Tricotar um suéter de crochê, padrões de orifícios, quentes, multicamadas, modelos infantis

Moletons

Itens de tricô dificilmente sairão de moda. Afinal, os frutos do artesanato não só parecem exclusivos, e por isso são mais valorizados do que os produtos de fábrica, como também deixam espaço para a imaginação. Um exemplo marcante de itens universais de tricô é um suéter de crochê para o verão ou inverno. Quente ou fino, com relevo ou vazado - você pode fazer qualquer modelo, o principal é conhecer as características de cada opção.

Materiais e ferramentas

A escolha do fio é o primeiro passo em qualquer projeto de crochê ou tricô. Você deve decidir imediatamente se o suéter será quente ou fino. Em cada caso, certas propriedades do fio serão prioritárias:

  1. Para um modelo de verão, o fio deve ser altamente respirável e higroscópico. Seria uma boa ideia usar fios com máxima condutividade térmica para que as roupas pareçam frescas. A resistência a influências externas é outro parâmetro importante.
  2. O fio para um suéter de inverno deve ser o mais denso possível e capaz de reter calor. A maciez do fio e a mesma permeabilidade ao ar com higroscopicidade também são importantes.

As seguintes opções de fios são adequadas para tricotar um suéter:

  1. Lã. Conserva bem o calor, não eletrifica e é resistente à umidade. No entanto, com o uso prolongado, formam-se bolinhas e, após a lavagem, o produto "encolhe".
  2. Angorá. Este fio é obtido pela penteação de coelhos angorá. Os fios são macios, fofos e quentes. Na maioria das vezes, o angorá é misturado com seda ou materiais sintéticos. Essas roupas só podem ser lavadas a seco.
  3. Mohair. Para este fio, cabras angorá são penteadas. Os fios são fortes, macios e quentes. Assim como a angorá, são misturados com seda ou materiais sintéticos. O mohair é difícil de trabalhar — é difícil de desfiar e o padrão é pouco visível.
  4. Algodão. Os fios são finos, curtos e macios. Adequado para roupas de verão, pois permite a passagem do ar e absorve a umidade. Roupas 100% algodão "encolhem" ao serem lavadas.
  5. Algodão mercerizado. As fibras de algodão passam por tratamentos mecânicos e químicos. Como resultado, o fio fica mais liso e o produto final, mais resistente.
  6. O acrílico é um fio sintético. Sua principal característica são as cores vibrantes. Os fios são resistentes ao desgaste, baratos, mas altamente eletrificados.

Na maioria das vezes, são usados ​​fios mistos. É melhor optar pela opção com uma proporção de 75% de fios naturais e 25% de fios sintéticos — esses fios são agradáveis ​​ao toque e não eletrificam.

A escolha da agulha também deve ser levada a sério, pois a beleza da blusa finalizada dependerá das características da ferramenta. Na maioria das vezes, os fabricantes de fios escrevem imediatamente o tamanho necessário nos novelos. Se não houver tal indicação, o número da ferramenta pode ser determinado independentemente. Para isso, o fio é fisgado com uma agulha e, em seguida, a proporção dos parâmetros é determinada. Se a ponta afiada da ferramenta, chamada farpa, ficar para fora da linha, o anzol é muito grosso e, se não estiver visível, é muito estreito. O ideal é que a barba fique nivelada com a linha.

A maneira mais confiável de calcular o consumo de fio é tricotar uma amostra. Para isso, você precisa tricotar o padrão selecionado, lavar e secar o tecido. Quando estiver completamente seco, meça o comprimento e a espessura. Em seguida, calcule as áreas da amostra tricotada e do futuro produto (de acordo com o padrão).

Para determinar o consumo de fio, utiliza-se a seguinte fórmula: multiplica-se a área do produto pelo peso da amostra e divide-se o resultado pela sua área.

Fio

Agulhas de crochê
Selecionando um gancho

Padrões populares

Existem muitos padrões, e a escolha depende apenas das preferências pessoais e dos requisitos para uma peça específica. Por exemplo, blusas de crochê vazadas dificilmente serão relevantes no inverno. Entre as opções mais populares:

  1. Cones. Dependendo do padrão, podem ser densos ou vazados. O elemento consiste em colunas de crochê com um ou mais fios.
  2. Motivos. Este padrão utiliza o mesmo motivo várias vezes. Pode ter a forma de qualquer figura geométrica. Cada elemento é tricotado separadamente e depois conectado aos outros.
  3. Ondas. Este padrão resulta em uma linda blusa vazada. As ondulações são feitas com pontos altos duplos. Em alguns padrões, elas são substituídas por colunas ou cones exuberantes, e a blusa ganha relevo.
  4. Ziguezague. Fácil de fazer e muito variado. Pode ser denso ou vazado, monocromático ou colorido.
  5. Em relevo. Geralmente são densos, por isso são adequados para roupas quentes.

Os padrões de crochê são fornecidos para todos os padrões e seus subtipos. Artesãs mais experientes podem combinar diversas variedades ou criar suas próprias combinações exclusivas. Para tricoteiras iniciantes, é melhor seguir o guia pronto.

Cones
Motivos
Ondas
Ziguezague
Criado

Medidas e padrão

Antes de começar a fazer um suéter de crochê para mulheres, homens ou crianças, é importante criar o padrão certo. Para construí-lo, você precisará tirar as medidas necessárias:

  • circunferência do peito, cintura e quadril;
  • comprimento total do produto;
  • comprimento do ombro à cintura;
  • comprimento dos ombros;
  • circunferência do pulso;
  • comprimento da manga;
  • largura dos ombros.

As medições são feitas com uma leve tensão na fita métrica.

É mais conveniente não fazer você mesmo um molde, mas encontrar um pronto e ajustá-lo às suas medidas. Existe uma maneira simples. Para reduzir, faça uma dobra igual ao valor reduzido e prenda-a com alfinetes. Se a largura diminuir, o valor total é dividido em 4 partes iguais: costas, frente, lados esquerdo e direito. As dobras são fixadas na direção longitudinal.

Para aumentar a largura, os moldes de papel são cortados ao longo das linhas para ajustá-los, as partes são afastadas até o tamanho desejado e uma tira de papel é colocada e fixada no molde. A largura também é aumentada dividindo-a em quatro partes iguais. É importante ajustar as linhas de costura.

Também não é difícil criar um padrão você mesmo:

  1. Marque o ponto A no papel e meça o comprimento do suéter a partir dele.
  2. Desenhe o comprimento da cintura e a distância até a linha do busto. Metade da circunferência do busto, cintura e quadril, com margem de manobra, é reservada ao longo desta linha. A largura e a profundidade da cava também são marcadas aqui.
  3. A partir do ponto A, meça a largura do decote, acrescente 1 cm ao comprimento dos ombros.
  4. A partir dos pontos que marcam a largura dos ombros, meça a profundidade do decote.
  5. Abaixe as pontas dos ombros em 2 cm.

O molde da frente é construído quase da mesma forma, mas com algumas mudanças. A largura é 1 cm maior que a das costas. O ponto inicial do ombro não é elevado e o final é rebaixado em 3 cm. É importante marcar as pinças do busto. O início delas fica 3 cm abaixo da linha do peito e o comprimento é de 12 cm.

Para modelar uma manga, desenhe uma linha a partir do ponto A, igual ao comprimento da manga. Marque a altura da cava. A partir dela, reserve a largura da manga na axila e, a partir do ponto inferior, a largura no punho.

Etapas do trabalho

Crochê para iniciantes pode ser difícil, principalmente devido à complexidade excessiva dos padrões. Portanto, iniciantes não devem se contentar com master classes de várias páginas. É melhor aprender a fazer crochê com padrões simples.

De motivos quadrados para iniciantes

Para uma blusa de crochê vazada com motivos, todos os elementos precisam ser tricotados separadamente e depois unidos em um único produto. Na maioria das vezes, os motivos quadrados são escolhidos por serem mais fáceis de tricotar. Para uma blusa pronta, você precisará de 56 elementos separados. Eles precisam ser organizados de acordo com o padrão. Os símbolos usados ​​na descrição são decifrados da seguinte forma:

  • Вп — circuito de ar;
  • ССН — ponto alto duplo;
  • PshSt - coluna exuberante;
  • PSSN - meio ponto alto.

Algoritmo de tricô:

  1. Uma corrente de 6 VP é colocada no gancho e fechada em um círculo.
  2. Na 1ª linha temos: PshSt, 2 Vp, PshSt, 3 Vp.
  3. 2ª carreira - PshSt, 1 corr, 3 pbx, 1 corr, PshSt, 3 corr.
  4. 3ª carreira - PshSt, 1 corr, 7 pbx, 1 corr, PshSt, 3 corr.
  5. 4ª carreira: PshSt, 1 corr, 11 pbx, 1 corr, PshSt, 3 corr.
  6. Em seguida, vem o padrão de pipoca. A carreira 5 fica assim: PshSt, 1 corr, 7 pbx, pipoca, 7 pbx, 1 corr, PshSt, 3 corr.
  7. Linha 6: PshSt, 1 corr, 7 pbx, pipoca, 1 pbx, pipoca, 7 pbx, 1 corr, PshSt, 3 corr.
  8. A linha 7 é um pouco mais complicada: PshSt, 1 corr, 7 pbx, (pipoca, 1 pbx) x 2 vezes, pipoca, 7 pbx, 1 corr, PshSt, 3 corr.

Após esta carreira, o restante será tricotado seguindo o mesmo padrão. Mas a cada repetição do elemento (pipoca, 1 pbx) aumenta-se em um. Ou seja, na oitava carreira, deve-se fazer 3 vezes, na nona, 4, e assim por diante até o tamanho desejado. O trabalho termina com 3 pbx e uma coluna de conexão.

 

Vestido de verão vazado com jugo redondo

Esta versão de uma blusa de verão estilosa, com uma descrição detalhada, agradará aos amantes do estilo romântico. O tricô começa com uma pala. Ela se expande gradualmente com a adição de laçadas. Inicialmente, são coletadas 144 laçadas, que são fechadas em um anel e tricotadas em carreiras circulares com um elástico.

Em seguida, comece a tricotar o padrão vazado. Na sétima carreira, faça colunas com dois fios, aumentando assim o número de laçadas. A repetição ocorre nas carreiras 13, 21 e 31. Você precisa tricotar o vazado até que a cava atinja o ombro. Em comprimento, tricote de acordo com a medida do pescoço até a axila, o diâmetro é igual à circunferência do peito, incluindo os braços.

Depois de tricotar a cava, você precisa passar para a parte inferior do suéter. Isso é feito com a parte da frente. Mas antes disso, todas as laçadas são divididas em 3 partes: a frente, as costas e as mangas. 9 voltas permanecem na parte da frente, 5 voltas vão para as mangas e 6 para as costas.

Na primeira carreira circular, antes do início das alças das mangas, você precisa fazer alças para a cava. Normalmente, montam-se 15 a 20 alças, mas tudo depende do tamanho e da densidade do tricô. Tricotam-se 33 cm com a parte da frente, outros 4 cm com um elástico. Em seguida, fecham-se todas as alças.

Para as mangas, ao tricotar a primeira carreira circular com a parte da frente, é preciso montar as laçadas. 2 cm é a parte da frente, depois 1 cm é o ponto meia. Depois disso, alternam-se os círculos de laçadas em meia e na frente. Após 5 carreiras, as laçadas são fechadas.

 

Blusa Floral em Camadas

Uma blusa leve de crochê é uma ótima opção para o verão. O tricô começa com um conjunto de 10 PV. A correntinha deve ser fechada com um ponto baixíssimo.

  1. Na 1ª carreira, há 3 PV de elevação, 3 PV, *PA no anel, 3 PV*. O elemento marcado com * é repetido 6 vezes. A carreira termina com um ponto baixíssimo.
  2. 2ª carreira: 4 correntinhas de elevação, 3 pontos altos duplos inacabados, tricotados juntos com a quarta correntinha de elevação, no espaço de 3 correntinhas da primeira carreira. 6 correntinhas, *4 pontos altos duplos inacabados no próximo espaço de 3 correntinhas da carreira anterior, 6 correntinhas*. O elemento marcado é repetido 8 vezes, e a carreira termina com um ponto baixíssimo.
  3. 3ª carreira: 3 corr. para levantar, 2 pbx no espaço de 6 corr. da segunda carreira, 5 corr., 3 pbx no mesmo espaço, 3 corr. e 3 pbx no próximo espaço. 3 corr., *3 pbx no próximo espaço de 6 corr. da carreira anterior, 5 corr., 3 pbx no mesmo espaço, 3 corr.*. O padrão marcado é repetido 4 vezes, um ponto baixíssimo finaliza a carreira.

Em seguida, vem o tricô dos elementos individuais. Você precisará de 52 quadrados, que serão conectados na última carreira. Em seguida, adicione fio azul a eles. O tricô é feito em círculo, seguindo o padrão da primeira carreira. Como resultado, você obtém 140 arcos. A carreira termina com um ponto de conexão. O tricô continua em círculo na segunda carreira até o ponto 23, inclusive.

A costura do ombro é tricotada de acordo com o padrão do primeiro ponto vazado. São necessários 50 arcos. Em seguida, o trabalho continua com carreiras retas e reversas da segunda à oitava carreiras. Cada carreira do tricô é conectada à linha da cava.

Modelo quentinho com botões

Este suéter de tricô começa com as frentes. Para cada uma delas, você precisa montar 58 pontos, tricotar 11 cm em ponto canelado. Em seguida, alterne um par de pontos da frente e um par de pontos de trás. Depois, você pode escolher seu ponto vazado favorito e tricotá-lo até 41 cm. Os pontos precisam ser fechados para formar a cava.

Quando ambas as prateleiras estiverem tricotadas, é hora de passar para as costas. Uma corrente de 116 laçadas é montada e 11 cm são tricotados em canelado. Em seguida, há novamente um ponto vazado de até 41 cm. As laçadas são fechadas em ambos os lados para formar uma cava.

Para as mangas, você precisa de 46 laçadas e 10 cm de comprimento, com barra canelada. Em seguida, vem o ponto vazado, mas a cada 12 carreiras, uma laçada é adicionada no final. Após 39 cm, a cava está formada. Quando a altura da zona de diminuição for de 13 cm, tricote as pontas das mangas.

Para as tiras nas prateleiras, são montadas laçadas ao longo das bordas. Tricotam-se 9 carreiras com canelado em cada borda. Deve haver furos para botões em uma das tiras. Em seguida, o produto é costurado e a gola é tricotada com canelado.

Para o completo em um ombro

Você pode tricotar modelos de um ombro só em círculo, ou cada peça separadamente, e depois prender tudo junto. Esses suéteres de crochê são quase ideais para mulheres cheinhas.

  1. Para começar, é feita uma corrente de alças de ar. Seu comprimento é 5 cm maior que a circunferência do quadril.
  2. A corrente fecha em um anel e o tricô continua até a linha da cava.
  3. A frente e as costas são costuradas ao longo das costuras laterais até a linha dos ombros ou feitas em crochê.
  4. As mangas são tricotadas a partir das últimas laçadas da cava.
  5. Na região das axilas, você precisa fazer pequenas diminuições.

Quando o produto atinge o comprimento desejado, a parte inferior, as mangas e o pescoço são amarrados com um elemento “picot”.

Inteligente para uma garota

Esta blusa de crochê é adequada para uma menina de dois anos:

  1. Para tricotar, você precisa montar 96 pontos, 20 dos quais são raglan.
  2. Depois disso, 3 VP são feitos e um CCH é tricotado no quarto laço.
  3. As próximas 14 laçadas devem ter um ponto baixo, a décima quinta, dois. Depois, pule duas laçadas.
  4. Três pb, correntinha, imediatamente três pb. Novamente pule duas laçadas, e na próxima - dois pb.
  5. Nove pontos altos duplos são tricotados, e na décima laçada há dois deles.
  6. Através de duas laçadas passam três CCH, VP e três CCH em uma laçada.
  7. Depois de pular algumas laçadas, faça dois CCHs em um.
  8. Ao longo de 20 laçadas, um ponto baixo é tricotado em cada uma delas, e dois em 21. A terceira e quarta linhas do raglan são feitas da mesma maneira.
  9. Em seguida, basta tricotar um pbx nas alças até o raglan. Os aumentos são feitos antes e depois. O raglan é o mesmo da primeira carreira.

Quando as costas atingirem o tamanho 3, a blusa precisa ser dobrada ao longo das linhas do raglan e as mangas conectadas com pontos altos duplos. Algumas carreiras são tricotadas com carreiras de virada, e um buraco é feito para os botões.

Opções de decoração

Blusas de tricô parecem interessantes e incomuns por si só. Uma blusa bonita com delicados padrões vazados chama especialmente a atenção. Mas você também pode usar ideias de decoração interessantes. Por exemplo, se a blusa for de crochê em ponto meia, um bordado pequeno e caprichado ficará harmonioso. É melhor não usá-lo para padrões complexos. É importante que o bordado pareça discreto.

Você pode decorar suas roupas com flores de tricô. Uma rosa ou lírio elegante no peito é uma ótima opção para um look festivo. Como no caso anterior, a flor deve estar em harmonia com o restante da imagem.

A opção de decoração mais simples é um modelo com botões. Você pode escolher elementos grandes, estampados ou com formas originais. Este método é adequado para um estilo mais sério. Por exemplo, uma blusa de crochê rigorosa para o escritório, com lindos botões elegantes.

Fitas ou tranças também são ótimas opções de decoração para roupas. Uma fita larga pode ser usada para fazer uma corrente estilosa em vez de um cinto. Você pode usar joias femininas típicas, como miçangas, broches e pingentes.

Se as roupas foram tricotadas com padrões que chamam a atenção, é melhor evitar decorações adicionais, caso contrário, você pode criar uma imagem sobrecarregada.

Itens de tricô sempre estarão na moda e serão práticos. E mesmo que um padrão bonito não esteja mais na moda, você pode facilmente encontrar um substituto para ele. Além disso, é muito mais agradável usar roupas feitas à mão e aprender a tricotar é fácil.

Com apliques e miçangas
Com contas
Com bordado e botões
Com lantejoulas
Decoração com flores de tricô
Flores bordadas

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios