Algoritmos passo a passo para tricotar jaquetas com agulha de crochê para costureiras

Jaquetas

Tricotar é uma maneira de criar peças únicas com as próprias mãos. Centenas de padrões e motivos ajudarão a concretizar qualquer ideia. Uma das opções populares para fazer produtos artesanais é o crochê, pois sua criação não requer habilidades e conhecimentos especiais. Até mesmo um iniciante pode fazer um modelo simples com um padrão padrão. Resta apenas decidir o comprimento e o formato do produto.

Materiais e padrões

Casacos de crochê para a estação fria são feitos com fios que retêm bem o calor. A lã é ideal, mas não é fácil de trabalhar. Além disso, recomenda-se o uso de fios mistos. É importante que a porcentagem de lã em um produto de inverno seja superior a 70%, caso contrário, você terá opções de meia estação.

Os modelos de verão são tricotados com fios finos e sem fiapos. Podem ser acrílicos ou até mesmo iris. Ao criar um produto com este último material, haverá mais trabalho, mas a jaqueta ficará bonita e arejada. Se você planeja usar fios mistos, a porcentagem de acrílico deve ser superior a 50%. A escolha da agulha depende da espessura do fio. Normalmente, o número da ferramenta está indicado na embalagem do fio.

Agulhas grandes são adequadas apenas para tricô solto. Quanto mais fina a ferramenta em relação à espessura do fio, mais denso e fino será o padrão. A melhor opção para iniciantes é selecionar uma agulha para o fio de acordo com as instruções do padrão.

Fios misturados
Acrílico
Íris
Ganchos

Iniciantes em bordado devem escolher padrões simples ao criar uma jaqueta. Geralmente, trata-se de um "abacaxi", um tricô vazado simples ou trabalhos com motivos. Para um modelo de tamanho médio, existem cerca de 80 a 90 motivos. Antes de começar a fazer algo com um padrão desconhecido, você precisa praticar, para o qual precisa tricotar algumas peças pequenas. Isso permitirá que você experimente trabalhar com padrões e pratique.

"Abacaxi"
Tricô vazado
Motivos

Medidas e padrão

A primeira coisa que você não pode fazer sem tricotar um casaco é tirar as medidas. O processo é padrão e não deve causar nenhuma dificuldade. Geralmente, elas medem:

  • peito, cintura, quadris;
  • o comprimento da manga, do ombro e do produto como um todo;
  • largura das costas.

Se o modelo for justo, o comprimento ao longo das costas até a cintura, a circunferência do braço e do pulso, a altura do assento e a distância entre os centros do peito também são levados em consideração. Uma jaqueta feminina folgada requer apenas medidas padrão. Costureiras inexperientes devem usar moldes prontos. Não é recomendado para iniciantes modelar desenhos, pois isso pode levar a um resultado insatisfatório. Se ainda precisar ajustar o casaco, você pode fazer isso de duas maneiras:

  • antes de começar a tricotar diminuindo e aumentando as laçadas;
  • no final do tricô (ao costurar o trabalho, as dobras são levadas em consideração).

Se a jaqueta de crochê for solta, e não justa, para modelá-la de acordo com o corpo, basta aumentar o tecido durante o processo de fabricação, adicionando ou reduzindo o número de ramais e motivos. Ao tricotar, você também deve considerar a agulha. Quanto mais grossa, mais solto o tecido ficará, o que significa que o produto acabará ficando maior.

Algoritmo passo a passo para criação de modelos populares

Instruções passo a passo e master classes ajudarão você a entender a descrição, entender os padrões e, por fim, tricotar uma jaqueta linda e moderna. É importante que expliquem cada etapa separadamente, explicando as ações nos mínimos detalhes. Uma costureira iniciante pode seguir as instruções não apenas durante o processo de tricô, mas também durante a montagem, conectando elementos e motivos.

Padrões sem um algoritmo passo a passo são adequados para tricoteiras experientes que entendem facilmente símbolos e notações. Nem todo mundo precisa de uma descrição; um padrão simples em preto e branco é suficiente. Uma costureira iniciante pode atingir esse nível fazendo pelo menos algumas peças. E antes disso, você pode usar uma master class.

O algoritmo de tricô passo a passo ajudará você a recriar os modelos da imagem. Você pode escolher entre uma jaqueta vazada de verão ou uma opção mais quente. Normalmente, as peças são feitas separadamente e, em seguida, começam a ser montadas. Modelos com tricô decorativo não precisam de acabamento adicional.

Verão aberto

Uma jaqueta de verão de renda branca é tricotada com fio acrílico. Este modelo tem um formato e comprimento de manga interessantes, complementados por outro padrão. A frente e as costas são tricotadas em forma de renda, expandindo-se em direção à parte inferior para criar um efeito peplum.

Jaquetas de verão feitas com agulha de crochê ficam muito estilosas. Podem ser decoradas com babados e borlas. Uma solução interessante seria decorar com botões. Uma opção lacônica e rigorosa – sem decoração.

Para garantir que a jaqueta caia bem, você precisa tirar as medidas corretas antes de começar a trabalhar. O produto é criado de acordo com o seguinte algoritmo:

  • são coletados laços de ar do comprimento apropriado;
  • tricotar todo o tecido em rapports;
  • O tecido também é amarrado com rapports.

Quando o casaco de crochê vazado estiver completamente pronto, você pode começar a montar as peças. As laterais são costuradas nas costas. O fecho deve ser verificado quanto à resistência. Todos os fios são dobrados para dentro, de modo que não fiquem visíveis. O comprimento do casaco pode ser ajustado adicionando laçadas adicionais ao tricotar. Isso mudará a aparência. Você também pode alongar o produto refazendo as amarrações.

Quente por motivos

Os motivos são uma forma especial de tricotar. Podem ser quadrados, redondos e até abstratos. Os elementos são montados por costura ou amarração. O método de conexão dos motivos afeta o tamanho final do produto. A amarração adiciona volume e a costura o reduz. Isso deve ser levado em consideração na fase de tirar as medidas.

Casacos quentes de crochê são geralmente tricotados a partir de motivos. Isso simplifica bastante o processo de trabalho e, no final, a peça tem um visual original. Os motivos são universais e o padrão de montagem é quase o mesmo. A única diferença está no comprimento da manga e no formato da gola. Para criar um casaco quente a partir de motivos, você precisará de:

  • 1000 g de fio de melange (48% acrílico, 52% lã);
  • anzol nº 5;
  • agulha para costurar peças de malha.

Como o modelo é montado a partir de motivos, você precisará de muitos deles. Para uma peça do tamanho 46-48, são tricotados 87 quadrados. O seguinte algoritmo é usado para a criação:

  • de acordo com o padrão, tricote um "quadrado da vovó";
  • passe a ferro cada detalhe resultante;
  • consultando o diagrama, costure os “quadrados da vovó” pelo avesso;
  • as bordas são amarradas com uma borda;
  • o produto é vaporizado de dentro para fora.

A aparência do produto pode ser alterada pela costura, que pode ser padrão, vazada ou mais grossa. Usando o mesmo esquema, você pode criar um modelo quente completamente diferente, com um motivo diferente. Um casaco quente de malha vai te aquecer no mau tempo e te proteger do vento frio.

Diagramas de decodificação para iniciantes

Para muitas costureiras iniciantes, o obstáculo são os padrões e desenhos incompreensíveis, que parecem impossíveis de entender. Mas, na verdade, não há nada de complicado. Para registrar o padrão, elas usam símbolos para que, em vez de várias folhas de texto descritivo, se refiram a apenas um desenho. É importante lembrar que:

  • os laços que estão localizados fora da seção são tricotados apenas no final e no início da linha;
  • o diagrama em si é lido de baixo para cima;
  • as carreiras são tricotadas alternadamente, primeiro da direita para a esquerda, depois da esquerda para a direita;
  • As linhas circulares são sempre criadas da direita para a esquerda;
  • rapport requer repetições de flecha em flecha.

Crochê é um processo meditativo. E para não ficar nervoso ao fazer uma jaqueta, você só precisa se lembrar dos símbolos nos diagramas. Uma alça de ar parece um círculo vazio, uma alça para levantar parece um círculo pintado. Uma meia coluna é desenhada com um sinal de mais e uma coluna com um palito vertical. Nesta última, uma pequena linha horizontal é desenhada, indicando uma laçada.

Para simplificar a percepção visual, é melhor usar uma imagem pronta. Todos os esquemas geralmente têm designações separadas para que a costureira não cometa erros durante o trabalho. Muitas vezes, em fóruns russos e até estrangeiros, você pode encontrar esquemas desenhados à mão, onde as mesmas designações são usadas. Isso permite que você leia padrões inventados por costureiras de outros países.

O crochê para mulheres não é apenas um passatempo agradável. É também uma oportunidade de criar coisas únicas para você e sua família. Fazer roupas artesanais de qualidade pode eventualmente deixar de ser um hobby e se tornar um negócio de verdade.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios