Passo a passo de tricô de boina com agulhas de tricô, os melhores padrões para artesãs com diferentes níveis de experiência

Chapéus

Muitas vezes, a variedade de chapéus oferecidos nas prateleiras das lojas só complica a criação de uma bela imagem com agasalhos. Quando for difícil fazer uma escolha, vale a pena prestar atenção às boinas. Esta é uma opção universal que combina harmoniosamente clássicos e tendências modernas. Se desejar, você não pode se limitar a produtos de fábrica, mas tricotar uma boina original com agulhas de tricô de acordo com parâmetros individuais. Um modelo feito à mão terá uma aparência especialmente elegante e colorida, atraindo a atenção. Usando o fio certo, você pode escolher uma opção para qualquer idade, estilo e estação. Masterclasses detalhadas com diagramas e descrições, bem como fotos passo a passo, ajudarão você a lidar com o processo de tricô sem problemas.

Selecionando fios e ferramentas

O trabalho em uma boina começa com a escolha dos fios. Existem vários tipos de fios adequados para tricotar gorros. A lã é a melhor escolha para o inverno, pois permite a boa circulação da umidade e do ar, ao mesmo tempo que retém o calor. As vantagens também incluem naturalidade e elasticidade. As desvantagens incluem a capacidade de esticar excessivamente e enrolar. Os seguintes tipos de lã são populares entre as artesãs:

  1. "100% lã" - esta inscrição na etiqueta significa que não há impurezas de fios sintéticos na composição. Fios finos são adequados para produtos elegantes que se ajustam bem às dobras. Para uma boina com padrão em relevo, são necessários fios mais grossos. A espessura média raramente é usada para gorros de tricô.
  2. Merino é um fio muito macio e delicado, usado em produtos infantis, pois não irrita a pele.
  3. A caxemira é um dos melhores tipos de lã. O tecido é quente, elegante e resistente ao desgaste. Na maioria das vezes, é complementado com outros tipos de fios.
  4. O mohair é uma matéria-prima fina e fofa. Devido ao seu alto custo, é complementado com outros fios. Boinas de tricô feitas com este material são muito quentes.
  5. Angorá - raramente encontrada em sua forma pura. Os produtos acabados são caracterizados por sua finura e elegância.
  6. Alpaca - possui uma estrutura de fibra oca, que ajuda a reter o calor. O comprimento longo do fio, em comparação com outros tipos de lã, praticamente elimina a formação de bolinhas.

Outras opções de fios adequados para fazer uma boina incluem:

  1. O acrílico é um fio sintético. Caracteriza-se por uma maior resistência, o que explica o uso frequente do material como aditivo para fios de lã mais finos. Não é recomendado tricotar com acrílico puro, pois o produto será muito denso e pouco respirável. O teor de aditivos sintéticos na composição não deve exceder 10-20% para preservar as qualidades do fio principal. Ignorar esta regra leva ao fato de que o produto absorverá mal a umidade, deixará passar mal o ar e reterá calor.
  2. Algodãofio natural, você pode tricotar uma boina de verão com ele. Os produtos acabados têm um visual estiloso e transmitem uma sensação de frescor. Fios de algodão muito torcidos não são adequados para tricô, por exemplo, o "Iris" - fio compatível apenas com agulha de crochê.
  3. O linho é outro exemplo de material natural adequado para fazer chapéus de verão. Os tecidos de malha são mais rígidos e menos elásticos em comparação com os de algodão, por isso é preferível usar uma agulha de crochê.
  4. Seda - o fio aqui é fino, macio e forte ao mesmo tempo. Praticamente não formam bolinhas nos produtos. Devido à sua boa retenção de frescor, é recomendado para produtos de verão. Devido ao alto custo, os fios de seda são misturados com viscose e algodão durante a produção.
  5. A viscose (também conhecida como “seda artificial”) é caracterizada por uma capacidade muito menor de deixar passar o ar e absorver umidade em comparação ao fio natural, por isso os produtos não são adequados para verões quentes.
  6. O bambu é um fio forte e macio. Absorve melhor a umidade do que outros, evitando reações na pele. Levando tudo isso em consideração, é recomendado para chapéus de verão infantis.

A qualidade e a aparência do produto final dependem da combinação correta de espessura do fio e agulhas de tricô. Uma boina vazada, por exemplo, é tricotada com a ferramenta nº 1-3. Determinar o diâmetro é fácil. Para começar, você pode ler o conteúdo da etiqueta. Se não tiver acesso a essas informações, dobre um pequeno pedaço de linha ao meio e aplique-o a uma régua.

Algumas ferramentas não têm indicação do tamanho. Um modelo especial ajuda a descobrir. Você também pode usar uma folha de papel — basta furá-la com uma agulha de tricô e medir o furo resultante.

Para tricotar uma boina com agulhas de tricô, você deve decidir o estilo do produto. Com base nesse parâmetro, selecione a ferramenta. Na maioria das vezes, utiliza-se um conjunto de 5 agulhas de tricô, conhecidas como agulhas de meia, embora em alguns casos, modelos circulares também sejam adequados.

Fio de lã
Acrílico, algodão, linho, seda, viscose, bambu
Agulhas de tricô de ponta dupla e circulares

Como determinar o tamanho do produto

O trabalho na boina começa com a obtenção das medidas necessárias:

  • circunferência - uma fita métrica vai do centro da testa em um círculo até o meio da parte de trás da cabeça;
  • distância do topo da cabeça - do meio da cabeça até a borda.

Alguns pontos importantes sobre a profundidade da boina:

  • até a orelha - o indicador é igual a 1/3 da circunferência da cabeça;
  • até o meio da orelha - 1–1,5 cm é adicionado à circunferência da cabeça (CC);
  • até o lóbulo da orelha - o aumento é de 2-3 cm.

Se o fio for elástico, subtrai-se 1 cm do diâmetro do produto (equivalente à metade do diâmetro original). Isso garante que o toucado caiba perfeitamente. A mesma margem é necessária se a boina de tricô tiver forro.

Cálculo do loop:

  1. O padrão selecionado é usado para tricotar um quadrado de 5 x 5 para determinar a densidade do tricô e o número de laçadas em 1 cm.
  2. O número resultante é multiplicado por OG.

De acordo com os cálculos fornecidos, é conveniente tricotar boinas com agulhas de tricô usando qualquer padrão. Se você planeja usar ferramentas de diâmetros diferentes, é recomendável tricotar duas amostras. Mas é melhor manter uma única densidade de tela ao trabalhar.

Como medir a circunferência da cabeça corretamente
Tabela de circunferência da cabeça

As melhores master classes sobre tricô de diferentes modelos

Existem muitos modelos de boinas. Alguns são adequados para modelos de verão, outros para modelos de inverno. Para as artesãs que não têm experiência suficiente, é melhor começar com as mais simples. Uma master class detalhada em qualquer caso torna o trabalho muito mais fácil.

boina basca

Um modelo universal que vai agradar a muitas mulheres. Para o trabalho, você precisa de:

  • Fio Drops Nepal - 150 g;
  • agulhas de tricô - meia, circulares nº 3,5 e 5.

O diagrama e a descrição são calculados para uma densidade de 17 laçadas por 10 cm em ponto meia. OG — 56–57 e 57–58 cm.

Frequentemente, há uma seção destacada em vermelho no diagrama. Ela é fornecida caso a densidade de tricô seja diferente da especificada. Para atingir a altura desejada, o setor é tricotado duas vezes.

Ordem de serviço:

  1. Nas agulhas de tricô nº 3.5, tricote 10 carreiras de 84/96 laçadas com um elástico 3 x 3. Comece com três pontos meia.
  2. Transfira o tecido para as agulhas de tricô nº 5. Em seguida, tricote 3 pontos em tricô (ponto meia), 1 ponto meia (ponto da frente), laçada, 1 ponto meia, laçada, 2 pontos meia, 1 ponto em tricô, 2 pontos meia, laçada, 1 ponto meia, laçada, 1 ponto meia. Você deve obter 112/128 pontos.
  3. Próximos 7/8 rapports *3 IP, padrão de acordo com o diagrama*, repetindo a partir de *.
  4. Continue tricotando com agulhas de tricô tipo meia do mesmo diâmetro das circulares.
  5. Quando atingir a altura desejada, tricote 3 pontos tricô juntos e, na próxima carreira, faça o mesmo com 2 pontos da frente.
  6. Corte o fio e passe-o pelas 14/16 laçadas restantes em duas voltas. Puxe firmemente.

Ao tricotar o fio por cima da laçada de trás, você pode evitar a formação de buracos.

Uma boina igualmente bonita pode ser feita com outros fios. Algumas artesãs experientes tricotam um elástico mais alto, resultando em uma faixa dupla. Um modelo mais longo, com parte do elástico pendurada, fica interessante.

Volume

Este modelo é ideal para o outono e até mesmo para o inverno frio. O padrão utilizado confere originalidade ao produto. Para tricotar uma boina volumosa com agulhas de tricô, você precisará de um conjunto de:

  • 150 g de fio (55% lã);
  • agulhas de ponta dupla nº 5 e nº 6, mais uma agulha extra;
  • marcadores.

O padrão de tricô foi projetado para um busto de 54/56 cm. A densidade do padrão principal é de 14,5 laçadas a cada 21 carreiras. Conhecendo essas nuances, é fácil fazer alterações de acordo com o seu tamanho.

Monte 78 pontos nas agulhas de tricô nº 5 e tricote 4 cm em ponto meia (carreira 1 - apenas pontos meia, carreira 2 - apenas pontos meia, repita). Transfira os pontos para as agulhas de tricô nº 6. Adicione 34 pontos uniformemente e tricote o padrão principal passo a passo:

  • Carreiras 1–4: pontos tricô;
  • Linha 5: *8 LP, 1 pompom - remova 6 laçadas em uma agulha de tricô adicional e tricote 8 carreiras com laçadas frontais, transfira para a agulha de tricô principal direita*, repita de * até o final;
  • Linhas 6–9: LP;
  • Linha 10: 1 LP, 1 cone, 7 LP.

Repita as carreiras de 1 a 10 até a altura desejada. Totalizando 30 carreiras. Em seguida, trabalhe com pontos meia. Coloque um marcador em cada 14º ponto e tricote-o em meia com o ponto anterior de cada carreira. Quando restarem 8 pontos na agulha, corte a linha e puxe-a cuidadosamente, passando a ponta pelos pontos.

Ponto meia

Este padrão de boina com agulhas de tricô para iniciantes é o melhor. A versatilidade também reside na liberdade de escolha do fio. De acordo com uma descrição, você pode tricotar um toucado para diferentes épocas do ano.

Para trabalhar você precisará do seguinte:

  • agulhas de tricô circulares nº 3;
  • Fio Alize Angora Melange Colors - cerca de 100 g (480 m).

O padrão foi projetado para uma densidade de 2 laçadas por 1 cm, OG - 57. Para garantir que o produto fique bem ajustado, subtraia 2 cm. Ordem de trabalho adicional:

  1. Monte 112 pontos, tricote 6 carreiras com um elástico e meio: todas as carreiras ímpares alternem entre pontos da frente e pontos de trás, carreiras pares - tricote apenas os pontos da frente e remova os pontos de trás, deixando o fio na frente do trabalho.
  2. Aumente de 10 a 20 laçadas. Os próximos 14 a 16 cm serão em ponto meia.
  3. Feche a parte inferior. Em uma carreira ímpar, tricote 2 laçadas juntas, depois 4 cm sem diminuições, outra carreira com diminuições, 1,5 cm sem diminuições, diminua pela última vez. Tricote 2 carreiras, junte as laçadas restantes em um fio e puxe-as cuidadosamente.

Após a finalização do trabalho, as duas bordas são costuradas. O uso de fio melange torna o produto original e elegante ao mesmo tempo. Mas boinas igualmente bonitas são produzidas com outros fios.

elástico inglês

Esta opção é adequada para tricoteiras com pouca experiência. O tecido final é volumoso. Assim como no ponto meia, o padrão é compatível com qualquer linha.

Você precisará de 100 g de fio Semenovskaya "Aelita", agulhas de tricô nº 3,5 e 4. O padrão foi criado para um busto de 56 cm. Ordem de serviço:

  1. Monte 84 pontos usando o método italiano com agulhas de tricô tamanho 3,5 e tricote 14 carreiras com um elástico 1 x 1.
  2. Transfira as laçadas para as agulhas de tricô nº 4 e tricote 15 cm com elástico inglês: retire a laçada da frente com uma laçada, tricote a laçada de trás.
  3. Retorne as laçadas para as agulhas de tricô nº 3.5 e tricote 10 carreiras com um elástico 1 x 1.
  4. Em seguida, tricote 4 carreiras em meia e tricote juntas. Junte cuidadosamente as laçadas restantes e costure as bordas.

A boina com elástico inglês não requer a adição de laçadas após a confecção da faixa. Isso torna o modelo popular entre tricoteiras iniciantes. Embora artesãs experientes não ignorem este padrão.

Com folhas

Um modelo elegante e fácil de fazer. O visual original atrai mulheres de todas as idades. O acessório de cabeça é perfeito para o outono.

Tamanho - para OG 54-58 cm. As seguintes ferramentas e materiais são necessários para o trabalho:

  • 100 g de lã ou fio de semilã (150–180 m);
  • fio de cor contrastante 2-3 m;
  • carretel de elástico;
  • agulhas de tricô circulares (comprimento da linha 40 cm), agulhas meia nº 4 e agulhas retas nº 3,5;
  • marcador de tricô.

Monte 100 pontos com um fio auxiliar. Em seguida, tricote uma carreira de pontos meia com o fio principal. Transfira os pontos para agulhas de tricô circulares e tricote carreiras circulares com um elástico vazado:

  • 1 carreira: *frente, remova a laçada (a linha fica na frente do trabalho)*, repita até o final da carreira, não vire o tecido;
  • Linha 2: *deslize 1 ponto (laçada atrás do trabalho), tricô*, repita.

Tricotar as carreiras circulares duas vezes. Remova cuidadosamente o fio auxiliar. Marque o início da carreira com um marcador e tricote o elástico encaracolado:

  • 1 carreira: *frente, laçada, frente, 2 tricôs*, repita 25 vezes a partir de *;
  • 2ª carreira: *3 tricô, 2 tricô*, repetir;
  • Linha 3: *1 laçada é removida como tricô em 2 laçadas frontais tricotadas, então a laçada removida é jogada por cima, 2 laçadas em tricô*, repita.

Repita todo o processo três vezes. Em seguida, tricote todas as laçadas como laçadas da frente. Adicione 35 laçadas. Tricote o padrão principal e repita o setor 9 vezes. Diminua as laçadas uniformemente e transfira o trabalho para as agulhas meia. Junte as 9 laçadas restantes.

Para evitar que a boina de tricô estique, um elástico tipo carretel é inserido na borda. Quando ligeiramente esticado, seu comprimento é igual ao do original. Todas as costuras devem estar perfeitas.

Em forma de abóbora

Os gorros de tricô podem ter uma variedade de formatos. Para fazer uma boina que parece um vegetal, você precisará do seguinte conjunto:

  • fios de lã e semi-lã - 100–150 g;
  • agulhas de tricô circulares.

Ordem de serviço:

  1. Monte 90 pontos e tricote 6 cm em círculo.
  2. Tricotar uma carreira de acordo com o padrão: duas laçadas juntas, 1 laçada. Novamente 6 cm em tricô.
  3. Os pontos do conjunto inicial são removidos para agulhas circulares separadas. Em seguida, os pontos das agulhas adicionais e principais são tricotados juntos.
  4. Divida 90 laçadas em intervalos iguais de 3 laçadas. Totalize 30 dentes, em cada um com 2 laçadas livres e 1 laçada livre. Nas carreiras seguintes, faça um aumento de 6 laçadas em ambos os lados do tricô e tricote-as em ponto meia.
  5. Nos locais de aumento, diminua-se ao longo de uma carreira. Depois, 2 carreiras em meia e 1 em meia.
  6. Divida 90 laçadas em 15 setores de 6 laçadas. Diminua novamente ao longo da carreira.
  7. Das 6 laçadas restantes, faça uma laçada do comprimento desejado e prenda o fio.

A boina feminina resultante tem um visual original. Você pode usar qualquer fio e agulha de tricô. Usando o molde, é fácil fazer alterações em tamanhos individuais.

Obra aberta

Boina estilosa e fácil de fazer. Tamanho original: 51-56 cm. Para o trabalho, você precisará de um conjunto:

  • 70g de fio Boutique Midnight da RED HEART;
  • agulhas de tricô circulares nº 5,5 e 8;
  • agulhas de ponta dupla nº 8;
  • marcador.

A densidade de tricô para um quadrado de 10 x 10 é de 13 laçadas, 16 carreiras. As seguintes abreviações são usadas no padrão:

  • 2PV - 2 laçadas juntas na frente (diminuição);
  • LPS - tricotar 2 laçadas frontais a partir de uma laçada: primeiro atrás da frente, depois atrás da parede traseira;
  • H2PV - laçada, tricotar os próximos 2 pontos juntos em meia.

Ordem de serviço:

  • montar 80 pontos, tricotar com um elástico 2 x 2 por cerca de 4 cm, depois mudar para as agulhas de tricô nº 8 e continuar tricotando por mais 4 cm;
  • Linha 11: 4 vezes os LPZ são distribuídos uniformemente ao longo da linha, o restante é tricotado;
  • Linha 12: tricô;
  • Carreiras 13, 20, 27: *2PV, laçada*, repetir;
  • Carreiras 14–19, 21–25, 28: tricô;
  • Linha 26: distribuir uniformemente 4 vezes 2PV, o resto - frente;
  • Linha 29: *3 malhas, 2 PV*, repita – restam 64 laçadas;
  • Carreiras 30, 32, 36, 38: tricô;
  • Linha 31: transfira o tricô para agulhas de duas pontas, *2 tricôs, 2 corr*, repita;
  • Carreiras 24, 37: 2VP até o final.

Puxe as 8 laçadas restantes com um fio e prenda o restante no lado avesso.

Boinas vazadas tricotadas com agulhas de tricô não parecem menos impressionantes do que as de crochê.

Com tranças

Com este modelo, é fácil adicionar um toque francês chique ao seu visual. Para uma boina tamanho 56–58, você precisará de um conjunto das seguintes ferramentas e materiais:

  • fio cinza - 200 g;
  • agulhas de meia e tricô circular nº 4.5;
  • raio auxiliar;
  • anzol número 3.

Ordem de serviço:

  1. Monte 112 pontos nas agulhas circulares, tricote *3 RP 4 LP (tranças)* e repita 15 vezes. Continue trabalhando, formando cunhas de acordo com o padrão.
  2. As 16 laçadas restantes são unidas com um fio. A borda inferior é amarrada com um pano em 6 carreiras. Em ponto baixo, mais 1 carreira "passo de lagostim", usando uma agulha de crochê.

Variando a espessura dos fios, você obtém um produto com densidades diferentes. A boina finalizada ficará ainda mais impressionante se você usar fio degradê. Agulhas de tricô de diâmetro maior darão mais volume ao produto.

Nutlet Clássico

Esta boina clássica é tricotada com fio ANGORA GOLD BATIK, 2 fios e agulhas de tricô nº 2 e 2.5. O tamanho original é de 56-60 cm. Descrição:

  1. Montar 128 cm usando agulhas circulares n.º 2 e tricotar 4 cm com um elástico 2 x 2.
  2. Depois, 1 carreira de pontos tricô.
  3. Um aumento de 32 laçadas é feito tricotando duas de uma laçada frontal em intervalos iguais.
  4. Transfira o trabalho para as agulhas de tricô nº 2,5 e tricote até 14 cm com os pontos da frente, contando a partir da orla montada.
  5. O trabalho é dividido em 8 cunhas e 20 laçadas são diminuídas em cada uma delas ao longo de uma carreira.
  6. Quando restarem 8 laçadas nas agulhas de tricô, faça uma laçada em tricô.

As laçadas são unidas com linha, o restante é removido para o lado avesso e passado a ferro.

Sem costura em agulhas circulares

Como tricotar uma boina sem costura, o que nem sempre é possível fazer com perfeição, é uma dúvida comum entre iniciantes. Não há nada de complicado nisso. Para o trabalho, você precisará de agulhas de tricô circulares com comprimento de linha de 40 cm. Você pode fechar as laçadas de várias maneiras:

  • o primeiro laço é tricotado com o fio de trabalho e sua extremidade livre;
  • monte mais um ponto, remova-o do início do círculo e tricote-o com o primeiro ponto do conjunto no final.

Para tricoteiras inexperientes, recomenda-se que os primeiros trabalhos sejam feitos com padrões simples. Boinas clássicas com agulhas de tricô são o melhor exemplo. Opções mais complexas devem ser usadas à medida que você adquire experiência. A técnica de tricô circular sem costura não difere do padrão clássico. O principal é garantir que o tecido não torça, para que ele saia sem degraus.

Tricotar uma boina com agulhas de tricô para mulheres envolve adicionar e diminuir laçadas. Para facilitar, a laçada da carreira é marcada com um marcador especial. Este "sinalizador" ajudará a distribuir uniformemente as laçadas adicionais e a reduzi-las.

Ideias para um modelo masculino

Você pode tricotar boinas não apenas femininas, mas também masculinas. Neste último caso, dê preferência a padrões simples, como ponto meia e ponto meia. A tendência atual é a geometria. Esse padrão pode ser formado com pontos da frente e de trás. As cores devem ser discretas, por exemplo:

  • preto;
  • azul escuro;
  • areia.

Você pode experimentar o bordô. É muito popular entre os homens. Mas, neste caso, o artesão deve ter muito cuidado ao escolher um padrão para que a boina masculina fique exatamente assim. Portanto, é melhor limitar-se ao tricô tipo liga e meia. Opções mais complexas privarão a imagem de masculinidade e parecerão muito enjoativas. Para criar um conjunto mais harmonioso, você pode tricotar um cachecol no mesmo padrão do toucado. Não há características especiais na execução do trabalho: a boina masculina é tricotada com agulhas de tricô semelhantes às dos modelos femininos. O principal é não permitir uma altura muito grande para que o produto final não fique muito pendurado sobre a orelha. O fio é escolhido de forma a não dar muito volume.

Opções de decoração

Para as mulheres, uma boina de tricô não é apenas um acessório, mas também uma ótima maneira de destacar seu estilo. Portanto, esse detalhe do guarda-roupa deve ser original. E a decoração não é menos importante para resolver esse problema. Você pode decorar o produto final da seguinte maneira:

  • ponto cetim ou bordado com miçangas - combina bem com padrões simples;
  • decoração de feltro - podem ser flores, borboletas;
  • um broche - é melhor que seja removível, para que você possa ajustar a decoração ao seu humor ou roupa.

Muitas vezes, a boina é decorada com uma pequena alça na parte superior. Este detalhe é fácil de fazer em crochê. A partir do meio do produto finalizado, faça uma corrente do comprimento desejado e, em seguida, desça com pontos baixos. Outra versão: monte separadamente 15 alças de ar e tricote 4 carreiras. As alças são fechadas, o detalhe é dobrado ao meio e costurado na parte central da boina.

Como fazer um pompom

Este é outro detalhe interessante usado como decoração em chapéus para adultos e crianças. Muitas vezes, tricotar uma boina com agulhas de tricô com diagramas e descrições contém uma indicação disso. Não é difícil fazer um pompom:

  1. Dois anéis de papelão com o meio oco são enrolados com fios até que a abertura desapareça quase completamente.
  2. O enrolamento é cortado ao longo da borda externa, os anéis são ligeiramente afastados, um fio é passado entre eles e puxado firmemente.
  3. O papelão é removido e o pompom finalizado é afofado.

Se o elemento decorativo estiver irregular, as pontas são aparadas um pouco ao redor do círculo. Os fios usados ​​para unir o pompom são inseridos no meio da boina e fixados por dentro.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios