Como fazer crochê uma blusa de verão, dicas para iniciantes

Moletons

Roupas de tricô de verão nunca saem de moda. Túnicas e camisetas vazadas podem ser usadas em qualquer lugar e combinam com quase todos os itens básicos do guarda-roupa feminino. Comprar produtos artesanais é caro e nem sempre é possível encontrar o modelo que você procura. A melhor opção seria uma blusa de verão tricotada com as próprias mãos usando uma agulha de crochê, que até uma artesã iniciante pode fazer. Para começar, você precisará selecionar um padrão com uma descrição, preparar os fios e uma ferramenta.

As nuances da escolha de fios e ferramentas

Se a escolha da costureira recair sobre um produto para o verão, ela não deve escolher o fio de lã, que é usado em produtos quentes e grossos. O fio natural é perfeito para peças de verão:

  1. O algodão é um fio higroscópico e durável, frequentemente usado na confecção de blusas de verão. Produtos de algodão não desbotam e podem ser facilmente lavados.
  2. O fio de seda é o mais caro; o material não é feito de seda pura; algodão ou lã são adicionados a ele. Os itens acabados são macios ao toque, parecem caros, não enrugam e não formam bolinhas.
  3. Linho - a principal desvantagem deste fio é a gama limitada de cores. O linho é mal tingido, as cores são apenas em tons naturais de cinza e bege. Usar peças de linho é confortável, agradável ao corpo e respirável.
  4. Bambu – os fios feitos com essa fibra antisséptica são fortes e macios. Produtos feitos com ela não ficam eletrificados.

Dos materiais sintéticos, apenas o acrílico é adequado para roupas de verão. Este fio não causa alergias, mas é eletrizante. A facilidade de cuidado dos tricôs de acrílico e as cores vibrantes dos fios atraem as costureiras. O material é macio e delicado, perfeito para peças de verão.

A espessura do fio pode variar da mais fina à mais grossa, dependendo da preferência da costureira e do resultado desejado. É claro que é melhor fazer blusas de verão com fio fino. Se a peça combinar várias cores, você deve escolher fios da mesma espessura.

Ao escolher um anzol, é importante considerar que seu comprimento ideal deve ser de até 15 cm, e a espessura pode variar entre a mais fina (0,6 mm) e a média (3,5 mm). É preferível escolher uma ferramenta de metal, prestando atenção à lisura de sua superfície. Evite usar um anzol com cabeça muito afiada ou muito arredondada. A barba deve ser moderadamente pontiaguda para não deixar cair o fio em forma de gancho.

A espessura do anzol deve ser duas vezes maior que a espessura da linha utilizada.

Bambu
Linho
Algodão
Seda

Medidas e padrão

Muitas vezes, as costureiras se limitam a uma tabela específica, onde todos os parâmetros são indicados de acordo com os tamanhos padrão. Mas é melhor tirar as medidas levando em consideração todas as características da figura, para que o produto resultante se ajuste perfeitamente ao corpo.

Medidas necessárias:

  1. Meio busto.
  2. Meia circunferência da cintura.
  3. Meia circunferência do quadril.
  4. Comprimento do produto.
  5. Comprimento do ombro à cintura.
  6. Comprimento dos ombros.
  7. Circunferência do pulso.
  8. Comprimento da manga.
  9. Largura dos ombros (meia medida).

Aqui você também pode adicionar a circunferência do pescoço, que também é dividida por dois. Dependendo do modelo desejado, nem todos os parâmetros podem ser utilizados. A fita métrica não precisa ser esticada. A margem de ajuste para uma peça de verão é de 2 cm.

Algoritmo para criação de um padrão básico:

  1. Primeiro, é construída uma tabela de tamanhos: linha do pescoço, peito, quadril.
  2. Molde das costas: calcule o decote, a partir do qual se mede o comprimento dos ombros, marque a linha da cava. Em seguida, marque os pontos da cintura e do quadril e conecte-os.
  3. Padrão frontal: decote, ombros, quadris e cintura são marcados. Uma pinça no busto é construída.
  4. Mangas compridas raramente são usadas em blusas de verão, mas seu comprimento e a altura do boné devem ser anotados. Em seguida, a largura é anotada e a linha do boné é desenhada.

Para calcular o padrão, você precisa tricotar uma amostra de 10 x 10 cm e, em seguida, contar quantas laçadas e carreiras existem em um centímetro. Esse número ajudará você a calcular corretamente a quantidade de fio necessária.

Padrões e técnicas para produtos de verão

Em diversas páginas temáticas, você encontrará padrões de tricô que incluem padrões vazados, adequados até mesmo para iniciantes devido à sua simplicidade. Entre eles:

  1. O tricô básico vazado é feito com alças de ar e pontos altos duplos.
  2. O padrão de malha é tricotado com alças de ar e pontos altos duplos, parece simples e bonito.
  3. "Concha" é um padrão mais complexo que consiste em alças de ar alternadas, pontos baixos e altos.
  4. "Espuma do mar" é um padrão de duas cores em forma de ondas, tricotado com alças de ar, pontos altos duplos e pontos baixos simples.

A variedade de padrões e técnicas permite escolher os ideais em termos de beleza e complexidade. Costureiras experientes podem combinar diferentes padrões para criar um visual mais interessante. Para uma blusa de verão, a técnica de tricô mais popular é a renda irlandesa, que combina padrões planos com decorações volumosas em toda a superfície do produto.

Obra aberta
"Espuma do Mar"
"Concha"
Malha

Etapas de tricô levando em consideração o modelo

Dependendo do modelo, os métodos de crochê, padrões e instruções passo a passo para fazer uma blusa de verão feminina variam. Recomenda-se que iniciantes escolham padrões simples.

Leve abertura

Para fazer uma blusa vazada em crochê, você precisará de fio de algodão (160 m por 50 g, cerca de 4 novelos) e uma agulha de crochê de 3,5 mm.

Esquema para o ornamento básico:

  1. O número de pontos de montagem é um múltiplo de 5, mais 2 e um ponto de elevação. Tricotar de acordo com o padrão 1.
  2. Cada carreira começa com 1 ou 3 laçadas de elevação, além do primeiro ponto baixo (PB) ou em vez do primeiro ponto alto (PA) e da laçada antes do padrão de base.
  3. O padrão principal é repetido após o término do rapport com laços.
  4. A primeira à terceira fileira é repetida uma vez, e depois apenas a segunda e a terceira.

É melhor fazer o molde em tamanho natural e aplicar o produto periodicamente durante o processo para comparação.

Etapas de tricô das principais partes da blusa:

  1. Costas. Tricotar uma corrente de 82 a 97 laçadas de ar (VP) + uma laçada de elevação e, em seguida, tricotar o padrão principal. Terminar a 64 cm da linha das laçadas.
  2. Frente. Tricotar da mesma forma que as costas, mas considerando o decote. Após 56 cm da linha de montagem, deixar 18-20 cm. Terminar nas alças dos ombros na altura das costas.
  3. Manga. Tricotar uma corrente de 42-52 PV + 1 laçada de elevação e, em seguida, o padrão principal. Terminar a 35 cm da borda do conjunto de laçadas. Adicionar laçadas para os chanfros da manga em ambos os lados ao longo das bordas.
  4. Montagem. Todas as peças são costuradas com agulha de crochê ou agulha de tricô.

Esta blusa pode ser decorada com lindos apliques de crochê.

Inteligente com um jugo

Para tricotar uma blusa com canga, você precisará de fios finos de algodão (100 g por 430 m), uma agulha de crochê de 1,75 mm.

Passos para as partes principais da blusa:

  1. Costas e frente. Monte 123 pontos corrente (pv) e feche em um anel. Tricote 10 carreiras seguindo o primeiro padrão. Divida as carreiras em frente, costas e mangas. Em seguida, tricote apenas as carreiras da frente e de trás em círculo. Antes, monte 5 pontos corrente entre as peças. Ao atingir a linha do peito, tricote seguindo o padrão 2 (44 carreiras), repetindo a repetição entre as estrelas. As carreiras 45 a 48 também são tricotadas seguindo o padrão 2 (desenho da borda), resultando em ondas vazadas.
  2. Mangas. Tricotar 12 carreiras com o padrão principal do diagrama 2. As últimas três carreiras são tricotadas com o padrão de ondas do diagrama 2 (na imagem, são as carreiras 45 a 48).
  3. O decote é amarrado conforme o diagrama 3.

Esta blusa de crochê vazada será um ótimo complemento para um visual romântico.

Como decorar

Com a ajuda de vários elementos decorativos, uma blusa de verão pode ficar mais elegante, disfarçar o volume e destacar a silhueta. Algumas ideias simples para dar um toque especial ao produto:

  1. Mangas vazadas. Com um tecido de cor única na frente ou nas costas, essas mangas adicionam leveza e afinam visualmente os braços.
  2. Aplique horizontal ou vertical na parte de trás ou na frente. Dependendo do efeito desejado, você pode escolher a direção e criar um padrão que se diferencie do principal em cor ou padrão.
  3. O decote é decorado com um padrão maior. Ele fica interessante e amplia visualmente o busto.
  4. Decorando a manga. Se a blusa de verão não tiver manga, você pode decorá-la com uma delicada tira de renda, feita no mesmo estilo do restante da peça.
  5. Botões de crochê. Fazer botões de crochê ou imitá-los também deixará a blusa mais original. Eles podem ter o formato redondo, oval ou quadrado.

Trabalhar com peças de crochê exige persistência e atenção cuidadosa às etapas e nuances da criação. Roupas tricotadas à mão encantam quem as usa com sua exclusividade e caimento perfeito, permitindo destacar as vantagens e desviar a atenção das desvantagens.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios