As roupas acrescentam feminilidade às verdadeiras damas. Um look cuidadosamente pensado com as peças certas permitirá que você se transforme instantaneamente em um modelo de elegância e sofisticação. É por isso que a saia lápis é indispensável no guarda-roupa de toda fashionista, pois é um item básico para criar looks elegantes e femininos. Tendo aparecido pela primeira vez no início dos anos 40 do século passado, no desfile da Christian Dior, ela ainda ocupa um lugar central no guarda-roupa feminino.
Prós e contras do modelo
Nos anos do pós-guerra, quando a praticidade e a funcionalidade passaram a ser prioridade no vestuário, o comprimento das bainhas femininas foi encurtado até as panturrilhas. A tendência da saia com cauda, assim como o vestido tubinho da Chanel no início dos anos 40, levou a grife Christian Dior a criar uma saia lápis. Como parte de um traje feminino, ela tinha um visual impressionante e se tornou popular, inclusive entre as estrelas da indústria cinematográfica. O modelo recebeu esse nome devido ao seu formato: estreito na parte inferior, parece um lápis.
A peculiaridade do corte é que a peça é modelada com base em uma saia reta. O estreitamento começa de 6 a 9 cm abaixo da linha do quadril, ao longo dos cortes laterais (2 cm de cada painel). Uma fenda é adicionada nas costas.
As vantagens de uma saia lápis para uma mulher são óbvias:
- O modelo enfatiza favoravelmente a diferença entre cintura e quadril.
- Adequado para qualquer tipo de corpo: para aquelas com formas curvilíneas, ajudará a esconder a plenitude, e para meninas esbeltas, ajudará a enfatizar sua silhueta graciosa.
- A saia permite criar looks completamente diversos.
- O formato do produto limita os movimentos da menina, conferindo feminilidade e graça ao seu andar.
- Adequado para mulheres de diferentes faixas etárias.



Uma saia lápis é recomendada para mulheres com qualquer tipo de corpo, com exceção de belezas pequenas cuja altura não chega a 165–170 cm. Vale ressaltar que a saia pode ser feita em diferentes estilos:
- Clássico. Assume cor preta, formato afunilado padrão e comprimento 2-3 abaixo do joelho.
- Casual. Apresentado por saias de malha com elástico. O look é complementado por uma camiseta e sapatos de salto baixo.
- Esportivo-chic. O glamour com elementos de temática esportiva sugere uma combinação de saia clássica com tops, camisetas e tênis.
A principal desvantagem deste modelo é que a saia não é totalmente adequada para o dia a dia, que exige liberdade de movimentos e rapidez.
Apesar da versatilidade do modelo, escolher o modelo certo não é fácil. Por exemplo, uma saia longa com uma pequena fenda nas costas ou uma saia justa e elástica é uma escolha malsucedida.



Materiais de fabricação
Para costura são utilizados tecidos naturais, mistos e artificiais de diversas texturas. Devido à silhueta particular, tecidos que contêm um pouco de elasticidade são mais adequados para uma saia lápis. Dependendo da estação, tecidos à base de algodão, um material natural e respirável, também são ideais para a confecção de uma saia lápis. No verão, é melhor escolher materiais leves e macios: cambraia ou juta. Na primavera e no outono, popeline, veludo cotelê e tartã, duráveis e resistentes ao desgaste, são adequados. No inverno, flanela quente será relevante, assim como materiais de lã - feltro, mohair ou drapeado.
Saias lápis de seda brilham sob a luz do sol e da luz artificial. Modelos de cetim e chiffon parecem muito caros e são agradáveis ao corpo. Saias lápis de malha são universais, pois combinam com quase todas as ocasiões.
A combinação de tecidos pode ser selecionada com base no princípio de compatibilidade da parte inferior e superior.
| Material inferior | Topo complementar | 
| Atlas | Veludo, chiffon, renda | 
| Veludo | Crepe, cetim, seda, cetim | 
| Jersey | Camurça, chiffon, couro | 
| Jeans | Malhas, jacquard, tweed, veludo cotelê | 
| Couro | Velo, malhas | 
| Popeline | Tafetá | 
| Tweed | Veludo cotelê, bouclé, jeans, couro | 
| Seda | Panvelvet, vazado, chiffon, jersey | 
| Chiffon | Seda, cetim, veludo, renda, veludo panne | 
As roupas criam uma imagem completa, cujo centro composicional é melhor aproveitado dos lados vantajosos da silhueta. Assim, tecidos finos combinam com mulheres magras, enquanto tecidos grossos combinam com mulheres cheinhas, pois escondem melhor as áreas problemáticas da silhueta e a falta de tônus dos quadris. Para criar looks ousados, as seguintes regras de combinação de tecidos são usadas:
- Se o traje for feito em uma única camada, o peso e a densidade do material devem ser quase idênticos. Em opções com várias camadas, a correspondência de densidade não é necessária: quanto mais próxima a camada estiver do corpo, mais fino será o tecido.
- Ao combinar texturas, é usado contraste ou suporte.
Uma blusa de camurça em uma composição com veludo cotelê deve ser diluída com cor, pois as texturas são quase idênticas. Um suéter de cashmere com uma saia de brocado ou seda é um exemplo de contraste, e um moletom de neoprene com um "lápis" de couro é um bom suporte.





Design e decoração
Os looks com saia variam do clássico ao despojado.No verão, peças de cetim e renda estão em alta. Na estação fria, saias lápis de couro, camurça e couro ecológico estarão na moda. Modelos envolventes e de cintura alta continuam relevantes.
O produto pode ser decorado com:
- Strass e lantejoulas. O brilho está associado a um feriado. É importante escolher modelos em tons suaves: branco, cinza ou preto. Nesse caso, as roupas adicionarão aristocracia e serão adequadas a qualquer situação.
- Renda. Uma saia com renda na parte inferior é um exemplo de feminilidade e sofisticação. Este modelo é perfeito para o escritório ou um encontro romântico. O produto pode ser combinado com uma blusa de renda.
- Com babados e babados. Esta decoração confere à saia um toque romântico e leve.
- Bordado ou aplique. Uma saia lápis de algodão com estampa floral ou étnica é perfeita para um passeio noturno na estação quente.
Modelos com decotes profundos são populares há vários anos. Eles vêm em estilos militar, safári e boho. Nenhuma tendência passou despercebida por esse modelo básico do guarda-roupa.
Cores da moda
É melhor ter saias lápis de várias cores no seu guarda-roupa - isso permitirá que você crie looks vibrantes e únicos. Peças pretas e leves na altura do joelho são itens básicos. Embora não haja problemas com cores escuras, uma roupa com um tom claro de saia precisa ser cuidadosamente pensada. Não é recomendado usar branco brilhante: ele não combina com 80% das mulheres. Tons leitosos ou rosados combinam com cores quentes, e azul-esbranquiçados combinam com cores frias.
Modelos de saia em vermelho, preto, branco e cinza são clássicos. Este último simboliza contenção e profissionalismo. Combina com a maioria dos tons e se encaixa harmoniosamente no estilo do escritório. O vermelho é uma ótima opção vibrante para um encontro. Essas cores estão sempre na moda. A tendência do verão para um conjunto casual são tons profundos e ricos: carmesim, roxo, amarelo, turquesa. Nesse caso, as cores complementares são selecionadas de acordo com o princípio da cadeia. Um suéter azul ou amarelo combina com uma saia malaquita.
Estampas da moda são xadrez e todos os tipos de listras. Uma faixa vertical no meio é perfeita para uma saia lápis. Estampas de animais ainda são populares. É mais difícil selecionar combinações pela imagem. Se os padrões da parte superior e inferior forem diferentes, o tamanho deve ser idêntico. Se os motivos da imagem forem iguais, o tamanho deve ser diferente.
Tons brilhantes e profundos são adequados para o verão e a primavera, enquanto tons escuros e ricos são adequados para a estação fria.
Selecione o comprimento
É melhor escolher o comprimento da saia de acordo com seu tipo de corpo:
- Ombros estreitos e quadris largos. O corte ideal é abaixo do joelho, com caimento médio. A saia disfarça quadris largos, alonga visualmente as pernas e enfatiza a cintura.
- Ombros e quadris alinhados. Uma saia lápis justa serve, delineando a silhueta, conferindo feminilidade.
- Ombros largos e quadris estreitos. É melhor escolher um modelo acima do joelho com estampas grandes ou couro. Este truque vai desviar a atenção da parte superior volumosa da silhueta.
- Barriga e peito volumosos em pernas finas. A combinação de uma saia reta com uma blusa ajudará a corrigir a silhueta. Uma saia lápis de cintura alta dará um resultado de 100%.
- Cintura fina, quadris e ombros iguais. Você pode usar qualquer variação da saia – a silhueta tem proporções ideais. Até mesmo uma estampa grande e agressiva serve. Se você tiver dúvidas sobre a magreza das suas pernas, opte pelo comprimento maxi.
Se uma saia lápis curta combina com uma mulher depende do formato das pernas dela, já que a bainha horizontal chama a atenção para a parte destacada. Para obter o efeito visual de pernas finas, você precisa pular a linha inferior ao longo da parte menos volumosa. Se você tem um corpo mais volumoso, deve escolher uma saia lápis longa.
O comprimento do modelo também depende das especificidades do evento: para reuniões de negócios e eventos sociais, um produto clássico logo abaixo do joelho é adequado, para uma festa boêmia - um maxi lápis, para uma festa com amigos, um mini ficará apropriado.
Criando uma imagem da moda
Os looks criados com uma saia lápis são muito diversos. Com a ajuda desta peça de roupa, você pode escolher um look para qualquer estilo:
- Uma saia clássica combina com um conjunto "marinho": estampas listradas em cores tradicionais serão relevantes. Assim, uma saia lápis estilosa com listras azuis horizontais de largura média, uma camisa branca e uma jaqueta com listras vermelhas largas verticais são uma combinação interessante para o verão. Acessórios dourados e uma clutch serão a "cereja do bolo" deste look.
- Looks monocromáticos, ou seja, com um toque de cor, são perfeitos para reuniões de negócios ou eventos formais. O visual será harmoniosamente complementado por scarpins e acessórios prateados. A bolsa deve ter um formato clássico e tamanho médio.
- Para um look noturno com saia, vale a pena criar um dueto de um top vazado com um modelo de seda de comprimento clássico. O brilho do tecido destacará as formas, e o comprimento enfatizará a sobriedade e a aristocracia do look.
- Um look casual para o dia a dia pode ser facilmente montado com uma saia lápis de tricô, tênis de cor clara e uma blusa.
Existe até uma versão esportiva da saia, que combina bem com tênis e é indicada para meninas criativas.
Uma saia lápis serve facilmente como base para looks de vários estilos. TOP 13 looks ideais com esta peça universal:
- Você pode combinar a saia com suéteres volumosos; suéteres de tricô são adequados. Ao dobrar o suéter na frente, a garota enfatizará a cintura fina e o comprimento das pernas. Uma camisa por baixo do suéter adicionará camadas ao visual.
- Combine a peça com uma camiseta estampada solta para um visual ousado. A blusa pode ser usada por dentro da calça ou amarrada com um nó.
- O modelo clássico combina com jaquetas bomber esportivas e moletons. Você pode completar o look com calçados do mesmo estilo.
- Saias de malha abaixo do joelho combinam bem com camisas e blusas.
- Modelos com lantejoulas fazem parte do look do dia a dia, desde que você escolha a blusa certa. Camisas jeans e suéteres de malha serão apropriados.
- Uma saia lápis de couro escarlate ficará super na moda se você usá-la com uma blusa creme pastel com uma pequena estampa vermelha. O look ficará completo com scarpins em tons neutros, uma clutch pequena e joias elegantes.
- Uma camisa com uma estampa grande e brilhante e uma saia branca de babados é uma opção vantajosa para um encontro romântico.
- Jeans é um estilo casual clássico. Para dar um toque de brilho a uma garota de saia, recomenda-se combinar o produto com uma blusa leve em cores vibrantes - laranja, vermelho, coral, amarelo.
- Um look sedutor pode ser criado combinando uma saia lápis com um decote provocante e um top curto de veludo ou renda.
- Traje para uma festa corporativa: saia lápis com peplum de tafetá, top justo de tecido caro e sapatos de salto alto.
- Um modelo de couro colorido combinado com um suéter ou uma gola alta é perfeito para sair com os amigos.
- Uma peça de malha grossa pode servir de base para um look esportivo. Basta adicionar tênis e uma camiseta e o look está pronto.
- O modelo longo com elástico se destaca pela concisão e elegância. Se você adicionar uma camiseta branca, sapatos de salto alto e uma clutch, terá um look estiloso para o dia a dia.
Ao montar looks, não se esqueça de que modelos com cintura alta e cintos geralmente pedem uma blusa por dentro da calça. É importante que o tecido seja grosso e não transparente. Peças de cintura baixa e média podem ser usadas da maneira que você quiser. Uma camisa folgada pode ser acentuada com um cinto. Você pode prendê-lo apenas até a metade, como um experimento de estilo: o lado esquerdo ou o direito devem ficar soltos.
Vídeo

 
                                    















































