A saia é uma das peças de roupa mais populares no guarda-roupa feminino. Ela se diferencia em estilo, material, recursos de costura e ajuda a criar looks únicos. Uma opção como a saia meio-sol é adequada tanto para passeios do dia a dia quanto para eventos festivos. Atualmente, este modelo é encontrado nas coleções de quase todos os estilistas.
Variedades
As saias meio-sol têm um corte solto, por isso combinam com mulheres de qualquer tipo de corpo, altura e idade. Esses modelos são uma verdadeira salvação para meninas com curvas. Uma saia meio-sol pode vir em diversas variedades - suas características definitivamente devem ser levadas em consideração na hora de escolher.
| Tipo | Característica | 
| Alargado | O estilo pressupõe a presença de uma expansão na parte inferior. Uma borda larga nem sempre é usada para isso – um efeito semelhante pode ser obtido pela presença de um odor ou pela ausência de uma costura. | 
| Com dobras | Podem ser diferentes: unilateral, oposto (quando as dobras são direcionadas uma para a outra), em forma de arco. Essas opções são adequadas para qualquer tipo de corpo. | 
| Escola | A vantagem do produto é a sua praticidade. Para escolher um modelo para meninas, é melhor dar preferência a tecidos que não enrugem e tenham pregas simples em um dos lados. O comprimento do produto pode chegar ao joelho ou ser de 5 a 8 cm mais alto. Para adolescentes, você pode escolher uma saia meio-sol com elástico. É melhor comprar um modelo feito de um material que mantenha bem o formato. | 
| Modelo envolvente | Pode ser usado no dia a dia ou em eventos festivos. Este modelo não envolve costura. Os tecidos são unidos por botões, fechos ou laços. | 
| Cintura alta | O cinto largo deixa a silhueta mais feminina. | 
| Saia meio-sol com duas costuras | Geralmente ficam nas laterais. É fácil fazer você mesmo, mas requer pouca quantidade de tecido. | 
| Sem cinto | Esses modelos costumam ser encontrados no guarda-roupa de mulheres com curvas. Eles fecham com botões ou elástico. Esse estilo é mais usado em peças de verão. | 
| Modelo com cinto | Saias desse tipo são populares entre as jovens fashionistas que querem valorizar a silhueta. O cinto pode ser elástico, feito do mesmo tecido do produto. | 
| Para mulheres grávidas | Em um estágio inicial, modelos com elástico costurado são mais usados. Uma saia envelope com amarração fica ótima na gestante. Há também produtos com um cinto largo elástico que cobre completamente a barriga. | 
| Saia meio-sol com bolsos | Este tipo de roupa é prático, moderno e estiloso. Os bolsos geralmente são feitos nas costuras laterais. Este estilo é adequado para modelos clássicos. | 
| Com um trem | Esta é uma boa alternativa aos modelos clássicos. Tecidos fluidos são usados na produção. | 
O produto apresentado não é muito volumoso, o que permite esconder quadris volumosos e adicionar volume extra aos estreitos.











Opções de comprimento
Independentemente do comprimento do produto, essa saia é adequada para meninas e mulheres de diferentes alturas. Na hora de escolher, é importante levar em conta as características do seu corpo. Existem as seguintes variedades dependendo do comprimento:
- Saia curta. Fica bem em meninas altas com pernas finas. Este modelo também fica bem em fashionistas baixinhas, mas deve ser combinado com saltos para alongar a silhueta.
- Midi. Esta é uma opção universal que se adapta a todos. Aqui, o produto chega até o joelho. É necessário escolher sapatos com salto alto ou plataforma para ele.
- Modelo longo. Para escolher uma saia meio-sol até o chão, você precisa considerar o seu tipo de corpo. Se a mulher tem curvas, é melhor dar preferência a um produto com elástico grosso. Opções com pregas combinam com mulheres esbeltas.
Para meninas muito jovens e magras, existem modelos bem curtos. A escolha do comprimento depende da finalidade do uso. Cada um deles pode ser usado no dia a dia. Modelos longos são considerados mais festivos.



Diferenças do modelo Sun
Na aparência, o modelo "meio-sol" é menos exuberante e volumoso. É mais usado no dia a dia, pois se adapta melhor ao estilo casual. Outra diferença deste modelo é o consumo insignificante de tecido para a saia. Neste caso, não é necessário um círculo inteiro de tecido, mas apenas metade dele. Também possui costuras - 1 ou 2. Em uma saia sol, elas podem não existir - ela é feita de uma única peça de tecido.
O "meio-sol" é diferente porque é melhor costurá-lo com tecidos que mantenham bem sua forma. Neste caso, você pode criar diferentes tipos de dobras, aumentando o volume. Ao mesmo tempo, materiais leves e fluidos são adequados para o "sol". A primeira opção geralmente tem um bolso. Este modelo não esconde completamente o contorno dos quadris, o que torna a figura misteriosa e mais sedutora. Esta opção é popular entre mulheres de diferentes tipos de corpo.
Materiais
Para costurar uma saia meio-sol para uma menina, jovem ou mulher, você precisa de um tecido altamente flexível e que mantenha sua forma. Materiais mais leves e finos são adequados para opções de verão. Os mais comumente usados para costurar essas peças são:
- Tweed. É um material de lã com superfície em relevo. É prático, quente e permite criar pregas nítidas na saia. Devido à sua textura, o material adiciona volume extra, o que é especialmente importante para mulheres com quadris muito estreitos. Mulheres com sobrepeso devem evitar este tecido.
- Tule. Um material leve e macio, frequentemente usado para costurar itens festivos. O volume da saia depende de sua rigidez. Pode ser combinado com diferentes blusas e tops. Desvantagens do tule: é altamente eletrizante e pode deformar-se quando colocado perto de aparelhos de aquecimento.
- Jeans. Esta opção é usada para uso diário. O tecido é fino e natural, por isso não causará desconforto mesmo no calor do verão. Quanto às dobras, elas são feitas em forma de franzidos naturais. O jeans desbota com o tempo e pode se acumular após a lavagem.
- Couro. O material é adequado para fashionistas que não têm medo de experimentar. É melhor usar modelos médios ou longos. Devido ao brilho natural do couro, as dobras criam uma bela iridescência, de modo que o look ficará brilhante, mesmo que a parte de cima seja escura. A desvantagem do material é o seu alto custo.
- Tricô. Para costurar uma saia dessas, você precisa de um tecido com textura densa. Este material geralmente não possui dobras artificiais. Desvantagem relativa: parece simples.
- Chiffon. Usado para costurar peças longas de verão. Este material é respirável e disfarça algumas imperfeições da silhueta. É um pouco caprichoso no cuidado, por isso deve ser manuseado com cuidado.
- Chintz. Um tecido natural leve usado para costurar saias de verão. É agradável ao toque e pode ser liso ou estampado. Este material é respirável, mas enruga rapidamente, encolhe quando lavado e se danifica quando exposto a altas temperaturas.
- Camurça. Esta saia é macia, aveludada e sedosa. Sua textura é porosa. É melhor usar a versão artificial, pois praticamente não amassa e mantém bem o formato. Qualquer tom pode ser escolhido para costura.
É melhor não usar linho natural para costurar, pois ele enruga e encolhe rapidamente quando lavado. O algodão tem as mesmas desvantagens, que, além disso, se desgasta rapidamente.








Etapas da autocostura
Para fazer uma peça de roupa com as próprias mãos, artesãs iniciantes precisarão de instruções passo a passo. É melhor dar preferência a uma opção como uma saia meio-sol com uma costura. Primeiro, você precisa modelar: determine o comprimento, o estilo e a presença de elementos decorativos adicionais. Agora você precisa fazer um molde e tirar as medidas básicas. O próximo passo é calcular a quantidade de material necessária. Em seguida, o molde precisa ser transferido para o tecido, que pode ser recortado imediatamente.
Todos os detalhes precisam ser preparados para a costura subsequente: passados e chuleados. Depois disso, você pode começar a montar o produto.
Medidas necessárias
Costurar essas roupas não requer muitos anos de experiência. Para criar um molde, você só precisa tirar duas medidas: a circunferência da cintura e o comprimento da peça. Isso pode ser feito com uma fita métrica. Para costurar uma saia meio-sol estilosa com uma costura, não importa se você tira as medidas durante o dia ou à noite.
Cálculo da quantidade de tecido
Para costurar uma saia, você precisa de medidas e um corte com largura de tecido de 150 cm. Primeiro, você precisa determinar o raio do entalhe para a cintura e o raio ao longo da linha. O primeiro parâmetro é calculado usando a seguinte fórmula: R1 = OT (circunferência da cintura): 3,14, e o segundo é: R2 = R1 + comprimento da saia.
Para saber quanto tecido é necessário para uma saia meio-sol se houver uma costura na parte de trás ou da frente do tecido, use a seguinte fórmula: R2 multiplicado por 2. Para usar menos material, é melhor cortar a saia em 2 peças. A fórmula a seguir ajudará você a calcular a quantidade necessária de tecido: a2 + b2 = c2. Os valores são os seguintes: a é a largura do tecido, b é o comprimento (precisa ser calculado) e c é o tamanho do corte diagonal.
Ao calcular o tecido para uma saia meio-sol, o comprimento consumido é calculado da seguinte forma: b2 = c2 – a2. Se o modelo não tiver costuras e a altura da cintura for superior a 62 cm, serão necessários 2 pedaços de tecido. Aqui, você também precisa adicionar 25 cm e 4 cm para as margens. Ao fazer um produto longo com 2 costuras, serão necessários 3 a 4 pedaços de tecido. Aqui, também, não podemos nos esquecer das margens.
Materiais e ferramentas
Depois de escolher o tecido para a saia, você precisa montar a ferramenta de trabalho. Para fazer uma peça de guarda-roupa, você precisa de dispositivos de medição e outras coisinhas úteis:
- agulhas, alfinetes, tesouras;
- fita métrica;
- giz para marcação;
- entretela;
- governante;
- fios da mesma cor do material selecionado.
Dependendo do estilo do produto, botões, fechos e elementos decorativos podem ser necessários. Se a saia for feita com zíper, ele pode ficar oculto ou aparente. Se for necessário usar elástico, sua densidade, largura e cor devem ser levadas em consideração.
Construção do padrão
O molde da saia meio-sol é desenhado em papel vegetal. Ele precisa ser dobrado ao meio. Primeiro, calcula-se o raio do círculo ao longo da linha da cintura. O comprimento do círculo pode ser encontrado usando a fórmula R = OT / 6,28. No canto do papel, desenhe um ponto A. A partir dele, para a direita e para baixo, desenhe segmentos cujo comprimento é igual ao raio obtido. Em seguida, pegue um compasso e desenhe uma linha pontilhada do círculo com o mesmo raio no papel.
Ao determinar a circunferência da cintura, é adicionada uma margem de 2,5 cm para ajuste.
Em seguida, desenha-se o comprimento do produto. Aqui, os segmentos A1H1 e A2H2 são separados. Eles são marcados nas laterais do ângulo reto. O raio deste círculo é igual à soma dos segmentos AA1 e A1H1. Dessa forma, você pode obter metade do molde de uma saia meio-sol. O desenho também prevê a aplicação de margens para as bordas superior e inferior.
Para verificar a precisão do desenho, o molde da saia meio-sol deve ser aplicado à figura e quaisquer falhas devem ser corrigidas. Se o produto for costurado no cinto, ele também deve ser desenhado primeiro no papel. O comprimento da peça é igual ao comprimento total, a largura é 2 vezes maior que o necessário. As margens de costura são consideradas - 1,5 cm cada.
Agora as peças precisam ser recortadas e dispostas no tecido. Para economizar material, é melhor cortar as saias meio-sol em duas partes. As peças são dispostas diagonalmente, a partir dos cantos do tecido. A parte central do elemento deve formar um ângulo de 45 graus.





Conectando peças e decorando
Todas as partes do produto devem ser cuidadosamente recortadas ao longo das linhas marcadas. As partes inferior e lateral devem ser chuleadas. Instruções passo a passo para fazer:
- Conectando o cinto e o forro. Em seguida, as bordas precisam ser costuradas e viradas para o direito.
- Costure um zíper, se necessário.
- Costure o cinto na peça principal. Ele deve ser fixado com alfinetes previamente. Como o cinto deve ser costurado com cuidado na saia meio-sol, é melhor passar as margens de costura com antecedência.
- Processamento de bordas.
Nesta fase, os elementos decorativos são fixados. Você pode costurar lantejoulas, miçangas e tranças. Você pode fixar as peças não apenas com linhas, mas também com cola especial.






Nuances de costura dependendo do modelo
Como as partes do produto são cortadas em um ângulo de 45 graus, elas são alongadas. As partes das metades traseira e frontal, no centro, estão sujeitas a esse alongamento. Se o item for feito de tecido fino, ele deve ser nivelado em sua forma final. As folgas são muito importantes aqui (pelo menos 5 centímetros na parte inferior). Antes de costurar as peças, elas precisam ser bem alinhavadas.
Ao fazer uma saia com tecidos de cetim, antes de alinhar a borda, deixe o produto pendurado por pelo menos um dia. Se for escolhido um tecido leve para o trabalho, a peça pode ser feita com um elástico. Nesse caso, é permitido inseri-lo tanto ao longo de toda a circunferência da cintura quanto, de forma fragmentada, em duas peças ao longo das costuras laterais.
Você não deve costurar uma saia dessas com tecidos listrados, pois terá que se esforçar para combinar com o padrão. E, nesse caso, o consumo de material aumentará. Ao fazer um produto de cetim, você precisa considerar que o tecido terá um brilho diferente na frente e atrás. O motivo para isso é o corte enviesado.





O que vestir com
Então, como costurar o produto especificado com suas próprias mãos, passo a passo, já está claro. Mas nem todas as meninas sabem como combinar corretamente a peça com outros tipos de roupa. Saias curtas feitas de tecidos brilhantes podem ser usadas com golas altas, camisetas ou tops com alças. Sapatos com salto baixo ou sem salto são perfeitos aqui. Este look é usado para encontros diários com as amigas.
Uma peça de tweed combinada com uma gola alta justa ajudará a criar um visual discreto e muito elegante, perfeito para reuniões de negócios. Para encontros românticos, é melhor usar um suéter branco com estampa no peito e uma saia midi de tule. O visual será suave e delicado.
Uma saia longa fica bem com uma blusa branca. Um cinto fino ajudará a completar o look, enfatizando a cintura. Quanto aos sapatos, sandálias de salto alto em estilo clássico são a escolha certa. Para um look outonal, você precisa de uma saia de malha. Blusas de cetim e suéteres de malha combinam com ela.
Vídeo

 
                                    







































