O que vestir com um jabot, ideias de looks com uma decoração inusitada no peito

Coleiras

Um babado de tecido ou renda ao redor da gola surgiu há muito tempo e era originalmente parte do vestuário masculino. Com o tempo, as peças de vestuário femininas passaram a ser decoradas dessa forma. Um jabot moderno consiste em várias camadas de tecido unidas em elegantes ondas. Essa decoração tem sido relevante por várias temporadas.

O que é

Traduzido do francês, jabot significa "papo de pássaro". É uma camada fluida de renda ou tecido macio. Essa decoração surgiu na moda europeia no século XVII e foi um detalhe do vestuário masculino até o século XIX. Na moda feminina, essa decoração ainda é relevante hoje.

Se antes os franceses e espanhóis decoravam apenas blusas com jabot, mais tarde esse detalhe apareceu em vestidos de baile. Designers modernos decoram vestidos, jaquetas, casacos e gabardinas com ele. Esse formato de gola adiciona feminilidade à imagem, e é por isso que é tão apreciado pelo belo sexo.

O jabot é um detalhe marcante da roupa, por isso deve ser escolhido com cuidado especial. Quando combinado corretamente, ele define o estilo. Ele tem diferentes comprimentos, formatos e até posições. Na moda moderna, esta gola pode se tornar um elemento tanto do guarda-roupa festivo quanto do cotidiano. O jabot pode emoldurar a gola completamente, ser costurado no decote ou ser um laço colocado na frente.

Variações de corte

Ao imaginar o que é um jabot, muitas pessoas imaginam um tecido de renda cobrindo a maior parte do peito. Mas os cortes modernos são tão diversos que você pode combinar essa gola incomum com a maioria dos estilos. O jabot pode ser curto ou até a cintura, removível ou costurado, de peça única ou composto. Os formatos também são variados, o que permite transformar instantaneamente o seu visual com esta peça.

A versão costurada geralmente consiste em várias camadas de tecido dispostas em babados suaves. O jabot também pode ser confeccionado em formato de suporte. No primeiro caso, utiliza-se renda, o que torna o look mais feminino e delicado. Pode ser da mesma cor do tecido principal ou contrastar fortemente com ele. A segunda versão do corte é mais adequada para blusas e camisas de corte profissional, mas com um estilo sofisticado.

Jabots removíveis também estão disponíveis em vários tipos. Sua principal vantagem é a capacidade de decorar diversos objetos. Eles diferem no corte (sólido e composto), formato e comprimento:

  1. Borboleta. É feita de um pedaço de tecido de 8 a 12 cm de largura, o tecido é franzido em dobras ao longo da linha da costura e dobrado ao meio.
  2. Um babado redondo é feito de um pedaço de material com um diâmetro de 16 cm, dobrado 3-4 vezes e pendurado.
  3. O modelo oval é semelhante em princípio ao corte redondo, mas é criado a partir de tecido onde o canto externo é cortado.
  4. Um jabot com pregas em laço é um pedaço longo de material disposto em laços de 1,5 a 2 cm de largura com um ponto no meio.
  5. A opção com linha de costura estendida é semelhante ao modelo oval, apenas a costura central é mais longa.
  6. A gola com babados é composta por três partes de tamanhos diferentes e pode ter comprimentos e formatos variados.

Dependendo do material do qual o jabot é feito, ele pode complementar uma blusa simples, deixando-a mais elegante, ou enfeitar um casaco, dando um ar romântico ao look.

Borboleta
Redondo
Com pregas de caixa
Com babados

Materiais de fabricação

Anteriormente, o jabot era considerado um detalhe pomposo e pretensioso, geralmente feito de renda. Hoje, há um número significativamente maior de materiais para sua confecção. As opções para o escritório podem ser feitas de seda ou algodão, ou seja, podem servir como uma extensão da roupa. A renda fina que emoldura a gola externamente pode ser usada como um adorno adicional. Essa combinação permite que os babados ou babados caiam suavemente, mas ao mesmo tempo mantenham uma certa forma.

Golas feitas inteiramente de renda têm um visual muito feminino. Podem ser lisas ou contrastantes, com contornos suaves ou rígidos. Muitas vezes, o jabot é complementado por um broche na parte central. A renda pode ser substituída por guipura fina.

Fitas de cetim, lantejoulas, miçangas e contas — tudo isso costuma decorar jabots removíveis para a noite. Opções feitas de tecido grosso, como semilã, tweed ou algodão, têm um visual incomum e elegante. Decoradas com miçangas, elas criam uma combinação incrível de texturas que pode transformar qualquer blusa ou vestido.

Cetim
Feito de jeans
Renda
De lã
Chiffon

Opções de cores

O esquema de cores das golas é amplamente determinado pelo estilo em que são confeccionadas. A opção clássica é o branco, um dos tons básicos. Combina bem com outros tons e renova o visual.

Uma opção alternativa seria um jabot preto. Muitas vezes, o acessório é combinado com blusas brancas, criando um contraste inusitado. Golas em tom cinza podem ser usadas, especialmente populares no estilo steampunk, onde todas as roupas são feitas em tons escuros.

Jabot é parte integrante de looks românticos. Por isso, utiliza-se uma paleta de cores delicada. São tons de bege, pó, pêssego pastel, azul e rosa. Combinam bem com vestidos.

Não tenha medo de contrastes, pois eles podem realçar a imagem e definir o clima. Combinações de cores clássicas são branco com preto, bege com rosa. O chocolate amargo harmoniza perfeitamente com tons nude.

Criando uma imagem elegante

O jabot é um elemento decorativo chamativo, por isso deve ser combinado com muito cuidado. As principais direções de uso deste acessório são os seguintes estilos:

  1. Steampunk. O jabot tem um formato assimétrico e irregular, feito de tecidos densos.
  2. Romântico. Neste caso, são utilizados tecidos leves e fluidos e rendas em delicados tons pastel.
  3. Negócios. O Jabot permite suavizar a severidade do estilo do escritório e tornar a imagem mais feminina.
  4. Vintage. A gola é complementada por um broche grande ou um pequeno laço feito de fita de cetim.

Ao escolher um conjunto com jabot, é melhor dar preferência a roupas simples. Isso permitirá que você não sobrecarregue o visual, tornando-o mais conciso. A melhor opção seria um jabot removível, pois é muito prático. Uma gola decorativa pode ser combinada com diferentes camisas, criando conjuntos inusitados. Você não deve complementar o jabot com acessórios em forma de correntes, miçangas ou colares. O visual ficará sobrecarregado.

Uma opção vantajosa é combinar um jabot com uma blusa. Essas peças podem ser usadas tanto por meninas quanto por mulheres maduras. A gola em si pode ser costurada ou removível. Ela é feita de tecidos fluidos - cetim ou seda.

Blusas com jabot combinam bem com calças largas e saias justas logo acima ou abaixo do joelho. Você também pode complementar a blusa com uma gola incomum e uma saia meio-sol, mais adequada para criar um visual romântico. Babados ou babados podem chegar ao meio do peito ou até mesmo à cintura. Vestidos com jabot são considerados os mais populares. O conjunto ideal: uma gola de renda delicada e um vestido preto clássico com corte reto, cujo comprimento deve ser midi ou maxi.

Ao escolher o formato do babado, é importante levar em consideração as características do seu corpo. Ele adiciona volume visualmente à parte superior do corpo, sendo perfeito para mulheres esbeltas e proporcionais. Mas mulheres acima do peso ou com corpo em T (ombros mais largos que os quadris) devem ter cautela ao escolher roupas com jabot.

Outra solução de moda popular é decorar casacos e gabardinas com uma gola inusitada. Nesse caso, o acessório serve como uma extensão da peça, ou seja, não é removível. Utiliza-se gola redonda ou gola alta. Os casacos costumam ser decorados com babados nas mangas. Esses modelos têm um visual imponente e feminino, podendo ser usados ​​tanto em eventos festivos quanto como uma roupa elegante para o dia a dia.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios