5 estilos populares de anáguas de tule para costura DIY

Materiais

Desde tempos imemoriais, as mulheres utilizam diferentes métodos para tornar um vestido mais volumoso e dar-lhe o formato desejado. As mulheres modernas usam uma anágua de tule para esse fim, o que não é surpreendente, já que o material é considerado universal. Produtos feitos com esse tecido podem ser usados ​​por baixo de roupas de diferentes espessuras. Mas a principal vantagem é que essa peça de roupa pode ser costurada à mão, se desejar.

O que você precisa para costurar

Primeiro, você precisa escolher o material certo. É muito importante combiná-lo com a cor da saia, principalmente se ela for levemente translúcida. É importante levar em conta que o tule vem em diferentes graus de rigidez (alto, médio e baixo). Quanto maior, melhor o produto manterá o formato de tecidos densos e pesados. Recomenda-se o uso de tule macio por baixo de vestidos feitos com tecidos mais leves. Produtos com várias camadas são mais adequados para dar leveza ao look.

Você pode escolher tule brilhante ou decorativo, decorado com bordados, strass e aplicações, à venda. No entanto, para fazer uma anágua com suas próprias mãos, você precisará de um pedaço de material fosco comum. Além disso, você precisa preparar:

  • materiais de costura: máquina, linha, agulhas, alfinetes, tesoura, fita métrica;
  • um ferro e um pano para passar o tule;
  • elástico com cerca de 4 cm de largura.

Se você planeja costurar uma anágua exuberante de tule em argolas, ou se pretende aparar a borda inferior com fita decorativa ou renda, esses elementos também precisam ser preparados com antecedência.

O tule varia em grau de rigidez

Medições e cálculos

Antes de costurar uma anágua, você precisa tirar algumas medidas. Primeiro, são determinados a circunferência da cintura e o comprimento do futuro produto. De acordo com o padrão, a parte inferior não deve ser visível por baixo da bainha, correspondendo a aproximadamente 2/3 do comprimento da saia. No entanto, a moda moderna permite que a parte inferior da anágua fique à mostra, por isso, em muitos modelos, ela é especialmente decorada.

Para um consumo razoável de tecido para uma anágua, existe uma fórmula especial para o coeficiente de franzimento (Ksb), que ajudará a calcular o comprimento da tira de tule. Ela se parece com isso: Ksb = Ds/Dk, onde Dk é o comprimento da borda superior do tecido, que deve ser obtido após o franzimento (na maioria das vezes é igual ao volume da cintura), e Ds é o comprimento da borda inferior.

Por exemplo, você pode substituir valores reais na fórmula: Dk = 70 cm e Ds = 155 cm, e então Ksb = 155/70 = 2,2. Conhecendo esse coeficiente, você pode calcular rapidamente quanto material deve ser usado para costurar modelos com parâmetros diferentes. Por exemplo, se você precisa fazer uma anágua semelhante, mas de um tamanho diferente, pode calcular o comprimento de tecido necessário para a costura. Para isso, multiplique a circunferência da cintura pelo coeficiente resultante, por exemplo, 86 cm × 2,2 = 189 cm.

O número de camadas depende do volume desejado do produto final. Assim, o tule rígido mantém sua forma perfeitamente – muitas vezes, uma camada é suficiente. Ao trabalhar com tecidos macios, é aconselhável fazer várias camadas.

Medidas necessárias

Etapas de criação de modelos básicos

Existem vários tipos básicos de anáguas de tule exuberante, cada uma com seu próprio design e características de costura. Iniciantes devem começar com os modelos mais simples. A versão com babados é considerada mais difícil, mas ainda está ao alcance de uma artesã com qualquer nível de experiência.

Simples com elástico

O tipo mais leve e popular de anágua de tule para meninas, com elástico. É ideal para dar forma a uma saia de verão e é costurada sem a necessidade de molde. Para fazê-la, você precisará de uma tira de malha. A largura é medida levando em consideração se a anágua será mais curta que a bainha ou se deve ser visível por baixo dela. O comprimento da tira deve ser pelo menos o dobro da circunferência da cintura.

Dependendo da rigidez do tecido, a anágua pode ser feita em duas ou três camadas. Como o material é leve, é melhor fixá-lo adicionalmente. Para maior comodidade, recomenda-se o uso de alfinetes de alfaiate. A produção posterior consistirá em algumas etapas simples:

  1. As partes laterais do tecido precisam ser costuradas; isso pode ser feito à máquina ou à mão.
  2. Para a saia, prepare um elástico; seu comprimento deve ser 2–3 cm menor que a circunferência da cintura.
  3. O próximo passo é passar o elástico. Para isso, dobre a borda superior do tecido duas vezes e costure. Passe o elástico pelo furo entre a dobra e o ponto. Ao passar o elástico, o tecido se juntará em dobras, que precisam ser esticadas uniformemente.
  4. Após a segunda borda do elástico aparecer no segundo furo, ela deve ser costurada no primeiro.
  5. Costure os buracos.

A borda inferior do produto precisa ser processada - simplesmente dobrada e costurada ou decorada com fita ou renda.

Em camadas

Uma anágua exuberante, composta por um certo número de camadas que se expandem para baixo, costuma ser costurada com uma base. Além disso, outro tipo de tecido é usado, mais denso que o tule. Como costurar uma saia de tule em camadas com suas próprias mãos:

  1. Um molde é desenhado no papel; ele pode ser feito no formato de um trapézio, cuja parte superior será igual à circunferência da cintura e a parte inferior - à largura da bainha.
  2. A peça resultante precisa ser dividida em várias partes, cada uma das quais atuará como uma camada, e a de cima atuará como um jugo.
  3. O tule deve ser cortado em tiras, cujo comprimento será 1,5 a 2 vezes maior que cada camada e 2 a 4 cm mais largo.
  4. O tule é aplicado em cada camada. Ele deve ser dobrado em pequenas dobras e depois costurado à máquina ou à mão ao longo da borda superior.
  5. Quando todas as camadas estiverem preparadas, elas serão costuradas uma abaixo da outra, de modo que a parte inferior de cada camada fique presa à parte superior da próxima.
  6. Se a peça não for fixada ao vestido, um fecho ou elástico deve ser costurado no jugo para evitar que a peça caia.

Há também uma segunda maneira de costurar uma anágua em camadas, que é feita sem usar tecido adicional. Neste caso, a saia de tule também é cortada em várias partes e costuradas. Além disso, você pode fazer dobras.

É necessário preparar os detalhes dos futuros babados da anágua
Cada babado é dobrado no sentido do comprimento e passado a ferro ao longo da dobra.
O babado, em sua forma desdobrada, é colocado na base e alinhavado de modo que coincida com a borda.
O babado deve ser costurado com ponto frequente
Depois que o babado é costurado, ele é virado para baixo e passado a ferro.
É assim que a camada inferior se parece na base
A camada do meio é costurada de forma idêntica à inferior.
Em seguida, a camada superior é costurada.
O elástico é medido ao redor da cintura
O elástico é costurado na parte superior da base
A anágua de várias camadas está pronta

Com babados

Vestidos em corte A combinam bem com anáguas com babados. Este é um estilo muito popular, pois este formato deixa apenas a parte inferior da bainha exuberante. Em termos de acabamento, assemelha-se ao modelo anterior, só que neste caso as camadas ficarão na parte inferior. Os babados também podem ser costurados em um único produto no formato de meio-sol.

O número de fileiras de babados pode ser qualquer, dependendo do nível em que a saia deve ser mais volumosa. Também é importante considerar que quanto mais camadas e quanto mais dobradas elas forem, mais volume a anágua dará.

Vestido de bebê sem costura

Uma anágua fofa para um vestido infantil, por exemplo, para uma matinê, pode ser feita rapidamente, sem costura. Etapas de fabricação:

  1. Primeiro, você precisa pegar um elástico com pelo menos 2 cm de largura e comprimento igual ao tamanho da cintura menos 3 cm.
  2. Em seguida, corte o tule em tiras de qualquer largura, aproximadamente 5 a 7 cm. Você também precisa decidir o comprimento da anágua e multiplicar esse valor por 2, que será o comprimento das tiras.
  3. Para montar o produto a partir dos espaços em branco resultantes, é melhor esticar o elástico no encosto da cadeira.
  4. Amarre cada tira de tule no elástico, uma a uma, de modo que o nó fique no meio. Para criar a maior maciez possível, elas precisam ser colocadas próximas umas das outras.

Uma anágua feita dessa maneira é multicamadas e mantém bem seu formato.

Nos anéis

Outro modelo popular é o com argolas. É mais frequentemente usado sob vestidos de noiva, baile ou longos, pois mantém a bainha no formato desejado. O produto é uma saia trapézio feita de malha, na qual argolas especiais são inseridas na ordem crescente em direção à parte inferior.

O produto é costurado da seguinte forma:

  1. Corte um trapézio ou saia-sol de tule. A largura do produto deve corresponder ao diâmetro das argolas, que ficarão em vários níveis. Se a anágua for mais estreita, as argolas simplesmente não caberão por baixo dela.
  2. Vire o produto do avesso e fixe os anéis nos níveis desejados por dentro. Se estiverem desmontados, você pode pré-costurar furos especiais na saia e inserir círculos de metal neles. Se os aros forem sólidos, você precisará costurá-los à bainha com fitas.

Os anéis devem ser colocados à mesma distância um do outro para criar uma transição suave. Além disso, ao usar diferentes posicionamentos e diâmetros dos aros, você pode ajustar o formato do produto de forma independente. A silhueta da bainha pode ser triangular e mais alongada, ou, na parte superior, dar-lhe um arredondamento exuberante.

Processamento de borda

Uma etapa importante na costura de uma anágua é o acabamento da borda. Isso é necessário para que o produto tenha uma aparência decente caso o vestido suba acidentalmente. Alguns estilos de roupas são projetados de modo que a saia de baixo se projeta deliberadamente além da bainha - elas são feitas de um material de cor contrastante e não são submetidas a nenhum tratamento. Neste caso, todas as bordas devem ser cuidadosamente aparadas para que não haja áreas irregulares.

Se você precisar decorar a borda inferior da anágua lindamente, você pode fazer isso de três maneiras:

  • uma costura com corte fechado ou aberto - para isso você precisa dobrar o tecido uma ou duas vezes e fazer um ponto simples à máquina para fixá-lo;
  • usando fita decorativa - se as bordas da fita parecerem desarrumadas, elas devem primeiro ser dobradas e bainhadas, e só então decorar a parte inferior da anágua com elas;
  • decoração de renda - elas são vendidas prontas, com bordas processadas, então só precisam ser costuradas na borda pré-bainhada da bainha.

Você também pode usar um arame especial. Ele é preso à borda da anágua com uma fita e belas ondas são criadas à mão. Essa opção é muito usada em vestidos infantis ou fantasias de baile de máscaras. Se a anágua tiver várias camadas, essas bordas onduladas tornam a bainha muito mais volumosa. O arame pode ser escondido sob uma fita de cores diferentes, diferente do próprio material.

Para evitar que as costuras laterais prendam na meia-calça ou esfreguem na pele, elas devem ser colocadas para fora.

Os produtos de tule são leves, mas ao mesmo tempo mantêm bem o seu formato. Fazer uma anágua com as próprias mãos é bastante fácil, pois o processo não requer habilidade nem experiência. Assim, você pode economizar dinheiro e criar uma peça de roupa em apenas uma hora que durará por muitos anos.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios