Classificação dos tipos de golas, estilos populares para qualquer ocasião

Coleiras

A gola é um detalhe importante da roupa, sempre visível. Existem tipos de gola clássicos e originais, selecionados levando em consideração o estilo, o material de fabricação e a silhueta da roupa. O formato correto permitirá ajustar o decote, enfatizar um pescoço fino ou disfarçar um curto, e adicionar frescor ao rosto.

Tipos de formulários

A gola é projetada para chamar a atenção para a parte superior do corpo (peito, ombros, pescoço), destacar características faciais, dar à imagem um estilo único ou proteger do frio. Este elemento pode diferir no tipo de construção e costura, design original, formato e tipo de fecho. Todos poderão escolher um modelo adequado para corrigir as características da aparência.

Existem dois grupos principais de coleiras:

  1. Peça única, quando o elemento especificado é recortado junto com a parte principal da frente e das costas.
  2. Costurada no pescoço. Neste caso, a gola é costurada à peça e possui uma costura de união.

Recentemente, as golas falsas se popularizaram, sendo usadas como acessório para vestidos, camisas e até suéteres. O acessório pode aquecer o pescoço no frio ou ser usado para completar o visual. Modelos vazados combinam com blusas, deixando o visual mais romântico. Golas de tricô são usadas como complemento para jaquetas, casacos ou blazers.

Uma pedaço
Costurado em
Sobrecarga

Plano ou dobrável

Este tipo de gola abre o pescoço, não tem suporte e geralmente é feito de tecido de cor ou textura diferente. Os seguintes são considerados tipos de acessórios planos ou dobráveis:

  1. Homens (de marinheiro). Esta gola é frequentemente usada em camisetas masculinas e femininas, além de vestidos de estilo náutico. O elemento apresenta triângulos estreitos no decote e um retângulo pendente nas costas. O modelo é decorado com diversas listras.
  2. Com lapelas. O elemento possui bordas pontiagudas (lapelas entalhadas) e laterais adicionais ao longo do decote. Decora paletós formais, fraques e smokings. Este tipo de gola também é usado em casacos ou jaquetas de outono.
  3. Peter Pan. O modelo tem bordas arredondadas, estreitando-se gradualmente em direção às costas. É usado em camisas e vestidos femininos, que em formato e estilo lembram roupas escolares.

Uma gola virada para baixo pode adicionar leveza, romantismo e elegância a um visual. Geralmente é feita de tecido vazado, às vezes decorado com strass, miçangas e pérolas.

Jack
Com lapelas
Peter Pan

De pé

Golas altas são justas e geralmente encontradas em casacos, jaquetas e suéteres de outono. A versão clássica é feita do mesmo tecido da roupa principal.

Os tipos de golas mais populares usados ​​nos guarda-roupas femininos e masculinos:

  1. Golfe. Um elemento de malha simples ou dupla que cobre completamente o pescoço. Encontrado em golas altas, suéteres de outono e túnicas.
  2. Suporte para camisa. O formato da gola tem uma estrutura densa, bordas bem definidas e cobre metade do pescoço. Este elemento é usado em camisas clássicas masculinas e femininas.
  3. Mandarim. O elemento é feito de um forro rígido, é curto, tem bordas arredondadas e fecha com um botão ou botão de pressão. Este tipo veio da China e, no Ocidente, é usado em uniformes militares, uniformes de cozinheiros e uniformes de garçons.
  4. Ascot. O acessório possui fitas de diferentes comprimentos e larguras amarradas em forma de gravata ou laço. Esta gola é típica de blusas femininas de estilo formal ou romântico.
  5. Cadete. Um detalhe de malha com zíper completo que se transforma em uma peça desdobrável quando aberto. Agasalhos e jaquetas esportivas masculinas e femininas são decorados com uma gola alta e macia.
Golfe
Suporte para camisas
Mandarim
Ascot
Cadete

Stand-up e turn-down

Esta gola é a mais difícil de fazer. O elemento tem uma base vertical densa, com bordas viradas para baixo, chamada de braguilha. Os principais nomes dos modelos com e sem alça:

  1. Tipo camisa com botões. As bordas pontiagudas da gola são presas à camisa, o que torna o visual mais contido e elegante.
  2. Polo. Gola virada para baixo, com no máximo 5 cm, e bordas retangulares. Feito de material macio, comum em camisetas e vestidos de malha.

O acessório é feito do mesmo tecido da camisa ou camiseta, decorado com botões, pérolas e rebites.

Tipo de camisa com botões
Pólo

Tipo de jaqueta

Golas tipo jaqueta revelam o pescoço e a área do decote. O detalhe é feito de tecido grosso e pode ser dobrado ou levantado. As principais opções são:

  1. Paletó ou paletó inglês. Design com barra dobrada, bordas escalonadas e lapelas dobradas adicionais. O detalhe abre o pescoço e o decote, revelando uma camisa ou blusa clássica. Usado em paletós masculinos e femininos.
  2. Xale (xale). Uma gola virada para baixo que se estreita gradualmente em direção ao decote, criando um decote triangular. Este detalhe decora casacos, jaquetas ou robes femininos e fica romântico em um vestido envelope clássico.
  3. Apash. Uma gola larga com bordas dobradas revela o decote e o pescoço. O detalhe pode ser assimétrico. É frequentemente usado em casacos femininos, que podem ser complementados com um cachecol ou xale.

Golas são encontradas em jaquetas, smokings, fraques, agasalhos e lapelas que podem ser decoradas com pele.

Inglês
Schalke
Apache

Modificado e fantasia

Além da versão clássica das golas, a moda moderna oferece muitos detalhes modificados e fantasiosos. Eles permitem adicionar originalidade à sua imagem e são usados ​​em figurinos de palco. O acessório é feito de seda, renda, cetim e decorado com babados, strass e fitas. As opções mais interessantes são:

  1. Jabot. A gola tem grandes pregas que vão do pescoço ao peito. Uma prateleira de babados verticais é usada em vestidos femininos e blusas de estilo romântico.
  2. Coquille. A gola complementa o decote com um grande babado, disposto assimetricamente ou em círculo. Este elemento não é relevante, mas pode ser encontrado em blusas, camisas e vestidos de seda ou cetim.
  3. Laço. O detalhe é amarrado sob uma gola alta, tipo camisa. Encontrado em blusas e vestidos femininos, ele adiciona romance e glamour ao visual.

O capuz também é uma modificação popular da gola. O detalhe é usado em jaquetas, casacos, moletons ou jaquetas esportivas femininas e masculinas. O elemento protege do vento frio e da chuva.

Jabot
Coquille
Arco

Tendências da moda

As golas altas e baixas têm muitas variações que se adaptam às tendências da moda. Os designers oferecem cortes e formas inusitadas, retornando a soluções há muito esquecidas, tornando a imagem mais criativa e brilhante. Os principais tipos de golas que estão em alta há várias temporadas:

  1. Couro de vaca. Uma gola falsa ou de peça única, feita de lã ou malha. O detalhe cai suavemente sobre o peito em forma de uma prega volumosa. Decora moletons esportivos, blusas de tricô ou suéteres de tricô.
  2. Medici ou Raf. Gola alta feita de uma estrutura densa. Decorada com strass, miçangas, penas e guipura. O modelo chega até o meio da nuca. É encontrada em imagens de carnaval e palco, e em vestidos de noiva.
  3. Berta. Uma lapela larga que vai do pescoço até os ombros pode revelá-los. O modelo às vezes tem uma extensão nas costas. O acessório decora um vestido tubinho ou blusa feminina.
  4. Halter. Uma gola elegante usada no pescoço, emoldurando a área do decote, com as costas e os ombros descobertos. Roupas com esse elemento são adequadas para meninas esbeltas.

Nesta temporada, golas vazadas e modelos decorados com miçangas, strass e pedras continuam relevantes. Tal elemento complementa um visual formal ou nude, conferindo à mulher um visual sedutor. Os homens podem optar por um modelo clássico com bordas pontiagudas ou chanfradas, o modelo Eton (com a parte inferior arredondada).

Grampo
Médici
Berta
Cabeçada

Nuances de design e acabamento dependendo do material

Quase todos os tipos de gola são usados ​​em blusas e vestidos. Uma gola alta é adequada para um look formal, enquanto um look festivo é decorado com uma versão dobrada para baixo feita de renda, seda, babados grandes e fitas. Os modelos de tricô são decorados com um capuz ou polo. Uma combinação bem-sucedida de gola Peter Pan e um vestido em corte A.

Modelos fantasia não são adequados para decorar agasalhos; são usados ​​apenas em combinação com blusas de seda ou cetim. Camisas clássicas de algodão, linho, jacquard e flanela combinam melhor com gola alta com botões.

Para agasalhos, são utilizadas golas feitas do mesmo material do casaco ou jaqueta. O elemento é costurado em tecido drapeado, lã, malha, preenchido com enchimento sintético ou plumas. O detalhe pode ser decorado com couro, botões ou um broche. Jaquetas justas de plumas e casacos de pele de carneiro podem ser decorados com golas de pele no mesmo tom do material.

Renda
Seda
Fitas
Malhas
Algodão
Linho
Jacquard
Cortina
Pelagem

Gola removível como acessório de moda

Desde o seu surgimento, a gola tem sido usada como acessório para camisas, vestidos, blusas e até suéteres de tricô. Os ​​modelos oversized são feitos de tecido, couro, trama vazada e malha. O acessório é fixado com botões, fitas de cetim, botões de pressão e velcro. A gola é selecionada de acordo com o formato do pescoço da peça.

Você pode fazer lindas golas vazadas em crochê. Nas páginas temáticas, você encontra masterclasses com padrões que facilitarão o trabalho.

A gola removível pode ser usada como colar, por isso é ricamente decorada com strass, pedras e lantejoulas. Para o estilo urbano, um modelo clássico tipo camisa com corte reto é adequado. Pode ser usado sobre um suéter, camiseta, blusa ou gola alta.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios