Os acessórios de cabelo usados por meninas com cabelos curtos e longos não só ajudam a segurar os cachos em ventos fortes, como também conferem estilo ao visual. Uma das opções é a faixa de cabelo Solokha, que se tornou popular em todo o mundo. Ela entrou firmemente nos guarda-roupas da moda e evoca associações com a tendência pin-up americana. Uma faixa de cabelo bonita e estilosa pode ser feita por você mesma, conhecendo a tecnologia passo a passo.
Características do acessório
A faixa de cabeça Solokha, que lembra uma faixa de cabeça, tem uma série de características distintivas:
- o produto pode ser estreito, adequado para o verão, ou largo, protegendo as orelhas do vento;
- para maior comodidade e para manter o volume desejado, um fio especial pode ser inserido dentro do curativo;
- O esquema de cores do tecido para Solokha é escolhido dependendo dos tons do resto das roupas, mas na maioria dos casos são estampas chamativas e perceptíveis ou uma única cor, mas brilhante.
Os motivos para tanta popularidade da faixa de cabeça estilo Solokha são sua conveniência e versatilidade; ela é adequada para meninas de qualquer idade. Além disso, as pontas deste acessório, saindo acima da cabeça, adicionam jovialidade e originalidade ao visual. A faixa também ajuda se não houver tempo para pentear ou lavar o cabelo.
Materiais e ferramentas
Para fazer uma faixa de cabeça, você pode usar cachecóis prontos ou criar uma base de tecido com moldes simples. Os materiais adequados incluem algodão, seda (pode ser usada com a adição de renda), malhas, chiffon, cetim, jeans, lã (acessórios de crochê ou tricô).
Para fazer um curativo com suas próprias mãos, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- um pedaço de tecido (não mais que 12-14 cm de largura, cerca de 90 cm de comprimento, para bandagens dupla-face você precisa de dois pedaços diferentes de 6-7 cm de largura);
- tesoura (bem afiada);
- agulhas e linhas;
- fio (diâmetro - 2 mm ou menos, comprimento - cerca de 170 cm) ou elástico (comprimento - 7-8 cm, largura - não mais que 3 cm);
- papelão ou papel Whatman (para amostras de moldes);
- giz ou lápis para fazer marcas no tecido;
- fita métrica;
- decorações (contas, strass).
O comprimento do acabamento do tecido para o molde dependerá da circunferência da cabeça e do comprimento das pontas, que ficarão localizadas na parte superior da faixa. Para medir a circunferência da cabeça, pegue uma fita métrica e enrole-a de forma que fique acima da testa (aproximadamente na linha do cabelo ou um pouco mais alto, dependendo de como a faixa será colocada). A parte inferior da fita métrica deve passar por baixo da parte de trás da cabeça.
Para acertar, você precisa enrolar a cabeça a partir da marca zero da fita. É fundamental conferir as medidas várias vezes para eliminar a possibilidade de erro. Se você tiver apenas uma régua de ferro ou plástico, use uma corda comum: após a medição, prenda a linha na régua. Além da bandagem em si, você precisa fornecer tecido para as pontas e o nó.
Etapas de costura
A faixa de cabeça Solokha é costurada rapidamente, mas dependendo da opção escolhida, o padrão pode variar um pouco. Se for usado um elástico (principalmente adequado para faixas de cabeça infantis confortáveis), é importante lembrar que ele não ficará localizado ao longo de todo o comprimento do produto, mas apenas na parte de trás.
Dupla face para meninas
Para costurar uma linda e original faixa de cabeça Solokha para uma menina, você precisa seguir alguns passos simples:
- Pegue papelão ou papel. Usando uma régua e um lápis, desenhe um retângulo — esta será metade da bandagem. A largura é selecionada individualmente (em média, cinco centímetros são suficientes) e o comprimento é calculado da seguinte forma: a circunferência da cabeça da menina menos 5 cm, divida o resultado por 2. Deixe cinco centímetros, que são subtraídos do comprimento da peça de trabalho de acordo com a fórmula apresentada, para a inserção com elástico (se você adicionar meio centímetro de margem para a bainha da peça, obterá 6 cm). Ao comprimento resultante da peça principal, adicione 1 a 2 cm de margem (se o material estiver muito desfiado, adicione 1 cm de cada borda, caso contrário, 0,5 cm).
- Desenhe "orelhas" ou parte de um laço em uma das extremidades do retângulo, que ficará acima da cabeça da menina após colocar a faixa. O formato deve lembrar a chama de uma vela acesa. As dimensões são escolhidas a critério da artesã, mas, em média, recomenda-se fazer um laço assim: no ponto mais largo - cerca de 7 cm, no comprimento - cerca de 12 cm.
- Desenhe um retângulo no papel para a parte de trás da Solokha, onde o elástico será inserido. Suas dimensões são: comprimento – 6 cm, largura – igual à parte superior da bandagem.
- Coloque todas as peças do molde no tecido, contorne com giz e recorte. Você precisa de 2 peças para cada parte da bandagem.
- Coloque pedaços idênticos de "orelha" juntos, com os lados direitos voltados para dentro, e costure-os ao longo da borda. Repita o mesmo com dois pedaços da parte superior da bandagem. Deixe uma das bordas sem costurar e vire a peça do avesso.
- Pegue dois pedaços de tecido de seis centímetros e costure-os da mesma maneira, mas apenas pelos dois lados mais longos. Vire-os do avesso, insira o elástico e dobre as bordas. Por fim, costure os três pedaços.
Para uma menina, o Solokha é melhor criado em cores brilhantes e incomuns, se não houver apego a uma imagem específica.
Faixa de cabeça de arame
Para fazer uma Solokha com arame para uma menina, você precisa preparar as ferramentas e os materiais acima, escolher um tecido que combine com a roupa e verificar se o arame está muito duro. Algoritmo de ações:
- pegue uma tira grossa de tecido, cujo comprimento corresponde à circunferência da cabeça, mais uma margem para um laço ou “orelhas”, e a largura é igual ao dobro da largura desejada da faixa de cabeça, mais uma margem para dobrar o material (1-2 cm);
- dobre a tira ao meio horizontalmente e costure;
- fure a peça de trabalho com o arame no canto, arredondando a ponta para evitar ferimentos;
- Passe o fio por um tubo de tecido e costure cuidadosamente as bordas da bandagem.
Ao colocar a Solokha com arame dentro, você precisa enrolá-la em volta da cabeça de modo que o meio fique para baixo (abaixo do nível da parte de trás da cabeça). As pontas superiores são facilmente torcidas sobre a cabeça, formando "orelhas" salientes.
Como fazer com um cachecol
Como amarrar uma faixa Solokha estilosa se você só tem um lenço comum é uma pergunta frequente entre as meninas que desejam ter um acessório desses no guarda-roupa. Primeiro, você precisa avaliar o comprimento do acessório. Se o lenço não for longo o suficiente para envolver sua cabeça e fazer um laço bonito no topo, você precisa dobrá-lo na diagonal.
Depois de dobrar o cachecol, você precisa posicionar o produto de forma que o centro fique na parte inferior, perto do pescoço. Em seguida, enrole-o em volta da cabeça e amarre a faixa por cima com dois nós, apertando-a cuidadosamente. O toque final é alisar as pontas delicadamente.
Como usar corretamente
As faixas de cabelo estilo Solokha podem ser tanto um enfeite, um acessório de moda quanto um elemento funcional útil que ajuda uma mulher a ter um visual elegante. A versatilidade do produto permite usá-lo com roupas de praticamente qualquer estilo, combinando com roupas de escritório, esportivas, românticas e casuais. Além disso, a faixa complementa qualquer penteado (cabelo longo solto, trança, coque, outras opções para um penteado alto ou um corte curto). O lenço pode cobrir a maior parte da cabeça ou ser dobrado em uma faixa de cabelo, deixando a parte de trás da cabeça descoberta.
Acima da faixa de cabeça, as pontas formadas após o amarramento devem ficar para fora (aproximadamente acima da testa). Este é um pré-requisito para a conformidade com o estilo de Solokha. A faixa de cabeça pode cobrir as orelhas ou ficar um pouco mais alta. Tudo depende da imagem criada, das características anatômicas e do formato do penteado.
Vídeo

 
                                    





































