraente ao mesmo tempo.
Ao escolher um modelo adequado, você precisa levar em consideração as características do seu corpo. Portanto, um moletom preto ou branco ajudará a esbeltar seu corpo sem precisar adicionar acessórios. Se as mulheres desejam perder visualmente alguns quilos, cores vibrantes com estampas florais ou de animais pequenos são ideais. Fica ainda melhor se o moletom for usado com jeans ou calças pretas. Mulheres magras não devem ter medo de escolher uma peça listrada horizontalmente, principalmente quando combinada com uma parte de baixo clara, como uma saia longa. Você pode parecer maior com temas espaciais e estampas animalescas.
Os moletons infantis e adolescentes são merecidamente amados por seus donos por sua maciez e aquecimento. Além disso, personagens de desenhos animados, animais engraçados e brinquedos da moda retratados na frente são atraentes e realistas. Para maior funcionalidade, os moletons infantis são complementados com bolsos e capuzes.
Outra melhoria dos modelos é o material de dupla camada, que permite que o suéter seja feito dupla face.



Estilo moletom
Apesar da orientação esportiva e despojada dos modelos, o moletom pode ter um significado especial para o guarda-roupa. Suas características obrigatórias incluem:
- corte reto e uniforme da blusa;
- ao longo da borda inferior há um punho de malha;
- decote redondo;
- mangas soltas terminando em punhos;
- decoração atraente no painel frontal.
No entanto, hoje em dia, os fabricantes de moletons estão prontos para fazer algumas mudanças em seu design clássico. Primeiro, eles "brincam" com o comprimento dos modelos. Lançando peças mais curtas, atraem garotas jovens que querem enfatizar a magreza dos quadris. Os modelos alongados de moletons são interessantes para grupos de meia-idade e pessoas com um certo grau de volume. Os apreciadores de estilos mistos preferem modelos na altura do joelho, seguindo a tendência da moda de usar camadas nas roupas.
A segunda maneira de diversificar o estilo é modelar o decote. Em modelos de moletom mais formais, ele é fechado e alto, abaixo do pescoço, com um punho estreito e elegante. Outras opções permitem um aprofundamento do decote até o meio do esterno, revelando as clavículas e permitindo, por exemplo, o uso de uma gargantilha. Modelos de moletom mais extravagantes podem ter um decote francamente profundo, sem punho de malha. Estes são produtos para meninas vibrantes que optam por um estilo glamouroso, chique ou disco.
A terceira característica que permite adicionar variedade ao moletom clássico são as mangas. O estilo raglan original é usado hoje em dia, com cavas caídas e punhos apertados ou soltos. Esses “segredos” permitem que você esconda visualmente alguns defeitos em sua construção, e é por isso que eles são muito procurados.








Materiais de fabricação
No início de sua história, o moletom era feito com a autêntica tecnologia loopwheeled (a palavra vem de dois termos em inglês: wheel – “roda giratória”, loop – “laço”). O tecido não tinha costuras e esticava bem em qualquer direção. No entanto, esse material não era adequado para produção em massa, pois exigia muito tempo (o que explicava o alto custo dos produtos). Na década de 50, a tecnologia de fabricação foi completamente alterada.
No Japão, ainda existe uma empresa chamada Looopwheeler, fundada por Satoshi Suzuki em 1999, que se manteve fiel à tecnologia original do loopwheel.
Os moletons clássicos são feitos hoje em dia com jersey, algodão e matérias-primas mistas de algodão e sintéticos. São mais baratos que os moletons japoneses, pois os tecidos são mais rápidos de produzir. No entanto, a capacidade do moletom de esticar em todas as direções é prejudicada (a vantagem da tecnologia sem costura).




Colorir e decorar
A popularidade de uma determinada opção de moletom não depende somente do seu estilo. Componentes importantes são cor e decoração. A metade masculina geralmente prefere produtos em preto, cinza escuro e azul com decoração monocromática, com inscrições, estampas e símbolos de times esportivos ou países. Os modelos de moletom feminino são produzidos em cores menos categóricas. Opções em vermelho, rosa, amarelo e verde são produzidas e muito procuradas, assim como itens combinados com materiais de diversas cores.
O tecido de base de algodão é frequentemente coberto com apliques de couro, veludo cotelê e renda rústica. A decoração feminina original se apresenta na forma de pinturas abstratas, grandes desenhos e padrões. Esses esquemas de cores permitem combinar ergonomicamente um moletom não apenas com roupas esportivas e casuais, mas também para criar um visual romântico. A decoração 3D é especialmente relevante hoje em dia para objetos – imagens tridimensionais feitas com uma tecnologia especial.
O que vestir com
Desde o início de sua aparição no mundo do vestuário, o moletom foi classificado como uma jaqueta esportiva. No entanto, hoje em dia ele pode ser usado para criar as combinações mais agradáveis em diferentes estilos. Os modelos combinam com shorts, jeans, saias de couro ou jeans, calças clássicas afuniladas, leggings e até mesmo calças de renda. Diversas opções de calçados também podem ser adequadas: tênis, mocassins, oxfords, derbies, brogues, monks, mocassins, botas de deserto e outros. Muitas personalidades extraordinárias usam os modelos descritos com sapatos de salto alto, incluindo stilettos.
Uma bolsa é um acessório indispensável. Um acessório esportivo e uma mochila combinam harmoniosamente com um moletom. Você pode usar um boné de beisebol, um chapéu de feltro ou uma boina pequena na cabeça. Apesar do foco esportivo de rua dos moletons, joias chamativas e cachecóis leves não ficarão ridículos.
Um look elegante para um homem pode consistir, por exemplo, em uma calça jeans skinny preta, um moletom da mesma cor, um casaco cinza escuro (possivelmente xadrez) e tênis azuis de cano baixo. A segunda opção: um suéter cinza, calça jeans azul claro e tênis brancos de cano curto. Para os amantes de um visual casual, um conjunto composto por calça chino, um moletom escuro e tênis pretos de cano alto é ideal.
Looks de moda feminina:
- Para criar um look casual, você pode escolher uma calça jeans, um moletom verde-choque com estampa branca, contas grandes e uma pulseira, além de sapatos baixos. A calça jeans pode ser substituída por leggings, calções ou uma culote.
- Um moletom com estampa floral combina bem com calças skinny. É melhor deixar a parte de baixo em uma única cor e escolher sapatos no estilo sapatilhas, botas e mocassins.
- Para um look romântico com saia, escolha um moletom de comprimento médio, complementado por saltos e acessórios requintados. Um look esportivo e urbano pode ser criado com um modelo longo, com sapatos baixos e leggings.
- O estilo business também permite a presença de um moletom nas roupas. Para isso, o modelo pode ser combinado com jaqueta, botinhas, camisa por baixo, jeans liso de cor neutra e corte reto. Outra opção: gola alta, moletom, saia midi (larga, envelope, plissada, lápis).
Apesar da sua aparente versatilidade, é melhor não usar um moletom com terninhos e fraques clássicos.
O moletom é muito popular entre as crianças. Não contém fechos, cadarços ou cintos indesejados, é quente e macio, com estampas vibrantes na frente, que muitas vezes retratam seus personagens de desenhos animados favoritos. As pequenas fashionistas ficam felizes em combinar o moletom com saias e vestidos fofos. Os meninos preferem conjuntos desses suéteres com jeans e bonés.
Modelos de marca
Os principais fabricantes de moletons são as famosas empresas Nike e Adidas. O tema de seus modelos é principalmente esportivo. As cores variam em tons de azul, cinza e preto. Seus produtos são procurados por atletas profissionais e amadores. Os produtos Champion, por outro lado, são modelos de moletons brilhantes e chamativos. Cores delicadas como rosa, amarelo e azul são frequentemente escolhidas por meninas para conjuntos glamourosos com moletons.
Modelos de moletom tão confortáveis não passaram despercebidos pelos estilistas. Emporio Armani, Dolche & Gabbana, Levi's, Cheap Monday e Harm's incluíram moletons em suas coleções. Champion e Russell Athletic continuam encantando os fãs dos clássicos.
A coleção Celine ofereceu às meninas um moletom vermelho e branco decorado com uma estampa geométrica. Uma saia plissada branca com um cinto largo e liso foi escolhida para o conjunto. Nicolas Gexquière apresentou um moletom com bétulas retratadas na Balenciaga. Nesta versão, uma saia lápis elegante foi escolhida para o conjunto. Os homens da coleção Givenchy de Riccardo Tisci também receberam um "presente" chamativo: um moletom com um Rottweiler na frente.
Então, agora ficou mais claro o que são os moletons nas roupas. Um produto assim nunca será supérfluo no seu guarda-roupa. Você pode confiar nele com segurança no frio ou quando um evento ativo estiver se aproximando. Este é um modelo de suéter macio e estiloso, amado por muitas pessoas e que complementa praticamente qualquer visual.












Vídeo

 
                                    









































