A história da saia escocesa, sua relevância hoje

Tipos

O traje nacional do Highlander na Escócia contém um elemento incomum: uma saia xadrez de lã. O nome desse item de guarda-roupa é kilt. O produto vai até os joelhos, franzido em grandes pregas longitudinais nas costas. A saia escocesa clássica deve sua história a um xadrez comum. Por algum tempo, o kilt foi proibido pelo governo e hoje é parte integrante do traje nacional.

A história do kilt

O termo "kilt" é traduzido do nórdico antigo como "dobrado". A história desta saia escocesa original remonta ao século XVI. Homens das Terras Altas da Escócia, tentando se manter aquecidos durante a noite, envolviam seus corpos em um pedaço de lã xadrez. Nesse caso, a parte superior ficava sobre os ombros e a inferior era enrolada na cintura e presa com um cinto. Essa vestimenta forçada era chamada de "kilt grande", embora na verdade fosse um cobertor de lã comum em xadrez. Ele protegia o homem do frio e, quando molhado, secava rapidamente no corpo, sem interferir nos movimentos. Se necessário, por exemplo, durante operações militares, o kilt era facilmente removido do corpo.

Houve alguém que fixou esse elemento da vestimenta no cotidiano dos escoceses. Foi Thomas Rawlinson, um empresário que, tendo encurtado um pouco o kilt, o transformou em uniforme para seus trabalhadores. Na mesma época, passou a ser conhecido como "kilt pequeno" e, quando usado no corpo, não tocava o chão.

A saia xadrez não agradou ao rei inglês. Foi proibida por 40 anos. Somente após 1822 o kilt se tornou um elemento nacional do vestuário. É usado na Irlanda, Cúmbria, Ilha de Man e Escócia.

Desde os primeiros dias de sua existência, o kilt era feito de lã natural (o segundo nome é tartã). Os habitantes das terras altas da Escócia o tingiam em cores diferentes. Para isso, usavam frutas vermelhas, folhas e outros corantes naturais. Dependendo do clã ao qual um homem pertencia, a cor de sua saia tinha características próprias. Portanto, de longe, era possível reconhecer imediatamente quando um "estranho" entrava no território.

Havia diferenças de cor e status social. Os kilts dos servos eram de uma só cor, com um padrão simples e despretensioso. Duas cores eram incluídas no tecido dos moradores rurais. Homens com status militar tinham direito a kilts de três cores, e os poetas podiam adicionar até seis cores às suas roupas. A saia do chefe do clã era distinta. Ele a recebeu de seu pai. O padrão do kilt tinha sete cores, refletindo todos os atributos do clã.

Os kilts também não foram ignorados pelas passarelas. Jean-Paul Gaultier foi o primeiro estilista a incluir uma saia no guarda-roupa masculino. A Levi's deu continuidade à iniciativa e os estilistas trabalharam arduamente para introduzir o kilt em sua coleção de jeans.

O tecido tartã hoje tem cerca de 500 combinações de cores. E, no entanto, as combinações inventadas pelos clãs escoceses são consideradas clássicas:

  • vermelho e preto;
  • preto, branco e cinza;
  • azul e roxo.

Hoje, a saia xadrez é um item unissex. É feita de tecido com 70 cm de largura e 2 a 7 m de comprimento.

Variedades

Depois de entender por que os escoceses usam kilts, você pode entender a importância dessa peça de roupa para eles. Hoje, não é uma peça obrigatória do guarda-roupa, mas muitos o escolhem para um traje formal, festivo ou de casamento. Um kilt grande tem mais de 5 metros de tecido, envolvendo não apenas a parte inferior do corpo, mas também os ombros e as costas. Metade do kilt é franzida em pregas e presa nas costas com um cinto. A outra metade fica no ombro esquerdo e serve como capa.

Um kilt grande é uma "construção" de tecido bastante volumosa, ainda útil para os habitantes das Terras Altas da Escócia. Mas, para guarda-roupas masculinos comuns, é raro. É mais comum ver um kilt pequeno entre os escoceses. Para costurá-lo, você precisará de 5 m de tecido, com pregas no meio. Depois de fazer as dobras na parte de trás, o comprimento do tecido deve ser de um comprimento e meio da circunferência da cintura.

Quais tecidos e padrões são usados?

Para costurar uma saia escocesa masculina, você precisará de tartã — um tecido xadrez multicolorido feito de lã, cuja coloração simboliza o pertencimento a um clã específico. Portanto, se o padrão de uma saia escocesa incluir as cores vermelho, branco, verde e preto, este é o símbolo da Caledônia. Tal kilt pode ser usado por qualquer residente da Escócia. Preto, verde e azul — "Black Watch" — um tartã de origem militar, típico dos clãs "Gordon" e "Campbell". Branco, verde, preto e azul — "Dress Campbell". Bege, branco, preto e vermelho — "Burberry". Vermelho, preto, branco e amarelo — "Royal Stewart".

No início do século XIX, muitas combinações de tartãs foram perdidas. Foi por isso que surgiu um movimento para restaurá-las (usando livros e crônicas antigas). Em 1822, por ocasião da chegada do Rei George IV, por iniciativa de Walter Scott, foi lançado um chamado: todos deveriam usar seu próprio tartã. Foi então que o mundo viu combinações brilhantes e expressivas de diversos ornamentos. Muitas delas apareceram no evento pela primeira vez. Hoje, o Registro da Escócia não proíbe o surgimento de novas cores de tartã.

É popular entre os escoceses criar seus próprios tartãs com base em modelos já conhecidos, incluindo modelos antigos. Um exemplo marcante é o moderno, que surgiu com base no antigo. A versão moderna usa as mesmas cores, mas em uma versão mais vibrante e saturada.

Como usar corretamente

Apesar da grande variedade de kilts, este item de guarda-roupa deve atender a uma série de requisitos obrigatórios. As costas devem ser franzidas e passadas com pregas, e as duas metades externas (nas laterais do elemento plissado) devem ter tamanho simétrico. Elas são unidas na frente por uma faixa, na lateral da qual há fechos decorativos. A presença de um jugo no modelo é aceitável. A saia deve ser franzida na cintura, sobre a qual é usado um cinto da largura selecionada.

O kilt escocês combina bem com acessórios como:

  • sporran (uma pequena bolsa de ombro);
  • kiltpin (alfinete especial para kilt);
  • broche no estilo dos trajes escoceses.

Um dos acessórios obrigatórios do kilt são as meias altas (hosses), que têm amarrações especiais na parte superior. Elas são usadas por baixo de brogues ou botas de couro.

O escocês usa um kilt clássico com colete escuro. Para a estação fria, uma jaqueta de tom suave serve. Os jovens não são tão categóricos. Os kilts são complementados com moletons, suéteres e pulôveres, principalmente em tons escuros. Uma camisa masculina comum é permitida, inclusive branca.

Uso na moda moderna

A saia masculina há muito deixou de ser um acessório exclusivo do traje nacional escocês. Este elemento brilhante e chamativo também é usado no guarda-roupa feminino. Se o conjunto de cores não for muito chamativo, a imagem acaba sendo suave e romântica.Os estilistas geralmente complementam a extravagância da gaiola com pele natural (em uma bolsa, sapatos, boina, cinto). É colorido e elegante.

O kilt pequeno pode ser visto em homens durante os feriados. É também um elemento obrigatório do vestuário no exército britânico (e em vários outros países da Comunidade Britânica). Pessoas famosas como Alexander McQueen, Sean Connery, Príncipe Charles, Jared Leto e Ewan McGregor honram as tradições nacionais e aparecem em público usando kilts. Vin Diesel, Mel Gibson, Kyle MacLachlan e outros os usaram para criar imagens teatrais apropriadas. Gerard Butler compareceu à estreia do filme em que estrelou de kilt.

Os criadores de tendências da moda de Nova York até realizaram um desfile inusitado chamado Dressed To Kilt, que contou com Kyle MacLachlan, a patinadora de velocidade americana Shani Davis, Alan Cumming, Sam Waterson e Marcus Schenkenberg.

Ao considerar por que os homens na Escócia usam saias, é impossível não invejar seu patriotismo e respeito pelas tradições ancestrais. O kilt escocês, inventado há mais de dois séculos, não é apenas uma peça de roupa original, é um símbolo da nação e de sua história.

Geraldo Butler
David Tennant
Príncipe Charles e Duquesa da Cornualha
Tom Hardy
Sean Connery

Vídeo

Foto

 

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios