Nem sempre é fácil encontrar um chapéu adequado. A variedade pode confundir qualquer um. Para evitar problemas, você precisa entender quais são os tipos de chapéus e como eles se diferenciam. Muitos deles ainda estão na moda e são populares.
Modelos femininos populares e universais
Os chapéus são hoje considerados acessórios predominantemente femininos. Os homens os usam com muito menos frequência do que no século passado. No entanto, ainda existem modelos universais.
Panamá
Entre os chapéus e suas variedades, destaca-se o chapéu Panamá. Foi inicialmente confeccionado com base em um cocar de abas largas usado pelos nativos dos territórios centrais do Equador. Era costurado com folhas da palmeira hipijape.
Os chapéus panamá são leves, de cores claras, que permitem a boa circulação do ar. Dizem que você pode despejar de 4 a 5 litros de água em um chapéu de qualidade desse tipo, e nem uma gota vazará. Os seguintes são adequados para o acessório de verão:
- traje de praia;
- óculos de aviador;
- mocassins.
Sombrero
Um dos principais símbolos do México. Seu protótipo era o cocar dos cavaleiros mongóis do século XIII. É um chapéu com uma copa cônica e densa, cuja parte superior é truncada e com abas largas e largas. Suas bordas arredondadas são levantadas para cima.
Nos últimos anos, os sombreros se tornaram populares não apenas em seu país de origem, mas também em todo o mundo. Geralmente, são usados por homens. Mas é comum encontrar acessórios femininos que também são populares.
Chapéu de aba larga
Este modelo tem um topo redondo e plano com um ângulo agudo na parte superior. A coroa pode ser hemisférica ou cilíndrica. A aba é sempre larga, mas pode variar, podendo ser:
- direto;
- macio ou duro;
- levantado para cima ou abaixado para baixo.
Hoje em dia, este acessório de cabeça é um acessório de praia. É usado com mais frequência por mulheres, embora a popularidade de chapéus de abas largas entre a metade mais forte da humanidade continue alta.
Fez
Associado à Turquia, embora tenha surgido pela primeira vez na virada dos séculos XV para XVI no Marrocos. Posteriormente, tornou-se popular em outros territórios do Império Otomano, como Tunísia e Egito. Hoje, muitos designers do mundo usam o fez em suas coleções.
Na Turquia moderna, usar fez é proibido por lei.
O fez é um chapéu de lã em forma de cone truncado, sem aba. Uma pequena borla preta pende do topo. A cor clássica é o vermelho. Há também produtos verdes. São usados por adeptos da religião muçulmana.
Atual
O chapéu toque é considerado um símbolo do estilo francês. A copa densa se destaca pelo seu tamanho médio e topo plano. Em alguns casos, é decorado com joias, estampas vibrantes ou outros elementos decorativos. A principal característica é a ausência de aba.
O protótipo do tok foi o fez turco. Hoje em dia, os homens quase não o usam. As mulheres ainda consideram o tok atraente e elegante.
Gaúcho
Um acessório de cabeça popular para homens e mulheres. Surgiu originalmente na Argentina e se espalhou pelo mundo a partir daí. Seu auge de moda ocorreu na década de 1970. O chapéu se destaca por sua aba lisa, reta e de tamanho médio. As principais características da coroa:
- difícil;
- de altura média ou não muito alta;
- feito em forma de cilindro.
Cilindro
Um tipo comum de chapéu alto. O adorno de cabeça recebeu esse nome devido à sua coroa grossa e longa em formato de cilindro. Destaca-se por sua parte superior larga e plana. A aba é pequena, elegante e ligeiramente curvada para cima.
O cocar apareceu originalmente na Inglaterra em 1797. Lá, ainda é usado nas corridas de cavalos Royal Ascot. A cartola é um símbolo de artistas, ilusionistas e mágicos. Era mais comum no início do século XX, mas sua popularidade diminuiu significativamente.
Fedora
Feltro, principalmente chapéu masculino. Distingue-se por uma curvatura longitudinal na metade inferior da copa e uma depressão na parte frontal em ambos os lados. O feltro leve e macio às vezes é comprimido em uma copa em forma de gota ou apresenta um estreitamento no meio. A altura padrão da copa do chapéu é de 11,4 cm.
Os fashionistas costumam experimentar chapéus fedora. Eles os usam com óculos de sol redondos e brogues de camurça. No entanto, eles ficam melhores quando combinados com calças retas, camisas de algodão e jaquetas esportivas leves.
Homburgo
Um subtipo de fedora, projetado para ternos formais. É um ótimo complemento para um traje formal. O chapéu Homburg tem aba com punhos, que se distingue por uma estrutura rígida e densa. Não há amassados nas laterais, mas há uma leve depressão na metade superior da coroa. É perfeito para um terno clássico rigoroso. Parece menos impressionante com roupas mais simples.
Caldeirão
O chapéu surgiu na Inglaterra em 1849, feito especialmente para o político Edward Coke. Espalhou-se por toda a Europa e permaneceu popular até o século XX. Outro nome é "derby".
O chapéu-coco se destaca pelo topo arredondado e pela copa baixa, densa e hemisférica. É um chapéu com abas pequenas, elegantes, estreitas e rígidas, ligeiramente curvadas para cima. Há opções para ambos os sexos.
Barqueiro
Um acessório de verão, pertence à categoria dos chapéus de palha, com a copa sempre lisa e rígida. A aba tem um grossgrão listrado ou liso. Hoje, é um acessório tradicional dos gondoleiros, um dos principais símbolos de Veneza.
O chapéu estilo chapéu combina bem com jeans, camisas xadrez e camisetas. Ele complementa perfeitamente o estilo casual. O chapéu também é usado por baixo de ternos de verão para adicionar elegância à aparência masculina.
Tribly
Parece um chapéu fedora, mas tem bordas curtas e ligeiramente dobradas para cima. Tradicionalmente, o chapéu era feito de lã de coelho. O chapéu trilby se tornou popular quando era feito com:
- lã;
- tweed;
- canudo;
- uma mistura de náilon e lã.
O chapéu trilby é um chapéu versátil que combina com uma variedade de peças de roupa. Combina bem com calças chino e camisas de algodão. Pode ser usado com sapatos de camurça e ternos de algodão.
Bretão e tirolês
Um chapéu tradicional dos habitantes do condado de Tirol, que se tornou popular em todo o mundo. Inicialmente, era usado apenas por soldados dos exércitos defensivos. A cor clássica é o verde intenso, mas outras cores também são encontradas. Os chapéus tiroleses são chapéus femininos e masculinos. Sua metade superior é côncava, a copa é cilíndrica, densa e de tamanho pequeno. Geralmente são usados com acessórios adicionais:
- renda com laçada;
- uma pena ereta ou uma pequena vassoura.
O modelo bretão é feminino. É um chapéu de verão com aba larga e aba levantada. É feito de materiais leves e respiráveis e decorado com flores e fitas.
Torta de porco
Um dos principais componentes da cultura britânica. O nome é traduzido do inglês como "torta de carne". O produto recebeu esse nome devido à sua semelhança externa com o prato. Normalmente, a torta de carne de porco é feita de:
- canudo;
- sentido.
A copa do chapéu é cilíndrica e o topo é plano. O chapéu estilo "pork pie" costuma ser bem curto, com no máximo 7 a 10 cm de altura, e possui uma leve depressão na parte superior. Combina bem com calças chino justas de cores claras, jaquetas e tops laterais.
Desleixo
Chapéu feminino - um exemplo de clássico e elegância. Costurado desde a década de 1930, o chapéu slouch não perdeu sua popularidade até hoje. Destaca-se por uma pequena e estreita copa de feltro, com abas curvadas para baixo.
O nome se traduz do inglês como "corcunda". Foi apelidado assim porque, quando chovia, gotas rolavam da aba do chapéu, como se viessem de uma montanha corcunda. A cor "slouch" costuma ser asfalto ou chocolate. A versão clássica combina bem com casacos escuros, capas de chuva e cachecóis. Combina bem com peças de roupa como:
- saias;
- vestidos;
- blusas.
Cloche
O nome do chapéu vem da palavra francesa clouch, que significa "sino". O acessório se assemelha bastante a ele no formato. Ele se ajusta perfeitamente à cabeça. A aba é lisa e uniforme, cobrindo completamente a parte de trás da cabeça e quase alcançando as sobrancelhas na frente.
O chapéu cloche atingiu seu segundo auge de popularidade em meados da década de 2010. Designers penduram penas e fitas de cetim nele, criando uma composição única. O chapéu fica ótimo fora de temporada. É usado sob capas de chuva macias e casacos drapeados clássicos.
Chapéu armado
Um dos cocares mais antigos. O Imperador Napoleão usava algo semelhante a um chapéu de três pontas. Por esse motivo, às vezes é chamado de "chapéu de Napoleão". O nome vem das bordas do chapéu, que são dobradas em direção à coroa, formando três cantos. Possui abas mais largas e topo arredondado. Com o tempo, o chapéu de três pontas saiu de moda e foi substituído pelo chapéu bicorne.
Comprimido
O modelo se tornou popular depois que Jacqueline Kennedy o usou na posse do marido. A primeira-dama o usou com jaqueta e saia. É a combinação perfeita. Depois disso, o acessório, que antes era usado apenas por jogadoras de polo, tornou-se um dos chapéus femininos mais populares.
O toucado tem uma coroa densa com bordas baixas e sem aba. Externamente, parece uma placa. Na maioria das vezes, é decorado com um véu ou flores. Geralmente, o modelo é usado para criar um visual formal ou para sair.
Tipos de estilos masculinos
Entre os estilos exclusivamente masculinos, destacam-se o boné inglês, o boné de oito pontas, o boné de beisebol e o boné de pala. O primeiro tem a parte superior plana e a borda frontal curta e grossa. O modelo é difundido desde o século XIV. Sua vantagem está na combinação com qualquer roupa, especialmente no estilo casual. O interior do boné geralmente é forrado com seda. O chapéu em si é geralmente feito de:
- tweed;
- lã;
- algodão.
O chapéu de oito pontas também é chamado de "chapéu de jornaleiro" ou "Gatsby". É um dos tipos mais populares de chapéus masculinos. Sua aparência é semelhante a um boné, mas possui uma estrutura mais densa e oito pontas. Há um pequeno botão de tecido no centro da copa. É mais frequentemente usado com calças jeans skinny ou calças compridas, e camisas jeans.
O boné de beisebol é o acessório mais comum para homens. Possui um formato arredondado e suave e uma viseira densa estendida para a frente. Esta última parte protege o rosto dos raios solares. A área da testa geralmente é decorada com algum tipo de logotipo. Há um suporte na parte de trás da cabeça que permite ajustar o volume do boné e ajustá-lo ao tamanho da sua cabeça.
O boné é associado principalmente aos militares e a Ostap Bender. Inclui uma faixa, uma coroa e uma viseira. Inicialmente, esta última parte era feita de couro legítimo, mas agora é feita de plástico brilhante. Este estilo de chapéu é um acessório provocante para homens fortes e determinados, adequado para um estilo casual.



Como escolher
Ao escolher um acessório de cabeça, em primeiro lugar, você deve se concentrar no formato do seu rosto. Nesse sentido, pessoas com rosto oval são as mais sortudas, pois todos os tipos de chapéu combinam com elas. Pessoas com formato retangular devem escolher acessórios com abas largas e copa baixa. Chapéus cloches e fedoras são ideais. Chapéus longos não devem ser usados, pois só aumentam o tamanho do rosto.
Em rostos quadrados, o chapéu é projetado para remover a angularidade. É preferível usar modelos com abas e coroas arredondadas. Eles suavizam traços marcantes e também alongam levemente o rosto.
Pessoas com rosto redondo devem tentar alongá-lo um pouco. Bonés com viseira, chapéus fedora e bonés de beisebol são bons nesse sentido. O formato triangular é semelhante ao oval em muitos aspectos, e todos os tipos de chapéus também combinam com ele.
Vídeo

 
                                    































































