Aula magistral sobre como tricotar um colete de crochê, nuances na escolha do fio

Coletes

Coletes são peças práticas e confortáveis. Tricotados com suas próprias mãos, eles não só vão aquecê-lo em um dia frio, como também se tornarão um complemento original para o visual criado. A maneira mais fácil de tricotar um colete é com uma agulha de crochê; até mesmo uma artesã iniciante consegue. Há uma grande variedade de padrões lindos, o que ajuda a criar um produto para todos os gostos.

Materiais e ferramentas

A jaqueta sem mangas é versátil e funcional, adequada para mulheres de qualquer idade e tipo de corpo. Pode ser tricotada com diferentes fios. Você precisa escolher cuidadosamente não apenas a espessura, mas também a cor do futuro produto. Cores neutras são mais adequadas para um visual profissional. Para o lazer, no dia a dia, você pode escolher cores diferentes, incluindo cores vibrantes.

No verão, usam-se jaquetas sem mangas feitas de fios finos de algodão, viscose ou linho. São elas: "Romashka", "Iris" e algodão mercerizado. Diversos padrões vazados feitos com esse fio ficam especialmente bonitos. Em dias frios, o produto pode ser usado sobre uma gola alta.

Para o inverno, a opção ideal seria algo feito com fios quentes. Acrílico, lã (merino, camelo), semi-lã ou fios mistos (mohair, angorá) são adequados. Se você tricotar com vários fios, obterá um colete quentinho e aconchegante.

Ao escolher a espessura, a cor dos fios e o padrão, você precisa levar em consideração algumas características:

  • mulheres baixas não combinam com colete longo, assim como qualquer modelo tricotado com padrão volumoso ou feito com fio grosso;
  • se você tem um corpo cheio, deve evitar cores brilhantes e padrões grandes; um modelo alongado com padrão vertical ficará bem;
  • uma silhueta fina pode ser escondida com a ajuda de fios volumosos e fofos;
  • O tricô vazado fica melhor em fios claros e sem fiapos.

Fios torcidos não são adequados para crochê, o produto final começará a ficar distorcido e o padrão bonito não ficará bonito.

Existe um fio que dispensa padrões complicados. Até mesmo um colete tricotado com ponto rede ou ponto alto duplo ficará lindo e original. Trata-se de um fio bouclé com nós em toda a sua extensão, assim como grama com pelo de qualquer tamanho. Há opções de cores inusitadas: fio melange ou fio tingido em seções.

A espessura do fio deve ser selecionada dependendo do padrão planejado. Os padrões em relevo são melhor feitos com fios grossos e densos. Se você tricotar vazados com esse fio, o bordado ficará com muitas aberturas.

Para tornar o crochê agradável, você precisa escolher a ferramenta certa. Recomenda-se usar uma agulha mais grossa que a linha. Para verificar se ela é adequada para o fio selecionado, você precisa prender a linha na farpa e puxá-la firmemente. Ela deve preencher completamente a cavidade, sem sobressair ou deixar espaço livre. Vale a pena considerar que um produto tricotado com uma agulha muito grossa ficará frouxo, com grandes folgas. E se a ferramenta for muito fina, o tecido ficará muito denso e rígido.

O tamanho de agulha recomendado geralmente é indicado na etiqueta do fio.

Algodão
Viscose
Linho
Acrílico
Mistura de lã
Fio misturado
Agulhas de crochê

Medidas e padrão

Para criar qualquer colete, você precisa fazer várias medições:

  • circunferência do peito;
  • circunferência do quadril;
  • circunferência do pescoço;
  • comprimento total do produto;
  • altura até a cava;
  • largura dos ombros.

Ao fazer medições, a fita métrica não deve ceder, mas também não é preciso apertá-la demais.

Normalmente, os moldes e descrições dos modelos são fornecidos para um tamanho específico. Para isso, são calculados a quantidade de fio, as carreiras e as relações necessárias, além da densidade de tricô recomendada.

Se não houver um molde adequado, você pode criá-lo você mesmo. Primeiro, você precisa criar um molde básico (de trabalho) e, em seguida, marcar todos os detalhes necessários (princesas, punhos, decote, bolsos, fechos). Nesse caso, as folgas devem ser levadas em consideração para que o produto final se ajuste perfeitamente à figura. O tamanho da folga é calculado dependendo do modelo, da densidade e da qualidade do fio, das características do molde e da técnica de tricô.

Os coletes de crochê femininos e masculinos se distinguem por padrões muito simples. Geralmente, não possuem pinças ou redução na cintura. Muitas vezes, nem mesmo a cava é marcada. O padrão básico mais simples consiste em três painéis retangulares: uma parte traseira e duas partes frontais.

Às vezes, é necessário adaptar um padrão existente a outros parâmetros. Você pode aumentar ou diminuir o padrão em 1 ou 2 tamanhos. É bem fácil de fazer. Você precisa cortar a versão finalizada ao longo das linhas longitudinais e transversais previamente marcadas em várias partes. Em seguida, elas devem ser afastadas para o tamanho desejado ou esses elementos devem ser combinados, aproximando-os uns dos outros.

Etapas de tricô de modelos populares

É muito fácil fazer coletes de crochê. Se você escolher o fio certo, um padrão simples de filé ou malha ficará lindo. Além disso, o produto pode ser tricotado em uma única peça. As costuras às vezes ficam apenas nos ombros ou nas laterais. Você também pode fazer uma capa-colete sem costuras nas laterais. Essa peça é usada como um xale ou amarrada com um cinto.

alongado

Um colete simples e bonito é feito com motivos separados. Eles são conectados no processo de tricô da última carreira. Apesar de o produto não ter um formato definido e um padrão clássico, ele tem um visual muito feminino. Como tricotar um colete assim:

  • 9 motivos são tricotados de acordo com o padrão 1, eles consistem em 14 linhas;
  • eles são conectados em um quadrado usando 4 motivos de acordo com o padrão 2;
  • 20 motivos são inseridos entre eles de acordo com o esquema 3;
  • ao conectar, você precisa deixar 20 cm entre as costas e as prateleiras para as cavas;
  • costure a costura do ombro.

Passe o produto final cuidadosamente, sem esticar. Um colete alongado feito com fio 100% algodão ficará especialmente arejado e leve.

Tricotar 9 motivos de acordo com o padrão 1, conectá-los em um quadrado de acordo com o padrão 2,
inserir motivos entre eles de acordo com o esquema 3
Deixe 20 cm entre as costas e as prateleiras para as cavas
Costure a costura do ombro

Obra aberta

Um elegante colete feminino de renda pode ser feito com fios finos mistos. O molde é simples e a peça tem um visual bastante atraente. O molde também é simples, sem destacar a cava e a gola. Há apenas um pequeno recorte nas prateleiras. Todos os cálculos são para os tamanhos 46-48. Mas são fáceis de adaptar às suas medidas.

Para tricotar, você precisará de 400 g de fio (algodão com acrílico), agulha nº 4. Densidade de tricô necessária: 12 carreiras de 20 laçadas por quadrado de 10 x 10 cm. O processo de confecção do colete é simples:

  1. Para as costas, monte 127 pb (laçadas de ar). Tricote 45 cm seguindo o padrão.
  2. Para a prateleira, você precisará de 61 laçadas, tricotadas de acordo com o molde. Após 45 cm, comece a diminuir as laçadas de um lado, aplicando-as ao molde. Este será o decote, cuja altura é de 7 cm.
  3. Resta então montar o colete. Para isso, costure as laterais, deixando 20 cm para a cava. Os ombros na prateleira devem ser franzidos um pouco, ficando com 20,5 cm de largura. Após a montagem, amarre a gola e as cavas com pontos baixos e, em seguida, com um "passo de lagostim".
  4. Faça um cinto: faça 150 pb, amarre-os com pontos baixos em ambos os lados.

Para evitar que o produto acabado fique deformado após a lavagem, antes de montar as peças, é necessário molhá-las, aplicá-las ao molde e deixá-las secar.

Não demora muito tempo para fazer um colete de crochê. Qualquer fashionista pode criar diversos modelos diferentes para si mesma. Além disso, um produto como esse pode ser um presente maravilhoso para alguém querido.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios