A saia é um item indispensável no guarda-roupa feminino, permitindo criar looks interessantes, originais e estilosos. Ela pode não ser a mesma em comprimento, caimento, silhueta e outras características. Conhecendo as características do seu corpo e tendo diferentes tipos de saia em estoque, você pode escolher a opção certa para o trabalho, para o dia a dia ou para a noite. Esta é uma peça universal que combina igualmente bem com todos, independentemente da idade.
Classificação
Hoje em dia, alguns tipos de saias são mais populares, outros menos, mas cada produto é capaz de enfatizar a individualidade de quem a usa. Elas combinam com todos os representantes do sexo frágil, independentemente da idade: meninas, meninas em crescimento e senhoras mais velhas. Os produtos podem ser classificados de acordo com diferentes parâmetros: silhueta, estação, corte.
Por temporada
De acordo com este parâmetro, as saias femininas são de inverno, verão e meia estação. Para a primeira opção, são utilizados os tecidos mais grossos e quentes: algodão com mistura de poliamida ou poliéster, lã e xadrez. Raramente apresentam tons vibrantes. As cores mais utilizadas são: azul-escuro, cinza e preto.
Os modelos de saia de verão são feitos de materiais leves que permitem a circulação do ar: algodão, linho, cetim, seda, chiffon. Aqui você já encontra cores vibrantes, principalmente em modelos para meninas e jovens. Os produtos de meia estação são usados no outono e na primavera. São feitos de tecidos de média densidade que permitem a circulação do ar e mantêm você aquecido.



Por comprimento
O comprimento dos produtos também pode ser diferente. Ele deve ser selecionado com base nos parâmetros da figura e da idade. Podemos distinguir as seguintes variedades:
- Micro. É o modelo mais curto que mal cobre as nádegas. Tem um visual provocante e permite criar uma imagem ousada e excessivamente reveladora. Somente meninas jovens e sem problemas com o corpo podem usar esse produto.
- Mini. Um modelo muito feminino, tendência nas últimas décadas. Fica ótimo em fashionistas magras. Essas saias podem ser lisas, multicoloridas ou estampadas.
- Comprimento até o joelho. Esta é uma saia conservadora e clássica que pode ser usada em qualquer situação. Sempre elegante.
- Midi. Seu comprimento fica abaixo do joelho, mas não chega ao tornozelo. O produto é uma opção universal, pois todas as mulheres podem usá-lo. O principal é escolher o look certo.
- Maxi. Aqui, o comprimento chega até o tornozelo ou até o chão. O modelo maxi esconde falhas e enfatiza as qualidades. Hoje em dia, a saia longa é usada não apenas para noites formais ou festivas, mas também para o dia a dia.
A versão assimétrica é difícil de atribuir a um comprimento específico. De um lado, pode ser curta e, do outro, longa. Ao escolher esse modelo, você precisa considerar que as pernas devem ser proporcionais.





Por corte
Existem tantos estilos de saias hoje em dia que é fácil se confundir. Cada um deles tem suas próprias características. Os seguintes tipos de produtos se distinguem pelo corte:
- Sol. Esta opção é alargada. Um único pedaço de tecido é usado para confeccioná-la. O produto desdobrado é um círculo com um furo para a cintura no centro. Normalmente, uma saia deste tipo não tem costuras.
- Meio-sol. Esta é uma variação da opção anterior. Para fazer uma saia, você precisa de metade do tecido usado para o modelo de sol. Este estilo é usado na moda infantil e adulta.
- Saia envelope. É feita de um pedaço de tecido que envolve a cintura de forma que uma parte se sobrepõe à outra. Esta peça nem sempre tem costura. Os painéis podem ser presos com botões, alfinetes ou outros elementos decorativos.
- Sarongue. Este modelo faz parte do traje nacional dos povos do Sudeste Asiático. É um item em forma de cachimbo, preso na cintura. Além disso, o material do produto é sempre de cores vibrantes.
- Silhueta A. Este produto tem formato trapezoidal. Ele destaca bem a cintura, disfarça a largura dos quadris e destaca as pernas finas.
- Plissado ou franzido. Esses elementos decorativos podem se estender por toda a bainha, começando na cintura ou na linha do quadril. Essa opção é frequentemente usada na confecção de uniformes escolares ou ternos executivos.
As saias e calças têm uma história rica e são populares entre as mulheres há muito tempo. Agora, podem ser usadas em reuniões de negócios e eventos festivos. As saias e shorts são mais adequados para lazer e caminhadas esportivas, pois não restringem os movimentos e não causam desconforto.








Por silhueta
Em termos de silhueta, existem 4 tipos principais de modelos: reto, afunilado, com jugo e alargado. Este último tem uma silhueta semelhante à da letra A. É mais adequado para fashionistas altas com corpo esbelto. O corte reto nunca sai de moda e é mais frequentemente usado na confecção de ternos ou uniformes de negócios.
Um modelo afunilado, a saia lápis é uma opção clássica que permite criar um visual feminino e sexy. Este produto é universal, pois combina com todas as meninas, independentemente do tipo de corpo. O modelo mais comum é o comprimento até o joelho. As variantes com jugo não perderam sua popularidade hoje em dia. Esses modelos equilibram a silhueta com ombros largos e quadris estreitos. Cada produto é único, pois o jugo pode ter tamanhos diferentes.




Após o pouso
O ajuste médio da saia é usado na maioria dos casos e é o padrão. Aqui, a altura da cintura fica um palmo abaixo da linha da cintura. Esses produtos ficam bem em qualquer tipo de corpo e escondem delicadamente algumas imperfeições. Existem outros tipos de ajuste:
- Alta. Saias com este corte corrigem bem a silhueta: os quadris são enfatizados, a cintura fica visualmente mais fina. A silhueta fica mais feminina. Para fashionistas baixinhas, este modelo adicionará um pouco de altura. A cintura alta é encontrada em quase todos os estilos.
- Baixo. O destaque dessas saias femininas é que elas praticamente não têm cinto e caem abaixo da cintura. O modelo é adequado apenas para quem não tem imperfeições nessa área. O comprimento das saias de cintura baixa pode variar.
É necessário escolher o ajuste do produto com base nas características da figura. Independentemente do tipo, tanto tecidos grossos quanto finos são usados para costura. Qualquer caimento é aceitável para criar um visual formal ou noturno.



Por localização do corte
Algumas saias são projetadas com fenda, pois podem ser muito estreitas e limitar significativamente os movimentos. A profundidade da fenda é determinada pela finalidade do produto, bem como pelo desejo da mulher, e varia de 5 a 15 cm. Se o modelo for para noite, formal ou show, a fenda pode chegar até a cintura. Ela está localizada em diferentes partes da saia:
- costura traseira;
- na frente;
- de um lado, de um lado e de ambos os lados.
Há peças com duas fendas simétricas nas costuras laterais. Esses modelos têm um visual inusitado e não restringem os movimentos.
O comprimento da fenda deve combinar com o evento em que a saia será usada para que o look não fique inapropriado e vulgar.



Variedades
Hoje em dia, saias bonitas permitem experimentar diferentes elementos da roupa e alcançar o efeito desejado. O guarda-roupa de uma menina deve conter mais de um modelo. Com a blusa, os sapatos e os acessórios certos, a saia permitirá que você crie o look que deseja.
Direto
Este estilo é típico de saias clássicas. O comprimento pode variar, e a silhueta em tal peça parece feminina. O modelo é universal, podendo ser usado em conjuntos festivos ou no dia a dia. Jeans, tecidos para ternos, bem como lã ou malhas quentes para peças de inverno são usados para costura. A cintura geralmente tem um ajuste padrão, mas existem modelos com cintura alta ou baixa.
Cônico
Este corte é mais adequado para saias clássicas de negócios. O produto descrito também é chamado de "lápis". O modelo se ajusta perfeitamente à figura em todo o comprimento, enfatizando as curvas do corpo. Para a confecção dessas saias, geralmente são utilizados materiais densos que mantêm bem a forma: tecido de terno, lã, jacquard, chita, cetim, jeans.
É aconselhável escolher saias que contenham elastano no tecido. Isso permitirá que você ande sem sentir desconforto ou restringir seus movimentos.
Cônico
As saias evasê são um clássico que surgiu no guarda-roupa feminino no século XIX. A parte superior do produto se ajusta ao corpo, enquanto a inferior é evasê. Isso geralmente se deve à inserção adicional de saltos anabela.
| Tipo | Característica | 
| Silhueta em linha A | A vantagem desse tipo de produto é a possibilidade de modelar o corpo. A saia esconde centímetros extras nos quadris, ao mesmo tempo em que destaca a linha abdominal, chamando a atenção para as pernas. | 
| Sino | O produto se ajusta perfeitamente à cintura e aos quadris, mas se alarga em direção à barra. Além disso, não há drapeados ou saltos anabela. O alargamento se deve às especificidades do corte. A costura exige materiais que mantenham bem o formato. | 
| Sol | A vestimenta é um círculo de tecido com um furo no centro para a cintura. Geralmente não tem costuras. | 
| Plissado e gofrado | Tecido ondulado é usado para costura. Um elástico largo serve como cinto. Esses estilos podem ser elegantes ou para uso diário — tudo depende da textura do material. | 
| Em uma dobra | Uma saia plissada é frequentemente usada em conjuntos escolares. A bainha da peça tem dobras de tecido costuradas na parte superior ou inferior. As pregas podem ser em arco, em contraponto, em formato de leque, unilaterais ou assimétricas. A quantidade varia de acordo com o modelo. | 
| indiano | Uma peça vibrante e colorida usada em ocasiões formais ou casamentos. Possui uma grande variedade de elementos decorativos. Esta saia só pode ser usada com outros componentes do traje nacional indiano. | 
| cigano | Esta é uma versão bem ampla de um corte solto. O produto impressiona pela leveza e leveza. O tecido geralmente é vibrante com estampa floral. O modelo abraça os quadris, cai bem e não restringe os movimentos. | 
| Camponês | Este estilo de saia feminina está se tornando cada vez mais popular, pois é confortável e tem cores vibrantes. O modelo pode ser usado na estação mais quente. O produto é longo, com pregas que caem livremente da cintura. | 
| Kilt | Originalmente, era o traje nacional dos homens escoceses. A vestimenta é feita de tecido xadrez contendo fibras de lã, com várias dobras nas costas. Geralmente, a peça vai até os joelhos. Modificações modernas são usadas para costurar uniformes escolares femininos. | 
Saias largas modernas vêm em diferentes comprimentos. Meninas mais jovens podem escolher peças na altura do joelho. Mulheres mais velhas vão gostar de opções até o chão. Tecidos leves e fluidos são usados nos modelos de verão, enquanto os de inverno são feitos de materiais sólidos e densos, com bom caimento.









Multi-cunha
Esta opção fica elegante em qualquer garota. Para fazer o modelo, você precisa de 4 a 12 saltos plataforma. Tudo depende do estilo do produto. Graças ao corte especial, você garante o ajuste perfeito da saia ao corpo. O comprimento do modelo varia de acordo com a finalidade. Ele se adapta igualmente bem a mulheres de todas as idades.
Incomum
Hoje em dia, é comum encontrar saias inusitadas, com aparência fora do padrão. Eles parecem originais, mas precisam ser selecionados levando em consideração a figura e a finalidade de uso. As seguintes variedades são diferenciadas:
- Tulipa. Uma opção ideal para meninas com cintura larga. Essas lindas saias têm pregas suaves, o que as faz parecer uma flor. Com este modelo, você pode corrigir a linha do quadril. Se houver bolsos nas dobras, eles não adicionam volume ao produto.
- Balão. Esses estilos são muito interessantes e são peças com pregas na parte superior e inferior. Drapeados são usados para dar volume. Opções longas são raras, já que modelos mini e midi são mais comuns. O forro da saia se ajusta aos quadris. A fita é usada para formar uma parte superior e inferior afuniladas.
- Godet. É composto por duas partes: a parte superior reta ou afunilada e a parte inferior larga. Ambas as partes podem ser costuradas do mesmo material ou de tecidos diferentes. A parte larga é formada por cunhas.
- Multicamadas. Adequado para meninas jovens e esbeltas. Feito com materiais leves e arejados. Fashionistas completas devem evitar peças muito volumosas.
- Shorts-saia. O modelo é confortável e não restringe os movimentos. Essas saias combinadas são frequentemente usadas em estilos esportivos.
- Calça-saia. Não sobe ao caminhar ou ao se curvar. Se o produto for feito de tecido grosso, a aparência lembra mais calças boca de sino. Para modelos de verão, opta-se por materiais fluidos. As opções podem ser casuais e casuais.
- Com um envelope. As saias mencionadas também vêm em diferentes variedades: longas, abaixo do joelho, assimétricas. Botões e alfinetes são usados para prender as partes da saia. Ela não restringe o passo e pode fazer parte de um look noturno ou casual.
- Cargo. Entre todos os cortes de saia, esta opção se destaca pela presença de um grande número de bolsos e zíperes. O produto é mais adequado para o estilo militar. O modelo tem uma cor sólida correspondente ou estampa de bolinhas. O comprimento padrão da saia é midi.
- Tutu. Este é um produto exuberante, cuja produção utiliza um tecido leve e translúcido: tule, organza, chiffon. Modelos curtos e volumosos são mais indicados para meninas jovens e esbeltas.
Uma opção interessante é a saia rodada. É uma estrutura feita de aço ou barbatana de baleia, revestida com tecido transparente. É frequentemente usada como anágua.










Características de estilo
Diferentes estilos de saia combinam com estilos diferentes. Cada um deles tem suas próprias características. São elas:
- Clássico. Envolve um corte modesto e simples, praticamente sem elementos decorativos. Para produtos clássicos, as cores preto, cinza, azul e marrom, assim como seus tons, são procuradas. O comprimento ideal é até o joelho ou um pouco acima.
- Militar. Peças de comprimento médio e corte reto são bem-vindas aqui. Os modelos são equipados com bolsos e rebites de metal. Geralmente têm uma coloração militar característica: verde ou cáqui, com padrão de bolinhas.
- Para o dia a dia ou casual. Essas saias são feitas de materiais práticos: algodão, linho, jeans, malhas. A principal característica do produto é a praticidade. Geralmente, não são muito chamativas, embora neste estilo as cores possam ser variadas. Combinações fora do padrão, experimentos ousados, mas sem pretensão, são bem-vindos. O comprimento e os estilos são variados: lápis, sol, trapézio, godê, mini, midi, maxi.
- Negócios. O estilo mais elegante de saias tem corte reto. O produto se distingue por detalhes decorativos minimalistas. Pregas e fendas são usadas como decoração. Os materiais utilizados são práticos e as cores não devem ser chamativas. Xadrez ou pequenas listras são permitidos.
- Noite. Aqui, peças longas feitas de materiais leves e fluidos são mais comuns: seda, organza, veludo, renda. Os tons podem ser ricos e vibrantes. Uma saia tulipa fica linda e sofisticada.
- Romântico. Esta imagem é caracterizada por ternura, fragilidade e feminilidade. Tecidos leves e fluidos são preferíveis. Geralmente, as saias são decoradas com laços, babados e babados. A silhueta deve enfatizar a figura, e as linhas devem ser suaves e suaves. As cores podem ser de qualquer cor, mas principalmente tons pastéis, delicados e claros.
- Retrô. Para este estilo, uma saia plissada (pequena), um modelo plissado, um vestido tubinho, um lápis e um modelo boca de sino são adequados.
- Boho. Geralmente é um produto multicamadas feito de tecido natural. Esta versão combina um estilo cigano com cores ricas e chamativas.
- Esportivo. Combina com meninas com corpo esbelto e em forma. O corte do produto é simples, com diferentes opções de acabamentos reforçados, predominando cadarços e ferragens metálicas. Jeans, malhas e veludo cotelê são usados na costura.
- Sport-chic. Os produtos são caracterizados por tons vibrantes, contrastes de cores, estampas chamativas, textura brilhante do material e abundância de detalhes decorativos. Estilos típicos de saias: evasê, tubinho, trapézio, comprimento midi ou mini, com recortes e pregas.
- Glamourosa. As saias da moda neste estilo costumam ser curtas e justas. Materiais brilhantes e vibrantes são usados na produção, além de serem decorados com strass, lantejoulas e fivelas. O estilo envolve uma paleta de cores rica, com o rosa como prioridade. Estilos ousados e provocantes, tecidos caros, marcas famosas – tudo isso é característico de saias glamourosas.
- Gótico. A cor principal aqui é o preto. As saias são feitas de brocado, couro e cetim. A peculiaridade dos produtos é a abundância de rendas e cordões. Os modelos costumam ser exuberantes e têm comprimentos variados.
Você precisa escolher uma saia de um determinado estilo corretamente, levando em consideração as características e preferências individuais e as tendências da moda. Caso contrário, a imagem não parecerá orgânica.












Materiais
Ao escolher um produto, você precisa conhecer não apenas os estilos e cortes das roupas, mas também levar em consideração o material de fabricação. Os seguintes tecidos são usados para costurar saias:
- Linho. Adequado para modelos de verão, pois permite que o corpo respire. Sua principal desvantagem é que amassa rapidamente. É frequentemente usado para fazer saias em estilo étnico.
- Jeans. O tecido é muito durável, não amassa e é barato. É usado para fazer peças de corte reto e trapezoidal. Saias são costuradas tanto para o verão, as estações frias quanto para a baixa temporada. Desvantagem do material: ele encolhe e pode manchar outras peças ao ser lavado.
- Couro. Um material natural, porém caro, caracterizado pela alta durabilidade. Modelos estilosos de qualquer cor (trapézio, sol, lápis, envelope, godê) são costurados com ele para jovens que não têm medo de experimentar.
- Malhas. O tecido é feito de fibras naturais ou sintéticas. O material estica bem, é confortável, hipoalergênico e tem baixo custo. Este tecido é usado para confeccionar modelos de meia estação usados no dia a dia.
- Mesh. Feito de poliéster com fibras de elastano adicionadas. Usado para costurar vestidos de noiva e vestidos de noite. Requer o uso adicional de forro.
- Camurça. Adequado para vários modelos de saias para a primavera ou outono. Feito de seda ou algodão. O material natural é macio ao toque, possui vilosidades e é aveludado. É resistente ao desgaste, não amassa e tem aparência apresentável, mas os produtos de camurça precisam de cuidados adequados.
- Guipura. Este material é visualmente atraente e permite a boa circulação do ar. É usado para fazer e decorar modelos festivos; saias tutu de verão são frequentemente feitas com ele. A guipura está disponível em diversas cores. Este material é fácil de cuidar, mas se não for feito corretamente, o tecido se deteriora rapidamente. Costurar uma saia também requer material de forro.
Algodão, veludo, seda e gabardine também são usados para costurar saias. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens. Antes de escolher um tecido, você precisa decidir o estilo e a finalidade do produto.











Cor e textura
Nesta estação, as saias mais bonitas são confeccionadas com tecidos nas cores azul, vermelho e verde-esmeralda. Ao mesmo tempo, a intensidade dos tons é diferente. Tons de roxo e violeta-ameixa são populares. Branco e preto estão sempre em alta. Tons vibrantes, assim como tons pastéis, mostarda ou amarelo, são adequados para peças de verão.
Saias feitas de tecido estampado ou floral são frequentemente encontradas. Opções com imagens e inscrições originais parecem originais. Modelos xadrez nunca saem de moda. Padrões grandes estão em alta agora. Listras verticais ou diagonais podem corrigir a silhueta, alongando-a visualmente, e listras horizontais podem alargá-la. Muitas saias são feitas de tecido de bolinhas. Padrões étnicos ainda estão em alta. Uma combinação de preto e branco é considerada popular.
Para as férias de verão, você pode escolher uma estampa com tema marinho: peixes, caranguejos, polvos. Uma estampa vegetal fica atraente, mas é importante não exagerar na hora de criar uma imagem. Também não deve haver muita estampa animal; esses modelos devem ser combinados com uma blusa lisa.
A textura do tecido pode ser solta, lisa ou uniforme. Este parâmetro determina se o material ficará saliente ou fluirá suavemente para baixo.
Decoração
Hoje em dia, você pode ver as saias mais inusitadas com decorações variadas nas ruas. Muitas pessoas se interessarão em saber quais elementos existem para decorar roupas. Por exemplo, você pode decorar uma saia com renda. Além disso, são usadas inserções verticais e horizontais. A renda pode combinar com o tecido do produto ou contrastar com ele. Essa decoração é perfeita para modelos românticos.
Opções casuais ou para o dia a dia da juventude costumam ser decoradas com apliques. Podem ser elementos vegetais ou animais, inscrições. Às vezes, uma composição inteira é criada com a ajuda de apliques. Quanto aos botões, opções planas ou volumosas são usadas aqui. Você pode costurar o cinto, a fenda, as abas dos bolsos. Strass, miçangas e lantejoulas, dispostos tanto em uma ordem predefinida quanto caótica, conferem um visual glamouroso à saia.
Modelos em estilo rock ou gótico são decorados com rebites. Para criar um produto inusitado, você pode usar pintura em tecido e costura decorativa. Esta última opção é frequentemente usada em saias jeans. Bordados ficam lindos em roupas.
Para criar um produto de fantasia, você pode costurar uma franja na parte inferior. Este elemento decorativo dará um toque festivo ao modelo.
Os produtos também são decorados com laços, ilhós e zíperes, e podem ser modelos de corte reto ou afunilado. Há um elemento decorativo na parte superior, nas costas, ao longo de todo o comprimento da saia, na diagonal. Em algumas versões, o zíper é funcional, enquanto em outras ele não abre. Um peplum é um pequeno pedaço de tecido em forma de babado, babados, formando ondas suaves e dobras, que é fixado ao longo do perímetro do cinto. Um produto com ele permite criar um visual romântico e muito feminino. O mesmo efeito pode ser alcançado com drapeados. As saias juvenis são decoradas com bolsos, decorativos e funcionais, nos quais é conveniente colocar vários itens pequenos, um telefone.
A variedade de alguns dos itens de guarda-roupa mais femininos oferecidos pelos fabricantes modernos é muito grande hoje em dia. A escolha ideal do produto depende de muitos fatores. Mas se tudo for feito corretamente e a imagem for composta de forma bem pensada, a menina ficará linda e original de saia.
Vídeo

 
                                    












































