A moda moderna é fiel ao sexo oposto: hoje em dia, você pode usar qualquer coisa. A escolha de muitas mulheres é a saia listrada; os estilistas trabalharam arduamente com esse modelo e criaram uma infinidade de variações. Agora, mulheres de todas as idades e compleições podem facilmente escolher esse tipo de peça. Para criar um visual de sucesso, elas precisam escolher o comprimento, o estilo e a cor certos.
Características de design
Algumas mulheres desconfiam de padrões listrados em saias. Há uma opinião de que linhas horizontais retas certamente adicionarão alguns centímetros extras à cintura e aos quadris. E se você usar uma saia com listras verticais, uma mulher alta aumentará sua altura e, como resultado, terá que abrir mão dos saltos. De fato, os padrões listrados mudam os detalhes e as proporções da figura, mas seu uso correto tornará a mulher visualmente muito mais atraente. A atenção dos estilistas hoje está voltada para os detalhes: são eles que permitem que mulheres de todas as idades e tipos físicos usem saias com linhas horizontais.
Naquela época, quando as mulheres conheciam apenas um corte de vestido – até o chão – a saia listrada era longa. Ela escondia perfeitamente as imperfeições da figura e permitia à fashionista atrair a atenção dos outros. No século XX, os estilistas fizeram um verdadeiro avanço, expondo as pernas femininas. As beldades usavam cada vez menos modelos abaixo do joelho, preferindo saias midi e até minissaias: diferentes tipos de cortes horizontais e verticais possibilitavam que mulheres esbeltas, cheinhas, jovens e adultas usassem esses trajes listrados.
Os designers de moda descobriram as possibilidades únicas de um padrão de linhas simples e rígidas: graças a ele, era fácil mudar os destaques da imagem, atrair a atenção de outras pessoas para algo e esconder algo com segurança. Os trajes listrados tornaram-se cada vez mais diversificados. Uma atenção especial começou a ser dada aos elementos individuais das saias: bolsos, cintos, bainhas. Linhas horizontais e verticais transformavam um terno comum do dia a dia em um traje interessante e original.
Desde o início do século XXI até os dias de hoje, a adorada estampa "geométrica" conquistou uma posição de destaque nas passarelas do mundo todo. As saias são tendência:
- corte assimétrico;
- eterno "lápis";
- comprimentos midi exuberantes e abaixo do joelho;
- longo, estreito e com cinto largo;
- curto, feito de material grosso.
Fãs de geometria têm muitas opções para escolher um look estiloso com saias. Lembre-se das características do seu corpo, escolha modelos que ajudem a uniformizar visualmente a sua silhueta, "removendo" alguns centímetros extras onde são realmente necessários e "adicionando" onde faltam.
Com a ajuda das listras, você pode ajustar não só o volume, mas também a altura. Para isso, é preciso considerar a espessura, a cor das linhas e escolher o estilo certo de saia.
| Características da figura | Modelo de saia adequado | 
| Tipo maçã: formas arredondadas, sem cintura definida. | Comprimento médio, listras verticais ou diagonais. Corte assimétrico. | 
| Formato de pêra: parte superior frágil, parte inferior pesada. | Listra vertical, comprimento midi ou maxi. | 
| Tipo de corpo triângulo invertido: ombros largos, pélvis estreita. | Uma faixa horizontal, que pode ser larga ou estreita. Uma saia ampla de qualquer comprimento. | 
| "Ampulheta": cintura fina, ombros e quadris de largura aproximadamente igual | Você pode se dar ao luxo de todos os tipos de variações. A baixa estatura é corrigida com saltos. | 
Regras gerais: quanto menor o aperto do tecido, mais pronunciados os volumes da parte superior e inferior. Se a cintura for estreita e os quadris volumosos, vale a pena usar uma saia com cinto largo e corte solto (sol ou meio-sol). Para mulheres magras e aquelas cujo peso está dentro da média, modelos justos com tecidos finos são bastante aceitáveis, enquanto mulheres cheinhas devem optar por opções que delineiem suavemente a silhueta e materiais densos que mantenham bem a forma. Quanto à gama de cores das saias, não há restrições.
Estilos da moda
A variedade de modelos agrada aos olhos. Não há necessidade de se ater a um estilo ou padrão estritamente definido. Os principais critérios de seleção são simples. A saia deve:
- agradar a amante;
- adequado ao seu tipo de corpo;
- combinam bem com outras peças do guarda-roupa para criar um visual harmonioso (se você não tiver uma boa ideia do que vestir com uma saia listrada longa ou curta, pode colocar os detalhes errados e estragar o visual).
Quem tem medo de arruinar sua imagem deve lembrar: basta seguir as tendências que os principais estilistas estão desenvolvendo. Tendo visto, por exemplo, uma saia longa com bainha em um desfile de moda, você pode comprar ou costurar um modelo simplesmente longo – até o tornozelo ou um pouco mais baixo – com um padrão que repete completamente o demonstrado pelo famoso costureiro. A alta costura mostra as direções a seguir, mas não adianta copiá-la completamente, já que seus itens de guarda-roupa não são adaptados para a vida real.
Entre as tendências populares da moda, duas tendências podem ser distinguidas: uma tendência à nostalgia e um desejo de concisão e simplicidade. Os modelos de saia atendem a ambos os requisitos:
- Sol;
- meio sol;
- lápis;
- sino.
Para as amantes de uma silhueta esvoaçante, que preferem o máximo de leveza e jovialidade no visual, o primeiro e o segundo modelos são ideais. Uma saia curta abaixo do joelho ou maxi é permitida para mulheres de todas as idades. Ao criar um visual com este estilo, você pode suavizar a presença de alguns quilos extras em áreas problemáticas.
Pessoas de estatura muito baixa ou muito alta não devem usar em excesso o comprimento máximo do estilo "sol".
A saia lápis é universal. Você pode usá-la no trabalho, em uma cooperativa, no teatro ou em um encontro. Opções de comprimento atuais para este estilo:
- até o meio da coxa;
- logo acima do joelho;
- cobrindo completamente o joelho;
- meio da panturrilha (midi).
Dependendo das características das pernas, você pode se concentrar na escolha do comprimento da saia lápis. Portanto, para quadris largos, uma opção na altura do joelho é adequada; para panturrilhas problemáticas e tornozelos bonitos e finos, um comprimento midi. Mini é permitido para quem tem pernas finas. Cuidado com o comprimento sino. Mulheres com quadris volumosos não devem escolher esse estilo, pois isso só aumentará a impressão de volume na parte inferior. Para pernas curtas, dê preferência a sapatos com salto e meia-calça no tom de uma das listras verticais, pois isso alongará visualmente a parte inferior.




Opções de arranjo de listras
Dependendo de como as listras são dispostas no tecido, você pode obter uma variedade de looks – para mulheres de qualquer idade, tipo de corpo e até mesmo personalidade. A opção mais simples e comum é uma saia listrada horizontalmente. Ela é usada em modelos de praticamente todos os estilos. Mas se antes a largura das listras precisava ser a mesma, hoje os designers sugerem alternar três listras: larga, média e estreita. Como regra, são usadas duas cores contrastantes e uma intermediária, por exemplo, preto, cinza e branco.
A opção favorita de duas listras contrastantes: larga e fina, também é interessante. A saia preta com listras brancas é uma estampa favorita de estilistas e pode ser encontrada nas passarelas do mundo todo. Tanto os modelos mini quanto os maxi podem ser decorados com listras horizontais.
O modelo com linhas que alongam a silhueta também nunca sai de moda. Estampas verticais suaves adicionam elegância e elegância, então esse padrão será popular por muitos anos. Hoje em dia, saias listradas de comprimento curto e médio com uma fileira de botões, também localizados no sentido do comprimento, e cintos-fitas exuberantes, amarrados em um laço, estão na moda. Este design inclui duas opções. A primeira: uma saia curta e monocromática - a parte inferior - e uma longa feita de tecido fino, totalmente translúcida ou com inserções transparentes. Normalmente, esse modelo tem um corte em formato de sino, o que resulta melhor. A segunda opção: listras totalmente translúcidas em uma saia de camada única. É claro que essas inserções devem ser aplicadas exclusivamente na bainha ou um pouco mais acima.
A faixa não precisa ser necessariamente vertical ou horizontal. Ela também pode ser inclinada. Esse padrão é benéfico para uma silhueta fora do padrão: pode facilmente desviar a atenção de áreas problemáticas.
Uma combinação interessante de diferentes tipos de listras. Uma opção popular: a parte principal da peça consiste em linhas verticais e, na área dos bolsos, pontos oblíquos. Às vezes, os estilistas sugerem decorar toda a saia com um padrão horizontal, deixando o vertical, por exemplo, para decorar o cinto (desta forma, a ênfase é colocada em uma cintura fina) e a borda inferior da bainha. Vale a pena considerar: meninas e mulheres com corpo roliço devem se afastar das variações clássicas estritas (listras simples) e optar por um corte assimétrico e várias inclusões no padrão na forma de linhas localizadas em ângulo, bem como elementos quebrados. Essa técnica permite desviar a atenção dos outros de volumes excessivamente proeminentes para as partes do corpo das quais você pode se orgulhar.
Cores populares
Combinações de cores para uma saia listrada são um assunto que exige uma abordagem cuidadosa. A democracia que reina nas passarelas hoje permite que você tente combinar tons contrastantes e similares — depende do seu gosto. As combinações mais trendy:
- preto, branco;
- cinza, claro;
- azul, branco;
- vermelho, claro.
Não menos boas são as transições suaves de diferentes tons dentro de uma mesma cor. Assim, ao comprar uma saia azul com listras que transitam suavemente do verde-azulado para o azul-centáurea suave, qualquer mulher se encontra imediatamente no epicentro de uma tempestade fashion. Também fazem sucesso: gengibre e vermelho, amarelo e laranja, verde-vivo e pistache, amarelo e azul - para looks de verão; cinza e amarelo, azul e índigo, lilás e violeta - para looks de inverno.
Os estilos de verão exigem leveza e brilho na paleta de cores. Saias quentes para o inverno e o outono devem ser mais escuras, com predominância de tons profundos e saturados.
O que vestir com
A questão sobre o que vestir com uma saia longa ou curta listrada surge imediatamente após a compra. É necessário escolher cuidadosamente o par para esta peça de roupa, caso contrário, é possível que a dona da peça seja considerada uma mulher de mau gosto. Regras gerais devem ser levadas em consideração:
- uma saia curta implica um top fechado;
- com modelo curvilínea, recomenda-se blusa justa (blazer, suéter);
- O top estilo clássico é combinado com a saia lápis favorita.
Uma saia lápis listrada pode ser considerada um modelo universal: pode ser usada não apenas para criar um visual clássico, mas também em outras ocasiões. Por exemplo, vale a pena escolhê-la quando você quer se vestir de forma casual, como para um passeio. Uma saia lápis listrada também é indispensável na criação de conjuntos festivos para eventos formais.
Ao criar looks com saia listrada, você deve se lembrar das seguintes regras:
- Uma saia longa deve ser combinada com uma blusa de cor sólida, caso contrário o look ficará muito colorido.
- Uma saia de malha pode ser incluída no conjunto se o corpo permitir (é preciso lembrar que o material valoriza bem as formas).
- Você pode adicionar cuidadosamente uma camiseta ou blusa com estampa horizontal a uma saia curta listrada verticalmente (ou de comprimento médio), mas é preciso se examinar cuidadosamente no espelho antes de sair: os elementos da roupa não devem se contradizer.
- Uma saia com listras na bainha pode ser combinada com quase qualquer blusa, desde que não seja estampada com flores.
Se optar por uma minissaia larga, você pode complementar o visual com tênis confortáveis, slip-ons ou sapatilhas. Mas se optar por uma opção alongada, um salto pequeno e estável funcionará bem. O clássico do gênero – a saia lápis – pede scarpins simples e concisos. O estilo oversize, adorado por muitos (quando a peça é larga e longa, visualmente maior do que o necessário), sugere tênis ou tênis.
Não é difícil criar um conjunto bonito, mas você precisa "fazer amizade" com a saia listrada. É importante lembrar o que ela "não gosta":
- combinações com padrões florais;
- um item de guarda-roupa chamativo e brilhante para combinar;
- decorações multicoloridas muito grandes.
O resto fica a critério da fashionista. Você pode experimentar, combinar peças diferentes, criar seu próprio estilo único, escolhendo a saia listrada com a qual se sente mais confortável, levando em consideração as exigências da moda e as características do seu corpo, complementando-a com sapatos e acessórios bem escolhidos. O principal é ter um gosto apurado, para que a peça caia perfeitamente.
Vídeo

 
                                    














































