Existem tecidos que nunca saem de moda. Isso se deve à sua versatilidade e à possibilidade de serem usados em diversas áreas do dia a dia. Qualquer garota sabe que o véu é um tecido excelente, adequado tanto para costurar um véu de noiva quanto para fazer cortinas para janelas. Esses materiais são relativamente baratos e muito fáceis de cuidar.
Características do tecido
Um véu é um tecido de malha frouxa produzido por tecelagem simples. Geralmente é feito de algodão, mas às vezes seda ou lã podem ser usadas como base para um véu. Às vezes, fibras sintéticas à base de poliéster são usadas na produção. Do ponto de vista lexical, véu é uma palavra que vem do francês "voile". Em russo, é traduzido como cortina ou névoa.
Os compradores frequentemente confundem véu, chiffon e organza. Os dois primeiros tecidos têm uma textura macia e fluida, uma superfície sem brilho e uma trama de fios que confere uma estrutura leve ao tecido. São móveis, leves e translúcidos. O véu é caracterizado por maior durabilidade e alta densidade de trama de fios. Isso o torna adequado para a produção de tule. Comparado à organza, ele se distingue por maior maciez e uma superfície fosca pronunciada.
O véu encontrado nas prateleiras das lojas é, na maioria das vezes, monocromático. Sua coloração pode ser variada. Às vezes, uma cor é diluída com rendas ou estampas. Outros efeitos visuais também são encontrados. Assim, após o processamento do tecido com reagentes, é possível obter imagens translúcidas. Cortinas à base de véu são frequentemente decoradas com:
- desenhos;
- lantejoulas;
- strass;
- fronteira;
- renda;
- bordado;
- rebanho.
Vantagens e desvantagens
Para entender que tipo de tecido de véu é, você precisa se familiarizar com suas vantagens e desvantagens. As vantagens incluem versatilidade de uso, leveza, possibilidade de usá-lo para criar uma variedade de objetos de design e um preço relativamente baixo (exceto para opções de lã e seda). O tecido branco tem a aparência mais refinada e elegante, portanto, cores claras são mais adequadas para costurar diversos looks.
O material tem uma superfície fosca, que permite esconder imperfeições internas ou uma paisagem desagradável do lado de fora da janela, além de refletir bem a luz. Se você usar a cortina corretamente no interior, poderá escurecer levemente o cômodo ou a sala localizada no lado ensolarado do edifício.
O tecido geralmente não precisa ser passado após a lavagem, basta pendurá-lo corretamente.
Há também uma série de desvantagens. A principal é que o tecido precisa de cuidados especiais. É necessário seguir as regras de lavagem e armazenamento para que o produto mantenha sua aparência atraente por muito tempo. Outras desvantagens incluem:
- dificuldade em remover manchas de gordura, o que torna quase impossível pendurar o véu na cozinha;
- aumento da absorção de poeira devido à estrutura compactada, aparecimento de efeito estático;
- desbotamento rápido ao sol, perda da sombra original.
Onde é usado?
O tecido do véu se destaca por sua leveza e leveza. Ao se mover, é possível ver lindas ondas fluidas. Isso permite que você faça com base nele:
- vestidos casuais femininos;
- elementos decorativos de vestuário (penas, flores, inserções translúcidas e drapeadas);
- chapéus;
- véu de noiva;
- cortinas, cortinas de janela.
Em um look de casamento
O material é frequentemente usado para costurar véus e véus. Esses acessórios adicionam sofisticação e mistério à imagem da noiva. Este último adorno se destaca pela variedade de formas, combinando com qualquer estilo de casamento. Na maioria das vezes, o véu é feito com base em uma malha, mas recentemente opções de renda e tule se tornaram populares. Você pode usá-lo sozinho ou adicionar alguns acessórios, por exemplo:
- broches;
- pedras;
- penas;
- contas;
- flores;
- strass;
- contas;
- renda.
O véu e o véu podem ser escolhidos para qualquer tipo de penteado. Eles são fixados no cabelo com grampos invisíveis, um pente, grampos ou uma faixa.
Para chapéus
Um chapéu com véu é um dos acessórios mais importantes para criar a imagem de uma dama aristocrática misteriosa e elegante. Esses adornos de cabeça são conhecidos desde a antiguidade e sua descrição pode ser encontrada em manuscritos antigos. Tornaram-se mais populares no Velho Mundo em meados do século XIX.
Na URSS, o véu caiu em desuso, enquanto na Europa ainda é comum, embora não se encaixe bem no estilo cotidiano. Hoje, é usado principalmente como adorno para vestidos de noite ou de noiva. O ímpeto para o desenvolvimento do acessório foi o surgimento do véu de tule. Pequenos chapéus-pílula com esse adorno, usados ligeiramente para o lado, simbolizam bom gosto há muitos anos.
Em design de interiores
Cortinas com véu permitem alterar visualmente as dimensões de um cômodo. Cortinas decoradas com listras horizontais ficam ótimas em cômodos estreitos. Isso aumentará seu tamanho. Em cômodos com tetos baixos, é preferível usar listras verticais. A qualidade do tecido para cortinas varia de acordo com as matérias-primas utilizadas e a densidade da trama das fibras. A classificação em tipos é feita principalmente pelo material de fabricação:
- Os véus de algodão podem ser tingidos de forma simples e, muitas vezes, complementados com uma imagem texturizada. As principais vantagens são maior leveza e permeabilidade ao ar.
- A lã é um item de luxo e bastante caro. Caracteriza-se por propriedades de proteção térmica e baixo peso.
- O tule de seda raramente é encontrado à venda. Poucas pessoas sabem o que é e como diferenciá-lo de outros tipos. Possui uma estrutura fluida, escorregadia e brilhante.
- Os tecidos de poliéster se parecem com o algodão, mas são mais macios. Distinguem-se pela respirabilidade e pela maciez.
Como cuidar
Ao comprar um produto fino e translúcido, você deve primeiro esclarecer o modo de lavagem adequado e a composição do tecido. Como qualquer outro tecido delicado, é preferível lavar o véu à mão. Muitas donas de casa acreditam que cortinas feitas desse material devem ser colocadas em um recipiente com uma solução fria de detergente neutro por duas horas. Depois disso, enxágue-as bem.
Não torça nem esfregue o véu. Manchas grandes, que ficam bem visíveis quando expostas à luz, devem ser removidas com produtos especiais antes da lavagem.
Se o tecido for sintético, a lavagem à máquina é permitida em ciclo delicado, mas torcer é estritamente proibido. Antes de colocar as cortinas ou persianas no tambor, elas são primeiro enroladas em uma fronha ou saco de linho.
O tecido lavado é estendido horizontalmente e deixado até que toda a água escorra. Depois disso, pode ser seco pendurado em uma corda ou deixado sobre a superfície. Passe o véu sempre de dentro para fora, umedecendo-o levemente. É melhor fazer isso através do tecido. Se o tecido precisar ser guardado, é preferível enrolá-lo em vez de dobrá-lo.
Vídeo

 
                                    
































