Em qualquer guarda-roupa, há peças que conferem à imagem de uma mulher um charme e um apelo extraordinários. Um modelo com pregas sanfonadas fluidas e, ao mesmo tempo, duráveis, que não se endireitam quando usado – a saia gofre – enfatiza surpreendentemente as curvas da silhueta, escondendo suas imperfeições. Graças a essa e outras vantagens, ela não sai de moda há vários anos. Combinada com os elementos de guarda-roupa corretamente selecionados, a saia ajuda a criar qualquer visual – romântico ou formal, uma opção para um dress code rigoroso ou um look casual descontraído.
Características do estilo
Gofre é um subtipo da igualmente popular saia plissada. A palavra "plisse" significa "dobra" em francês. Muitas pessoas confundem gofre com plissado. A diferença é que estes últimos modelos são costurados a partir de dobras mais largas que a bainha, o que cria a impressão de que estão firmemente sobrepostas. Seda, tafetá e chiffon são geralmente usados para confeccioná-los. Nos modelos gofre, as dobras têm a mesma bainha e largura e, além disso, costumam estar localizadas em ângulo, criando um efeito sanfonado visual.
A principal diferença entre o tecido gofre e o tecido plissado é a largura da bainha.
Saias plissadas são femininas e podem destacar as vantagens e atenuar as desvantagens de quase todos os tipos de corpo. Podem ser usadas por mulheres de todas as idades, em qualquer época do ano. Este estilo combina com uma variedade de estilos, bastando combiná-lo corretamente com outras peças de roupa e acessórios.
Opções para diferentes tipos de corpo
O corte flare foi inicialmente usado como um estilo de saia, mas com o tempo, os designers provaram que as pregas também ficam ótimas em outros tipos de saia:
- Trapézio - ideal para o corpo "triângulo invertido", pois se ajusta bem à cintura e alarga para baixo. Isso adiciona volume visual aos quadris. Além disso, os modelos de comprimento médio alongam visualmente as pernas, tornando invisíveis alguns centímetros extras nas nádegas.
- Saias lápis são modelos muito femininos, mas ao mesmo tempo "exigentes". Acompanhando as curvas da silhueta, elas enfatizam a cintura e os quadris. Saias lápis feitas de materiais ondulados podem ser recomendadas para meninas esbeltas com corpos tipo ampulheta e retângulo, mas mesmo elas não devem usar esse estilo se não puderem se gabar de pernas perfeitamente retas e panturrilhas bonitas.
- Meio-sol é um corte que se adapta a qualquer tipo de corpo. Ele ajuda a esconder a pélvis larga de quem tem corpo em formato de pera e, inversamente, adiciona volume a quem tem corpo em formato de T. Um ponto importante é que a escolha do comprimento da saia plissada meio-sol é determinada pela altura da mulher. Uma silhueta individual também pode ser escolhida para mulheres cheinhas, mas apenas se elas forem altas.
- O corte sol é um corte tradicional para saias plissadas feitas de materiais leves. Essas peças caem perfeitamente tanto em quadris estreitos quanto em curvas, mas neste último caso, uma cintura pronunciada é uma condição desejável. As pregas, que se abrem lindamente ao se mover, a enfatizam ainda mais.
- Em um elástico - modelos para mulheres magras. Neste caso, a ondulação alonga visualmente ainda mais a figura (se o elástico for grosso e largo), especialmente se a parte de cima da roupa for escolhida corretamente.
O corte assimétrico das saias plissadas é considerado o mais estiloso e, com a escolha certa de tom e estilo, esses modelos são adequados tanto para meninas quanto para mulheres maduras. No entanto, como tal coisa definitivamente atrai a atenção, é desejável que seu dono possa se gabar de pernas finas.
Regras gerais para escolher saias plissadas:
- a fragilidade da figura será enfatizada pela combinação de dobras grandes e pequenas em um único produto;
- tanto os modelos plissados quanto os ondulados, feitos com tecidos leves, darão volume e deixarão a silhueta mais proporcional;
- Quem tem quadris naturalmente curvilíneos não deve usar modelos plissados e leves na altura do joelho. A melhor opção seria uma saia midi ou maxi de tecido grosso com pregas largas. Um modelo plissado com cava lisa, em particular, ajudará a afinar a cintura e os quadris.





Materiais de fabricação
Tradicionalmente, materiais leves, arejados e fluidos são usados para fazer saias plissadas: seda, organza, chiffon, linho, fibras mistas (seda com algodão ou acetato, poliéster com viscose). Nas máquinas de prensagem, as dobras impregnadas com uma composição especial são aplicadas em leque ou paralelas. Quanto mais leve o tecido, mais fluido e, ao mesmo tempo, volumoso ele parece.
Os materiais mais comumente utilizados na fabricação são:
- veludo - tecido de média densidade com superfície felpuda, pode ser natural ou sintético. Segura bem as dobras;
- O chiffon é um material muito leve e translúcido. É feito de seda pura ou de uma mistura dela com algodão ou viscose;
- malha - um tecido texturizado, geralmente sintético (poliéster). Mais frequentemente usado para costurar figurinos de palco;
- cetim – material com superfície brilhante, à base de viscose, seda, poliéster;
- O crepe de cetim é um tecido com leve brilho e superfície granulada. É feito de seda crua.
Chiffon, cetim, malha e outros materiais semelhantes são usados principalmente para costurar modelos de verão, crepe, veludo, tecidos para ternos, malhas e angorá - roupas de inverno. Hoje em dia, os estilistas se deliciam com modelos até mesmo feitos de couro fino. Eles não reduzem a textura das peças, mas permitem que você use os produtos não apenas no verão, mas durante todo o ano. Em particular, no auge da moda atual, uma saia plissada de lã é macia, justa, elástica e feminina. Listras de pregas em tecidos modernos também podem ser não apenas verticais, mas também horizontais, diagonais ou combinadas entre si.





Variedade de paleta de cores
Tecidos ondulados são produzidos tanto em um tom quanto com uma estampa vibrante. Com a seleção certa de outros acessórios, ambas as opções ficam estilosas. Conjuntos de noite com saias feitas de tecidos ondulados são especialmente elegantes – não apenas em cores metálicas ou com fios dourados, mas também em modelos brilhantes de qualquer tom – rosa, bege, roxo, verde-claro, elétrico. Também estão na moda estampas vegetais, com imagens de animais, pássaros, peixes, listras grandes e uma mistura de cores vibrantes.
Modelos longos ou até a panturrilha geralmente são de uma única cor, já que a textura do tecido em si é um detalhe marcante na imagem. Saias até o joelho ou um pouco abaixo permitem que as amantes de cores vibrantes encontrem praticamente qualquer opção de cor desejada – monocromática ou combinada. Particularmente originais são os modelos que combinam uma variedade de tamanhos, direções e cores de dobras.
Crie um visual estiloso com uma saia plissada
Para escolher o modelo mais adequado entre a variedade de estilos e modelos, não apenas elegantes, mas que valorizem a individualidade, você deve levar em consideração as características do corpo e a idade. Combinam especialmente com mulheres esbeltas, mas mulheres cheinhas também podem usar saias plissadas, escolhendo o comprimento e o tamanho certos. Elas podem fazer parte de um look casual, formal ou profissional, dependendo do estilo, do tecido e dos itens que complementam o conjunto.
Recomendações sobre o que usar com saia plissada dependendo da situação:
- Os estilos sol e trapézio mantêm sua liderança. Independentemente do comprimento da saia escolhido, seja qual for a combinação, o elemento livre e fluido da ondulação é quase sempre o principal na imagem. Para a parte de cima do conjunto, para não pesar, é aconselhável escolher peças discretas e justas. Pode ser uma gola alta clássica, uma blusa justa, uma camiseta, uma jaqueta bomber ou um top. Se o material da saia for brilhante, a parte de cima deve ser especialmente concisa.
- Saias plissadas também podem ser combinadas com camisetas largas, mas neste caso é melhor escolher um modelo longo.
- Um dueto de saia plissada com um cardigã solto fica estiloso. Além disso, os tecidos podem ser de texturas diferentes (por exemplo, poliéster e lã) ou iguais.
- Se o seu corpo permitir, combinar uma saia plissada com um top curto no verão é uma maneira excepcional de atrair atenção com uma roupa estilosa.
- Na estação fria, um casaco de corte reto fica estiloso sobre uma saia plissada.
- O melhor comprimento para os modelos populares da nova estação, feitos de couro fino, varia do mínimo até quase cobrindo o joelho.
A escolha mais ilimitada de roupas com saia plissada é para modelos abaixo do joelho. Elas ficam ótimas como um elemento do estilo profissional, especialmente peças com corte lápis. Peças feitas de quase qualquer material são aceitáveis como blusa – seda, malhas, incluindo malhas grossas de inverno, linho, sintéticos. Esta também é uma excelente opção para um estilo casual. Basta usar a blusa por dentro de uma saia plissada de comprimento médio ou escolher uma jaqueta curta (couro também é possível). Dos acessórios adicionais, bolsas com alças de qualquer comprimento, clutches e mochilas são boas opções. O principal é que o modelo não seja grande e tenha um design bastante conciso.
A peculiaridade das saias plissadas de qualquer comprimento é que elas "adoram" sapatos com salto, alongando visualmente a silhueta. Dependendo da estação, sapatos, botas ou botas servem. No entanto, as adolescentes podem se dar ao luxo de usar saias plissadas curtas com tênis, tênis, sandálias ou outros sapatos sem salto.
Cuidados com o produto
Apesar de as dobras serem impregnadas com uma composição especial durante a produção da gofre, elas podem perder a textura com o uso intenso e lavagens frequentes. Portanto, ao cuidar das saias, é aconselhável seguir as seguintes regras:
- Recomenda-se lavar as peças à mão, e caso utilize máquina, deve-se utilizar o modo delicado, após colocar a peça em uma capa especial;
- a saia lavada é cuidadosamente torcida, sacudida e seca, pendurada pelas alças do cinto;
- Para alisar áreas enrugadas em modelos de tecido leve, eles são pendurados sobre uma banheira cheia de água quente. Após meia hora, o tecido se endireita sob a ação do vapor, preservando as dobras;
- itens feitos de materiais mais densos são endireitados usando um vaporizador;
- se o item for feito de tecido caro, é melhor lavá-lo a seco;
- Guarde as saias plissadas penduradas, tomando cuidado para que elas não sejam comprimidas por outros itens.
Plissado sempre confere feminilidade e delicadeza ao look. Uma saia plissada é uma opção vantajosa para qualquer fashionista. Você pode usá-la com segurança em um evento especial, um passeio ou no trabalho, sem medo de parecer sem graça ou pretensiosa.
Vídeo

 
                                    









































