Como fazer um bolero de crochê, padrões interessantes com descrições

Jaquetas

Um bolero é uma jaqueta curta, geralmente sem fecho, usada sobre uma blusa, gola alta e até mesmo uma camiseta. Essas peças conferem feminilidade, decoram e aquecem. Se você fizer um bolero de crochê, terá uma peça original que complementará o guarda-roupa de uma garota moderna. Esta jaqueta pode ser feita com ou sem mangas, até a cintura ou apenas cobrindo o busto. Para usá-la, você precisará de um pouco de tempo pessoal, fio da sua cor favorita, uma agulha de crochê e um padrão corretamente selecionado.

Selecionando fios e padrões

No início, o bolero era um elemento do guarda-roupa masculino — na Espanha, os toureiros usavam coletes curtos sem fechos. Com o tempo, essa vestimenta foi adotada pelo sexo oposto, tornando-a mais feminina. O bolero pode ser feito de malha, pele ou couro. Mas o produto mais bonito é o de crochê. O padrão vazado torna esta peça delicada e incomum, e a simplicidade de execução acessível a artesãs iniciantes.

Diversos padrões são usados ​​para fazer esses itens de crochê. A vantagem do bolero é que ele pode ser tricotado em uma única peça. Mas a maioria das artesãs cria essas capas a partir de motivos individuais, conectando-os em um padrão ou em um quadrado. Um belo bolero é obtido com um padrão vazado em forma de abacaxis, flores e ondas, usando a técnica de renda irlandesa.

É importante escolher o fio certo. Dependendo do padrão, do modelo do produto e da finalidade, ele pode ser fino ou grosso. Suéteres quentes para climas frios são tricotados com mohair, cashmere, angorá e lã merino. O acrílico retém o calor e qualquer padrão fica bem nele.

Para tricotar um bolero de verão, são usados ​​fios mais finos:

  • bambu;
  • viscose;
  • algodão mercerizado;
  • linho;
  • algodão com sintéticos;
  • fio elástico;
  • linha com lurex.

A espessura do fio deve ser selecionada dependendo do padrão. O padrão vazado é melhor feito com linha acrílica ou de algodão fino. Para torná-lo grande e denso, você precisa de uma linha grossa. É melhor fazer um bolero para menina com fio fino e macio.

A agulha é selecionada de acordo com a espessura do fio. Para fios finos, é necessária uma ferramenta de 0,6 a 1,75 mm. As agulhas de 2 a 4 são adequadas para fios de espessura média. Uma ferramenta mais grossa é necessária para tricotar peças com fios macios em dois fios.

Fios para suéteres quentes para clima frio
Fios para boleros de verão
Agulhas de crochê

Medidas e desenho

Depois de escolher o fio, a agulha e o padrão desejados, é recomendável tricotar uma amostra. Isso é necessário para determinar a densidade do tricô. Para isso, crie uma amostra de 10 x 10 cm de acordo com o padrão selecionado, lave, seque e passe a ferro. Em seguida, aplique a amostra em um quadrado de papel de 10 x 10 cm. Se o elemento tricotado for menor, é melhor usar uma agulha de crochê mais grossa e, se for maior, uma fina.

Ao fazer uma blusa a partir de um círculo ou quadrado, você só precisa medir a largura do produto. Isso é feito ao longo das costas, de ombro a ombro. Adicione 10 a 15 cm ao valor resultante. Em seguida, conecte os cantos – esta será a cava. Este bolero não tem prateleiras e a gola é larga.

Se o produto for tricotado de acordo com um molde padrão com costas, frente e mangas, as seguintes medidas devem ser tomadas:

  • ШП – largura dos ombros;
  • ШС – largura das costas;
  • OG – circunferência do peito;
  • OT – circunferência da cintura;
  • BWL – comprimento das costas até a cintura;
  • GPR – profundidade da cava;
  • CH – altura do peito;
  • DTP - comprimento frontal.

Dependendo do modelo escolhido, nem todas essas alterações podem ser necessárias. Se, após a construção do padrão, o esquema final não for adequado, ele poderá ser adaptado — remova 1 ou 2 rapports (elementos repetidos do padrão).

Master class sobre modelos populares de tricô

Para maior comodidade, você deve usar moldes de tricô prontos com instruções detalhadas passo a passo. Ao criar modelos complexos, um molde em tamanho real é construído. O produto é aplicado a ele durante o processo de tricô para ajustar a diminuição e o aumento das laçadas.

Obra aberta infantil

Para fazer um bolero de crochê para menina, você precisa de 50 g de fio e uma agulha de 2,5 mm. É melhor fazer um produto infantil com fios naturais e uma pequena porcentagem de sintéticos, para que a blusa não perca a forma rapidamente. O bolero é feito com leques de pontos altos (DCN), alternando com alças de ar (AL). Para não se perder, você precisa usar diagramas e instruções passo a passo.

Bolero vazado de crochê para menina:

  1. Para as costas, monte 58 pontos e tricote duas carreiras em meia de acordo com o padrão 2.
  2. Tricotar exatamente 4 cm de acordo com o padrão nº 3.
  3. Em seguida, diminua 2 laçadas nas bordas e 1 laçada nas próximas 46 carreiras. Estas são as cavas.
  4. A prateleira é metade das costas, então você precisa diminuir 1 laçada de um lado.
  5. Do outro lado, a 8 cm do início do tricô, faça um decote: em cada 2ª carreira, diminua 1 laçada.
  6. As partes da frente e de trás devem ser tricotadas até uma altura de 16 cm.
  7. Para a manga, monte 32 pontos.
  8. Após 5 cm, comece a adicionar 1 laçada a cada 5 carreiras.
  9. Após 16 cm, comece a diminuir: primeiro 2 laçadas de cada lado, depois 1.
  10. Conecte as peças e amarre-as com ventiladores.

Este bolero de crochê para menina pode ser decorado com uma rosa vazada, miçangas ou um lindo botão.

Motivos femininos

Um lindo bolero vazado para meninas pode ser tricotado com elementos separados. Grandes motivos florais conectados por uma malha são adequados para um modelo de verão. Você precisará de 300 g de fio de algodão grosso e uma agulha de crochê nº 5. O processo de tricô é simples, acessível até mesmo para uma artesã inexperiente:

  1. Tricotamos motivos redondos de acordo com o padrão de VP e pontos altos.
  2. Nós os conectamos na última carreira com pontos baixos (PB).
  3. Nós organizamos de acordo com o molde; para o tamanho 40, 4 motivos são suficientes para a largura das costas.
  4. Para as mangas e a frente da prateleira, tricote meio círculo de acordo com o molde.
  5. Nas laterais, para evitar costuras, tricotamos os motivos por inteiro.
  6. Amarramos o produto final com arcos sc e VP.

Antes de costurar as mangas e amarrar o bolero em todo o perímetro, é preciso umedecer o produto, esticá-lo conforme o molde e deixar secar.

Padrão
Padrão básico
Produto acabado

Como decorar

Após a conclusão do trabalho, o bolero pode ser tricotado ao longo das bordas com um padrão simples de "cray step"; tricoteiras mais experientes podem optar por uma bela borda. Por cima, servirá como uma gola elegante e incomum. A borda é tricotada com motivos vazados, leques, arcos de alças de ar. Você pode fazer franjas e borlas.

Para decorar boleros vazados, você pode usar uma flor de crochê. Lindas composições de diferentes flores e folhas são colocadas no fundo ou em uma prateleira. Uma rosa grande fica ótima na frente. Ela pode ser usada no lugar de um botão.

Além disso, boleros prontos são frequentemente decorados com bordados. Isso vale especialmente para produtos criados para crianças. O bordado pode ser feito com os mesmos fios, miçangas, contas ou fitas. Uma linda trança é costurada ao longo da borda.

Fazer um bolero em crochê não é difícil; alguns modelos levam apenas dois ou três dias para serem feitos. Uma blusa tão inusitada, feita com suas próprias mãos, será um ótimo complemento para seu visual e transformará qualquer mulher.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios