Blusas, tops, túnicas e regatas com jugo redondo conferem um visual feminino e atraente. Esses modelos conferem um visual suave e elegante. Apesar de o mercado oferecer uma ampla variedade de blusas de tricô, nem sempre é possível encontrar a ideal. Uma blusa de crochê caseira com jugo redondo, tricotada de cima para baixo, seria uma alternativa. Com habilidades mínimas de crochê, o processo de confecção leva apenas alguns dias. Antes de começar, você precisa encontrar o fio certo, bem como decidir o padrão e a técnica de tricô.
Materiais e ferramentas
Para que uma blusa de verão tenha uma boa aparência e seja confortável de usar, o produto deve ser tricotado com um tipo de fio adequado. É desejável que os fios sejam de fibra natural, pois não interferem na circulação de ar. O fio deve ser de alta qualidade, caso contrário o produto esticará rapidamente e começará a desbotar. Uma blusa de verão com jugo redondo pode ser feita de vários tipos diferentes de fibras, mas há algumas variedades preferidas:
- O algodão é um material clássico universal. Os fios feitos com esses fios variam em espessura. Para tricô, utiliza-se fibra mais grossa e, para crochê, fibra mais fina. O algodão não eletrifica, é respirável e, com os devidos cuidados, não teme influências externas negativas. É preferível optar pelo algodão mercerizado, pois essa fibra é da mais alta qualidade.
- A viscose é frequentemente usada como aditivo. Os fios feitos com essa fibra têm um leve brilho, mantêm bem a forma e não impedem a circulação de ar.
- O fio acrílico é uma fibra macia, suave e agradável ao toque. Não causa reações alérgicas, não desbota nem encolhe após a lavagem. Além disso, esses fios não enrugam. As desvantagens incluem o fato de que o acrílico acumula eletricidade estática e perde sua maciez original com o tempo.
Das ferramentas para criar uma blusa com jugo vazado, você precisará apenas de uma: uma agulha de crochê. Ela pode ser feita de diferentes materiais: madeira, metal, plástico. Você pode escolher o que preferir, desde que a agulha esteja bem polida. Também vale a pena considerar que quanto menor o número de ferramentas, mais fino deve ser o fio.
Para criar blusas de verão, os ganchos com espessura de 2 a 5 mm são os mais usados.



Técnica de tricotar uma canga e escolher um padrão
O decote redondo é uma opção clássica padrão usada em muitos modelos de blusas. As artesãs costumam achar esse método de design sem graça, então tentam brincar com ele. Fazer um jugo em crochê tornará a blusa fora do padrão, interessante e elegante. Este elemento decorativo é criado de duas maneiras:
- Da axila para cima. A técnica é frequentemente usada para criar peças inteiras ou se for planejado instalar um fecho na blusa.
- Do pescoço às axilas. Neste caso, a cava é criada seguindo o padrão de cima para baixo.
A presença de um padrão vazado torna a peça mais atraente e feminina. Vale a pena considerar que tais ornamentos diferem na técnica de execução. Na ausência de experiência, recomenda-se escolher padrões simples. As opções de execução mais incomuns e elegantes são:
- quadrado da vovó - esse tipo de jugo é feito costurando vários elementos, que são amarrados com um padrão vazado ao longo das bordas;
- Motivos irlandeses - os padrões são tricotados separadamente e depois os elementos são conectados;
- Charme chinês - esses jugos são colares separados que são usados sobre o produto;
- padrões em ziguezague - o enfeite parece impressionante, mas é fácil de tricotar;
- malha – o padrão é simples, por isso é ideal para artesãs iniciantes.
Ao escolher um enfeite, você precisa começar pelo estilo em que a blusa é tricotada. Também é recomendável considerar a densidade do futuro produto e a cor do fio. Para os meses de verão, recomenda-se escolher padrões vazados e rendados.




Como fazer medições
Antes de começar a fazer uma blusa com encaixe arredondado usando a técnica de tricô de cima para baixo, você precisa definir os parâmetros do futuro produto. Se você não tirar medidas preliminares, a blusa pode não corresponder ao tamanho ou ter um caimento ruim. Tudo o que você precisa é de uma fita métrica. Os parâmetros do encaixe são calculados usando os seguintes valores:
- comprimento do decote;
- circunferência da cintura escapular;
- circunferência corporal máxima sobre os braços abertos na altura das cavas;
- comprimento do jugo.
Após identificar os parâmetros do elemento decorativo, é necessário determinar o tamanho da blusa em si. As medidas também são feitas com uma fita métrica. Os seguintes valores são necessários:
- circunferência do peito;
- circunferência da cintura;
- circunferência do quadril (se a blusa for longa);
- comprimento do produto;
- comprimento dos ombros;
- largura das costas.
Vale a pena considerar que as medidas podem variar dependendo do tipo de blusa tricotada. Por exemplo, uma blusa com cava arredondada é tricotada sem mangas. Portanto, para esse tipo de produto, você não precisará saber o comprimento das mangas.
Aula mestre passo a passo sobre como tricotar um suéter
Antes de fazer uma regata ou túnica de crochê com encaixe redondo para mulheres, você precisa encontrar um diagrama detalhado e uma descrição do algoritmo de ações. Se você não tem experiência, é recomendável começar com os modelos mais simples, caso contrário, o encaixe redondo e a blusa em si podem não funcionar. Esta master class descreve a criação de um belo modelo vazado. Para o trabalho, você precisará de 240 g de fio, agulha nº 2.
Abreviações:
- SC – ponto baixo;
- VP – circuito de ar;
- ССН – ponto alto duplo;
- СС2Н – ponto alto.
O tricô é feito de cima para baixo, então primeiro você precisa discar o número necessário de laçadas de ar para que o pescoço passe bem pela cabeça e fechá-lo em um círculo com um ponto de conexão. Em seguida, siga as instruções:
- A canga de crochê é criada seguindo o seguinte padrão: faça crochê de acordo com o padrão nº 2. Em seguida, divida o elemento em duas partes iguais: a frente e as costas. A frente contém 22 elementos do crochê mostrado no padrão nº 2. As costas contêm 19 elementos. Restam 29 elementos para as cavas.
- É necessário conectar as partes frontal e traseira do encaixe com 45 VP, formando assim as cavas. Em seguida, o tricô é feito em círculo: 1ª carreira - СС2Н através de 5 VP, repetir o número necessário de vezes. 2ª carreira - СС2Н.
- As próximas 20 carreiras são tricotadas de acordo com o padrão 3. A parte inferior é tricotada de acordo com o segundo padrão.
- Para fazer a gola, prenda a linha e tricote a 1ª carreira - pb até 7 corr (o tricô é feito em círculo). As carreiras restantes não são tricotadas em círculo. 2ª carreira: pbx2h até 4 corr, repita 27 vezes. Da 3ª à 7ª carreira - pbx2h. 8ª e 9ª carreiras - o vivo é feito de acordo com o esquema 2.
- Em seguida, é feita a amarração geral. A gola, a parte superior e a inferior do encaixe são amarradas desta forma: 1ª carreira de 2 pontos altos duplos (SC2H) até 7 pontos baixos, repetir o número necessário de vezes. Em seguida, o tricô é realizado de acordo com o esquema 4.
Ao amarrar a gola, amarre a abertura do pescoço com pb, fazendo 3 laçadas a partir do pb para os botões. Com um mínimo de experiência, fazer uma blusa dessas não levará mais do que 3 a 5 dias. Por fim, você precisa costurar os botões. Você pode usar a blusa tanto no final da primavera quanto no verão. Ela se distingue por sua versatilidade, adequada para o trabalho e passeios noturnos.
Decorando o produto
Apesar de um suéter ou blusa de crochê parecer original por si só, as artesãs frequentemente decidem decorá-los adicionalmente. Existem muitas técnicas, desde a fixação de miçangas e laços de cetim até a criação de apliques complexos. Na maioria das vezes, os suéteres de tricô são decorados com os seguintes materiais:
- fitas de cetim de diferentes larguras - com a ajuda delas você pode criar laços ou flores volumosos;
- elementos adicionais de crochê – você pode fazer flores, laços, borboletas de lã, que ficarão interessantes no jugo;
- contas – grandes bolas de metal ou plástico podem ser costuradas aleatoriamente ou na forma de um enfeite.
Como decoração alternativa você pode usar miçangas, remendos, botões, lantejoulas. Ao escolher a decoração, você precisa se guiar pelo estilo geral da blusa e também levar em consideração a cor do produto. Um jugo decorado com strass espalhados parece muito interessante e misterioso.
Vídeo

 
                                    















