É muito importante que as mulheres tenham um penteado bonito e elegante, por isso vários acessórios para o cabelo são sempre populares. E não é necessário comprar joias caras, muitas delas podem ser feitas com as próprias mãos. Uma faixa de cabelo é um desses itens simples. Pode ser usada em qualquer idade, combina com todos os estilos de roupa e ajuda a criar uma imagem original e única. Se você souber costurar uma faixa de cabelo, sempre poderá ficar atraente. Ela não só complementa o penteado, como também confere um charme especial à aparência feminina.
Seleção de material
Tiaras estilosas e confortáveis são feitas à mão, a partir de uma variedade de materiais. Isso depende das características do modelo, da época do ano em que será usada e da imagem escolhida. São uma tira elástica de tecido que é colocada sobre o topo da cabeça e pode ser amarrada ou presa. Os produtos são feitos de tecido, lã, fitas, rendas ou fitas. Além disso, uma faixa de cabelo feita de um lenço comum é popular.
Ao escolher um material, você também deve se concentrar em suas habilidades. Quem sabe tricotar pode fazer uma faixa de cabelo com lã, usando agulhas de tricô ou crochê. Esses produtos ficam lindos e originais sem nenhuma decoração. Faixas de cabelo feitas de fio fino de algodão darão um bom suporte ao seu cabelo, e aquelas feitas de acrílico ou lã quente manterão você aquecido em climas frios.
Se esse acessório for costurado para um bebê, você precisa escolher o material mais macio, de preferência natural.
Você pode costurar tiaras de tecido usando uma máquina de costura. Qualquer tecido de algodão, seda, chiffon ou viscose serve para o verão. Lembre-se apenas de que tecidos artificiais podem ser desconfortáveis de usar, pois não absorvem o suor. Embora a seda seja um material natural, tiaras raramente são feitas com ela: é difícil de trabalhar, esfarela e o produto final enruga rapidamente. Mas se você tiver certas habilidades de processamento e precisão, poderá costurar um acessório original e chamativo de tecido.
Para o verão, você pode costurar uma faixa de cabeça feminina de malha. Esses modelos são especialmente bonitos. O material é elástico, permitindo qualquer nó, e a faixa em si não é áspera e agradável ao toque. Qualquer peça de malha pode ser usada para costura: tanto peças de tecido quanto peças velhas (camisetas, saias, vestidos). Um produto original é obtido a partir de meias-calças de nylon brilhantes.
Tiaras quentinhas podem ser costuradas com qualquer tecido grosso. Fleece, drapeado, lã e veludo servem. Produtos de pele sintética têm um visual muito estiloso. Esses modelos não só complementam o visual e sustentam o cabelo, como também mantêm você aquecido no frio. Muitas fashionistas os usam no lugar de um gorro.
Para o outono, uma faixa de cabeça de malha ou jeans serve. Neste último caso, você precisa escolher um material mais fino. Será mais fácil de trabalhar, já que jeans grosso não é fácil de costurar, e as costuras em um produto tão pequeno ficarão ásperas. Você também deve considerar que o material pode encolher após a lavagem e as bordas desfiam rapidamente. Além disso, ele não estica, então, para maior comodidade, você precisará costurar um elástico.
É possível fazer tiaras bem criativas com fitas de cetim, rendas coloridas vazadas, cadarços, tiras de couro e roupas velhas.
Opções de modelo
Para fazer uma faixa de cabeça com suas próprias mãos, você precisa decidir o estilo. Artesãs iniciantes podem começar com um modelo simples que pode ser costurado em 10 a 15 minutos. Trata-se de uma tira de tecido comum. Se o material não esticar, um elástico fino é inserido por dentro. Para facilitar a colocação do produto final, parte do tecido na parte de trás pode ser substituída por um elástico largo.
Há também muitas outras opções de acessórios semelhantes:
- Tiaras estreitas. São feitas de tiras de tecido, tranças e fitas. Pode até ser uma corda ou um cordão trançado.
- Tiaras de turbante que podem substituir um chapéu. Geralmente são feitas de lã ou lã, além de pele. Mas as opções mais populares no verão são feitas de um lenço ou um pedaço de tecido leve.
- Tiras simples e retas de tecido, sem decoração. Usadas para manter o cabelo longe da testa e evitar que o suor escorra para o rosto durante a prática de esportes. Geralmente, são feitas de material elástico natural.
- Tiaras com laços, strass, flores e outros enfeites. Esses produtos são mais indicados para meninas.
- Modelo com sobreposição. Ideal para quem não gosta de usar chapéus. A faixa de cabeça tem um visual estiloso, original e protege as orelhas do frio.
Uma bandagem popular é chamada de solokha. Ela é amarrada no topo da cabeça, com a peculiaridade de ter as pontas para os lados. Para maior comodidade, recomenda-se inserir um fio dentro da faixa, para que ela possa ser presa sem precisar amarrar.





Dimensionamento
Antes de estudar a questão de como costurar tiaras, você precisa determinar o tamanho do futuro produto. Isso depende não apenas da circunferência da cabeça, mas também do modelo escolhido. Geralmente, recomenda-se tirar as medidas com uma fita métrica. Ela deve passar pela testa, acima das orelhas e na parte de trás da cabeça. Se você não tiver uma à mão, precisará aplicar o tecido selecionado na cabeça. Isso é feito como se você estivesse amarrando um cachecol. Em seguida, o tamanho necessário é marcado.
Se você estiver usando malhas elásticas, para determinar o comprimento ideal, você precisa adicionar alguns centímetros ao valor resultante para as costuras. Para outros materiais, isso não é necessário, pois um elástico será inserido. Para modelos amarrados na parte superior com um laço, é necessário adicionar 25 a 30 cm. A largura da faixa pode ser qualquer. Em média, é de 5 cm, mas acessórios infantis e de verão são mais estreitos. E para o inverno, ao contrário, são costurados produtos mais largos que cobrem as orelhas.
Na maioria dos casos, o tecido é dobrado ao meio no sentido do comprimento e costurado, portanto a largura selecionada deve ser dobrada ao cortar.
Etapas de costura
Levará muito pouco tempo para fazer este item estiloso. Antes de começar, você precisa decidir o modelo e escolher o tecido certo. Em seguida, meça a circunferência da sua cabeça para descobrir o tamanho do produto. Dependendo do material e do modelo escolhido, você precisará criar um molde ou desenhar um diagrama. Mas em muitos casos isso não é necessário.
Em seguida, você precisa cortar o tecido nas dimensões desejadas. É importante levar em conta as costuras. Normalmente, corta-se uma tira com o dobro da largura do produto final. Costure-a do avesso e vire-a do avesso. Em seguida, a faixa de cabeça feminina precisa ser decorada com os elementos decorativos selecionados e, se necessário, prenda um elástico. Na última etapa, costure as pontas e processe as bordas.
Bandanas-lenços com elástico
Um lenço é considerado a melhor opção, pois pode ser amarrado de diferentes maneiras. Mas, para maior praticidade, é melhor costurar um modelo semelhante em um elástico. Combina bem com roupas esportivas e casuais, sendo adequado para mulheres de todas as idades. A maneira mais fácil de fazer isso é dobrar ao meio e costurar uma tira de tecido com um elástico enfiado nela. Este modelo tem um visual original devido às suas dobras suaves, além de ser confortável e fácil de vestir. Outra opção é um tipo de cachecol semelhante a uma bandana. Trata-se de uma tira larga de tecido, geralmente de camada única, feita de material fino. Nas pontas, é presa em um coque com um elástico.
O que é necessário para fazer isso:
- recorte um retângulo para o próprio cachecol medindo 25 x 45 cm;
- dobre as bordas e costure;
- prepare um segundo retângulo para o elástico 5 x 25 cm;
- faça um cordão com ele, insira um elástico largo de 10-15 cm de comprimento;
- insira a ponta do cachecol no cordão, primeiro dobrando as bordas e costurando;
- repita o mesmo do outro lado.
Como o elástico é mais estreito que o próprio produto, ele se fecha em lindas dobras suaves. É conveniente que este cachecol não precise ser amarrado.








Feito de malhas sobrepostas
Para fazer isso, você precisará de dois pedaços de malha de cores diferentes. Você não precisará de molde, mas, ao cortar, leve em consideração o tamanho da cabeça. Para uma criança de 3 a 7 anos, corte duas tiras de 15 cm de largura e 47 cm de comprimento. Meninas mais velhas e mulheres mais jovens precisarão aumentar o tamanho. Para determinar o comprimento de uma peça, adicione 4 cm à circunferência da cabeça. É muito fácil costurar um enfeite de cabelo tão original, e quem não tem experiência pode usar as instruções passo a passo. Como fazer uma faixa de cabelo para uma menina de malha com suas próprias mãos:
- Corte dois pedaços.
- Dobre cada um ao meio no sentido do comprimento e costure.
- Processe as costuras e vire do avesso.
- Coloque a costura no meio e passe as tiras.
- Coloque as peças juntas, transversalmente, no meio.
- Dobre-os ao meio para criar uma sobreposição.
- Alinhe todas as 4 bordas das tiras e costure.
Esta faixa de cabeça é muito fácil de fazer com as próprias mãos e tem um visual original. Serve tanto para crianças quanto para mulheres adultas, pois combina com qualquer roupa.








Com um laço para uma menina
Uma faixa de cabelo para menina ficará linda se você decorá-la com um laço. Não é difícil de fazer, mesmo sem molde. Tudo o que você precisa é de um tecido brilhante. É melhor escolher malhas, assim você não precisará usar elástico. Sequência de ações:
- Corte um retângulo ligeiramente menor que a circunferência da cabeça. O tamanho exato depende de como o tricô estica; a largura é opcional.
- O segundo retângulo, do qual será feito o laço, deve ter a mesma largura, seu comprimento quando dobrado ao meio é aproximadamente um terço do tamanho da bandagem.
- Os detalhes precisam ser costurados ao longo do lado comprido, de dentro para fora e virados do avesso.
- Costure as pontas para formar uma faixa de cabeça.
- A partir do segundo pedaço, dobre um laço simples e prenda-o na parte da frente.
- Use um pequeno pedaço do mesmo tecido para prender as duas partes.
Uma versão mais complexa desta faixa de cabeça é quando o laço não é costurado, mas sim amarrado. Para isso, pegue uma tira de tecido mais comprida. É melhor posicionar o laço de forma que fique na lateral da cabeça.
Como fazer com materiais de sucata
Nem sempre é bom ficar mexendo com retalhos de tecido e gastar muito tempo para conseguir um acessório estiloso. Mas se você souber como fazer uma faixa de cabelo com as próprias mãos usando materiais descartados, poderá atualizar um visual sem graça e se destacar da multidão a qualquer momento. Fitas de cetim, rendas, roupas velhas e assim por diante são usadas para o trabalho.
Métodos simples de produção:
- Uma faixa de cabeça feita de fitas de cetim. Elas são trançadas ou amarradas com um nó volumoso. Você pode conectar duas fitas de cores diferentes formando um lindo padrão xadrez. Você precisa costurar um elástico na parte de trás.
- Uma faixa de cabeça feita de meia-calça de náilon. É melhor usar meias coloridas, mas para uma mulher adulta, as pretas também servem. Você também pode usar dois tons contrastantes. Corte as partes superior e inferior da meia-calça e junte as tiras resultantes, formando um nó celta. Costure as pontas para que se ajustem à cabeça e corte o excesso.
- Um produto feito de cadarços ou tiras de couro no estilo indiano. Para as meninas, você também pode fazer essas opções originais com as próprias mãos. Tanto elementos monocromáticos quanto coloridos são adequados para o trabalho. Opções entrelaçadas de cores diferentes ficam interessantes. Se desejar, elas podem ser decoradas com miçangas.
- De um suéter velho. Para isso, use um elástico ou qualquer outra parte do produto. Corte uma tira com o comprimento igual à circunferência da cabeça. Para evitar que os fios se desfiem, é aconselhável cortar a tira com o dobro da largura, dobrar ao meio e costurar. Depois de virar, você obtém uma tira que pode ser decorada com um laço ou pequenas contas coloridas.
As mulheres costumam criar tiaras com um lenço ou cachecol. Esse método é prático porque não requer costura. Acontece algo como uma bandana, só que amarrada de uma forma incomum. Ela pode ser simplesmente dobrada em uma tira e amarrada ao redor da circunferência da cabeça, sob o cabelo, com as pontas trançadas. Também é recomendado prender o lenço em um laço ou nó no topo da cabeça, na lateral ou acima da testa. Às vezes, elas fazem algo como um turbante, cruzando as pontas na frente e amarrando-as atrás.



Decorando o produto
Tiaras feitas de materiais vibrantes ou tecidos estampados ficam lindas por si só. Mas para dar um toque de frescor ao visual, você pode usar uma combinação de cores contrastantes. Ao amarrar uma bandana, vale a pena experimentar diferentes nós.
Este acessório fica feminino quando decorado com lantejoulas, strass ou um padrão de miçangas. Ele brilhará e criará um clima alegre. Você pode complicar a decoração do produto. Para isso, recomenda-se o uso de miçangas, pedras, rebites, diversos elementos metálicos, rendas, fitas e cordões. Todos esses detalhes decorativos ficam muito fofos e discretos. E para as meninas, elementos como tiras de couro, penas e "orelhas" eretas são adequados.
Uma faixa de cabeça com vários laços ou flores ficará brilhante e extravagante. Essas decorações são feitas de tule, feltro ou fitas de cetim usando a técnica kanzashi. Você também pode comprar um broche requintado e prendê-lo à faixa do turbante exatamente no meio. Isso adicionará charme e mistério ao visual.
Uma faixa de cabeça é sempre um acessório relevante e original. Combina com qualquer estilo, o principal é escolher o modelo e a cor certos. É bem fácil de fazer, qualquer mulher consegue. Basta um pouco de imaginação, esforço e, o mais importante, desejo.
Vídeo

 
                                    


























