Como fazer uma flor na lapela com suas próprias mãos, master classes simples

Acessórios

Uma boutonniere é um pequeno arranjo de flores que pode ser preso à roupa, a um grampo de cabelo ou a uma pulseira. Essa decoração é um item obrigatório em uma festa de casamento. Muitas vezes, é encomendada com antecedência, mas uma boutonniere feita em casa tem um visual mais original e combina melhor com a imagem dos noivos do que uma feita em fábrica. Este acessório pode ser feito não apenas com flores naturais e tecido. Contas, fitas, malha e diversos materiais improvisados ​​são frequentemente usados.

Revisão de materiais

Para entender como fazer uma boutonnière com suas próprias mãos, você deve primeiro decidir sobre a escolha dos materiais. A maioria das pessoas confia a produção deste acessório de casamento a floristas ou cerimonialistas profissionais. Normalmente, a decoração é feita com flores naturais, menos frequentemente artificiais. As boutonnières também são feitas de tipos incomuns de matérias-primas, que podem incluir argila ou porcelana.

Em busca de ideias criativas e materiais fora do padrão para este acessório, os artesãos podem usar botões, broches e até mesmo estatuetas de super-heróis favoritos.

Flores vivas e artificiais

Muitas vezes, os noivos escolhem decorações feitas com flores naturais, que são complementadas por vários elementos:

  • plantas, folhas;
  • pequenas bagas naturais ou artificiais;
  • contas;
  • fitas;
  • pedaços de tecido;
  • com malha ou arame decorativo especial.

Antes de fazer uma flor na lapela para um casamento com suas próprias mãos, você precisa decidir sobre os tipos de plantas:

  1. A rosa é a flor clássica mais comum, simbolizando o amor e a sinceridade dos sentimentos. Para boutonnieres masculinas, costuma-se escolher pequenos botões, que combinam harmoniosamente com um terno ou combinam com o esquema de cores de uma gravata borboleta.
  2. A frésia é uma flor brilhante que fica bem como decoração tanto no paletó do noivo quanto na pulseira da noiva.
  3. Peônias são flores delicadas e belas que simbolizam contenção e pureza espiritual. São usadas para fazer boutonnieres para a noiva e as madrinhas.
  4. As íris são um símbolo de coragem e força, por isso são usadas principalmente em boutonnieres para o noivo ou seus padrinhos.
  5. A tulipa é uma escolha popular para decoração de casamento. Muitas vezes, utiliza-se um botão fechado ou ligeiramente aberto, que pode ser complementado por uma folha verde.
  6. Orquídea - esta flor é um símbolo de luxo e elegância. O principal motivo para escolher esta planta é a ampla gama de cores, entre as quais você pode escolher as mais adequadas para decorar um vestido de noiva. Normalmente, as orquídeas são usadas em uma composição independente e não são complementadas com decoração.
  7. Callas - simbolizam elegância, ternura e são perfeitas para um casamento clássico em tons suaves. A opção mais comum é uma flor na lapela ou um casaquinho de flores em tons de branco e rosa.
Rosa
Frésia
Peônias
Íris
Tulipa
Orquídea
Lírios de calla

Foamiran

Foamiran é um material espumoso usado em artesanato para fazer vários elementos decorativos; sua estrutura se assemelha a uma esponja. Devido à sua flexibilidade, é fácil moldá-lo. Antes de fazer qualquer coisa com foamiran, ele deve ser pré-aquecido para que estique bem. Após o resfriamento, o material mantém o formato resultante. Devido às suas vantagens óbvias e ao baixo custo, este material se tornou popular na decoração de casamentos, onde é mais frequentemente usado para criar boutonnieres ou outros pequenos acessórios.

Fitas

Com a ajuda de fitas de cetim, você pode complementar uma composição de flores frescas ou criar sua própria decoração. A principal vantagem desse material é o baixo custo e o processo relativamente simples de confecção, mas sua criação requer algumas habilidades artesanais. Uma boutonniere feita de fitas de cetim será uma excelente opção para um casamento no inverno, onde as baixas temperaturas podem afetar negativamente as flores frescas. Antes de usar cetim na confecção de uma boutonniere, você precisa considerar cuidadosamente o design e o esquema de cores.

Organza e malha

Combinando organza e malha decorativa, você pode criar uma decoração de casamento elegante e simples. Na maioria das vezes, flores artificiais são feitas desses materiais, com a adição de fitas e outros elementos decorativos. Um único botão ou uma composição de várias flores entrelaçadas pode ser feita de malha e organza. Para fazer a boutonniere mais simples com esses materiais, você precisa cortar círculos de tamanhos diferentes e pré-queimar as bordas – isso é necessário para que o material não comece a se desfazer. Em seguida, todas as camadas são sobrepostas sucessivamente, da maior para a menor, e toda a estrutura é fixada com um alfinete ou contas especiais.

Seda

A seda é o principal material usado para criar uma boutonnière, compondo a maior parte de toda a composição. Este tecido é muito delicado e facilmente danificado, portanto, ao trabalhar com ele, é preciso ter cuidado e alguma experiência em artesanato. As flores de seda têm um visual elegante e delicado, e para criar contrastes e detalhes, fitas de cetim, redes e diversos acessórios decorativos podem ser usados ​​com este material. Boutonnières artesanais feitos de seda em tons pastéis têm um visual especialmente elegante e são adequados para casamentos clássicos como decoração para madrinhas.

Argila de polímero

A argila polimérica está se tornando um material cada vez mais popular a cada ano, não apenas para a confecção de boutonnieres, mas também de buquês de noiva. Apesar do nome, as flores feitas com essa base parecem bastante naturais. No caso de trabalhos realizados profissionalmente, elas são indistinguíveis das naturais. Outra vantagem da argila polimérica é a longa vida útil desse acessório para casamentos. Além disso, o material é hipoalergênico e adequado para quem tem reações adversas ao pólen das flores.

Ideias criativas

As boutonnieres de casamento podem ser feitas de botões, penas decorativas ou naturais, espigas de trigo, pinhas e outros itens. O principal é seguir algumas regras:

  • o acessório deve combinar com o tema geral do casamento;
  • você precisa escolher cores orgânicas para combinar com sua roupa festiva;
  • Se a ideia for original, ela deve corresponder aos interesses ou preferências do proprietário.

Se você quiser se destacar, pode fazer suas próprias boutonnieres com praticamente qualquer material que não seja originalmente destinado à criação de joias. Esses acessórios são feitos até mesmo de botões ou balas de caramelo. Você só precisa levar em consideração as condições climáticas para que a boutonniere não manche suas roupas.

Masterclass passo a passo

Depois de decidir os materiais com os quais a lapela será feita, você pode começar a trabalhar. Mas sem a experiência necessária, um produto artesanal pode não ficar perfeito o suficiente. Uma master class ajudará a resolver esse problema. Existem muitas maneiras originais de criar uma lapela com as próprias mãos na internet. Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar as seguintes ferramentas:

  • o material do qual o acessório será criado;
  • alfinetes para fixar elementos decorativos e prender boutonnieres em roupas;
  • tesouras ou tesouras de poda;
  • fio de florista;
  • alicate.

A lista de equipamentos necessários pode ser complementada dependendo do acessório que está sendo fabricado.

Criativo para o noivo e padrinho

Como uma boutonniere criativa, o noivo e seu padrinho podem usar uma composição de fita, barbante e elementos decorativos adicionais que combinem com o tema do casamento. Este acessório não custará muito, mas ficará lacônico e elegante em um terno formal. Para montar esta boutonniere para o noivo com suas próprias mãos, você precisa seguir a seguinte sequência de passos:

  1. Pegue duas fitas e corte-as nas bordas no formato da letra V, seu comprimento total deve ser de aproximadamente 8-10 cm.
  2. Reúna as fitas e dobre-as ao meio, amarre-as com barbante, enrolando-as na base várias vezes.
  3. Adicione outros elementos decorativos à decoração conforme desejar.

Por fim, use um alfinete para prender a decoração à roupa. Recomenda-se verificar como a boutonniere fica na roupa depois que o noivo vestir o terno. Quando esticada, a aparência do acessório pode mudar.

Para convidados feitos de penas

Uma excelente opção para criar uma boutonniere para convidados seria usar penas decorativas ou naturais de cores diferentes. Para criar a decoração, você precisa seguir este algoritmo de ações:

  1. Reúna todas as penas em um buquê, formando um buquê elegante.
  2. Adicione outros elementos decorativos (fitas, miçangas, malha) à composição geral.
  3. Amarre firmemente a base do acessório com uma fita de cor adequada e fixe-a com cola ou um alfinete.

Por fim, você precisa fixar o acessório de casamento nas roupas. Esse acessório é fácil de montar e custa muito pouco. Os materiais podem ser comprados em qualquer loja de artesanato.

Para as madrinhas feitas de rosas

Até mesmo costureiras inexperientes podem fazer boutonnieres de flores para madrinhas com as próprias mãos:

  1. Passe o arame floral pela base do botão e posicione-o de modo que haja partes iguais das bordas em ambos os lados.
  2. O fio precisa ser pressionado contra o caule e enrolado com uma fita de cor adequada.
  3. Adicione folhas ou outros elementos ao broto, que são pressionados contra o caule e enrolados com fita de tecido.
  4. Depois que a composição estiver totalmente composta, você precisa cortar a maior parte do comprimento do caule e deixar de 1 a 3 cm.

No final, você precisa prender a fita com um alfinete na parte de trás do acessório e usá-lo para prender a decoração à roupa.

Tradicionalmente, uma boutonniere é um acessório que consiste em um único botão, e esta é a versão feita para as madrinhas. O acessório clássico é feito com rosas de um tom delicado.

Como fazer uma base de boutonniere

Se você quiser fazer boutonnieres em forma de broche, mas não tiver uma base de fixação especial à mão, pode fazê-lo você mesmo. Para isso, você precisará de:

  • alicate;
  • fio de florista;
  • um pino que servirá de base;
  • tesoura;
  • régua para medição precisa;
  • fita.

O procedimento para criar uma base para uma boutonniere de casamento:

  1. Corte um pedaço de arame floral que seja igual ao dobro do comprimento do alfinete, dobre-o no centro e afaste 1 centímetro das pontas para os lados.
  2. Prenda o fio ao pino usando fita adesiva.
  3. Reforce a estrutura resultante com outra camada de arame floral, que é fixada com fita adesiva.

Na base preparada, você pode criar uma flor na lapela de qualquer tamanho e de vários materiais; graças à construção rígida, a decoração ficará segura na roupa.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios